SLIDES - Lição 13, Glorificados em CRISTO, 4Tr17, Pr. Henrique, EBD NA TV


SLIDES 

ESCRITA - Lição 13, Glorificados em CRISTO, 4Tr17, Pr. Henrique, EBD NA TV

Lição 13, Glorificados em CRISTO
4º Trimestre de 2017 - Título: A Obra da Salvação - JESUS CRISTO é o Caminho, e a Verdade e a Vida.
Comentarista: Pr. Claiton Ivan Pommerening, Assembleia de DEUS de Joinvile, SC.
Complementos, Ilustrações e Vídeos: Pr. Luiz Henrique de Almeida Silva - 99-99152-0454.
AJUDA -
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv-1trim2016.htm  VÍDEOS FINAL DE TODAS AS COISAS.
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao2-sca-2tr12-avisaodocristoglorificado.htm
 
SLIDES LIÇÃO 13
 
 
TEXTO ÁUREO"Mas a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor JESUS CRISTO." (Fp 3.20)
 

VERDADE PRÁTICA
A plena glorificação dos salvos se dará na segunda vinda gloriosa de CRISTO.
 
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda - 1 Co 15.42-44 A transformação do corpo natural em corpo glorificado
Terça - Rm 8.22,23 A esperança na plena glorificação do nosso corpo
Quarta - 2 Co 5.4 O que é mortal será absorvido pela vida
Quinta - Jd vv.24,25 Conservados para se apresentar diante de DEUS
Sexta - 1 Pe 5.10,11 Convidados a participar da eterna glória de DEUS
Sábado - Cl 3.4 A manifestação em glória de CRISTO, juntamente com a sua Noiva
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 1 Coríntios 15.13-23
13 - E, se não há ressurreição de mortos, também CRISTO não ressuscitou. 14 - E, se CRISTO não ressuscitou, logo é vã a nossa pregação, e também é vã a vossa fé. 15 - E assim somos também considerados como falsas testemunhas de DEUS, pois testificamos de DEUS, que ressuscitou a CRISTO, ao qual, porém, não ressuscitou, se, na verdade, os mortos não ressuscitam. 16 - Porque, se os mortos não ressuscitam, também CRISTO não ressuscitou. 17 - E, se CRISTO não ressuscitou, é vã a vossa fé, e ainda permaneceis nos vossos pecados. 18 - E também os que dormiram em CRISTO estão perdidos. 19 - Se esperamos em CRISTO só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens. 20 - Mas, agora, CRISTO ressuscitou dos mortos e foi feito as primícias dos que dormem. 21 - Porque, assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem. 22 - Porque, assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em CRISTO. 23 - Mas cada um por sua ordem: CRISTO, as primícias; depois, os que são de CRISTO, na sua vinda.
 
OBJETIVO GERAL - Mostrar que a plena glorificação dos salvos se dará na segunda vinda gloriosa de CRISTO.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Explicar qual é a esperança dos salvos em CRISTO;
Compreender que a salvação plena foi garantida por JESUS e confirmada pelo ESPÍRITO SANTO.
 
PONTO CENTRAL - O evento futuro e final da obra salvadora de CRISTO será a glorificação dos salvos em JESUS CRISTO.

Resumo da Lição 13, Glorificados em CRISTO
I - A GLORIOSA ESPERANÇA DA RESSURREIÇÃO DOS SANTOS
1. A ressurreição dos santos.
2. O destino eterno dos salvos.
II - A PLENA SALVAÇÃO NOS CÉUS
1. Ausência de pecados e dores.
2. A plenitude nos céus.
 
SÍNTESE DO TÓPICO I - Todos os salvos em JESUS CRISTO um dia ressuscitarão e estarão para sempre com o Senhor nos céus.
SÍNTESE DO TÓPICO II - Nossa salvação foi garantida pela obra de CRISTO na cruz e é confirmada pelo ESPÍRITO SANTO.

PARA REFLETIR - A respeito de glorificados em CRISTO, responda:Qual a esperança celestial dos salvos em CRISTO?
Há uma esperança celestial para os salvos em CRISTO quando da gloriosa ressurreição dos mortos, onde estaremos para sempre com o Senhor (1 Ts 4.14; Is 26.19). Essa é uma esperança do crente que tem como seu fundamento a ressurreição de CRISTO, pois do mesmo modo que Ele ressuscitou, nós ressuscitaremos
Quem entrará no Reino Celestial?
Os que foram alcançados pela obra salvífica de JESUS CRISTO.
O que garante a nossa salvação?
A salvação plena foi garantida pela obra de CRISTO na cruz e confirmada pelo ESPÍRITO SANTO que nos foi dado, tornando Ele assim, o selo dessa herança eterna que está nos céus.
O que experimentaremos no Céu?
No céu experimentaremos a eterna alegria, paz, fé, esperança e amor.
Segundo a lição, o que não haverá no Céu?
As enfermidades, moléstias, catástrofes, decepções ou qualquer tristeza humana.
 
CONSULTE - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 72, p42.
 
Resumo rápido do Pr. Henrique
 
INTRODUÇÃO Nossa glorificação será o evento futuro e final da obra salvadora de CRISTO, agora operada no corpo, o último a ser completamente restaurado. Seremos transformados. A morte, então, será vencida. Será nosso encontro com nosso salvador JESUS CRISTO. Nosso corpo mortal ficará imortal, nosso corpo terrestre se tornará corpo celeste, nossos corpo material se tornará espiritual (1 Co 15:50-58). Será glorioso este dia. depois disso tudo estaremos com CRISTO na Nova Jerusalém, no céu, onde acontecerá o Tribunal de CRISTO e depois as Bodas Do Cordeiro (enquanto isso, na Terra, estará acontecendo a Grande Tribulação). Depois, no final da Grande Tribulação estaremos com JESUS em sua vinda para derrotar os exércitos do anticristo, no Armegedom, e separar os bodes das ovelhas e então JESUS governará a Terra por mil anos (nesse período Satanás estará preso e a besta e o falso profeta já estarão no lago de fogo e enxofre). No final do Milênio Satanás será solto e arrebanhará um grande exército para lutar contra CRISTO, que os vencerá, Satanás será lançado no Lago de Fogo e Enxofre e a partir dai será instaurado no céu o Trono Branco para realização do Juízo Final. todos, com exceção da igreja que já foi arrebatada, ressuscitarão, uns para vida eterna e outros para vergonha e desprezo eternos e serem lançados para sempre no Lago de Fogo Enxofre. Agora todos os salvos desfrutarão da Nova terra, Novos Céus, Da Nova Jerusalém e da principal dádiva - a presença gloriosa de nosso DEUS.
 
 
I - A GLORIOSA ESPERANÇA DA RESSURREIÇÃO DOS SANTOS1. A ressurreição dos santos.
Pois, se cremos que JESUS morreu e ressuscitou, assim também DEUS, mediante JESUS, trará, em sua companhia, os que dormem. Ora, ainda vos declaramos, por palavra do Senhor, isto: nós, os vivos, os que ficarmos até à vinda do Senhor, de modo algum precederemos os que dormem. Porquanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo, e ressoada a trombeta de DEUS, descerá dos céus, e os mortos em CRISTO ressuscitarão primeiro; depois, nós, os vivos, os que ficarmos, seremos arrebatados juntamente com eles, entre nuvens, para o encontro do Senhor nos ares, e, assim, estaremos para sempre com o Senhor. 1 Ts 4:14-17.
Todos os salvos (justificados) que estivem já mortos, serão ressuscitados e terão seus corpos transformados para subirem ao encontro do Senhor JESUS nos ares (primeira fase da segunda vinda).
Bom ressaltar que a primeira vinda de JESUS foi quando nasceu aqui na Terra. A segunda vinda de JESUS está dividida em duas fases:
Primeira fase - Antes da Grande Tribulação. Vem sobre as nuvens. Arrebatar a Igreja. Ninguém na Terra o verá. Incrédulos deixados. Para todos os salvos do mundo. Vem para a Igreja.
Segunda fase - Depois da Grande Tribulação. Vem descendo devagar sobre Jerusalém. Todo olho o verá, provavelmente por TV e internet. Pisa no Monte das Oliveiras. Vem com a Igreja.
Todos os salvos que estiverem vivos neste dia terão seus corpos transformados e assim todos juntos - mortos ressuscitados e vivos transformados - subiremos a encontrar o Senhor JESUS nas nuvens e a partir dai sempre estaremos como ELE. Nunca mais teremos corpos celestes e nunca mais moraremos na Terra - Nossa casa será a Nova Jerusalém.
Não se turbe o vosso coração; credes em DEUS, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. João 14:1-3.
 
A morte estar, então, vencida para sempre - agora - seremos imortais.
"que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas" (Fp 3.21).
E, quando este corpo corruptível se revestir de incorruptibilidade, e o que é mortal se revestir de imortalidade, então, se cumprirá a palavra que está escrita: Tragada foi a morte pela vitória. 55 Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão? (1 Co 15.54,55).
 
Obs.:Lembrando que para os calvinistas heréticos o arrebatamento NÃO SERÁ antes DA GRANDE TRIBULAÇÃO, como diz Augustus Nicodemus - Mais uma do Calvinismo. Cuidado com esta seita - Tudo distorcido.

2. O destino eterno dos salvos.
Todos nós salvos, depois de vencermos todas nossas lutas diárias aqui na Terra, no combate ao pecado, entraremos em nossa morada celestial quando JESUS vier nos buscar. Lá não tem mais dor, morte, choro, sofrimento, angústia, perseguição - Só alegria, paz, amor, presença excelsa de DEUS conosco.
Ao vencedor, fá-lo-ei coluna no santuário do meu DEUS, e daí jamais sairá; gravarei também sobre ele o nome do meu DEUS, o nome da cidade do meu DEUS, a Nova Jerusalém que desce do céu, vinda da parte do meu DEUS, e o meu novo nome. Apocalipse 3:12.
Vi novo céu e nova terra, pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. Vi também a cidade santa, a Nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de DEUS, ataviada como noiva adornada para o seu esposo. Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de DEUS com os homens. DEUS habitará com eles. Eles serão povos de DEUS, e DEUS mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram.Apocalipse 21:1-4.
Mas tendes chegado ao monte Sião e à cidade do DEUS vivo, a Jerusalém celestial, e a incontáveis hostes de anjos, e à universal assembléia.
A nossa cidade na Nova Terra e Novos Céus, não precisará de mar e nem de sol e nem lua - Sua luz será o brilho da presença de DEUS conosco.
"E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de DEUS a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada" (Ap 21.23).
 
JESUS está voltando para nos buscar para morarmos para sempre com ELE lá.
Não se turbe o vosso coração; credes em DEUS, crede também em mim. Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fora, eu vo-lo teria dito. Pois vou preparar-vos lugar. E, quando eu for e vos preparar lugar, voltarei e vos receberei para mim mesmo, para que, onde eu estou, estejais vós também. João 14:1-3.
Primeira ressurreição abrange arrebatamento e salvos durante a grande tribulação.Que morreram degolados em sua maioria.
Outra coisa importante, haverão muitos gentios salvos no Milênio, e muitos salvos judeus sob o governo de JESUS. O evangelho eterno será pregado no Milênio. No final do milênio tem que haver ressurreição desses salvos para a nova terra e novos céus e Nova Jerusalém.
Não sabemos se a ressurreição durante a grande tribulação será toda vez que morrer alguém, eu creio que será no final da grande tribulação. Apocalipse 7.
Depois destas coisas olhei, e eis aqui uma multidão, a qual ninguém podia contar, de todas as nações, e tribos, e povos, e línguas, que estavam diante do trono, e perante o Cordeiro, trajando vestes brancas e com palmas nas suas mãos; E clamavam com grande voz, dizendo: Salvação ao nosso DEUS, que está assentado no trono, e ao Cordeiro. E todos os anjos estavam ao redor do trono, e dos anciãos, e dos quatro animais; e prostraram-se diante do trono sobre seus rostos, e adoraram a DEUS, Dizendo: Amém. Louvor, e glória, e sabedoria, e ação de graças, e honra, e poder, e força ao nosso DEUS, para todo o sempre. Amém. E um dos anciãos me falou, dizendo: Estes que estão vestidos de vestes brancas, quem são, e de onde vieram? E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são os que vieram da grande tribulação, e lavaram as suas vestes e as branquearam no sangue do Cordeiro. Por isso estão diante do trono de DEUS, e o servem de dia e de noite no seu templo; e aquele que está assentado sobre o trono os cobrirá com a sua sombra. Nunca mais terão fome, nunca mais terão sede; nem sol nem calma alguma cairá sobre eles. Porque o Cordeiro que está no meio do trono os apascentará, e lhes servirá de guia para as fontes vivas das águas; e DEUS limpará de seus olhos toda a lágrima. Apocalipse 7:9-17
Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de DEUS e de CRISTO, e reinarão com ele mil anos. Apocalipse 20:6 ESSES SÃO OS QUE MORREM DURANTE A GRANDE TRIBULAÇÃO E AI SE INCLUEM OS QUE FORAM ARREBATADOS.

A Glorificação é um processo, vamos sendo glorificados dia a dia. Quando formos arrebatados alcançaremos a glorificação final e total.
Mas todos nós, com rosto descoberto, refletindo como um espelho a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória na mesma imagem, como pelo ESPÍRITO do Senhor.2 Coríntios 3:18 Amados, agora somos filhos de DEUS, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos. E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. 1 João 3:2,3 que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas" (Fp 3.21) Experimentamos a Glória de DEUS em avivamento. Isaías viu a Glória de DEUS. JESUS deu um vislumbre de como é a Glória no Monte da Transfiguração.
Quem tem o ESPÍRITO SANTO morando em si já tem uma parte da Glória de DEUS que é a presença de DEUS. Começa no dia em que aceitamos a JESUS (selo - Ef 1.13-15), continua no batismo no ESPÍRITO SANTO, depois nos dons, etc... tem dia que dá para sentir esta glória bem clara mesmo. Num avivamento experimentamos um aparte desta glória. Isaías e Ezequiel viram parte desta glória, mas nós participamos desta glória num avivamento. É algo tremendo, maravilhoso. Mas a glória em sua totalidade será no céu, na presença gloriosa de DEUS.

DUAS RESSURREIÇÕES FINAIS SÃO MENCIONADAS. Bem-aventurado e santo aquele que tem parte na primeira ressurreição; sobre estes não tem poder a segunda morte; mas serão sacerdotes de DEUS e de CRISTO, e reinarão com ele mil anos. Apocalipse 20:6 E os que fizeram o bem sairão para a ressurreição da vida; e os que fizeram o mal para a ressurreição da condenação. João 5:29 E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão, uns para vida eterna, e outros para vergonha e desprezo eterno. Daniel 12:2 Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 1 Coríntios 15:52 AQUI ARREBATAMENTO É RESSURREIÇÃO.
 
Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora o retém até que do meio seja tirado; 2 Tessalonicenses 2:7
DURANTE A GRANDE TRIBULAÇÃO O ESPÍRITO SANTO SERÁ RETIRADO DA TERRA - AQUELES QUE ACREDITAM QUE VÃO PASSAR PELA GRANDE TRIBULAÇÃO ESTÃO DIZENDO QUE DEUS VAI RETIRAR DELES O ESPÍRITO SANTO - MAS COMO? JESUS, POR ACASO MENTIU? JESUS DISSE: "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre" João 14:16???
COMO VEMOS ISSO É FALÁCIA DAS IGREJAS HISTÓRICAS E CALVINISTAS QUE NÃO ENTENDEM NADA SOBRE O ESPÍRITO SANTO.
Não me lances fora da tua presença, e não retires de mim o teu ESPÍRITO SANTO. Salmos 51:11. Aqui na Terra só os 144 mil e as duas testemunhas terão o ESPÌRITO SANTO.
 
Não seja influenciado por irmãos de outro grupo que seguem livros de igrejas históricas, mas veja a verdade - NÓS VAMOS SUBIR ANTES DA GRANDE TRIBULAÇÃO
Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados; 2 Pedro 2:9
E esperar dos céus o seu Filho, a quem ressuscitou dentre os mortos, a saber, JESUS, que nos livra da ira futura. 1 Tessalonicenses 1:10
Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra. Apocalipse 3:10.
 
Infelizmente muitas Assembleias de DEUS estão deixando o verdadeiro ensino da Palavra de DEUS e se enveredando por ensinos distorcidos de igrejas históricas, pois têm colocado professores dessas denominações em seus seminários de teologia. Ao invés de estarem esperando JESUS vir nos buscar, esses estão esperando o Anticristo aparecer.
 
Somos Pré-tribulacionistas, assim, cremos que o arrebatamento da Igreja ocorrerá antes da Grande Tribulação (1Ts 1.10; 5.9; Ap 3.10). “A igreja, o corpo de CRISTO, em seu todo, será, por ressurreição e por transferência, retirada da terra antes de começar qualquer parte da septuagésima semana de Daniel.
1-A Igreja não está destinada a ira divina, e sim, a salvação (I Ts 1.9,10; 5.9,10; Hb 9.28).
2-A ira de DEUS é para os ímpios, e não para a Igreja (Jo 3.36; Ap 6.17).
3- À Igreja de Filadélfia foi prometido livramento da "hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro" (Ap3.10). E, profeticamente falando, a Igreja de Filadélfia é uma representação da Igreja do Arrebatamento!
4- Antes de DEUS exercer juízo sobre os ímpios, Ele avisa e livra os justos, como ocorreu com Noé, antes do dilúvio (Gn 6.13,14); e com Ló, antes da destruição de Sodoma e Gomorra (Gn 19.12-30). Veja o que o apóstolo Pedro dizem (II Pe 2.6-9).
E condenou à destruição as cidades de Sodoma e Gomorra, reduzindo-as a cinza, e pondo-as para exemplo aos que vivessem impiamente; E livrou o justo Ló, enfadado da vida dissoluta dos homens abomináveis (Porque este justo, habitando entre eles, afligia todos os dias a sua alma justa, por isso via e ouvia sobre as suas obras injustas); Assim, sabe o Senhor livrar da tentação os piedosos, e reservar os injustos para o dia do juízo, para serem castigados; 2 Pedro 2:6-9
 
NÓS VAMOS SUBIR ANTES DA GRANDE TRIBULAÇÃO, NO ARREBATAMENTO - ESSA É A VERDADE.
  
COMO SEREMOS NO ARREBATAMENTO
E há corpos celestes e corpos terrestres, mas uma é a glória dos celestes e outra a dos terrestres. Uma é a glória do sol, e outra a glória da lua, e outra a glória das estrelas; porque uma estrela difere em glória de outra estrela. Assim também a ressurreição dentre os mortos. Semeia-se o corpo em corrupção; ressuscitará em incorrupção. Semeia-se em ignomínia, ressuscitará em glória. Semeia-se em fraqueza, ressuscitará com vigor. Semeia-se corpo natural, ressuscitará corpo espiritual. Se há corpo natural, há também corpo espiritual. Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante. Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual. O primeiro homem, da terra, é terreno; o segundo homem, o Senhor, é do céu. Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais. E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial. E agora digo isto, irmãos: que a carne e o sangue não podem herdar o reino de DEUS, nem a corrupção herdar a incorrupção. Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados; Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte, o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.
Mas graças a DEUS que nos dá a vitória por nosso Senhor JESUS CRISTO. Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor. 1 Coríntios 15:40-58
 
"E a cidade não necessita de sol nem de lua, para que nela resplandeçam, porque a glória de DEUS a tem alumiado, e o Cordeiro é a sua lâmpada" (Ap 21.23).
 
Porque para mim tenho por certo que as aflições deste tempo presente não são para comparar com a glória que em nós há de ser revelada.Romanos 8:18
 
COMO ERA O CORPO DE JESUS APÓS SUA RESSURREIÇÃO (NÓS TEREMOS CORPOS SEMELHANTES)
RESSURREIÇÃO CORPORAL DE JESUS - POR PR. NATANAEL RINALDI - http://www.cacp.org.br/ressurreicao-corporal-de-jesus/ - 19-12-17 
1 – QUAL A IMPORTÂNCIA DA FÉ NA RESSURREIÇÃO CORPORAL DE JESUS?
Etimologia da Palavra Ressurreição
O verbo ressuscitar, ou o substantivo ressurreição, no grego ”egeiro” significa “levantar”. Usa-se para indicar levantar dos mortos “anastasis” (do grego) que vem de dois vocábulos: ana (acima, para cima) e histemi (colocar em pé). Ressurreição, portanto, significa “levantar dentre os mortos” (Como Responder às Testemunhas de Jeová, p. 237). “A ressurreição de CRISTO é a viga mestra e o pilar do Cristianismo. É um dos elementos básicos quedistingue o cristianismo das grandes religiões“ (Esequias Soares da Silva).
A ressurreição corporal de JESUS é a prova principal de que JESUS era quem afirmava ser: DEUS em forma humana. “Declarado Filho de DEUS em poder, segundo o ESPÍRITO de santificação, pela ressurreição dos mortos, JESUS CRISTO, nosso Senhor” (Romanos 1.4).
Na realidade, a ressurreição de CRISTO em um corpo físico glorificado é de tamanha importância para a fé cristã que o Novo Testamento insiste que ninguém pode ser salvo sem ela. “O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação” (Romanos 4.25 e 10.9; 1Coríntios 15.1-17). 
 
2 – QUAIS SÃO AS SEITAS QUE NEGAM A RESSURREIÇÃO CORPORAL DE JESUS E O QUE ENSINAM?
Testemunhas de Jeová - As Testemunhas de Jeová são os saduceus modernos. Os saduceus negavam a ressurreição dos mortos: “Porque os saduceus dizem que não há ressurreição, nem anjo, nem espírito; mas os fariseus reconhecem uma e outra coisa” (Atos 23.8). Dentre as organizações religiosas que negam a ressurreição corporal de JESUS, alinham-se, com maior evidência, as Testemunhas de Jeová e os espíritas: “Então que aconteceu ao corpo carnal de JESUS? – perguntam as Testemunhas de Jeová – Não encontraram os discípulos o seu túmulo vazio? Sim, porque DEUS removeu o corpo de JESUS” (Poderá Viver para Sempre no Paraíso na Terra, p. 144/8). E continuam com sua negação à ressurreição corporal de JESUS, dizendo: “Mas, visto que foi possível o apóstolo Tomé por sua mão no orifício no lado de JESUS, não mostra isso que JESUS foi ressuscitado no mesmo corpo que foi pregado na estaca? Não, pois JESUS simplesmente se materializou, ou assumiu um corpo carnal… “A fim de convencer Tomé quanto a quem Ele era, Ele usou um corpo com marcas de ferimento” (Poderá Viver, p. 144). “JESUS DE NAZARÉ – Quem é Ele agora? O homem terrestre, JESUS de Nazaré, não mais existe. Foi morto em 33 EC. Assim, embora o homem JESUS de Nazaré esteja morto, JESUS CRISTO está vivo” (DESPERTAI! 22 de dezembro de 1984, p. 20). 
A Igreja da Unificação do Rev Moon - O livro Teologia da Unificação procura justificar o fracasso da obra redentora de JESUS, declarando: “Muitos estudiosos do Novo Testamento consideram lenda o sepulcro vazio”. Lança Moon uma segunda hipótese para negar a ressurreição corporal de JESUS: “Talvez JESUS fora retirado da cruz antes da morte. Assim, ele apenas parecia ser crucificado, ou alguém tomou seu lugar na cruz, por exemplo, Simão de Cirene. Essa é uma visão antiga, e disseminada na Arábia” (p. 205,207). E se sua obra realizada no Calvário não fosse aceita por DEUS, então ele não teria ressuscitado dentre os mortos. É isso que pretende ensinar Moon. Negando, com vários artifícios a ressurreição de JESUS, procura ele justificar a sua posição de Senhor do Segundo Advento que veio para estabelecer a família ideal sobre a terra, ao lado da esposa Hak Ja Kan, intitulada esposa do Cordeiro de Apocalipse 19.7. 
Espiritismo - Dizem os espíritas: “Depois do suplício de JESUS, o seu corpo lá inerte e sem vida foi sepultado, como os corpos comuns, e todos puderam vê-lo e tocá-lo. Depois da ressurreição, quando quis deixar a Terra, não tornou a morrer; seu corpo elevou- se apagou-se e desapareceu, sem deixar vestígio algum – prova evidente de que morrera na cruz. JESUS teve, pois, como toda a gente, um corpo carnal e um corpo fluídico” (A Gênese, p. 1055, Editora Opus Ltda., 2ª edição especial, 1985). 
 
3 – QUAIS SÃO AS PROVAS BÍBLICAS DA RESSURREIÇÃO DE JESUS?
Novo Testamento é enfático ao declarar que JESUS ressuscitou com o mesmo corpo físico de carne e ossos com que morreu. A evidência para isso consiste no registro neotestamentário de várias aparições de CRISTO aos seus discípulos durante o período de quarenta dias, no mesmo corpo físico marcado pelos pregos no qual morreu, agora mortal.
O mesmo corpo que deixou o túmulo foi visto diversas vezes vivo depois disso. A evidência desse fato é encontrada nas doze aparições, das quais as onze primeiras envolvem os quarenta dias após sua crucificação. “Aos quais também, depois de ter padecido, se apresentou vivo, com muitas e infalíveis provas, sendo visto por eles por espaço de quarenta dias, e falando das coisas concernentes ao Reino de DEUS” (Atos 1.3).
 
PROVAS DA RESSURREIÇÃO CORPORAL DE JESUS
DECLARAÇÕES DE JESUS QUE RESSUSCITARIA CORPORALMENTE: “Desde então começou JESUS a mostrar aos seus discípulos que convinha ir a Jerusalém, e padecer muitas coisas dos anciãos, e dos principais dos sacerdotes, e dos escribas, e ser morto, e ressuscitar ao terceiro dia” (Mateus 16.21).
“Responderam, pois, os judeus, e disseram-lhe: Que sinal nos mostras para fazeres isto? JESUS respondeu, e disse-lhes: Derribai este templo, e em três dias o levantarei. Disseram, pois, os judeus: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu o levantarás em três dias? Mas ele falava do templo do seu corpo. Quando, pois, ressuscitou dentre os mortos, os seus discípulos lembraram-se de que lhes dissera isto; e creram na Escritura, e na palavra que JESUS tinha dito” (João 2.18-22).
 
O TÚMULO VAZIO: “E no primeiro dia da semana, muito de madrugada, foram elas ao sepulcro, levando as especiarias que tinham preparado, e algumas outras com elas. E acharam a pedra revolvida do sepulcro. E, entrando, não acharam o corpo do Senhor JESUS“ (Lucas 24.1-3). 
 
APARIÇÕES
1)- À MARIA MADALENA: (Marcos 16.9). A primeira aparição pós-ressurreição de JESUS foi para Maria Madalena. Durante essa aparição houve provas inquestionáveis da visibilidade, materialidade e identidade do corpo ressurreto.
a) Maria viu JESUS com seus olhos naturais. O texto diz: “Ela se voltou e viu JESUS ali, em pé”. A palavra ‘viu’ (theoreo) é a palavra normalmente usada para ‘ver a olho nu’. Aparece em outra passagem no Novo Testamento no sentido de ver seres humanos nos seus corpos físicos (Marcos 3.11 e 5.15; Atos 3.16) e até para ver o corpo de JESUS antes de ser ressuscitado (Mateus 27.55; João 6.19).
b) Maria ouviu JESUS (João 20): “Mulher, por que está chorando? Quem você está procurando?” (verso 15) “então, mais uma vez, ela ouviu JESUS dizer: Maria e reconheceu sua voz” (verso 16).
c) Maria tocou o corpo ressurreto de JESUS: “JESUS respondeu: Deixa de me tocar, porque ainda não subi ao Pai” (verso 17). A palavra ‘tocar’ (aptomai) é uma palavra normal para toque físico de outros corpos humanos (Mateus 8.3 e 9.29) e do corpo anterior à ressurreição de CRISTO (Marcos 6.56; Lucas 6.19). Numa experiência paralela, as mulheres “aproximando-se, abraçaram-lhe os pés, e o adoraram” (Mateus 28.9
2)- ÀS MULHERES (Mateus 28.1-9): JESUS não só apareceu para Maria Madalena, mas também para outros mulheres com ela, incluindo Maria, mãe de Tiago e Salomé (Marcos 16.1). Durante essa aparição houve quatro evidências de que JESUS ressuscitou no mesmo corpo físico e tangível no qual fora crucificado.
Primeiro, as mulheres viram JESUS. Um anjo lhes disse: “Ide depressa, e dizei aos seus discípulos que ressurgiu dos mortos; e eis que vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis. Eis que vo-lo tenho dito” (Mateus 28.7). E enquanto elas corriam do túmulo: “E eis que JESUS lhes veio ao encontro, dizendo; Salve. E elas, aproximando-se,abraçaram-lhe os pés, e o adoraram” (Mateus 28.9).
Segundo, as mulheres abraçaram-lhe os pés e o adoraram, isto é, não só viram seu corpo físico, mas o sentiram também. Como entidades espirituais não podem ser percebidas com nenhum dos sentidos, o fato de que as mulheres realmente tocaram o corpo físico de JESUS é prova convincente da natureza física e tangível do corpo ressurreto.
Terceiro, as mulheres ouviram JESUS falar. Depois de saudá-las (verso 9), JESUS disse: “Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão para a Galileia; ali me verão” (verso 10).
Quarto, as mulheres viram o túmulo vazio onde o corpo permanecera. O anjo disse a elas no túmulo: “Não está aqui, porque ressurgiu, como ele disse. Vinde, vede o lugar onde jazia” (verso6). O ‘ele’ que jazia agora está vivo, o que foi demonstrado pelo fato de que o mesmo corpo que jazia ali está vivo agora para sempre. Assim, tanto no caso de Maria Madalena quanto no das outras mulheres, todas as quatro evidências da ressurreição física e visível do corpo idêntico estavam presentes. Elas viram o túmulo vazio onde seu corpo físico jazia, viram, ouviram e tocaram o mesmo corpo depois que saiu do túmulo.
3)- A PEDRO (João 20.6-7; 1Coríntios 15.5): 1Coríntios 15.5 declara que JESUS “apareceu a Cefas”. Apareceu a Pedro noutra ocasião quando pediu a Pedro para cuidar de suas ovelhas (João 21.15-17). Pedro viu o túmulo vazio e os lençóis logo antes dessa aparição (João 20.6-7). Portanto, Pedro teve pelo menos três evidências da ressurreição física: ele viu e ouviu JESUS, e observou o túmulo vazio e os lençóis. Essas são as evidências definitivas de que o corpo que ressuscitou era o mesmo corpo material, visível e tangível que Jeus tinha antes da ressurreição.
4)- NO CAMINHO DE EMAÚS (Lucas 24.13-35). Durante essa aparição, três evidências da ressurreição física foram apresentadas. Dois discípulos não só viram e ouviram JESUS, mas também comeram com ele. Combinadas, elas provam claramente a natureza física, tangível, do corpo ressurreto.
Dois discípulos, um se chamava Cleopas (Lucas 24.18) “enquanto andavam em direção a Emaús …o próprio JESUS se aproximou, e ia com eles” (Lucas 24.15). A princípio não reconheceram quem ele era; no entanto eles o viram claramente. Quando finalmente perceberam quem era, o texto diz “nisto ele desapareceu diante deles”(Lucas 24.31). O corpo ressurreto de JESUS era visível como qualquer outro objeto.
Eles ouviram JESUS com seus ouvidos físicos (versos 17,19,25 e 26). Na verdade, JESUS conversou por um bom tempo com eles: “E, começando por Moisés, e por todos os profetas, explicou-lhes o que dele se achava em todas as Escrituras” (verso 27). É claro que eles não foram os únicos a quem JESUS ensinou depois da ressurreição. Lucas nos informa em outra passagem que JESUS “depois de haver padecido, se apresentou vivo, com muitas provas infalíveis, aparecendo-lhes por espaço de quarenta dias, e lhes falando das coisas concernentes ao reino de DEUS” (Atos 1.3). 
ELES COMERAM COM ELE (Lucas 24.30): “Estando com eles à mesa, tomou o pão e o abençoou; e, partindo-o, lho dava”. Embora ao texto não diga especificamente que JESUS também comeu, isso é sugerido por estar “à mesa” com eles. E mais tarde nesse mesmo capítulo é afirmado explicitamente que ele comeu com os dez apóstolos: “Perguntou-lhes JESUS: Tendes aqui alguma coisa que comer? Então lhe deram um pedaço de peixe assado, o qual ele tomou e comeu diante dele”. (Lucas 24.41-43) O que torna essa passagem uma prova tão poderosa é que JESUS ofereceu sua capacidade de ingerir comida física, como prova da natureza material de seu corpo de carne e osso. JESUS literalmente exauriu as maneiras em que poderia provar a natureza corpórea e material do seu corpo ressurreto. Logo, se o corpo ressurreto de JESUS não era o mesmo corpo material de carne e osso em que morreu, ele estaria enganando a todos.
5)- AOS ONZE (João 20.24-31): Tomé não estava presente quando JESUS apareceu aos seus discípulos (João 20.24). Depois de seus colegas relatarem quem haviam visto, Tomé recusou-se a acreditar sem que ele mesmo visse a CRISTO e tocasse nele. Uma semana depois seu pedido foi atendido: “Oito dias depois estavam os discípulos outra vez ali reunidos, e Tomé com eles. Chegou JESUS, estando as portas fechadas, pôs-se no meio deles e disse: Paz seja convosco” (João 20.26). Quando JESUS apareceu, Tomé viu, ouviu e tocou o Senhor ressurreto.
Tomé viu o Senhor. JESUS era claramente visível para Tomé, por isso mais tarde, lhe disse: “Porque me viste, creste?” (João 20.29). Tomé também ouviu o Senhor dizer: “Chega aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; chega a tua mão, e mete-a no meu lado; e não mais sejas incrédulo, mas crente” (verso 27). À essa demonstração indubitavelmente convincente de evidência física, Tomé respondeu: “Senhor meu, e DEUS meu!” (verso 28). Se Tomé tocou em JESUS, certamente viu as suas feridas da crucificação (João 20.27-29). O fato de JESUS ainda ter essas marcas físicas da sua crucificação é a prova inquestionável de que ele ressuscitou com o corpo material que foi crucificado.
6)- AOS SETE DISCÍPULOS (João 21.12-14): João registra a aparição de JESUS aos sete discípulos que foram pescar na Galileia. Durante essa aparição, os discípulos viram JESUS, ouviram suas palavras e comeram com ele.
A Bíblia diz: “Depois disto manifestou-se JESUS outra vez aos discípulos junto do mar de Tiberíades; mas, ao romper da manhã, JESUS se apresentou na praia” (verso 4). Depois de JESUS conversar e comer com eles, o texto diz: “Foi esta a terceira vez que JESUS se manifestou aos seus discípulos, depois de ter ressurgido dentre os mortos” (verso 14). Ao que parece, JESUS também comeu com os discípulos durante essa aparição. Ele perguntou: “Filhos, não tendes nada que comer?” (verso 6). JESUS disse: “Vinde, comei” (verso 12). Enquanto faziam isso: “Chegou JESUS, tomou o pão e deu-lho, e semelhantemente o peixe” (verso 13).
7)- AOS APÓSTOLOS NA GRANDE COMISSÃO (Mateus 28.16-20; Marcos 16.14-18). A próxima aparição de JESUS foi na Grande Comissão. Enquanto JESUS os comissionava a discipular todas as nações, foi visto e claramente ouvido por todos os apóstolos. JESUS disse: “E, aproximando-se JESUS, falou-lhes, dizendo: Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do ESPÍRITO SANTO” (Mateus 28.18-19).
8)- AOS QUINHENTOS IRMÃOS (1Coríntios 15.6): Não há um relato dessa aparição. Ela só é mencionada por Paulo onde ele diz: “depois apareceu a mais de quinhentos irmãos duma vez, dos quais vive ainda a maior parte, mas alguns já dormiram”.
9)- A TIAGO (1Coríntios 15.7): Os irmãos de JESUS eram incrédulos antes da ressurreição. João nos informa que “nem seus irmãos criam nele” (João 7.5). Mas, após a ressurreição, pelo menos Tiago e Judas, meio-irmãos de JESUS, creram (Marcos 6.3). Tiago tornou-se um pilar da igreja primitiva e teve um papel importante no primeiro concílio (Atos 15.3).
10)- NA ASCENSÃO (Atos 1.9-11): A última aparição de JESUS antes da sua ascensão foi novamente para todos os apóstolos. Nessa ocasião eles o viram, ouviram e comeram com ele. Essas três linhas de evidência são a confirmação final da natureza material de seu corpo ressurreto. JESUS foi visto pelos apóstolos nessa ocasião. Lucas diz: “aos quais também, depois de haver padecido, se apresentou vivo, com muitas provas infalíveis, aparecendo-lhes por espaço de quarenta dias, e lhes falando das coisas concernentes ao reino de DEUS” (Atos 1.3).
11)- A PAULO (Atos 9.1-9; 1Coríntios 15.8): A última aparição de JESUS foi a Paulo. É importante observar que essa aparição não foi uma visão que ocorreu apenas na mente de Paulo. Na verdade, foi um evento objetivo, externo, observável a todos os que estavam a uma distância visual. Paulo denominou “aparição” (no grego ophthe), a mesma palavra usada para as aparições literais de CRISTO aos outros apóstolos (1Coríntios 15.5- 7). Na realidade Paulo a denomina “última” aparição de CRISTO aos apóstolos. Ver o CRISTO ressurreto era condição para ser um apóstolo (Atos 1.22). Mas Paulo afirmou ser um apóstolo, dizendo: “Não sou apóstolo? Não vi eu a JESUS nosso Senhor?” 
 
4 – A NATUREZA DE SEU CORPO RESSURRETO
ERA UM CORPO REAL
“E, dizendo isto, mostrou-lhes as suas mãos e o lado. De sorte que os discípulos se alegraram, vendo o Senhor”(João 20.20). “Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente” (João 20.27).
FOI IDENTIFICADO COM AQUELE QUE FORA COLOCADO NO TÚMULO“Disseram-lhe, pois, os outros discípulos: Vimos o Senhor. Mas ele disse-lhes: Se eu não vir o sina! dos cravos em suas mãos, e não puser o dedo no lugar dos cravos, e não puser a minha mão no seu lado, de maneira nenhuma o crerei. E oito dias depois estavam outra vez os seus discípulos dentro, e com eles Tomé. Chegou JESUS, estando as portas fechadas, e apresentou-se no meio, e disse: Paz seja convosco. Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu Sado; e não sejas incrédulo, mas crente. E Tomé respondeu, e disse-lhe: Senhor meu, e’ DEUS meu! Disse-lhe JESUS: Porque me viste, Tomé, creste; bem- aventurados os que não viram e creram” (João 20.25-29).
“E falando eles destas coisas, o mesmo JESUS se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco. E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. E, dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E, não o crendo eles ainda por causa da alegria, e estando maravilhados, disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa que comer?” (Lucas 24.36-41). 
FOI TRANSFORMADO DE MODO A NUNCA MAIS SER SUJEITO À MORTE E A LIMITAÇÕES:
“Sabendo que, tendo sido CRISTO ressuscitado dentre os mortos, já não morre; a morte não mais tem domínio sobre ele” (Romanos 6.9).
O CORPO DE JESUS NÃO VIU A CORRUPÇÃO
DEUS garantiu que o corpo do Senhor JESUS não veria a corrupção, isto é, não se decomporia (Salmo 16.10; Atos 2.24-30). Logo, o corpo de JESUS que foi crucificado não ficou na sepultura. 
ERA UM CORPO GLORIFICADO DE CARNE E OSSOS
“E falando eles destas coisas, o mesmo JESUS se apresentou no meio deles, e disse-lhes: Paz seja convosco. E eles, espantados e atemorizados, pensavam que viam algum espírito. E ele lhes disse: Por que estais perturbados, e por que sobem tais pensamentos aos vossos corações? Vede as minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo; apalpai-me e vede, pois um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho. E, dizendo isto, mostrou-lhes as mãos e os pés. E, não o crendo eles ainda por causa da alegria, e estando maravilhados, disse-lhes: Tendes aqui alguma coisa que comer? Então eles apresentaram-lhe parte de um peixe assado, e um favo de mel; o que ele tomou, e comeu diante deles” (Lucas 24.36-43).
“Mas a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor JESUS CRISTO, que transformará o nosso corpo abatido, para ser conforme o seu corpo glorioso, segundo o seu eficaz poder de sujeitar também a si todas as coisas” (Filipenses 3.20-21).
Visões não são acompanhadas de manifestações físicas, tais como luz e uma voz.
Nota: Transcrito do livro “Enciclopédia de Apologética”, de Norman Geisler (Respostas aos Críticos da Fé Cristã) e adaptado por Pr. Natanael Rinaldi.
 
 5 – QUAIS SÃO AS OBJEÇÕES CONTRA A RESSURREIÇÃO CORPORAL DE JESUS?
OBJEÇÃO 1: JESUS materializou um corpo como os anjos o fizeram no passado (Gênesis 19.1-3).
RESPOSTA APOLOGÉTICA: Os anjos assumiram corpos porque eram incorpóreos (Hebreus 1.14) e nenhum deles tinha morrido. JESUS, no entanto “tornou-se carne” (João 1.14), nascendo de uma virgem (Mateus 1.23; Hebreus 10.5) e era realmente humano (1João 4.1-3; 2João 7). Morreu e ressuscitou corporalmente (Lucas 24.39-43).
OBJEÇÃO 2: JESUS não foi reconhecido por seus discípulos. Perguntam: “Se JESUS ressuscitou fisicamente, por que Maria Madalena, os discípulos de Emaús e outros não o reconheceram prontamente?
RESPOSTA APOLOGÉTICA: Maria Madalena (João 20.11-18): Era escuro quando Maria foi ao sepulcro e a luz que vinha de fora do túmulo lhe cegou (João 20.1).
Os discípulos de Emaús (Lucas24.13-35): O problema não estava no corpo de JESUS, mas nos olhos dos discípulos (Lucas 24.16). Quando seus olhos foram abertos eles o reconheceram (Lucas 24.31, comparar com 2Reis 6.8-18).
OBJEÇÃO 3: Carne e sangue não herdam o reino de DEUS (1Coríntios 15.50). Morto na carne e ressuscitado em espírito (1Coríntios 15.45; 1Pedro 3.18).
RESPOSTA APOLOGÉTICA: Carne e sangue (1 Coríntios 15.50). Indica o homem natural em estado corruptível, mortal, que não pode herdar realmente o reino de DEUS, a menos que seja transformado, ou que seja ressuscitado em corpo incorruptível e imortal (1Coríntios 15.51-53).
Tornou-se espírito vivificante (1 Coríntios 15.45). Falando de JESUS como o segundo Adão, significa que não só vive, mas concede vida, ao contrário de Adão que trouxe morte (Romanos 5.12).
Vivificado no espírito (ou pelo ESPÍRITO). Significando que peo ESPÍRITO SANTO JESUS foi ressuscitado, e que o mesmo ESPÍRITO ressuscitará nossos corpos mortais. “E, se o ESPÍRITO daquele que dentre os mortos ressuscitou a JESUS habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a CRISTO também vivificará os vossos corpos mortais, pelo seu ESPÍRITO que em vós habita” (Romanos 8.11-NVI).
OBJEÇÃO 4: DEUS removeu o corpo de JESUS como havia removido o corpo de Moisés (Deuteronômio 34.5-6).
RESPOSTA APOLOGÉTICA: O corpo de Moisés não foi removido da sepultura, mas o seu túmulo foi escondido em lugar que ninguém o encontrou, ao passo que o sepulcro de JESUS foi encontrado, mas não o seu corpo (Lucas 24.1-3).
OBJEÇÃO 5: O homem terrestre, JESUS de Nazaré, não mais existe. Foi morto no ano 33.
RESPOSTA APOLOGÉTICA: Alguns dias depois da ascensão de JESUS, Pedro e João curaram o coxo de nascença à porta do templo, em nome de JESUS, o Nazareno: “E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de JESUS CRISTO, o Nazareno levanta-te e anda” (Atos 3.6).
JESUS, homem é nosso mediador.
a) “Porque há um só DEUS, e um só Mediador entre DEUS e os homens, JESUS CRISTO homem” (1Timóteo 2.5);
b) JESUS está no céu como Filho do Homem (Atos 7.56);
c) Voltará como Filho do Homem (Mateus 24.30);
d) Julgará o mundo como homem ressuscitado (Atos 17.31).
Não indica tudo isso uma natureza corporal, física, ainda que glorificada? (Filipenses 3.20-21).
OBJEÇÃO 6: JESUS ressuscitado era um espírito glorificado, não tinha o corpo glorificado.
RESPOSTA APOLOGÉTICA: Paradoxo: Morre um corpo sem espírito (segundo as Testemunhas de Jeová) e ressuscita um espírito sem corpo.
Ressurreição espiritual ocorre com os mortos espirituais e não com os mortos físicos. “Portanto, se já ressuscitastes com CRISTO, buscai as coisas que são de cima, onde CRISTO está assentado à destra de DEUS” (Colossenses 3.1).
  
Moises e Elias quando apareceram para JESUS no monte da transfiguração eles eram reais, estavam glorificados já?
SIM. JESUS É O PRIMEIRO DENTRE OS CRISTÃOS  A RESSUSCITAR PARA PROVAR QUE VAMOS TODOS RESSUSCITAR, ATÉ OS QUE FOREM ARREBATADOS.
(JESUS É A CABEÇA DO CORPO QUE É A IGREJA - Porque o marido é a cabeça da mulher, como também CRISTO é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. Efésios 5:23 )
VEJA QUE ARREBATAMENTO É RESSURREIÇÃO TAMBÉM - Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados. 1 Coríntios 15:52.
Ora, DEUS, que também ressuscitou o Senhor, nos ressuscitará a nós pelo seu poder. 1 Coríntios 6:14
E Pedro, tomando a palavra, disse a JESUS: Mestre, bom é que nós estejamos aqui e façamos três cabanas, uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias.
Vamos interpretar corretamente o texto. Como fariam cabanas para uma visão???? Viram mesmo. Esta é a visão. Viram Moisés e Elias e JESUS.
CRISTO ressuscitando se torna o primeiro dentre sua família de crentes gentios e judeus a ressuscitar. A igreja começa com JESUS.
E, descendo eles do monte, ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinham visto, até que o Filho do homem ressuscitasse dentre os mortos. Marcos 9:9
1ª Coríntios 15:23 - Cada um, porém, por sua própria ordem: CRISTO, as primícias; depois, os que são de CRISTO, na sua vinda. - São de CRISTO - A Igreja - 
JESUS é o primeiro desta ordem (IGREJA), não do Antigo Testamento (Enoque, Moisés, Elias). Primícias está no plural.
E, descendo eles do monte, ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinham visto, até que o Filho do homem ressuscitasse dentre os mortos. Marcos 9:9 QUE TINHAM VISTO
Não foi visão no sentido espiritual, mas viram com os olhos físicos mesmo, viram mesmo Moisés e Elias glorificados.
# (LTT2015) - LITERAL 2015 E, enquanto descendo eles para longe do monte, Ele lhes ordenou que a ninguém contassem o que viram, exceto quando o Filho do homem ressuscitasse para- fora- de- entre os mortos.
ARCA_COMPLETA E, descendo eles do monte, ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinham visto, até que o filho do homem [já] dos mortos fosse ressuscitado.
BAM Ao descerem do monte, proibiu-lhes JESUS que contassem a quem quer que fosse o que tinham visto, até que o Filho do homem houvesse ressurgido dos mortos.
BJP Ao descerem da montanha, ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinham visto, até quando o Filho do Homem tivesse ressuscitado dos mortos.
BLivre Enquanto desciam do monte, JESUS lhes mandou que a ninguém contassem o que haviam visto, até que o Filho do homem ressuscitasse dos mortos.
BPT Quando desciam da montanha, JESUS avisou-os para não contarem a ninguém o que viram, antes de o Filho do Homem ressuscitar.
JFA-RA(Br) Enquanto desciam do monte, ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinham visto, até que o Filho do homem ressurgisse dentre os mortos.
JFA-RA(Pt) Enquanto desciam do monte, ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinham visto, até que o Filho do homem ressurgisse dentre os mortos.
JFA-RC(Pt) E, descendo eles do monte, ordenou-lhes que a ninguém contassem o que tinham visto, até que o Filho do homem ressuscitasse dos mortos.
JFA(RA)+ Ao G1161 descerem G2597do G575 monte, G3735 ordenou-lhesG1291 G846 JESUS que G2443 nãoG3367 divulgassem G1334 as coisasG3739 que tinham visto, G1492 atéG1508 G3752 o dia em que o FilhoG5207 do Homem G444 ressuscitasseG450 dentre G1537 os mortos. G3498
 (Strong Português)
ειδω eido ou οιδα oida - Viram
1) ver . 1a) perceber com os olhos - 1b) perceber por algum dos sentidos  - 1c) perceber, notar, discernir, descobrir  - 1d) ver  - 1d1) i.e. voltar os olhos, a mente, a atenção a algo -  1d2) prestar atenção, observar - 1d3) tratar algo  - 1d3a) i.e. determinar o que deve ser feito a respeito de  - 1d4) inspecionar, examinar - 1d5) olhar para, ver
1e) experimentar algum estado ou condição -  1f) ver i.e. ter uma entrevista com, visitar.
Temos várias opiniões, ou pelo menos duas - Eu creio que Moisés ressuscitou e tem um corpo glorioso como o de JESUS como exemplo de que os crentes da Antiga Aliança que foram justificados ressuscitarão e Creio que JESUS ressuscitou e está em um corpo gloriosos como prova de que todos os crentes da Nova Aliança vão ressuscitar também.
No entanto, nem mesmo o arcanjo Miguel, quando argumentava com o Diabo, e batalhava a respeito do corpo de Moisés, se atreveu a fazer qualquer acusação injuriosa contra o inimigo, limitando-se a declarar: “O Senhor te repreenda!” PRECISA DIZER QUEM VENCEU???
Sujeitai-vos, pois, a DEUS, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. 8 Chegai-vos a DEUS, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós de duplo ânimo, purificai os corações. Tg 4.7, 8.
Coisa Lógica não? Se o corpo de Moisés nunca foi encontrado, quem venceu foi Miguel. DEUS escondeu o corpo de Moisés lá em cima no Céu. Ele ressuscitou.
Como já disse acima. Na Antiga Aliança como na Nova seu Líder Ressuscitou para mostrar que todos os crentes, tanto do AT como do NT ressuscitarão.
Para crêr nisso é preciso se aprofundar no conhecimento de Aliança. Mas não se preocupem - Lá em cima vamos saber todas essas coisas. Se é assim ou não - Lá saberemos.
Pergunta aos irmãos: Analisando biblicamente tem condição de alguém ser levado ao céu sem seu corpo ser transformado? Não estou falando de visão celestial. Mas digo isto, irmãos, que carne e sangue não podem herdar o reino de DEUS; nem a corrupção herda a incorrupção. Aqui Paulo se refere a corpo humano não poder entrar no céu.
Então Enoque e Elias foram transformados? SIM. Seria impossível chegarem até às nuvens. Então Moisés para aparecer no monte da transfiguração teve que ser ressuscitado quando morreu.
 
Moisés viu a Glória de DEUS - E a glória do Senhor repousou sobre o monte Sinai, e a nuvem o cobriu por seis dias; e ao sétimo dia chamou a Moisés do meio da nuvem. E o parecer da glória do Senhor era como um fogo consumidor no cume do monte, aos olhos dos filhos de Israel. E Moisés entrou no meio da nuvem, depois que subiu ao monte; e Moisés esteve no monte quarenta dias e quarenta noites. Êxodo 24:16-18
Isaías viu a Glória de DEUS - No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi também ao Senhor assentado sobre um alto e sublime trono; e a cauda do seu manto enchia o templo. Isaías 6:1 - João confirma que Isaías viu a glória de DEUS - Isaías disse isto quando viu a sua glória e falou dele. João 12:41
Estêvão viu a Glória de DEUS - Mas ele, estando cheio do ESPÍRITO SANTO, fixando os olhos no céu, viu a glória de DEUS, e JESUS, que estava à direita de DEUS; Atos 7:55
 
Pedro, Tiago e João viram a Glória de DEUS
E transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. Mateus 17:2
E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João 1:14
E dissestes: Eis aqui o Senhor nosso DEUS nos fez ver a sua glória e a sua grandeza, e ouvimos a sua voz do meio do fogo; hoje vimos que DEUS fala com o homem, e que este permanece vivo. Deuteronômio 5:24
Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor JESUS CRISTO, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade.
Porquanto ele recebeu de DEUS Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido.
E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo; 2 Pedro 1:16-18
 
II - A PLENA SALVAÇÃO NOS CÉUS
1. Ausência de pecados e dores.
Ao JESUS voltar (João 14:1-3; Apocalipse 22:20) seremos transformados e estaremos com Ele “em nosso próprio corpo”. Isto pode ser aprendido de Lucas 24:36 a 43. Depois de ressuscitado, JESUS apareceu entre os discípulos. E, ao verem-no ficaram surpresos e “acharam estar vendo um espírito” (verso 37). Mas JESUS disse: “Por que estais perturbados? E por que sobem dúvidas ao vosso coração? Vede minhas mãos e os meus pés, que sou eu mesmo: apalpai-me e verificai, porque um espírito não tem carne nem ossos, como vedes que eu tenho” (versos 38 e 39).
Ao dizer isto, o Senhor lhes mostrou as mãos e os pés, para eles verem que o Salvador era de carne e ossos (verso 40). E, por não acreditarem ainda, pediu algo que comer. Os discípulos lhe apresentaram um pedaço de peixe e um favo de mel e Ele comeu na presença deles! (versos 41 a 43).
Sendo CRISTO o “primogênito dos mortos” (Apocalipse 1:5), ou seja, o primeiro em importância, a ressurreição dEle serve de modelo para a ressurreição de todos os justos. Assim como CRISTO subiu para o Céu com um corpo glorificado, também teremos um corpo glorificado (Filipenses 3:20, 21) para que possamos ter uma vida normal no paraíso, onde poderemos tocar as pessoas que amamos e até nos alimentarmos. Em Mateus 26:29 CRISTO diz aos discípulos que “não beberia mais do fruto da videira até aquele dia em que iria beber novamente com eles no reino de DEUS”. Vemos claramente que no céu seremos pessoas “reais”, e não “espíritos desencarnados”. Teremos corpos transformados à imagem do corpo glorioso de JESUS (Filipenses 3:20 e 21; 1 Coríntios 15:51 a 53).
Você já pensou o quanto seria ruim se, ao ir para lá, você abraçasse um ente querido e seus braços “cruzassem” o “espírito” da pessoa que tanto gosta? A vida seria muito triste! Demos graças a JESUS por Seus planos para nós serem muito melhores do que aqueles apresentados pelo espiritualismo. Vejamos outro verso:
“Digo-vos que muitos virão do Oriente e do Ocidente e tomarão lugares à mesa com Abraão, Isaque e Jacó no reino dos céus” (Mateus 8:11).
Se iremos conhecer no Céu Abraão, Isaque e Jacó, é mais do que óbvio que reconheceremos nossos queridos! Esses fatos (tomar suco de uva e sentar-se à mesa com Abraão, Isaque e Jacó) ensinam que no Céu iremos nos alimentar – evidência clara de que seremos seres reais e não “espíritos”. Além disso, a Bíblia diz que comeremos da árvore da vida (Apocalipse 22:2).
Outro fato que nos leva a concluir que no Céu seremos conhecidos é o de que JESUS, após a ressurreição dEle, foi conhecido. Nós seremos transformados por DEUS (nosso corpo mortal se revestirá da imortalidade – veja 1 Coríntios 15:51-53), mas, nossa individualidade e personalidade serão preservadas. Para DEUS não haveria graça alguma se nós não fôssemos nós mesmos. Ele nos ama do modo como somos.
Apesar de nossa individualidade ser preservada, nosso caráter será transformado em um caráter puro. Mas isso não fará com que esqueçamos quem somos e quem são nossos familiares queridos. Não sofreremos nenhuma espécie de “lavagem cerebral”. Logo chegará o dia em que os mortos serão ressuscitados (João 5:28-29) e arrebatados para o céu (1 Coríntios 15:51-53; 1 Tessalonicenses 4:13-18), onde poderemos viver de uma forma tão maravilhosa como jamais sonhamos.
Fomos selados com o ESPÍRITO SANTO - (Ef 1.13-14).
DEUS mesmo habitará conosco - Poderemos conversar com DEUS face a face - Todo sofrimento, angústia, dor, morte, nem se nomeará lá mais.
Então, ouvi grande voz vinda do trono, dizendo: Eis o tabernáculo de DEUS com os homens. DEUS habitará com eles. Eles serão povos de DEUS, e DEUS mesmo estará com eles. E lhes enxugará dos olhos toda lágrima, e a morte já não existirá, já não haverá luto, nem pranto, nem dor, porque as primeiras coisas passaram. (Ap 21.3, 4). No céu experimentaremos a eterna alegria, paz, fé, esperança e amor (Ap 22.1-51 Co 13.13).
 
2. A plenitude nos céus.
Aqui na terra estamos ocupados com coisas terrena se passageiras, mas nos aguardam coisas eternas e perfeitas.
não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas. 2 Co 4:18
Temos certeza de nossa salvação, pois é DEUS mesmo quem nos confirma isso, dentro de nós, pelo ESPÍRITO SANTO que mora em nós. ELE mesmo nos diz que somos filhos de DEUS.
Sabemos que todo filho tem direitos e deveres, também privilégios. Assim sendo filhos somos também herdeiros das mesmas promessas e bênçãos de JESUS.
Não dá para comparar as imensuráveis glórias da vida eterna com as coisas aqui da terra.
O próprio Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de DEUS. Ora, se somos filhos, somos também herdeiros, herdeiros de DEUS e co-herdeiros com CRISTO; se com ele sofremos, também com ele seremos glorificados. Porque para mim tenho por certo que os sofrimentos do tempo presente não podem ser comparados com a glória a ser revelada em nós.Receberemos bênçãos eternas do porvir, onde viveremos numa dimensão celestial gloriosa (Rm 8.23,30).
 
CONCLUSÃO
A gloriosa esperança da ressurreição dos santos está para se realizar pelo arrebatamento da Igreja em breve. Essa  ressurreição dos santos se inicia pela ressurreição do que já morreram e depois nós seremos transformados e subiremos ao encontro do Senhor JESUS nos ares.
O destino eterno dos salvos é a Nova Jerusalém, numa nova terra e novos céus. Lá já teremos alcançado a plena salvação nos céus e total ausência de pecados e dores. Teremos a plenitude de nossa salvação nos céus.
 
Comentários de Bíblias e Livros com algumas modificações do Pr. Henrique
 
ARREBATAMENTO (A ESPERANÇA DA IGREJA) - RESUMO
     “Os teus olhos verão o Rei na sua formosura, e verão a terra que está longe...”(Is 33.17).
     O maior acontecimento da história está preste a ocorrer – A Segunda Vinda ou a volta do Senhor JESUS a este mundo.
O próprio Senhor JESUS CRISTO falou a respeito de Sua vinda:
“Na casa de meu Pai há muitas moradas;... e, quando eu for, e vos preparar lugar; virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também”.(Jo 14.3)
 “Não vos deixarei órfãos; voltarei para vós” (Jo 14.18). Ele mesmo disse que viria, e não há razão para duvidarmos, Ele nunca cometeu pecado, nem na sua boca se achou engano (I Pe 2.22). Ele é o próprio DEUS. “Outra vez vos verei” disse Ele “e o vosso coração se alegrará, e a vossa alegria ninguém vo-la tirará. E naquele dia (o do arrebatamento) nada me perguntareis”.(Jo 16.22,23 a). Isso Ele disse, tamanha será a alegria deste momento tão esperado e anelado por todos nós.
Os anjos confirmaram a Sua vinda no momento de sua ascensão aos Céus, dizendo: “... Esse JESUS, que dentre vós foi recebido em cima no céu, há de vir assim como para o céu o vistes ir”.(Atos 1.11 b). Que Ele vem, isto é certo, mas...COMO E QUANDO ACONTECERÁ?
O apóstolo Paulo em sua 1ª Epístola aos crentes de Corinto, nos revela um grande mistério: “Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados, num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão, e nós seremos transformados”.(I Cor 15.51-54)
Que revelação extraordinária, na vinda do Senhor, nossos corpos serão transformados e receberemos um corpo glorioso semelhante ao de JESUS, pois “... quando ele se manifestar seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos”.(I Jo 3.2 b) “porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade” (I Cor 15.53) “... Então cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória”.
Todos os cristãos serão vivificados em CRISTO. Mas cada um por sua ordem: CRISTO, as primícias, depois os que são de CRISTO, na sua vinda (I Cor 15.23).
Muitas pessoas só têm se preocupado com os cuidados e afazeres desta vida, mas é necessário buscar primeiro o reino de DEUS e a sua justiça, e todas as demais coisas nos serão acrescentadas (Mt 6.33). As coisas inerentes a DEUS devem ter prioridade em nossas vidas, pois “a nossa cidade está nos céus, donde também esperamos o Salvador, o Senhor JESUS CRISTO, que transformará o nosso corpo abatido para ser conforme o seu corpo glorioso...” (Fp 3.20,21 a).
Em sua 1ª Epístola aos Tessalonicenses, Paulo torna a falar acerca da ressurreição e vinda de CRISTO:
“Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do senhor: Que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem. Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido e com voz de arcanjo e com a trombeta de DEUS; e os que morreram em CRISTO ressuscitarão primeiro; depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos para sempre com o Senhor”.(I Tes 4.15-17)
Imagine isso! De todos os confins da terra pessoas serão arrebatadas dentre as massas humanas, mas todas irão numa só direção: ao encontro de JESUS nos ares. Para o mundo será um mistério quando num momento, em meio as mais diferentes e costumeiras atividades cotidianas, multidões desaparecerão da terra de maneira sobrenatural e misteriosa.
Esse acontecimento passará desapercebido para muitos. Só depois é que irão dar falta, quando a imprensa falada e escrita, através dos meios de comunicação, noticiar o desaparecimento de milhões de pessoas em todo o globo terrestre.
Com certeza, o caos e o pânico tomarão conta do planeta terra. Haverá tristeza e pranto. Angústia e desespero pela falta de parentes. Uma grande expectativa tomará conta de todos. Virão escarnecedores e enganarão o povo. Levantar-se-á a hipótese de terem sido discos voadores, mas os muitos milhões de desviados saberão que foi CRISTO que voltou e levou Sua Igreja para o céu. Mas será tarde demais, o Senhor já terá levado os seus remidos; seremos arrebatados repentinamente, num momento terá acontecido, antes que se perceba.
Nós o esperamos todos os dias, porque sabemos como será, mas não podemos dizer exatamente quando será “por isso estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis”.(Mt 24.44)
Há quase 2.011 anos veio humilde, montado num jumentinho. Não tinha onde reclinar a cabeça; veio como servo veio para servir. Agora virá como Rei. Rei dos reis e Senhor dos senhores, com poder e grande glória.
É bom frisar e deixar bem claro que a 2ª Vinda de CRISTO abrange duas fases distintas: Na primeira Ele virá nas nuvens para arrebatar a Sua Igreja. A Segunda fase se refere à manifestação visível e pessoal de JESUS, no final da Grande Tribulação, quando Ele assombrará o mundo com o seu poder e o resplendor de Sua presença. Então julgará as nações e estabelecerá o Milênio na terra.
No dia do arrebatamento acontecerão grandes acidentes - Carros desgovernados, aviões, trens, metrô, fogões ficarão acesos, tudo o que tem controle do homem estará sem controle se a pessoa que a dirigia era um crente salvo, pois foi arrebatado.
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao4-vemofimofimvem-oarrebatamentodaigreja.htm
 
TODOS VÃO RESSUSCITAR
Jo 11.25- Disse-lhe JESUS: “Eu Sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá”.
Em Daniel 12.2 e João 5.28,29; vemos que uns ressuscitarão para a vida eterna e outros para vergonha e desprezo eterno, mostrando-nos claramente que:
1- Todos vão Ressuscitar, declaração essa contrária à doutrina que muitos pregam dizendo que quando morremos se acabou tudo;
2- Haverá dois tipos de ressurreição, uns para a vida eterna e outros para a vergonha e desprezo eterno (vão ver os salvos gozando da companhia de DEUS e não vão poder desfrutar);
3- O destino de cada um é de acordo com o que creram e fizeram, enquanto estavam vivos e aqui na terra;
4- Haverá duas ressurreições, separadas por mil anos (Ap 20.5,6; 1 Ts 4.16)
 
 A RESSURREIÇÃO DE JESUS É O ALICERCE DA FÉ CRISTÃ. A ressurreição é a chave para a fé cristã. Porque?
(1) Como ele havia prometido, ele ressurgiu dos mortos. Nós podemos estar confiantes, portanto, que ele cumprirá tudo que ele prometeu.
(2) A ressurreição do corpo nos mostra que o CRISTO vivo é soberano no reino eterno de DEUS, não um falso profeta ou impostor.
(3) Nós podemos ter certeza de nossa ressurreição porque ele foi ressuscitado. A morte não é o fim, existe a vida após a morte.
(4) O poder que trouxe JESUS de volta a vida está disponível para nós trazermos o nosso ser espiritual morto de volta a vida.
(5) A Ressurreição é à base do testemunho da igreja para o mundo. JESUS é mais que um líder humano, ele é o Filho de DEUS.
 
A RESSURREIÇÃO DO CORPO (BEP-CPAD)
1Co 15.35 “Mas alguém dirá: Como ressuscitarão os mortos? E com que corpo virão?”
A ressurreição do corpo é uma doutrina fundamental das Escrituras. Refere-se ao ato de DEUS, de ressuscitar dentre os mortos o corpo do salvo e reuni-lo à sua alma e espírito, dos quais esse corpo esteve separado entre a morte e a ressurreição.
(1) A Bíblia revela pelo menos três razões por que a ressurreição do corpo é necessária.
(a) O corpo é parte essencial da total personalidade do homem; o ser humano é incompleto sem o corpo. Por conseguinte, a redenção que CRISTO oferece abrange a pessoa total, inclusive o corpo (Rm 8.18-25).
(b) O corpo é o templo do ESPÍRITO SANTO (6.19); na ressurreição, ele voltará a ser templo do ESPÍRITO.
(c) Para desfazer o resultado do pecado em todas as áreas, o derradeiro inimigo do homem (a morte do corpo) deve ser aniquilado pela ressurreição (15.26).
(2) Tanto as Escrituras do AT (cf. Hb 11.17-19 com Gn 22.1-4; Sl 16.10 com At 2.24ss; Jó 19.25-27; Is 26.19; Dn 12.2; Os 13.14), como as Escrituras do 
NT (Lc 14.13,14; 20.35,36; Jo 5.21,28,29; 6.39,40,44,54; Co 15.22,23; Fp 3.11; 1Ts 4.14-16; Ap 20.4-6,13) ensinam a ressurreição futura do corpo.
(3) Nossa ressurreição corporal está garantida pela ressurreição de CRISTO (ver Mt 28.6; At 17.31; 1Co 15.12,20-23).
(4) Em termos gerais, o corpo ressurreto do crente será semelhante ao corpo ressurreto de Nosso Senhor (Rm 8.29; 1Co 15.20,42-44,49; Fp 3.20,21; 1Jo 3.2). Mais especificamente, o corpo ressurreto será:
(a) um corpo que terá continuidade e identidade com o corpo atual e que, portanto, será reconhecível (Lc 16.19-31);
(b) um corpo transformado em corpo celestial, apropriado para o novo céu e a nova terra (15.42-44,47,48; Ap 21.1);
(c) um corpo imperecível, não sujeito à deterioração e à morte (15.42);
(d) um corpo glorificado, como o de CRISTO (15.43; Fp 3.20,21);
(e) um corpo poderoso, não sujeito às enfermidades, nem à fraqueza (15.43);
(f) um corpo espiritual (i.e., não natural, mas sobrenatural), não limitado pelas leis da natureza (Lc 24.31; Jo 20.19; 1Co 15.44);
(g) um corpo capaz de comer e beber (Lc 14.15; 22.16-18,30; 24.43; At 10.41).
(5) Quando os crentes receberem seu novo corpo se revestirão da imortalidade (15.53). As Escrituras indicam pelo menos três propósitos nisso:
(a) para que os crentes venham a ser tudo quanto DEUS pretendeu para o ser humano, quando o criou (cf. 2.9);
(b) para que os crentes venham a conhecer a DEUS de modo completo, conforme Ele quer que eles o conheçam (Jo 17.3);
(c) a fim de que DEUS expresse o seu amor aos seus filhos, conforme Ele deseja (Jo 3.16; Ef 2.7; 1Jo 4.8-16).
(6) Os fiéis que estiverem vivos na volta de CRISTO, para buscar os seus, experimentarão a mesma transformação dos que morrerem em CRISTO antes do dia da ressurreição deles (15.51-54). Receberão novos corpos, idênticos aos dos ressurretos nesse momento da volta de CRISTO. Nunca mais experimentarão a morte física.
(7) JESUS fala de uma ressurreição da vida, para o crente, e de uma ressurreição de juízo, para o ímpio (Jo 5.28,29).
 
Como será o corpo da ressurreição?
Respostas corretas são:
a) Visível (Lc 24.39); 
b) Incorruptível (1 Co 15.42,54);
c) Palpável (Jo 20.27);
d) Vivificado (Rm 8.11).
 
Que tipo de ressurreição experimentaram aqueles santos que ressuscitaram quando JESUS expirou sobre a cruz (cfr. Mat. 27:51-53)? Pode-se dizer que eles ressuscitaram em ressurreição de vida eterna?
Aqueles santos que ressuscitaram quando JESUS expirou sobre a cruz experimentaram uma ressurreição como a que experimentou Lázaro depois de estar quatro dias na sepultura. Portanto esta ressurreição corporal é diferente daquela para a vida que será experimentada pelos santos na volta de CRISTO e que consiste numa transformação do corpo num corpo imortal e incorruptível.
Alguns ensinam, porém que aqueles santos experimentaram uma ressurreição corporal como a que experimentou JESUS CRISTO, mas isso não pode ser absolutamente verdadeiro. Demonstro isso fazendo notar uma evidente contradição em que caem aqueles que afirmam coisa semelhante. Mateus diz: “E JESUS, clamando outra vez com grande voz, rendeu o espírito. E eis que o véu do templo se rasgou em dois, de alto a baixo; e tremeu a terra, e fenderam-se as pedras; e abriram-se os sepulcros, e muitos corpos de santos que dormiam foram ressuscitados; e, saindo dos sepulcros, depois da ressurreição dele, entraram na cidade santa, e apareceram a muitos” (Mt 27.50-53). Nota-se muito bem que antes de tudo os sepulcros se abriram e muitos dos corpos dos santos que dormiam ressuscitaram – QUANDO JESUS MORREU SOBRE A CRUZ. Porque este evento é posto em relação com a sua morte como também o rasgar do véu do templo, o terremoto e o fender das pedras. Assim esses santos ressuscitaram antes de JESUS CRISTO porque JESUS ressuscitou três dias depois da sua morte. Ora, se eles tivessem ressuscitado com um corpo imortal isso significaria inequivocamente que CRISTO não foi o primeiro homem a ressurgir dentre os mortos com um corpo incorruptível e imortal e, portanto que Ele não é “o primogênito dentre os mortos” (Col. 1.18) ou “as primícias dos que dormem” (I Co 15.20). Como se poderia de fato afirmar que o é, dizendo que esses santos ressuscitaram em ressurreição de vida antes que JESUS ressurgisse dentre os mortos? Fica demonstrado então como é impossível que esses santos tenham experimentado uma ressurreição corporal como a de CRISTO e como a que experimentarão os mortos no Senhor na sua vinda. Portanto, o fato desses santos terem ressuscitado antes de JESUS exclui automaticamente que tenham ressuscitado em ressurreição de vida. http://www.cacp.org.br/o-que-houve-com-os-santos-que-ressuscitaram-no-dia-da-morte-de-jesus/
 
A glorificação de JESUS - Cristologia a Doutrina de CRISTO (Teologia Sistemática Pentecostal) - Cristologia — a Doutrina de CRISTO - Severino Pedro da Silva
 A glorificação de CRISTO foi um ato honroso e sem precedente na História. No Céu, Ele é foi entronizado e coroado pelo Pai. Ao morrer e ressuscitar, JESUS completou a missão redentora que do Pai tinha recebido. DEUS ficou plenamente satisfeito quando à obra redentora consumada por seu Filho, que foi pelo Pai assentado no seu próprio trono (Mac 16.19Hb 1.312.2Ap 3.2122.1,3).
“Vemos, porém, coroado de glória e de honra aquele JESUS que fora feito um pouco menor do que os anjos, por causa da paixão da morte, para que, pela graça de DEUS, provasse a morte por todos” (Hb 2. 9). CRISTO encontra-se hoje assentado no seu trono de glória, onde o seu governo divino é exercido.
Dois tronos pertencem ao Ungido do Senhor, por direito e por resgate: um terrestre, e o outro, celestial. O terrestre é o trono davídico, que pertence a CRISTO, a raiz e geração de Davi. Mas os seus compatriotas não permitiram que Ele se assentasse nesse trono e reinasse sobre eles: “Não queremos que este reine sobre nós” (Lc 19.14). Esse trono, pois, refere-se ao comando de toda a nação de Israel; contudo, será ocupado por CRISTO, que, através dEle, exercerá seu Reino de paz, durante o Mdênio.
O trono em que CRISTO presentemente está assentado, exercendo seu ministério celestial, é o trono da majestade, que lhe pertence por direito de filiação divina. Nele, CRISTO JESUS exerce todo o poder e autoridade no governo do mundo e na direção de sua Igreja (Mt 28.18Ef 1.20-22).
 
A GLÓRIA DE DEUS (Estudos Doutrinarios da Biiblia de Estudo Pentecostal - CPAD)
A GLÓRIA DE DEUS
Ez 10.4 “Então, se levantou a glória do SENHOR de sobre o querubim para a entrada da casa; e encheu-se a casa de uma nuvem, e o átrio se encheu do resplendor da glória do SENHOR. ”
 
DEFINIÇÃO DA GLÓRIA DE DEUS. A expressão “glória de DEUS” tem emprego variado na Bíblia.
Às vezes, descreve o esplendor e majestade de DEUS (cf. 1Cr 29.11; Hc 3.3-5), uma glória tão grandiosa que nenhum ser humano pode vê-la e continuar vivo (ver Êx 33.18-23). Quando muito, pode-se ver apenas um “aparecimento da semelhança da glória do Senhor” (cf. a visão que Ezequiel teve do trono de DEUS, Ez 1.26-28). Neste sentido, a glória de DEUS designa sua singularidade, sua santidade (cf. Is 6.1-3) e sua transcedência (cf. Rm 11.36Hb 13.21). Pedro emprega a expressão “a magnífica glória” como um nome de DEUS (2Pe 1.17).
A glória de DEUS também se refere à presença visível de DEUS entre o seu povo, glória esta que os rabinos de tempos posteriores chamavam de shekinah. Shekinah é uma palavra hebraica que significa “habitação [de DEUS]”, empregada para descrever a manifestação visível da presença e glória de DEUS. Moisés viu a shekinah de DEUS na coluna de nuvem e de fogo (Êx 13.21). Em Êx 29.43 é chamada “minha glória” (cf. Is 60.2). Ela cobriu o Sinai quando DEUS outorgou a Lei (ver Êx 24.16,17 nota), encheu o Tabernáculo (Êx 40.34), guiou Israel no deserto (Êx 40.36-38) e posteriormente encheu o templo de Salomão(2Cr 7.1; cf. 1Rs 8.11-13). Mais precisamente, DEUS habitava entre os querubins no Lugar Santíssimo do templo (1Sm 4.42 Sm 6.2Sl 80.1). Ezequiel viu a glória do Senhor levantar-se e afastar-se do templo por causa da idolatria infrene ali (Ez 10.4,18,19). O equivalente da glória shekinah no NT é JESUS CRISTO que, como a glória de DEUS em carne humana, veio habitar entre nós (Jo 1.14). Os pastores de Belém viram a glória do Senhor no nascimento de CRISTO (Lc 2.9), os discípulos a viram na transfiguração de CRISTO (Mt 17.2; 2 Pe 18), e Estêvão a viu na ocasião do seu martírio (At 7.55).
Um terceiro aspecto da glória de DEUS é sua presença e poder espirituais. Os céus declaram a glória de DEUS (Sl 19.1; cf. Rm 1.19,20) e toda a terra está cheia de sua glória (Is 6.3; cf. Hc 2.14), todavia o esplendor da majestade divina não é comumente visível, nem notado. Por outro lado, o crente participa da glória e da presença de DEUS em sua comunhão, seu amor, justiça e manifestações, mediante o poder do ESPÍRITO SANTO (ver 2Co 3.18 nota; Ef 3.16-19 nota; 1Pe 4.14).
Por último, o AT adverte que qualquer tipo de idolatria é uma usurpação da glória de DEUS e uma desonra ao seu nome. Cada vez que DEUS se manifesta como nosso Redentor, seu nome é glorificado (ver Sl 79.9Jr 14.21). Todo o ministério de CRISTO na terra redundou em glória ao nosso DEUS (Jo 14.1317.1,4,5).
A GLÓRIA DE DEUS REVELADA EM JESUS CRISTO. Quando Isaías falou da vinda de JESUS CRISTO, profetizou que nEle seria revelada a glória de DEUS para que toda a raça humana a visse (ver Is 40.5). Tanto João (Jo 1.14) como o escritor aos Hebreus (Hb 1.3) testificam que JESUS CRISTO cumpriu essa profecia. A glória de CRISTO era a mesma glória que Ele tinha com seu Pai antes que houvesse mundo (Jo 1.1417.5). A glória do seu ministério ultrapassou em muito a glória do ministério do AT (2Co 3.7-11). Paulo chama JESUS “o Senhor da glória” (1Co 2.8), e Tiago o chama “nosso Senhor JESUS CRISTO, Senhor da glória” (Tg 2.1).
Repetidas vezes, o NT refere-se ao vínculo entre JESUS CRISTO e a glória de DEUS. Seus milagres revelavam a sua glória (Jo 2.1111.40-44). CRISTO transfigurou-se em meio a “uma nuvem luminosa” (Mt 17.5), onde Ele recebeu glória (cf. 2Pe 1.16-19). A hora da sua morte foi a hora da sua glorificação (Jo 12.23,24; cf. 17.4,5). Subiu ao céu em glória (cf. At 1.9; 1Tm 3.16), agora está exaltado em glória (Ap 5.12,13), e um dia voltará “sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória” (Mt 24.30; cf. 25.31Mc 14.62; 1Ts 4.17).
 
A GLÓRIA DE DEUS NA VIDA DO CRENTE. Como a glória de DEUS relaciona-se ao crente pessoalmente?
Concernente à glória celestial e majestosa de DEUS, é bem verdade que ninguém pode contemplar essa glória e sobreviver. Sabemos que ela existe, mas não a vemos. DEUS habita em luz e glória inacessíveis, que nenhum ser humano pode vê-lo face a face (1Tm 6.16).
A glória shekinah de DEUS, no entanto, era conhecida do seu povo nos tempos bíblicos. No decurso da história, até o presente, sabe-se de crentes que tiveram visões de DEUS, semelhantes às de Isaías (Is 6) e Ezequiel (Ez 1), embora isso não fosse comum naqueles tempos, nem agora. A experiência da glória de DEUS, no entanto, é algo que todos os crentes terão na consumação da salvação, quando virmos a JESUS face a face. Seremos levados à presença gloriosa de DEUS (Hb 2.101Pe 5.10Jd 24), compartilharemos da glória de CRISTO (Rm 8.17,18) e receberemos uma coroa de glória (1Pe 5.4). Até mesmo o nosso corpo ressurreto terá a glória do CRISTO ressuscitado (1Co 15.42,43Fp 3.21).
De um modo mais direto, o crente sincero experimenta a presença espiritual de DEUS. O ESPÍRITO SANTO nos aproxima da presença de DEUS e do Senhor JESUS (2Co 3.171Pe 4.14). Quando o ESPÍRITO opera poderosamente na igreja, através das suas manifestações sobrenaturais (1Co 12.1-12), o crente experimenta a glória de DEUS no seu meio, i.e., um sentimento da majestosa presença de DEUS, semelhante ao que sentiram os pastores nos campos de Belém quando nasceu o Salvador (Lc 2.8-20).
O crente que abandona o pecado e que repudia a idolatria pode ser cheio da glória de CRISTO (ver Jo 17.22 nota), bem como do ESPÍRITO da glória (1Pe 4.14); na realidade, uma das razões de JESUS vir ao mundo foi para encher de glória os crentes (Lc 2.29-32). Como salvos por CRISTO JESUS, devemos viver a nossa vida inteira para a glória de DEUS, a fim de que Ele seja glorificado em nós (Jo 17.101Co 10.312Co 3.18).
 
APOCALIPSE 21:9-18
TEMA: A NOVA JERUSALÉM - FORMOSA CIDADE -  Apocalipse - Versículo por Versículo Autor: Severino Pedro da Silva Editora: CPAD Ano: 2002
9. “E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças cheias das últimas sete praga, e falou comigo, dizendo: Vem, mostrar-te-ei a esposa, a mulher do Cordeiro”. 
I. “...a mulher do Cordeiro”. Uma introdução particularmente solene (21.9-10) prepara a verdadeira descrição da Jerusalém celeste. Numa perspectiva literária que se reporta a Oséias (2.19-21), a Isaías (44.6; 54.1 e ss; 61.10), a Ezequiel (capítulo 16), desenvolve-se gradualmente a imagem da nova Jerusalém. Na presente era, a Igreja, como uma virgem, é a noiva de CRISTO (2Co 11.2; Ef 5.22); Após o arrebatamento, ela é contemplada como sendo a “esposa, a mulher do Cordeiro” (19.7; 21.9; 22.17). É curioso observar duas expressões significativas do anjo a João; a primeira é descrita no capítulo 17.1 e a segunda no capítulo 21.9: (“Vem, mostrar-te-ei...”). Embora estes versículos e o trecho sejam paralelos em sua forma de expressão, aquilo que é mostrado em segunda é bastante diferente. O primeiro mostra uma “mulher poluída” (Babilônia), o segundo uma “mulher pura” (a Igreja). Notemos o entrelaçamento entre a esposa do Cordeiro e a cidade amada; uma é contemplada como sendo a outra, visto que no reino eterno e na glória infinda, tudo é de CRISTO e CRISTO de DEUS.
10. “E levou-me em espírito a uma grande e alto monte, e mostrou-me a grande cidade, a santa Jerusalém, que de DEUS descia do céu”. 
I. “...a santa Jerusalém”. Devemos observar que no versículo 2, deste capítulo, essa cidade é chamada de (“nova”), enquanto que agora no presente versículo de (“santa”). A diferença é apenas em relação ao tempo. Tudo sugere uma cidade literal: ouro, ruas, dimensões, pedras. Ela desce do céu, pois é impossível construir uma cidade santa aqui. O versículo 10 desta secção tem uma ação retrospectiva; enquanto que o versículo 2, prospectiva; no versículo 2, João contempla esta nova cidade já na (“eternidade”) como capital do “Novo Céu e da Nova Terra”. Porém, o nome será o mesmo que o Senhor lhe deu durante o Milênio: “Jerusalém-Shammah” – isto é, O Senhor está ali (Ez 48.35). A frase no texto e contexto: “...de DEUS descia do céu”, significa: desceu para a terra no início do Milênio (v.10); enquanto que no versículo 2, o significado do pensamento deve ser: desceu para a nova terra já na Eternidade. A concebida como algo encobria o monte, mas como algo que descia o local próximo, conforme se ver descrito em Ez 40.2.
11. “E tinha a glória de DEUS; e a sua luz era semelhante a uma pedra preciosíssima, como a pedra de jaspe, como o cristal resplandecente”. 
I. “..semelhante a uma pedra preciosíssima”. A glória da cidade do senhor, do presente texto, é comparada a uma pedra (“preciosíssima”). Por igual modo, a salvação que os homens recebem de CRISTO não tem descrição em palavras, não podendo ser calculado o seu valor. Isso envolve até mesmo a obtenção de “toda a plenitude de DEUS”. Isso indica também particularmente, a presença de DEUS, e não somente sua manifestação ocasional como acontecia no antigo tabernáculo montado no deserto (Êx 40.34). Essa situação fará a glória divina a “Shekinah”, vir habitar permanentemente com os santos, pois a frase em si: “...o Senhor está ali” (Ez 48.35) no seu equivalente ocorre três vezes aqui (vs. 3, 22; 22.3). No deserto a nuvem especial servia de sombra, aqui, porém, só de luz da cidade, como já ficou demonstrado, compara-se ao ofuscar do jaspe, como cristal resplandecente, isto é, tem uma glória como a do Criador, cuja aparência se diz ser como a de pedra jaspe (4.3).
12. “E tinha um grande e alto muro com doze portas, e nas portas doze anjos, e nomes escritos sobre elas, que são os nomes das doze tribos de Israel”. 
I. “...com doze portas”. O número (“12”), com seus cognatos, ocorre mais de 400 vezes na Bíblia e é extremamente importante. Neste livro ocorre cerca de (“20”) vezes, e permeia o governo patriarcal, apostólico e nacional. Temos, assim: “As 12 estrelas (12.1); os 12 anjos (12.12); as 12 tribos (21.12); os 12 fundamentos (21.14); os 12 frutos (22.2); as 12 portas (21.12, 21); as 12 pérolas (21.21); entre os múltiplos de 12 temos: 12.000 estádios (21.16); 12.000 selados (7.5-8); 144.000 é um número formado de 12 vezes 12.000 (14.1); 24 anciãos e 24 tronos (4.4; 11.16), são também especiais”. Todos esses números se relacionam agora com a Jerusalém celestial, na qual se viam 12 portões como sendo 12 pérolas, 3 de cada lado do quadrado (21.21). Em cada portão havia a gravação do nome de uma das 12 tribos de Israel. Em Ez 48.31-34, há uma descrição semelhante da nova Jerusalém durante o Reino Milenial de CRISTO.
13. “Da banda do levante tinha três portas, da banda do norte três portas, da banda do sul três portas, da banda do poente três portas”. 
I. “...tinha três portas, etc”. Na antiga cidade de Jerusalém terrestre, havia também 12 portas, sendo, por assim dizer, uma cópia da Jerusalém celestial (cf. Hb 8.5 e 9.23); essas portas estavam também nas cardeais; ladeavam toda a cidade de Davi: a porta do gado (Ne 3.1); a porta do peixe (Ne 3.3); a porta velha (Ne 3.6); a porta do vale (Ne 3.13); a porta do monturo (Ne 3.14); a porta da fonte (Ne 3.15); a porta da casa de Eliasibe: sumo-sacerdote (Ne 3.20); a porta das águas (Ne 3.36); a porta dos cavalos (Ne 3.28); a porta oriental (Ne 3.29); a porta de Mifcade (Ne 3.31); a porta de Efraim (Ne 8.16). “Isso pode ser comparado também ao acampamento de Israel, onde havia o arranjo das tribos de acordo com direções dos pontos cardeais: A leste ficava Judá, Issacar e Zebulom; Ao sul, Rúben, Simeão e Gade; A oeste, Efraim, Manassés e Benjamim; E ao norte, Dã, Asser e Naftali. Números capítulo 2.
14. “E o muro da cidade tinha doze fundamentos, e neles os nomes dos doze apóstolos do Cordeiro”. 
I. “...doze apóstolos do Cordeiro”. Devemos observar que, cada vista da cidade se menciona o (“Cordeiro”), e a referência sétupla a ele (21.9, 14, 22, 23, 27; 22.1, 3) indica que embora CRISTO entregue o reino ao Pai, não obstante partilha-o com os remidos. Os Apóstolos do cordeiro, mostram nisso sua importância, tanto naquilo que eram como naquilo que faziam. Porém, CRISTO JESUS é quem dá por empréstimo o seu valor àqueles, o que significa que eram grandes somente por sua causa. Não obstante, os Apóstolos e profetas são grandes, tal como todos os homens o são, uma vez que sejam transformados segundo a imagem de CRISTO, já que participação da sua natureza divina. Na nova Jerusalém o divino se combinará com o humano, da mesma maneira que o número três, multiplicado pelo número do mundo “quatro”, resulta em doze. Assim cumpre-se a frase: “...para o humano se tornar divino, foi necessário que o divino se tornasse humano”. Na cidade do DEUS vivo, o humano se encontra com o divino absorve o humano, menos a individualidade (2Co 5.4).
15. “E aquele que falava comigo tinha uma cena de ouro, para medir a cidade, e as suas portas, e o seu muro”. 
I. “...para medir a cidade”. O texto em foco, mostra-nos um anjo que trazia “...uma cana de medir” para medir a grandeza da cidade do senhor. “Neste ponto, a cidade, ao ser medida, dá a entender a sua total importância e consagração, em todas as suas partes, trazida ao padrão exato das exigências de DEUS; outrossim, fica entendido o cuidado de DEUS, dali por diante, cada partícula de sua Santa Cidade, para o mal não a atinja”. É a medição que exibe a beleza e as proporções da cidade, a qual agora viverá em paz. O ouro é uma das grandes características dessa cidade; as ruas são de ouro; isso pode representar o rico resplendor da cidade real (cf. 1Rs 10.14-21; Sl 77.15); mas a riqueza daquela cidade será o amor. Essa “medição”, sem dúvida, denota o caráter e ideal da Igreja eterna, o conhecimento e a nomeação divina da mesma (Ez 42.16; Ap 11.1).
16. “E a cidade estava situada em quadrado; e o seu comprimento era tanto como a sua largura. E mediu a cidade com a cana até doze mil estádios: e o seu comprimento, largura e altura eram iguais”. 
I. “...doze mil estádios”. Segundo os rabinos, o estádio era uma oitava da milha romana, ou seja, cerca de 185 metros. Portanto, doze mil estádios correspondem mais ou menos a 2.200 quilômetros. Porém, devido à ambigüidade das conforme é observada no grego, os intérpretes diferem imensamente no que se refere ao seu formato tencionado. “Os judeus dizem acerca de Jerusalém que, no porvir, ela será tão grande e ampliada que atingirá os portões de Damasco, sim, até ao trono da glória”. Cremos que realmente a nova Jerusalém terá, sem dúvida, essas dimensões em foco nesta secção, isto é, 12.000 estádios. “Doze mil estádios multiplicados por cento e oitenta e cinco metros, e o resultado elevado à terceira potência dará a medida cúbica da cidade: (“dez bilhões, novecentos e quarenta e um milhão e quarenta e oito mil quilômetros”). A grandeza da cidade assegura lugar para todos!”.
17. “E mediu o seu muro, de cento e quarenta e quatro côvados, conforme à medida de homem, que é a dum anjo”.
I. “...à medida de homem”. Essa expressão (“à medida de homem, que é a dum anjo”) tem deixado alguns teólogos perplexos. Provavelmente isso deriva do fato de que o côvado era uma medida tomada com base na estrutura do corpo humano, o comprimento entre a ponta do dedo médio da mão e a junção do cotovelo. Para ocidentais, o côvado mais conhecido é o francês: 66 centímetros, mas o côvado mencionado na Bíblia é o hebraico: 50 centímetros, aproximadamente. Seu muro é bastante baixo (cerca de 72 metros) para nós aqui na terra; mas, segundo se diz que, no céu ele é bastante alto. Pois é importante lembrarmos que lá não existe ladrão! Há outras possíveis interpretações sobre a medida do anjo, vista nesta secção. “Supõe-se que esse “côvado” é uma medida angelical, não do mesmo comprimento do côvado humano, sendo antes cerca de 180 centímetros, isto é, da altura de um homem. Mas essa opinião é extremamente improvável”. É evidente que 144 côvados, refere-se a medida estabelecida acima, isto é, cerca de 72 metros.
18. “E a fábrica do seu muro era de jaspe, e a cidade de ouro puro, semelhante a vidro puro”. 
I. “...a cidade de ouro”. O livro do Apocalipse traz muitas alusões ao “ouro”. Para o leitor curioso, esta lista é provida: (1.12, 13, 20; 2.4; 3.18; 4.4; 5.8; 8.3; 9.7, 13, 20; 14.14; 15.6, 7; 17.4; 18.12, 16; 21.15, 18, 21). Mas a maioria das referências aludi ai ouro de qualidade celestial. Será um ouro transparente, de qualidade metafísica, o da cidade do Senhor! Presumivelmente de uma qualidade desconhecida na terra. será um “ouro” celeste, de origem divina. “O ouro é emblema da natureza divina (Jó 22.25), difundido por todo o mundo, por causa da fusibilidade desse metal”. Alguns intérpretes instem aqui em um material literal, mas a maioria deles vê o ouro como símbolo de dignidade, valor, pureza e natureza exaltada do caráter da Noiva. Mas essa opinião não se coaduna com a natureza do argumento principal. Seja como for, importantíssimo aparece aqui, e, evidentemente, refere-se mesmo ao “ouro”, mas de natureza celestial.
 
O ESPÍRITO SANTO ESTARÁ NA TERRA DURANTE A GRANDE TRIBULAÇÃO? NÃO.
Alguns poderiam perguntar: "Como podemos saber quando o ESPÍRITO será tirado?" Cremos que pelas três passagens seguintes fica evidente que isso acontecerá por ocasião do arrebatamento. Jo 14.16,17. Na noite em que foi traído, o Senhor prometeu a Seus discípulos que quando o ESPÍRITO de DEUS viesse para fazer morada na Igreja (Atos 2), isto seria para sempre. Quando a Igreja for chamada para fora deste mundo, no arrebatamento, o ESPÍRITO de DEUS irá junto pois o Senhor disse que Ele (o ESPÍRITO) nunca os deixaria.
Isto também é encontrado no livro de Apocalipse. Nos primeiros três capítulos, quando a Igreja é vista como estando na terra, o ESPÍRITO é encontrado falando constantemente à Igreja. Mas depois do capítulo 4.1,2, quando a Igreja é representada como sendo tirada do mundo, o ESPÍRITO não é mais mencionado até os capítulos 14.13 e 22.17, os quais se passam após a tribulação. Compare também os capítulos 2.7,11,17,29; 3.6,13,22 com o capítulo 13.9 ‑‑ note a evidente ausência de uma menção ao ESPÍRITO.
Isto é visto também tipificado em Gn 24 onde é procurada uma noiva (a Igreja) para Isaque (CRISTO) pelo servo (o ESPÍRITO de DEUS). Assim que a noiva foi assegurada pelo servo, ele a levou ao longo de todo o caminho de volta à casa, a Isaque, que estava aguardando por ela. Assim como o servo voltou para casa com a noiva, também o ESPÍRITO SANTO voltará para o Lar com a Igreja quando o Senhor vier (no arrebatamento). Isto não quer dizer que o ESPÍRITO de DEUS deixará de agir sobre a terra. Ele continuará a fazê‑lo do Seu lugar nos céus, assim como fez nos tempos do Antigo Testamento, vivificando as almas, etc. Mas quando a Igreja for chamada para fora deste mundo, o ESPÍRITO deixará de fazer morada na terra.
CREIO QUE SÓ OS 144 MIL SELADOS E AS DUAS TESTEMUNHAS TERÃO A OPERAÇÃO DO ESPÍRITO SANTO EM SI NESTE PERÍODO. 
 
AJUDA BIBLIOGRÁFICA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Revista Ensinador Cristão - nº 53 - CPAD.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.
GARNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA
CHAMPLIN, R.N. O Novo e o Antigo Testamento Interpretado versículo por Versículo. 
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD.
AS GRANDES DEFESAS DO CRISTIANISMO - CPAD - Jéfferson Magno Costa
O NOVO DICIONÁRIO DA BÍBLIA – Edições Vida Nova – J. D. Douglas
Comentário Bíblico Expositivo - Novo Testamento - Volume I - Warren W. Wiersbe
http://www.gospelbook.net
www.ebdweb.com.br
http://www.escoladominical.net
http://www.portalebd.org.br/
SOTERIOLOGIA - AS GRANDES DOUTRINAS DA BÍBLIA - Pr. Raimundo de Oliveira - CPAD
Comentário Bíblico TT W. W. Wiersbe
Teologia Sistemática Pentecostal - A Doutrina da Salvação - Antonio Gilberto - CPAD
A TENTAÇÃO E A QUEDA - Comentário Neves de Mesquita
Bíblia The Word.
TERMOS BÍBLICOS PARA SALVAÇÃO - BEP - SALVAÇÃO
Teologia Sistemática - Conhecendo as Doutrinas da Bíblia - A Salvação - Myer Pearman - Editora Vida
CRISTOLOGIA - A doutrina de JESUS CRISTO - Esequias Soares - CPAD
Conhecendo as Doutrinas da Bíblia - Myer Pearman - Editora Vida
Dicionário Bíblico Wycliffe - CPAD
Contra o Calvinismo - Roger Olson - Editora Reflexão
Teologia Sistemática de Charles Finney