quarta-feira, 14 de setembro de 2016

Lição 12, A Evangelização Real na Era Digital

Lição 12, A Evangelização Real na Era Digital
3º Trimestre de 2016 - Título: O desafio da evangelização — Obedecendo o ide do Senhor JESUS de levar as Boas-Novas a toda criatura
Comentarista: Claudionor de Andrade 
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
AQUI VOCÊ VÊ PONTOS DIFÍCEIS DA LIÇÃO - POLÊMICOS
 
 
TEXTO ÁUREO
"Então, o Senhor me respondeu e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler o que correndo passa."(Hc 2.2)
 
 
VERDADE PRÁTICA
Na era da informação instantânea, somente o Evangelho Eterno para dar esperança à humanidade.
 
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda - 2Tm 3.6,7 Informação não é garantia de verdade
Terça - Pv 1.7 O verdadeiro conhecimento vem de DEUS
Quarta - Hb 2.4 Virá de DEUS a era da informação total
Quinta - Jó 21.14 Os homens não se interessam pelo conhecimento de DEUS
Sexta - 1Tm 2.4 A salvação traz o conhecimento que liberta
Sábado - Fp 1.9 O amor aumenta o conhecimento
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Tito 2.11-15
11 - Porque a graça de DEUS se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, 12 - ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, justa e piamente,
13 - aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande DEUS e nosso Senhor JESUS CRISTO, 14 - o qual se deu a si mesmo por nós, para nos remir de toda iniquidade e purificar para si um povo seu  especial, zeloso de boas obras.  15 - Fala disto, e exorta, e repreende com toda a autoridade. Ninguém te despreze.
 
OBJETIVO GERAL
Saber que na era da informação instantânea somente o Evangelho para dar esperança à humanidade.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Conscientizar de que existem pecadores digitais que estão nas mãos de um DEUS real.
Mostrar que precisamos estar com as nossas redes consertadas para CRISTO.
Compreender que na era digital a necessidade de evangelização é real.
 
INTERAGINDO COM O PROFESSOR
Vivemos na era da informação e da comunicação, todavia muitos ainda não ouviram nada ou quase nada a respeito do Evangelho de CRISTO. Que venhamos utilizar a tecnologia de forma sábia, contribuindo para a expansão do Reino de DEUS. Muitos, infelizmente, não fazem um uso correto, inteligente das redes sociais, da tecnologia. Esses, em vez de promoveram as Boas-Novas, espalham mentiras e calúnias contra pessoas inocentes, utilizam a tecnologia para cometer adultério.  Saiba que, mesmo que virtual, o pecado é real e leva ao inferno, caso não haja arrependimento. Outros utilizam as redes sociais para fazer marketing pessoal, promovendo seus eventos, suas agendas, seus nomes. Buscam a fama, porém nunca utilizam as redes para apresentar CRISTO aos perdidos.
Alguns crentes têm uma verdadeira aversão às redes sociais, porém elas não são boas ou más; nós é que decidimos de que forma vamos utilizá-las - para a expansão do Reino de DEUS e a glorificação do Pai ou como instrumento de iniquidade.
 
PONTO CENTRAL
Estamos na era digital, mas o pecado da humanidade é real e somente o Evangelho de CRISTO para dar esperança à humanidade.
 
Resumo da Lição 12, A Evangelização Real na Era Digital
I - PECADORES DIGITAIS NAS MÃOS DE UM DEUS REAL
1. Pecados em série.
2. Rede de intrigas.
3. O e-mail fatal.
II - CONSERTANDO A REDE PARA CRISTO
1. Vocação.
2. Mensagem.
3. Habilidade.
III - EVANGELHO REAL PARA PESCADORES DIGITAIS
1. Fator Habacuque.
2. Fator Eliseu.
3. Fator Paulo.
4. Fator Filipe.
 
SÍNTESE DO TÓPICO I - Muitos pecadores digitais estão nas mãos de um DEUS real.
SÍNTESE DO TÓPICO II - JESUS deseja nos usar na evangelização, mas precisamos estar com nossas redes consertadas.
SÍNTESE DO TÓPICO III - Precisamos pregar o Evangelho real para os pecadores digitais.
 
SUBSÍDIO TEOLÓGICO top1
"Fomos chamados para ser diferentes, porque o Senhor é diferente. DEUS se revela como 'santo' (hb. qadosh) , e o aspecto essencial de qadosh é a separação daquilo que é mundano, profano e corriqueiro, e a separação para seus propósitos. Os mandamentos dados a Israel exigiam que fosse mantida a nítida distinção entre as esferas do comum e do sagrado (Lv 10.10). Tal distinção tinha seu impacto sobre o tempo e o espaço (o sábado e o santuário), mas visava ao indivíduo de modo mais relevante. Tendo em vista que DEUS é diferente de qualquer outro ser, todos os que lhe são submissos devem também estar separados - no coração, nas intenções, na devoção e no caráter - para Ele, que é verdadeiramente santo (Êx 15.11).
DEUS, por sua própria natureza, está separado do pecado e da humanidade pecaminosa. A razão por que nós, seres humanos, somos incapazes de nos aproximar de DEUS, em nosso estado de pecado, é porque não somos santos. Na Bíblia, a questão da 'impureza' não está relacionada à higiene, mas à santidade. As marcas da impureza compreende: algo quebrado ou defeituoso, o pecado, a violação da vontade de DEUS, a rebelião e a permanência no pecado" (HORTON, Stanley. Teologia Sistemática: Uma perspectiva pentecostal. 1ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996, p. 139).
 
SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO top2
Professor, aproveite o tema abordado nesse tópico para enfatizar que "o crente, seja ele pastor, evangelista, missionário, escritor, ensinador, diácono, ou apenas membro da igreja, se não estiver ocupado, procurando trazer pessoa a CRISTO, está falhando em seu dever na obra de DEUS (cf. Mt 28.19; Lc 5.10; Jo 15.16)"(Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 1391).
 
CONHEÇA MAIS top2
"Por um homem (8.26-40)
Talvez o dado mais intrigante na história tenha sido a ação de DEUS ao afastar Filipe de uma campanha evangelística efetiva que estava alcançando centenas e levando-o a testemunhar a um único indivíduo. Jamais nos esqueçamos de que para DEUS toda pessoa é importante. Nosso testemunho a uma única pessoa é tão importante como o evangelismo em massa, destinado a alcançar a milhares." Para conhecer mais, leia Guia do Leitor da Bíblia, CPAD, p. 715.
 
SUBSÍDIO VIDA CRISTÃ top3"O ministério de CRISTO foi voltado integralmente para os pecadores. Certa feita, JESUS foi criticado porque se alimentava com pecadores e retrucou os seus acusadores: 'Os sãos não necessitam de médico, mas sim os que estão doentes; eu não vim chamar os justos, mas sim os pecadores' (Mc 2.17). Todo pecador tem a oportunidade de reatar a sua comunhão com DEUS. JESUS foi enviado pelo Pai a fim de atuar como intermediário entre os homens e o Criador e trabalhar em nossa reconciliação.
Já ouvi algumas pessoas dizerem que se acham muito pecadoras, pois já cometeram muitos pecados. Costumo dizer: 'Para você que se considera um pecador, existe um grande Salvador, JESUS CRISTO'. Você já pensou o que poderíamos fazer com um homem que ameaçava seus semelhantes, agredia, conduzia seus oponentes para a prisão e chegou a participar de crimes? Talvez você pense que este homem de quem estou falando tem características de um terrorista, por isso merece o cárcere. Pois bem, este homem é um personagem real que tem sua história registrada na Bíblia e ele se chamava Saulo, da cidade de Tarso.
Certo dia, Saulo viajava para uma região com o propósito de perseguir os cristãos por lá, e o Senhor JESUS se revelou para ele. Foi na estrada para Damasco que este homem teve o encontro mais importante de sua vida.
Outro exemplo foi o do rei Davi, que ordenou a morte de Urias, soldado a seu serviço, a fim de encobrir o pecado de adultério que havia cometido com a sua esposa Bate-Seba, mas ele reconheceu seu pecado e confessou o seu erro, e DEUS o perdoou. Davi sofreu as terríveis consequências de seu erro, mas foi perdoado pelo seu arrependimento sincero.
A Bíblia afirma que 'o que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia' (Pv 28.13)" (WELLINGTON, José. Há Perdão em CRISTO para o Pecador Arrependido. CPAD News. Rio de Janeiro, agosto, 2013. Disponível em: < http://www.cpadnews.com.br/blog/josewellington>. Acesso em: 7/04/2016).

PARA REFLETIR - A respeito da evangelização na era digital, responda:
O que caracteriza a era da informação?
Informação acessível e em tempo real.
Cite alguns aspectos do pecado na era digital.Pecados em série, rede de intrigas e e-mail fatal.
Como deve ser o evangelista na era digital?O evangelista deve ser alguém que, além da vocação, da mensagem e habilidades específicas, deve saber como manusear um site ou um blog. Em suma, ele deve saber usar a rede e consertá-la para que seu trabalho seja frutífero.
Cite algumas das características da evangelização na Internet.A mensagem de evangelização pela Internet há de ser clara, breve e objetiva.
O que é o fator Habacuque?É a evangelização na internet de forma direta e incisiva.
 
CONSULTE - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 67, p42.
 
 
Comentários de vários autores com alguma modificações do Ev. Luiz Henrique
Pontos difíceis e polêmicos discutidos durante a semana em nossos grupos de discussão no WhatsApp (minhas conclusões)
 
Resumo rápido da Lição 12, A Evangelização Real na Era Digital
Introdução
Nunca o homem foi tão dependente da tecnologia como hoje em dia. já se acredita que no ocidente o ser humano passa mais da metade de seu tempo envolvido com a internet ou algum outro meio digital. Diante de tal situação, o que podemos fazer para evangelizar essas pessoas? Se elas estão lá na internet ou na TV, como podemos alcançá-las com o evangelho de nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO?
Estamos na era digital. Dependemos de nossos dedos.
O que vem a ser a palavra digital?Um sistema digital é um conjunto de dispositivos de transmissão, processamento ou armazenamento de sinais digitais que usam valores discretos (descontínuos). A palavra digital tem origem no latim digitus (palavra latina para dedo), uma vez que os dedos eram usados para contagem discreta. O seu uso é mais comum em computação e eletrônica, sobretudo onde a informação real é convertida na forma numérica binária como no som digital ou na fotografia digital.
Pode ser dita como: uma representação da informação de forma abstrata (intocável), a qual pode ser manipulada por meio de dispositivos digitais, ou a forma de representação por valores lógicos e exatos, de qualquer tipo de dado. (https://pt.wikipedia.org/wiki/Dados_digitais acesso em 14-09-16)
Computadores, smartphones e tablets são nosso campo missionário mais promissor neste mundo digital.
 
O que é uma rede social?
Rede Social é uma estrutura social composta por pessoas ou organizações, conectadas por um ou vários tipos de relações, que compartilham valores e objetivos comuns. Uma das fundamentais características na definição das redes é a sua abertura, possibilitando relacionamentos horizontais e não hierárquicos entre os participantes. "Redes não são, portanto, apenas uma outra forma de estrutura, mas quase uma não estrutura, no sentido de que parte de sua força está na habilidade de se fazer e desfazer rapidamente."
Muito embora um dos princípios da rede seja sua abertura e porosidade, por ser uma ligação social, a conexão fundamental entre as pessoas se dá através da identidade.Os limites das redes não são limites de separação, mas limites de identidade. (...) Não é um limite físico, mas um limite de expectativas, de confiança e lealdade, o qual é permanentemente mantido e renegociado pela rede de comunicações
As redes sociais online podem operar em diferentes níveis, como, por exemplo, redes de relacionamentos (Facebook,Twitter, Instagram, Google+, Youtube, MySpace, Badoo), redes profissionais (Linkedin), redes comunitárias (redes sociais em bairros ou cidades), redes políticas, redes militares, dentre outras, e permitem analisar a forma como as organizações desenvolvem a sua atividade, como os indivíduos alcançam os seus objetivos ou medir o capital social – o valor que os indivíduos obtêm da rede social.
(https://pt.wikipedia.org/wiki/Rede_social Acesso em 14-09-16)
 
 
I - PECADORES DIGITAIS NAS MÃOS DE UM DEUS REAL
1. Pecados em série.
Davi, certa vez, ao invés de ir à guerra com os seus homens, resolveu ficar no palácio. A hora da ociosidade é a hora do descuido, é a hora da falta de vigilância. é quando muitos se perdem em pecados pela rede de computadores. casamentos desfeitos, inimizades, fofocas, intrigas, calúnias, masturbação, sexo explícito, jogos macabros, filmes aterrorizantes, mini séries viciantes, esses são alguns resultados dessa rede digital. Precisamos alcançar essas pessoas com o evangelho. Para isso precisamos produzir sites que chamem a atenção desses curiosos virtuais e que lhes prenda a atenção com algo que vai levar-lhes à salvação. Eles devem conhecer a Verdade para que esta mesma Verdade os liberte do poder do pecado virtual. JESUS é a Verdade.
 
2. Rede de intrigas.
Ammon, filho de Davi, utilizou-se de uma rede sofisticada de relacionamentos a fim de seduzir sua meia irmã, Tamar (2 Sm 13.1-14). O Facebook e o Whatsapp têm sido usados largamente como rede de fofocas e intrigas, como meios de atração fatal na vida de muitos desavisados. Casamentos são desfeitos pelas paixões falsas que a rede propicia. Casamentos destrutivos também são marcados e realizados através da mesma rede. Todos são perfeitos na rede. A informação está na rede, é só acessá-la e se declarar perfeito para a pessoa a quem se quer atrair. O adultério na rede leva ao adultério na prática. O namoro virtual se torna namoro real. Depois se descobre que tudo era irreal, uma fantasia, uma mentira. temos que ajudar essas pessoas para que não sejam mais enganadas. JESUS está voltando e não serão arrebatados aqueles que estão a pecar virtualmente. JESUS disse que só de olhar com a intenção no coração, já seria adultério. imagine o pecado que se está cometendo pelas redes sociais! Evangelizemos essas pobres almas acorrentadas digitalmente.
 
3. O e-mail fatal.
A fim de encobrir o seu pecado, Davi escreveu uma carta a Joabe, na qual arquitetava a morte de Urias, marido de Bate-Seba. O correio eletrônico, o e-mail, veio para nos ajudar a nos comunicar e passar documentos, fotos, vídeos para distâncias que antes teríamos que percorrer por meses para lá chegarmos com nossas cartas.Veio para nos ajudar, mas também está sendo utilizado para destruir vidas. Usemos esse importante meio de correspondência para divulgarmos o evangelho. Um só e-mail pode atingir centenas e até milhares de pessoas com a mensagem de salvação. Quando passar uma mensagem de e-mail seja objetivo e claro nesta mensagem. Sintetize a mensagem e a torne acessível a todos os destinatários. Fotos e vídeos podem servir de atração à mensagem, mas sem exagero.
 
II - CONSERTANDO A REDE PARA CRISTO
Tiago e João estavam no barco, junto com o seu pai, Zebedeu, consertando as redes, quando foram chamados por JESUS (Mc 1.19,20).
Precisamos lavar a rede que usamos. Somente a Palavra de DEUS pode lavar a rede de internet. Sua rede está limpa? Cuidado com o que publica nas redes sociais. Compartilhe JESUS com a s pessoas, Não há nada mais importante do que JESUS.
 
1. Vocação. Falar de CRISTO através da Internet é um ministério que exige vocação. A vocação vem com o desejo de evangelizar. DEUS pode fazer de você um evangelista virtual. É só pedir e crer, JESUS vai lhe ajudar. O ESPÍRITO SANTO vai capacitá-lo. Precisamos de sites modernos e bem elaborados para nossos dias. Use o talento que DEUS lhe está conferindo. Existem muitos sites que são como sepulcros caiados, lindos e bem estruturados, mas seu conteúdo é cheio de vírus doutrinário. Até as livrarias evangélicas estão cheias de livros bons, mas recheadas de livros que são verdadeiros lixos doutrinários e anti pentecostais. As músicas digitais estão no mesmo estilo, colocam o nome de Deus só para disfarçar. Na Internet, tanto a rede quanto o anzol são indispensáveis (Mt 17.27; Jo 21.11). Devemos evangelizar muitas pessoas de uma só vez como no Facebook e nos grupos do Whatsapp, mas também temos que evangelizar de pessoa a pessoa como no Whatsapp individual Quem é vocacionado a evangelizar pela internet precisa ter uma mensagem bem definida: o evangelho puro e simples de cristo (1 Co 2.2).
 
2. Mensagem.
A mensagem que o mundo precisa e deve ouvir é bem simples: O evangelho de JESUS CRISTO. JESUS salva, cura, liberta e vem nos buscar para morarmos eternamente com ELE. Nada de enfeites, de palavras no original ou de discussões tolas. Apenas isso que o mundo precisa ouvir: JESUS salva, cura, liberta e vem nos buscar para morarmos eternamente com ELE.
 
3. Habilidade.
Vocação, Mensagem, Habilidade. A habilidade para se fazer um site depende de Web Design. O Web Design é uma extensão da prática do design gráfico, onde o foco do projeto é a criação de web sites e documentos disponíveis no ambiente da World Wide Web. O web design tende à multidisciplinaridade, uma vez que a construção de páginas web requer subsídios de diversas áreas técnicas, além do design propriamente dito. Áreas como a arquitetura da informação, programação, ergonomia,[1]usabilidade, acessibilidade entre outros. A preocupação fundamental do web designer é agregar os conceitos de usabilidade com o planejamento da pessoa em destaque interface, garantindo que o usuário final atinja seus objetivos de forma agradável e intuitiva.
Se você não possui essa habilidade pode contratar quem tem ou, se não possui condição financeira para tal, simplesmente tente você mesmo com toda sua falta de técnica, construir um site para ajudar aos outros e depois vá corrigindo os erros e pedindo a alguém para ajudar.
 
III - EVANGELHO REAL PARA PESCADORES DIGITAIS
A evangelização dos pecadores digitais, para ser bem-sucedida, tem de levar em conta alguns fatores.  1. Fator Habacuque. Hc 2.2 Então o Senhor me respondeu, e disse: Escreve a visão e torna-a bem legível sobre tábuas, para que a possa ler quem passa correndo. As pessoas, mesmo que passando correndo por um local, devem conseguir ler e entender a mensagem que está sendo passada ali. Assim, os que passam pelos sites procurando alguma distração ou novidade, devem acolher a mensagem do evangelho quando passarem por nossos sites. Sempre tenha ali alguma coisa que chame a atenção do passante virtual. é importante se cadastrar, por exemplo no Google, para que na busca que a maioria dos que acessam a internet fazem, descubram seu site. Coloque legendas de vários assuntos relacionados com seu site e com a salvação em JESUS. Quando fizer um vídeo sobre DEUS, sempre se lembre de colocar um convite à salvação. Coloque ali uma oração pelos que acessam. Isso pode salvar uma vida. Seja canal de bênção.
 
2. Fator Eliseu.
1 Reis 17:24 Então a mulher disse a Elias: Nisto conheço agora que tu és homem de Deus, e que a palavra do Senhor na tua boca é verdade.
2 Rs 4.9 E ela disse a seu marido: Eis que tenho observado que este que sempre passa por nós é um santo homem de Deus.
Elias e Eliseu eram conhecidos como homens de DEUS. Como você é conhecido nas redes sociais pelos verdadeiros servos de DEUS? O piadista? O político? O fofoqueiro? O adúltero? O comentarista de esportes? O noveleiro? - DEUS nos livre de sermos um dia conhecidos assim. Nas redes sociais precisamos ser homens de DEUS, fazendo a obra de DEUS.
 
3. Fator Paulo.
Chegando a Atenas, Paulo encontrou um ponto de contato evangelístico, ao deparar-se com o altar dedicado ao DEUS Desconhecido (At 17.23). Paulo levou seus ouvintes ao DEUS verdadeiro e lhes falou do meio de se chegarem a esse DEUS - JESUS.
Precisamos estar atualizados sobre os acontecimentos gerais e mais importantes que ocorrem no mundo. para isso basta acessar as últimas notícias importantes na internet. Esses acontecimentos devem se tornar nosso ponto de contato com as outras pessoas.
JESUS usava acontecimentos pontos de contato.
Lucas 13:4 E aqueles dezoito, sobre os quais caiu a torre de Siloé e os matou, cuidais que foram mais culpados do que todos quantos homens habitam em Jerusalém?
A partir de um ponto de contato, como uma notícia importante podemos levar nossa conversa até JESUS.
 
4. Fator Filipe.
Ao ouvir que o oficial de Candace, rainha dos etíopes, lia o profeta Isaías, Filipe não perdeu tempo com uma abordagem sutil. Filipe levou o etíope à salvação usando Isaías 53. Como conseguiu? Usando habilmente as escrituras e sua revelação.
Para ajudarmos as pessoas pela internet precisamos ser rápidos nas respostas e para isso devemos estar cheios desta Palavra e movidos pelo ESPÍRITO SANTO.
muitas são as heresias espalhadas pela internet. Precisamos estar prontos para responder a cada um de acordo com sua necessidade. Para isso devemos ler a Bíblia todos os dias, oramos todos os dias, jejuarmos e mantermos intima comunhão com DEUS.
O coração do justo medita no que há de responder, mas a boca dos ímpios jorra coisas más.
Provérbios 15:28 Sê sábio, filho meu, e alegra o meu coração, para que tenha alguma coisa que responder àquele que me desprezar.
Provérbios 27:11 A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um. Colossenses 4:6
 
CONCLUSÃO
Mostremos aos pecadores digitais que DEUS está vendo e ouvindo tudo o que é transmitido pelos meios digitais e virtuais e que um dia pedirá conta a cada um de nós por isso.
Temos que ter cuidado com o tempo gasto nas redes sociais pela internet e o que estamos aproveitando desse tempo para nossa vida espiritual. Devemos evitar fofocas, intrigas, imagens e filmes sensuais, bem como jogos. Nossos e-mail devem ser objetivos e claros com uma mensagem edificante para nossos destinatários. JESUS é sempre assunto de valor imensurável. Se temos uma vocação para as redes sociais devemos aproveitar nossos chamado para transmitirmos a CRISTO. Compartilhemos JESUS e sua salvação com todos usando uma mensagem de amor e de salvação e sejamos habilidosos para tornarmos atraente ao evangelho a todos. Nossas mensagens e sites devem conter uma mensagem que prenda a atenção do passante virtual. Devemos ser conhecidos por nossa fé em DEUS. usemos de sabedoria para mantermos contato com as pessoas que necessitam de salvação. Leiamos a bíblia, oremos mais, jejuemos mais, busquemos mais a comunhão com DEUS para podermos ajudar os pecadores digitais e virtuais a se encontrarem com CRISTO e serem salvos.
LEMBREMO-NOS DE QUE A REDE É VIRTUAL, É DIGITAL, MAS NOSSO DEUS É REAL.
 
Referências Bibliográficas (outras estão acima)
Dicionário Bíblico Wycliffe. 4.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal, Bíblia de Estudo Almeida. Revista e Atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006, Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico e Grego. Texto bíblico Almeida Revista e Corrigida.
Bíblia de Estudo Pentecostal. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida, com referências e algumas variantes. Revista e Corrigida, Edição de 1995, Flórida- EUA: CPAD, 1999.
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm  -- www.ebdweb.com.br - www.escoladominical.net - www.gospelbook.net - www.portalebd.org.br/  -- http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/alianca.htm
Dicionário Vine antigo e novo testamentos - CPAD, Manual Bíblico Entendendo a Bíblia, CPAD, Dicionário de Referências Bíblicas, CPAD, Hermenêutica Fácil e descomplicada, CPAD, Revistas antigas - CPAD
Silva, Antonio Gilberto da, 1929- A Prática do evangelismo pessoal / Antonio Gilberto da Silva. - Rio de Janeiro : Casa Publicadora das Assembléias de DEUS, 1983.
Lições Bíblicas - 2000 - 3º Trimestre - Evangelismo e Missões - CPAD - Comentarista - Esequias Soares
ESFORÇA-TE PARA GANHAR ALMAS - Orlando Boyer - Editora Vida - ISBN: 857367153X - Ano: 1975
Espada Cortante - Atos: o Evangelho do ESPÍRITO SANTO - Orlando S. Boyer - CPAD, Espada Cortante - João: o Evangelho do Filho de DEUS Orlando S. Boyer - CPAD
Atos - Série Cultura Bíblica - I. Howard Marshall - SOCIEDADE RELIGIOSA EDIÇÕES VIDA NOVA e ASSOCIAÇÃO RELIGIOSA EDITORA MUNDO CRISTÃO,
Rua Antonio Carlos Taconni, 75 e 79, Cidade Dutra, São Paulo-SP, CEP 04810
Os dons Ministeriais - Por A. L. Gill - www.gillministries.com
DE CIDADE EM CIDADE - Elementos para uma teologia bíblica de missão Urbana em Lucas-Atos - Descoberta Editora Ltda - Londrina - PR - Jorge Henrique Barro - 2006
Tesouro de Conhecimentos Biblicos / Emilio Conde. - 2* ed. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de DEUS, 1983
Wiesber, Comentário Bíblico. Editora Geográfica, 2008, Champlin, Comentário Bíblico. Hagnos, 2001, Concordância Exaustiva do Conhecimento Bíblico "The Treasury of Scripture Knowledge"