Figuras da Lição 13 - A Evangelização Integral nesta Última Hora, 3Tr16, Ev Henrique, EBD NA TV
































Lição 13 - A Evangelização Integral nesta Última Hora, 3Tr16, Ev Henrique, EBD NA TV

Lição 13 - A Evangelização Integral nesta Última Hora
3º Trimestre de 2016 - Título: O desafio da evangelização — Obedecendo o ide do Senhor JESUS de levar as Boas-Novas a toda criatura
Comentarista: Claudionor de Andrade 
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
AQUI VOCÊ VÊ PONTOS DIFÍCEIS DA LIÇÃO - POLÊMICOS
 
TEXTO ÁUREO"E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém!" (Mc 16.20).
 

VERDADE PRÁTICAFalemos de CRISTO a todos, em todo tempo e lugar, por todos os meios.
 
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda - At 1.8 O plano-mestre de evangelização
Terça - Mc 15.20 A Grande Comissão
Quarta - At 13.1-4 A igreja missionária
Quinta - At 16.9 A visão missionária
Sexta - Mt 20.1-7 Os ceifeiros da última hora
Sábado - At 28.31 Pregando sem impedimento algum
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Lucas 24.44-53
44 - E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: convinha que se cumprisse tudo o que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos. 45 - Então, abriu-lhes o entendimento para compreenderem as Escrituras. 46 - E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o CRISTO padecesse e, ao terceiro dia, ressuscitasse dos mortos; 47 - e, em seu nome, se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém. 48 - E dessas coisas sois vós testemunhas. 49 - E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. 50 - E levou-os fora, até Betânia; e, levantando as mãos, os abençoou. 51 - E aconteceu que, abençoando-os ele, se apartou deles e foi elevado ao céu. 52 - E, adorando-o eles, tornaram com grande júbilo para Jerusalém. 53 - E estavam sempre no templo, louvando e bendizendo a DEUS. Amém!
 
OBJETIVO GERAL - Ressaltar a importância da evangelização integral nessa última hora.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Mostrar o que é evangelização integral.
Conscientizar da importância do discipulado integral.
Compreender as características da igreja da evangelização integral.
 
INTERAGINDO COM O PROFESSORPrezado professor, com a graça de DEUS chegamos ao final de mais um trimestre. Esperamos que as lições tenham causado um grande despertamento em seus alunos, contribuindo para que a Igreja cumpra a sua missão primordial nessa última hora.
Não precisamos de estratégias mirabolantes para dar cumprimento a nossa missão. Carecemos é de ser obedientes e cheios do poder do ESPÍRITO SANTO. Sem Ele não podemos cumprir a nossa missão de modo integral. Os discípulos de JESUS ficaram na cidade de Jerusalém até que do alto foram revestidos de poder. Depois, eles saíram e alcançaram Samaria, Judeia e os confins da terra, cumprindo com êxito a missão que lhes foi confiada pelo Senhor.
JESUS nos confiou uma importante missão, por isso, não sejamos negligentes, pois ainda existem muitos que precisam ouvir as Boas-Novas e se entregarem a CRISTO. Esses aguardam por você.

PONTO CENTRAL - A evangelização integral consiste na proclamação simultânea do Evangelho em todos os âmbitos.
 
Resumo da Lição 13 - A Evangelização Integral nesta Última Hora
I - O QUE É A EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL
Evangelização integral envolve milagres, pregação, conversão, batismo nas águas, batismo no ESPÍRITO SANTO, ajuda de alimentação. (eu)
1. Evangelização integral.
2. Avivamento e evangelização.
II - DISCIPULADO INTEGRAL
O amor é demosntrado através de ações espirituais, materiais e sociais. (eu)
1. Doutrinação.
2. Integração.
3. Treinamento.
4. Identificação.
III - A IGREJA DA EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL
Divulgação do Evangelho de CRISTO: promoção, comissão e manutenção. Igreja é evangelística e missionária.
1. Promoção.
2. Comissão.
3. Manutenção.
SÍNTESE DO TÓPICO I - A evangelização integral é necessária e requer o revestimento de poder.
SÍNTESE DO TÓPICO II - A evangelização integral deve ser acompanhada do discipulado integral.
SÍNTESE DO TÓPICO III - As principais características da igreja da evangelização integral são: promoção, comissão e manutenção.
 
SUBSÍDIO DIDÁTICO top1Professor, reproduza o quadro abaixo. Utilize-o para mostrar aos alunos o que é evangelização integral. Explique que a evangelização integral vai além do anúncio das Boas-Novas. É preciso ter uma visão integral do homem (corpo, alma e espírito). Conclua enfatizado que a evangelização integral é uma ordenança de JESUS para a sua Igreja.
 
CONHEÇA MAIS top1
*Uma igreja missionária
"Sob a orientação do ESPÍRITO SANTO, a igreja de Antioquia comissiona Barnabé e Paulo como os primeiros missionários oficiais do cristianismo (At 13.1-3). Sua aventura inicial acontece na ilha de Chipre, onde Paulo amaldiçoa um bruxo com cegueira e testemunha a conversão do procônsul romano (vv. 4-12). Em Antioquia da Psídia, Paulo prega primeiramente numa sinagoga judaica, onde sua mensagem sobre JESUS suscita grande interesse (vv. 13-43)". Para conhecer mais, leia Guia do Leitor da Bíblia, CPAD, p. 720.
 
SUBSÍDIO DIDÁTICO top2
Professor, reproduza o quadro abaixo e utilize-o para mostrar aos alunos o que é o discipulado integral. Explique que o novo convertido é alguém que experimentou o novo nascimento. Ninguém pode fazer parte do Reino de DEUS se não nascer de novo (Jo 3.3). Mediante a fé em JESUS, experimentamos uma profunda transformação de vida. Essa mudança radical não é apenas exterior, mas interior. Temos visto que atualmente muitos apresentam um belo exterior, são bem apresentáveis, possuem uma boa oratória, mas interiormente estão cheios de podridão e imundícia. Segundo JESUS, estes são como sepulcros caiados (Mt 23.27). Eles acabam impedindo, devido ao mau testemunho, que muitos entrem no Reino de DEUS e que a Igreja cumpra a sua missão integral.
Aqueles que experimentaram o novo nascimento precisam crescer na graça e no conhecimento de CRISTO; para isso é preciso um discipulado eficiente.

SUBSÍDIO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ top3
"O que é a integração total do novo convertido
Integrar é juntar, incorporar, tornar parte. Quando falamos em integrar o novo-convertido, estamos falando simplesmente disto: fazê-lo parte do corpo visível do Senhor - a igreja local. A sua união ao corpo místico de CRISTO é obra do ESPÍRITO SANTO; cabe-nos, entretanto, a missão de levá-lo pela mão em seus primeiros passos na fé, e de ajudá-lo a ocupar o seu lugar na comunidade dos salvos.
Na maioria das vezes, as igrejas limitam-se a orar pelas pessoas no ato da conversão, quando ela manifesta, de alguma forma, o desejo de receber a JESUS como Salvador. Os cuidados com o novo crente resumem-se a preencher uma ficha com seus dados pessoais, oferecer-lhe, às vezes, um Novo Testamento, e, quando muito, visitá-lo em casa depois de alguns dias.
O novo convertido dá os primeiros passos na vida cristã, já participando dos trabalhos tradicionais da igreja, tentando digerir o 'sólido mantimento' sem antes haver recebido o leite dos 'primeiros rudimentos da palavra de DEUS' (Hb 5.12). Quanto desestímulo e prejuízo esse descaso poderá trazer. A igreja precisa conscientizar-se da importância da integração total do novoconvertido, para que ele não venha a sentir-se excluído ou desmotivado.
A recepção e os primeiros contatos servem para deixá-lo à vontade e despertar nele o interesse em voltar à casa de DEUS. Contudo, o papel da igreja vai além; cabe-lhe promover a integração espiritual eclesiástica, doutrinária, social, emocional e cultural do novo crente, bem como envolvê-lo no serviço cristão. Isto é integração total" (DORETO, Marli; DORETO, Maísa; DORETO, Marta. Manual de Integração do Novo Convertido. 1ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, pp. 19,20 ).
 
PARA REFLETIR - A respeito da evangelização integral, responda: O que é a evangelização integral?
Consiste na proclamação simultânea do Evangelho em todos os âmbitos: local, nacional e transcultural.
Por que a evangelização tem de ser simultânea e global?
Porque JESUS não ordenou aos discípulos evangelizar primeiro Jerusalém, depois a Judeia, em seguida Samaria e, finalmente, os confins da terra. O seu plano-diretor era bem claro e objetivo: "e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judeia e Samaria e até aos confins da terra".
Quais as características da evangelização integral?
Doutrinação, integração, treinamento e identificação.
O que é o discipulado integral?
É quando "a igreja promove a integração espiritual eclesiástica, doutrinária, social, emocional e cultural do novo crente, bem como envolvê-lo no serviço cristão".
O que é uma evangelização autenticamente pentecostal?
É uma evangelização realizada pelos crentes cheios do ESPÍRITO SANTO.
 
CONSULTE
Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 67, p42.
 
Comentários de vários autores com alguma modificações do Ev. Luiz Henrique
Pontos difíceis e polêmicos discutidos durante a semana em nossos grupos de discussão no WhatsApp (minhas conclusões)
 
Resumo rápido da Lição 13 - A Evangelização Integral nesta Última Hora - Ev. Luiz Henrique
  O falso evangelho que é pregado hoje pelas igrejas evangélicas quase não tem produzido.
50% do mundo não conhece JESUS - NO TEMPO DOS APÓSTOLOS, QUANDO SE PREGAVA O LEGÍTIMO E VERDADEIRO EVANGELHO, QUASE 100% DO MUNDO CONHECEU O EVANGELHO EM APENAS UMA GERAÇÃO. (100 ANOS). Não se buscava riquezas e em nada tinham suas vidas como preciosas. (Mas de nada faço questão, nem tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira, e o ministério que recebi do Senhor JESUS, para dar testemunho do evangelho da graça de DEUS. Atos 20:24)
Não existe evangelho legítimo sem Dons. Sem Milagres. Metade do evangelho é manifestação de Dons.
Eu abri 8 igrejas em 2 anos e meio com auxílio dos dons. Aqui no tempo que estive na congregação Ebenézer abrimos 4 congregações e mandamos gente para mais 4.
Será tão difícil entender isso e passarmos a ensinar isso?
Estamos enviando missionários que às vezes nem são batizados no ESPÍRITO SANTO. Praticamente nenhum possui pelo menos um dom. O resultado é raquítico. Enquanto o Reinhard ganha 42 milhões de almas em 20 anos, nós não chegamos com todo o trabalho missionário a 100 mil em 20 anos.
Eu ganhei 700 almas em 2 anos no campo e abri 8 congregações enquanto hoje vemos missionários que foram para o campo a 10 anos ou mais que não ganharam 200 almas. Vamos acordar para buscarmos poder. Para imitarmos JESUS e os apóstolos.
Em Atos dos Apóstolos temos nosso padrão de como trabalharmos para DEUS. Milagres, ajuntamento de pessoas, pregação do evangelho e muita salvação de almas. Esse é o padrão bíblico. O padrão de JESUS e dos Apóstolos.

Os discípulos clamavam por sinais, prodígios e maravilhas, pois sabiam que através deles ganhavam muitas almas.
Agora, pois, ó Senhor, olha para as suas ameaças, e concede aos teus servos que falem com toda a ousadia a tua palavra; Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho JESUS. Atos 4:29,30
Evangelho não é grito, nem teologia e nem retórica - é poder de DEUS.
At 4.33 E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor JESUS, e em todos eles havia abundante graça.
Porque o reino de DEUS não consiste em palavras, mas em poder.1 Coríntios 4:20
 
I - O QUE É A EVANGELIZAÇÃO INTEGRALEvangelização integral envolve milagres, pregação, conversão, batismo nas águas, batismo no ESPÍRITO SANTO, manifestação de dons do ESPÍRITO SANTO, ajuda social de alimentação e vestuário e até moradia.
1. Evangelização integral.
Evangelização integral é o mesmo que dizer: Evangelização que atinge todo o mundo ao mesmo tempo, ou seja, Evangelização que não existe ainda.
A ordem de JESUS era que o evangelho fosse pregado ao mesmo tempo em Jerusalém (cidade toda), Judeia (estado ou país na época - território de Judá), Samaria (Israel do Norte todo, com capital em Samaria), e até os confins do mundo (mundo todo).
 
A preocupação de Paulo era exatamente essa, atingir todo o mundo.
Mas importa que o evangelho seja primeiramente pregado entre todas as nações. Marcos 13:10 - E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15 - Se, na verdade, permanecerdes fundados e firmes na fé, e não vos moverdes da esperança do evangelho que tendes ouvido, o qual foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, estou feito ministro.  Colossenses 1:23
 
Os discípulos em Jerusalém sofreram uma perseguição permitida por DEUS para que saíssem pregando em todas as partes.
E também Saulo consentiu na morte dele. E fez-se naquele dia uma grande perseguição contra a igreja que estava em Jerusalém; e todos foram dispersos pelas terras da Judéia e de Samaria, exceto os apóstolos. Atos 8:1
 
Paulo procurava pregar o evangelho onde JESUS ainda não havia sido pregado.
E desta maneira me esforcei por anunciar o evangelho, não onde CRISTO foi nomeado, para não edificar sobre fundamento alheio; Romanos 15:20
 
É no livro de Atos onde a igreja deve aprender sobre evangelização.
 
2. Avivamento e evangelização.
JESUS disse bem claro que não é para ninguém sair pregando o evangelho sem antes receber o batismo no ESPÍRITO SANTO.
E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder. Lucas 24:49.
 
O batismo no ESPÍRITO SANTO é o revestimento de poder necessário para que o crente pregue o evangelho que JESUS mandou.
O batismo no ESPÍRITO SANTO é o primeiro passo para o recebimento dos dons do ESPÍRITO SANTO que serão necessários para uma excelente evangelização com resultados como os do livro de Atos.
E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que, disse ele, de mim ouvistes.
Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o ESPÍRITO SANTO, não muito depois destes dias.
Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?
E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.
Mas recebereis a virtude do ESPÍRITO SANTO, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra.
Atos 1:4-8
 
Talvez você leitor não tenha lido direito Atos 2. As pessoas se converteram depois de haver uma clara manifestação do ESPÍRITO SANTO - Dom de línguas. Cerca de 3 mil almas (Atos 2.42).
2 mil almas depois de haver um milagre de um aleijado que ficava na porta formosa andar. (Atos 3.12; 4.4)
Em Samaria se convertiam pois viam e ouviam os sinais que Filipe fazia. (Atos 8.6)
A chamada de Paulo para a evangelização aconteceu através de uma manifestação do ESPÍRITO SANTO, uma profecia. (Atos 13.
2 E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o ESPÍRITO SANTO: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado).
Na ilha o pro cônsul se converteu depois de um empregado seu ficar cego, uma clara manifestação do poder do ESPÍRITO SANTO.
Em Jope depois de uma costureira ressuscitar pelo poder do ESPÍRITO SANTO é que a cidade se converteu. (Mas Pedro, fazendo sair a todos, pôs-se de joelhos e orou: e, voltando-se para o corpo, disse: Tabita levanta-te. E ela abriu os olhos, e, vendo a Pedro, assentou-se. E ele, dando-lhe a mão, a levantou e, chamando os santos e as viúvas, apresentou-lha viva. E foi isto notório por toda a Jope, e muitos creram no Senhor. Atos 9:40-42)
Em Filipos depois de uma jovem possessa ser liberta é que muitos se converteram.(At 16.18)
Melhor estudar o livro de Atos.
Esse é o padrão do evangelho legítimo. milagres, sinais e prodígios, depois ajuntamento de multidões, depois conversões em massa, depois batismos.
 
II - DISCIPULADO INTEGRAL
O amor é demonstrado através de ações espirituais, materiais e sociais.
1. Doutrinação.
Primeiro passo na vida do cristão é o batismo nas águas, que deve ser feito o mais rapidamente possível. Assim ensina-nos o livro de Atos. Imediatamente após a conversão o batismo era realizado.
Depois do batismo recebiam instruções ou doutrinas dos apóstolos. eram ensinados em como viverem em união uns com os outros, como não permitir que alguém passasse fome, ou sede, ou frio. eram ensinados a orarem juntos e uns pelos outros.
Eles viam e ouviam os sinais que faziam seus líderes.
Gostavam de ficar juntos e se ajudarem uns aos outros.
Congregavam juntos e ganhavam muitas almas.
 
De sorte que foram batizados os que de bom grado receberam a sua palavra; e naquele dia agregaram-se quase três mil almas, E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações. E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos. E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum. E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister. E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração, Louvando a DEUS, e caindo na graça de todo o povo. E todos os dias acrescentava o Senhor à igreja aqueles que se haviam de salvar. Atos 2:41-47
 
2. Integração.
Integração fala de aceitação de uns para os outros em seu meio. fala de amor familiar. Cada crente é uma pequena pedrinha na construção do edifício de DEUS, a igreja. é preciso que as arestas dessas pedras sejam lapidadas para que não se machuquem uns aos outros. O amor e o perdão devem ser aumentados dia a dia.
1 João 3.23 E o seu mandamento é este: que creiamos no nome de seu Filho JESUS CRISTO, e nos amemos uns aos outros, segundo o seu mandamento.
 
3. Treinamento.
O novo convertido precisa entender e colocar em prática a evangelização. entender para o que foi chamado, ou seja, entender claramente que precisa ganhar almas. precisa produzir para e no reino de DEUS.
Veja que Paulo já começou a pregar imediatamente após sua conversão.
E, tendo comido, ficou confortado. E esteve Saulo alguns dias com os discípulos que estavam em Damasco. E logo nas sinagogas pregava a CRISTO, que este é o Filho de DEUS. E todos os que o ouviam estavam atônitos, e diziam: Não é este o que em Jerusalém perseguia os que invocavam este nome, e para isso veio aqui, para os levar presos aos principais dos sacerdotes? Saulo, porém, se esforçava muito mais, e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que aquele era o CRISTO. Atos 9:19-22
 
4. Identificação.
Os discípulos foram chamados de cristãos porque imitavam CRISTO em tudo.
Na evangelização, nas pregações, os ensinos, nas orações, na ajuda aos necessitados e no poder de DEUS em operação através dos dons de curas e milagres principalmente.
Atos 11.26 E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.
Os verdadeiros discípulos devem se preocupar em como são conhecidos não só na terra, como no céu. Jó era bem conhecido no céu.
Disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a DEUS, e que se desvia do mal. Jó 1:8
 
III - A IGREJA DA EVANGELIZAÇÃO INTEGRAL
Divulgação do Evangelho de CRISTO: promoção, comissão e manutenção. Igreja é evangelística e missionária.
1. Promoção.
Vivemos momentos tristes da igreja. A maioria dos líderes vêem a igreja como uma empresa onde a arrecadação de dízimos e ofertas são para seus próprios investimentos financeiros e empreendimentos.
DEUS não criou a igreja para enricar alguns em detrimento de outros e nem para ser uma grande empresa de capital fácil e sem impostos.
A igreja deve ser um hospital de almas e uma agência missionária.
A igreja não pode ser um fim em si mesma, pois tem um dono e Senhor que lhe ordenou:  
Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15 - Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Mateus 28:19
 
2. Comissão.
Só a igreja tem o dever e a obrigação de escolher, treinar e enviar missionários por todo mundo. Não podemos confiar que o estado faça isso ou que os descrentes façam isso, ou que as seitas façam isso.
Essa é a tarefa magna que foi dada por JESUS, de forma imperativa, á igreja.
Paulo pergunta: Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? [...]" (Rm 10.14.15).
Diga para DEUS como disse Isaías: Eis-me aqui, envia-me a mim. Isaías 6:8b.
 
3. Manutenção.
Quase nada foi realizado ainda pela igreja do século 21. Metade dos povos nunca ouviram o nome de JESUS. Enquanto líderes enriquecem, milhões de vidas são entregues a satanás, milhões perecem sem CRISTO no vale da decisão.
A condição financeira do país está boa - Nada fazem. A condição financeira do país está ruim - Nada fazem.
As igrejas da Macedônia, apesar de pobres, enriqueceram a muitos, sustentando obreiros e missionários (2 Co 8.1-7).
Paulo nos deu exemplo de pobreza ajudando aos que antes eram ricos e nada fizeram em prol do evangelho.
Ora, muitos anos depois, vim trazer à minha nação esmolas e ofertas. Atos 24:17
E os discípulos determinaram mandar, cada um conforme o que pudesse, socorro aos irmãos que habitavam na Judéia. Atos 11:29
 
Conclusão
O Evangelização integral deve atingir a toda criatura pelo avivamento e evangelização. O amor deve ser demonstrado através de ações espirituais, materiais e sociais. A doutrinação dos novos convertidos deve ser urgentemente passada a eles nos primeiros dias de sua fé. A integração desse novo convertido ao serviço da igreja deve ser monitorado e acelerado pela liderança da igreja.
Todo crente deve ser treinamento no serviço de evangelização e  ser identificado no meio em que vive como um legítimo praticante de sua fé cristã.
 
Referências Bibliográficas (outras estão acima)
Dicionário Bíblico Wycliffe. 4.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal, Bíblia de Estudo Almeida. Revista e Atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006, Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico e Grego. Texto bíblico Almeida Revista e Corrigida.
Bíblia de Estudo Pentecostal. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida, com referências e algumas variantes. Revista e Corrigida, Edição de 1995, Flórida- EUA: CPAD, 1999.
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm  -- www.ebdweb.com.br - www.escoladominical.net - www.gospelbook.net - www.portalebd.org.br/  -- http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/alianca.htm
Dicionário Vine antigo e novo testamentos - CPAD, Manual Bíblico Entendendo a Bíblia, CPAD, Dicionário de Referências Bíblicas, CPAD, Hermenêutica Fácil e descomplicada, CPAD, Revistas antigas - CPAD
Silva, Antonio Gilberto da, 1929- A Prática do evangelismo pessoal / Antonio Gilberto da Silva. - Rio de Janeiro : Casa Publicadora das Assembléias de DEUS, 1983.
Lições Bíblicas - 2000 - 3º Trimestre - Evangelismo e Missões - CPAD - Comentarista - Esequias Soares
ESFORÇA-TE PARA GANHAR ALMAS - Orlando Boyer - Editora Vida - ISBN: 857367153X - Ano: 1975
Espada Cortante - Atos: o Evangelho do ESPÍRITO SANTO - Orlando S. Boyer - CPAD, Espada Cortante - João: o Evangelho do Filho de DEUS Orlando S. Boyer - CPAD
Atos - Série Cultura Bíblica - I. Howard Marshall - SOCIEDADE RELIGIOSA EDIÇÕES VIDA NOVA e ASSOCIAÇÃO RELIGIOSA EDITORA MUNDO CRISTÃO,
Rua Antonio Carlos Taconni, 75 e 79, Cidade Dutra, São Paulo-SP, CEP 04810
Os dons Ministeriais - Por A. L. Gill - www.gillministries.com
DE CIDADE EM CIDADE - Elementos para uma teologia bíblica de missão Urbana em Lucas-Atos - Descoberta Editora Ltda - Londrina - PR - Jorge Henrique Barro - 2006
Tesouro de Conhecimentos Biblicos / Emilio Conde. - 2* ed. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de DEUS, 1983
Wiesber, Comentário Bíblico. Editora Geográfica, 2008, Champlin, Comentário Bíblico. Hagnos, 2001, Concordância Exaustiva do Conhecimento Bíblico "The Treasury of Scripture Knowledge"