Lição 7 - O ministério de Profeta, Ev Henrique, questionário

III – DISCERNINDO O VERDADEIRO PROFETA DO FALSO
CARACTERÍSTICAS DO VERDADEIRO PROFETA
Deus vale-se de homens ou mulheres, para usá-los em mensagens proféticas. No Antigo ou em o Novo Testamento, através de profetas ministrosa mensagem de Deus é transmitida para sua igreja, com fins proveitosos.
1) Ele só diz o que ouve da parte de Deus. O verdadeiro profeta fala a verdade de Deus, na mensagem que transmite. O profeta verdadeiro não transmite mensagem de sua mente, para agradar ou desagradar, propositadamente. Ele fala a Palavra de Deus “com verdade”.
O profeta Ágabo previu seca para todo o mundo e previu que Paulo ia ser amarrado, preso e entregue aos gentios. As mensagens desse profeta foram verdadeiras e se cumpriram cabalmente. (Atos 11.27; 21.10).
2) Há evidências da confirmação de Deus. O verdadeiro profeta é confirmado por Deus. Sua mensagem é autenticada pelo Espírito Santo, e merece credibilidade.
E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César.

Atos 11:28
E, levantando-se um deles, por nome Ágabo, dava a entender pelo Espírito, que haveria uma grande fome em todo o mundo, e isso aconteceu no tempo de Cláudio César. Atos 11:28
E aconteceu que, três dias depois, Paulo convocou os principais dos judeus, e, juntos eles, lhes disse: Homens irmãos, não havendo eu feito nada contra o povo, ou contra os ritos paternos, vim contudo preso desde Jerusalém, entregue nas mãos dos romanos; Atos 28:17.
3) Tem revelação e discernimento de Deus.
E isto fez ela por muitos dias. Mas Paulo, perturbado, voltou-se e disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, te mando que saias dela. E na mesma hora saiu. Atos 16:18.
4) O profeta não é insubstituível.
E alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão.
E Barnabé aconselhava que tomassem consigo a João, chamado Marcos.
Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra.
E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre.
E Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça de Deus.

Atos 15:36-40
Paulo troca o profeta Barnabé pelo profeta Silas. Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra. E tal contenda houve entre eles, que se apartaram um do outro. Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre. E Paulo, tendo escolhido a Silas, partiu, encomendado pelos irmãos à graça de Deus. Atos 15:38-40.
Elinaldo Renovato. Dons espirituais & Ministeriais Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário. Editora CPAD. pag. 89-90.
Observação minha - Ev. Luiz Henrique - Troquei os exemplos do AT pelos do NT.
 
 
2. Pelos frutos os conhecereis.
CARACTERÍSTICA DO FALSO PROFETA
1) Ele não tem mensagem de Deus. No Antigo Testamento, o falso profeta era aquele que entregava mensagem do seu coração, para agradar a alguém, ou para fazer oposição. (2 Cr 18.4,5; 27-34); no segundo caso, há o exemplo da falsa profetisa Noadias e outros profetas, que foram subornados para atemorizar Neemias, na reconstrução dos muros de Jerusalém (Ne 6.13,14).
2) Ele desvia o povo dos caminhos do Senhor. O falso profeta desenvolve capacidade carnal ou diabólica para enganar os servos de Deus. (Dt 13.1-5).
3) O falso profeta é soberbo. Sua palavra, “em nome do Senhor”, não se cumpre. (Dt 18.21, 22). A experiência mostra, ao longo do tempo, quantos profetas e profetisas orgulhosos se levantam, no meio da igreja local. (1 Ts 5.13; Hb 13.17).
4) Os falsos profetas são como “lobos devoradores Jesus Cristo, no Sermão do Monte, fez um alerta de grande significado para sua Igreja. Ele advertiu seus seguidores contra os falsos profetas. “Acautelai- vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos? Assim, toda árvore boa produz bons frutos, e toda árvore má produz frutos maus” (Ver Mt 7.15-19).
5) Os falsos profetas vivem na iniquidade. Em seu Sermão, Jesus disse que “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus” (Mt 7.21).
Por isso, Jesus disse: “Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome?” (Mt 7.22). E alegarão que expulsaram demônios e fizeram “muitas maravilhas”. Mas ouvirão de Jesus: “E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade” (Mt 7.23).
Elinaldo Renovato. Dons espirituais & Ministeriais Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário. Editora CPAD. pag. 91-92.
 
JESUS ENSINA SOBRE OS FRUTOS NA VIDA DAS PESSOAS
Mt 7.15 O Antigo Testamento menciona frequentemente os falsos profetas (veja 2 Rs 3.13; Is 44.25; Jr 23.16; Ez 13.2,3; Mq 3.5; Zc 13.2). Os falsos profetas afirmavam receber mensagens de Deus, mas só profetizavam o que o rei e as pessoas queriam ouvir. Os falsos mestres também são tão comuns atualmente, quanto o foram naquela época. Jesus disse que devemos ter cuidado com aqueles cujas palavras podem parecer religiosas, mas que estão motivados pelo dinheiro, pela fama ou pelo poder.
 
Mt 7.20 Mencionando 7.16, isto é, o método para discernir os falsos profetas, Jesus explicou que a maneira de identificar uma árvore ou uma pessoa é o tipo de fruto que ela produz. Os bons mestres exibem consistentemente um bom comportamento e um elevado caráter moral quando procuram praticar as verdades das Escrituras.
Comentário do Novo Testamento Aplicação Pessoal. Editora CPAD. pag. 53-54.
 
As duas árvores (vv. 15-20). Esta ilustração mostra que a verdadeira fé em Cristo transforma a vida e produz frutos para a glória de Deus. Tudo na natureza se reproduz segundo sua espécie, e o mesmo princípio também vale para o reino espiritual. O bom fruto vem de uma boa árvore, enquanto o fruto ruim vem de uma árvore ruim. A árvore que produz frutos podres será cortada e lançada no fogo. "Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis" (Mt 7:20).
Eis o segundo teste: Minha decisão por Cristo mudou minha vida? Os falsos profetas que ensinam doutrinas falsas só podem produzir falsa justiça (ver At 20:29). Seus frutos (o resultado de seu ministério) são falsos e não duram. Eles mesmos são falsos; quanto mais perto chegamos, mais vemos a falsidade de sua vida e de suas doutrinas. Exaltam a si mesmos, não a Jesus Cristo, e em vez de edificar as pessoas, procuram explorá-las. O que acredita em falsas doutrinas ou segue um falso profeta nunca experimentará mudança de vida. Infelizmente, alguns só percebem isso quando é tarde demais.
WIERSBE. Warren W. Comentário Bíblico Expositivo. N.T. Vol. I. Editora Central Gospel. pag. 36.
 
3. Ainda sobre o falso profeta.
O CASTIGO DOS FALSOS PROFETAS
Era assim, no Antigo Testamento: “E aquele profeta ou sonhador de sonhos morrerá, pois falou rebeldia contra o Senhor, vosso Deus, que vos tirou da terra do Egito e vos resgatou da casa da servidão, para vos apartar do caminho que vos ordenou o Senhor, vosso Deus, para andardes nele; assim, tirarás o mal do meio de ti (Dt 13.5)”. A responsabilidade e o prestígio de um profeta, no Antigo Testamento, era muito grande. O povo o respeitava como sendo um verdadeiro arauto, que falava em nome de Deus. Sua palavra profética era considerada Palavra de Deus. No Novo Testamento, não é diferente. Daí, porque o castigo era severo contra os falsos profetas.
Elinaldo Renovato. Dons espirituais & Ministeriais Servindo a Deus e aos homens com poder extraordinário. Editora CPAD. pag. 92-93.
 
OS FALSOS PROFETAS. Há numerosas referências no AT aos falsos profetas. Por exemplo: quatrocentos falsos profetas foram reunidos pelo rei Acabe (2Cr 18.4-7); um espírito mentiroso achava-se na boca deles (2Cr 18.18-22). Segundo o AT, o profeta era considerado falso quando:
(1) se desviasse as pessoas do Deus verdadeiro para alguma forma de idolatria (Dt 13.1-5);
(2) se praticasse adivinhação, astrologia, feitiçaria, bruxaria e coisas semelhantes (ver Dt 18.10,11);
(3) se suas profecias contrariassem as Escrituras (Dt 13.1-5);
(4) se não denunciasse os pecados do povo (Jr 23.9-18); ou
(5) se predissesse coisas específicas que não cumprissem (Dt 18.20-22).
No NT, o profeta é um dos cinco dons ministeriais da igreja.
(Bíblia de Estudos Pentecostal - CPAD - CD)
 
ELABORADO: Pb Alessandro Silva com comentários extras do Ev. Henrique.
 
Questionário da Lição 7 - O ministério de Profeta
Responda conforme a revista da CPAD do 2º Trimestre de 2014 - Para jovens e adultos
Tema: Dons Espirituais e Ministeriais - Servindo a DEUS e aos homens com poder extraordinário
Complete os espaços vazios e marque com "V "as respostas verdadeiras e com "F "as falsas
 
 
TEXTO ÁUREO
1- Complete
“E a uns pôs DEUS na ______________________________, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar, ________________________________, em terceiro, doutores, depois, milagres, depois, dons de curar, socorros, ______________________________, variedades de línguas” (1 Co 12.28).
 
VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
O ministério de ______________________________ é fundamental para a ______________________________ de CRISTO nos _______________________________ atuais.
 
I - O PROFETA DO ANTIGO TESTAMENTO
3- Qual o Conceito de profeta no AT?
(    ) Quando DEUS levantava um profeta, designava-o a falar para somente a nação israelita.
(    ) O profeta do Antigo Testamento era a pessoa incumbida para falar em nome de DEUS. O Altíssimo fazia dele o seu porta-voz, um embaixador que representava os interesses do reino divino na Terra.
(    ) Quando DEUS levantava um profeta, designava-o a falar para toda a nação israelita, e até mesmo a povos ou nações estranhas.
(    ) Ao longo de toda a história veterotestamentária o Senhor levantou homens e mulheres para profetizarem em seu nome.
(    ) Alguns profetas foram: Samuel, o último dos juízes, Elias e Eliseu), a profetisa Hulda e muitos outros, como os profetas literários Isaías, Jeremias e Daniel.
 
4- Como era o ofício de profeta no AT?
(    ) Num primeiro momento, o profeta exercia um importante papel de inquilino do palácio real.
(    ) Através da inspiração divina o profeta recebia uma revelação que desvendava o oculto, anunciava juízos, emitia conselhos e advertências divinas.
(    ) Expressões como “veio a mim a palavra do Senhor” e “assim diz o Senhor” eram fórmulas usuais para o profeta começar a mensagem divina.
(    ) Símbolos e visões também eram formas de DEUS falar através dos profetas ao seu povo.
(    ) Num primeiro momento, o profeta exercia um importante papel de conselheiro no palácio real.
(    ) Após a divisão do reino de Israel, o profeta passou a ser perseguido, pois sua profecia confrontava diretamente a prepotência da nobreza, a dissimulação dos sacerdotes e a injustiça social.
 
5- O que era o profetismo?
(    ) De acordo com o Dicionário Teológico (CPAD), o profetismo foi um movimento que surgiu no período aproximado do século VIII a.C. tanto em Israel quanto em Judá.
(    ) De acordo com o Dicionário Teológico (CPAD), o profetismo foi um movimento que surgiu no período aproximado do século X a.C. tanto em Israel quanto em Judá.
(    ) O objetivo desse movimento era “restaurar o monoteísmo hebreu”, “combater a idolatria”, “denunciar as injustiças sociais”, “proclamar o Dia do Senhor” e “reavivar a esperança messiânica”.
(    ) Foi nesse tempo que os verdadeiros profetas em Israel foram cruelmente surrados, presos e mortos.
 
II- 0 PROFETA EM O NOVO TESTAMENTO
6- Qual a importância do termo “profeta” em o Novo Testamento?
(    ) Como já vimos, em Efésios 4.11 são mencionados cinco ministérios que exerciam papéis fundamentais na liderança da Igreja Antiga: apóstolo, profeta, evangelista, pastor e doutor.
(    ) Não por acaso, o termo “profeta” aparece na primeira posição da lista apresentada em 1 Coríntios 12.28; Efésios 4.11.
(    ) Não por acaso, o termo “profeta” aparece na segunda posição da lista apresentada em 1 Coríntios 12.28; Efésios 4.11.
(    ) O profeta é identificado três vezes na epístola aos Efésios como alguém que acompanhava os apóstolos.
(    ) A Bíblia afirma que os “concidadãos dos Santos e da família de DEUS estão edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas [...]”.
(    ) Aqui, a Bíblia denota a importância do ministério de profeta na liderança da Igreja do primeiro século.
 
7- Como é o ofício do profeta neotestamentário?
(    ) Por causa da mensagem de justiça que o profeta apresenta em tempos de apostasia e confusão espiritual, inclusive na igreja,ele sempre foi muito querido e amado por todos.
(    ) De acordo com o Comentário Bíblico Pentecostal Novo Testamento, o profeta neotestamentário era dotado por DEUS para receber e mediar diretamente a Palavra do Altíssimo.
(    ) Apesar de ele algumas vezes predizer o futuro, conforme instrui-nos a Bíblia de Estudo Pentecostal seu ofício consiste em proclamar e interpretar a Palavra de DEUS, por vocação divina, com vistas à admoestação, exortação, ânimo, consolação e edificação da igreja.
(    ) “Era dever do profeta do NT, assim como para o do AT, desmascarar o pecado, proclamar a justiça, advertir do juízo vindouro e combater o mundanismo e frieza espiritual entre o povo de DEUS.
(    ) Por causa da mensagem de justiça que o profeta apresenta em tempos de apostasia e confusão espiritual, inclusive na igreja, não há outro jeito: ele fatalmente será rejeitado e perseguido por muitos.
 
8- Qual o objetivo do dom ministerial de profeta no NT?
(    ) Para que a função de profeta seja sempre para edificação da igreja, os profetas do Senhor devem desempenhar suas funções sempre orientados pelos pastores e líderes da igreja.
(    ) A função do profeta do Novo Testamento é apresentada por Paulo no mesmo bloco de versículos em que ele menciona os cinco ministérios em Efésios.
(    ) O profeta é chamado por DEUS a levar a igreja de CRISTO a uma plena maturidade cristã, pois como um organismo vivo, a Igreja, o Corpo de CRISTO, deve desenvolver-se para a edificação em amor.
(    ) Para que tal seja uma realidade, os profetas do Senhor devem desempenhar suas funções, capacitados e dirigidos pelo ESPÍRITO SANTO.
 
III – DISCERNINDO O VERDADEIRO PROFETA DO FALSO
9- Dentro dos termos Simplicidade e arrogância, complete:
Duas características do verdadeiro profeta são a ______________________________ e o amor. Ainda que a Palavra seja de ______________________________, o coração do profeta transborda de amor e a sua conduta simples demonstra a quem ele está servindo: o DEUS de amor. Lembremo-nos de Jeremias (38.14-27), Oseias (8.12) e do próprio Senhor JESUS (Mt 23.37). Já o falso profeta só pensa em si, em seu ______________________________ e benefícios. Profetiza ______________________________ a autopromoção. Ele mente, ilude e engana. Lembremo-nos de Hananias, o profeta mentiroso que enfrentou Jeremias (Jr 28.10-12).
 
10- Como conhecer o verdadeiro e o falso profeta de DEUS?
(    ) Pelos milagres os conhecereis. 
(    ) Pelos frutos os conhecereis. 
(    ) Uma advertência séria de JESUS para os seus discípulos foi acerca da precaução com os falsos profetas.
(    ) JESUS disse que os reconheceríamos “pelos seus frutos”, pois o resultado, ou “fruto”, do que o profeta "diz” e “faz”, revela o seu caráter.
(    ) Você conhecerá de onde procede a “árvore” (o profeta).
(    ) Lembre-se de que não devemos diferençar o verdadeiro profeta do falso pela “performance” ou pelo “espetáculo”, mas pelos frutos que eles produzem.
 
11- Complete sobre o falso profeta:
Apesar de o falso profeta ser ______________________________ e iníquo, ele fala com grande eloquência, e isso basta para que ele seja tido como verdadeiro. Na obra Assim Diz o Senhor? (CPAD), John Bevere diz que falsos profetas “são aqueles que ministram em nome de JESUS nas nossas igrejas e conferências, os que ______________________________ o coração dos justos, [e que] embora o ministério seja apresentado em nome de JESUS, não é desempenhado pelo seu ESPÍRITO”. Não tenha medo! Na autoridade do ESPÍRITO de DEUS, “acautele-se” dos ______________________________ profetas. Seja prudente! O ESPÍRITO SANTO mediante o Evangelho te fará ______________________________ a procedência desses enganadores. Não se deixe conduzir por eles!
 
CONCLUSÃO
12- Complete:
O ministério de profeta juntamente com o dos apóstolos, era um dos ______________________________na liderança da Igreja do primeiro século (Ef 2.20). Apesar de ao longo da história da igreja o ministério de profeta ter ______________________________ preeminência, sabemos o quanto ele é importante para a vida espiritual da Igreja de CRISTO. O profeta do Senhor, com autoridade e sabedoria divina deve ______________________________ as injustiças, o falso profetismo e primar pela ______________________________ da Igreja do Senhor JESUS. Que DEUS levante os ______________________________ profetas!
 
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm 
 
Referências Bibliográficas
BERGSTÉN, Eurico. Introdução à Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
Bíblia de Estudo Almeida. Revista e Atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006.
Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico e Grego. Texto bíblico Almeida Revista e Corrigida.
Bíblia de Estudo Pentecostal. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida, com referências e algumas variantes. Revista e Corrigida, Edição de 1995, Flórida- EUA: CPAD, 1999.
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
CHAMPLIN, R.N. O Novo e o Antigo Testamento Interpretado versículo por Versículo. (CPAD)
CHOWN, Gordon. Os dons do ESPÍRITO SANTO. São Paulo: Vida, 2002.
CONDE, Emílio. Pentecoste para todos. 6ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1985.
Corrigida, 4ª ed., 2009. Rio de Janeiro: CPAD, 2011.
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
DAVIDSON. F. Novo Comentário da Bíblia. Êxodo. pag. 2.
Dicionário Bíblico Wycliffe - Charles F. Pfeiffer, Howard F. Vos, João Rea - CPAD.
Dicionário Vine antigo e novo testamentos - CPAD.
Donald S. Metz. Comentário Bíblico Beacon. Editora CPAD. Vol. 8. pag. 267.
Eberhard Hahn. Comentário Esperança Efésios. Editora Evangélica Esperança.
Elinaldo Renovato. Dons espirituais & Ministeriais Servindo a DEUS e aos homens com poder extraordinário. Editora CPAD. pag. 30-31.
Ênio R. Mueller. I Pedro. Introdução e Comentário. Editora Vida Nova. pag. 238-243.
Francis Foulkes. Efésios. Introdução e Comentário. Editora Vida Nova. pag. 72-73.
GEE, Donald. Acerca dos dons espirituais. 5ª ed. Pindamonhangaba, SP: IBAD, 1985.
GILBERTO, Antonio. Verdades pentecostais. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
HENRY. Matthew. Comentário Matthew Henry Novo Testamento ATOS A APOCALIPSE Edição completa. Editora CPAD. pag. 585.
HORTON, Stanley M. A Doutrina do ESPÍRITO SANTO no Antigo e Novo Testamento. 12. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012.
HORTON, Stanley M. O que a Bíblia diz sobre o ESPÍRITO SANTO. 5ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1999.
James, por Hendrickson Publishers - Edição Contemporânea, da Editora Vida, Traduzido pelo Rev. Oswaldo Ramos.
KRETZMANN. Paul E. Comentário Popular da Bíblia Novo Testamento Editora Concordia Publishing House.
Leo G. Cox. Comentário Bíblico Beacon. Editora CPAD. Vol. 1. pag. 141.
Novo Testamento Interlinear grego-português. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2004.
O NOVO DICIONÁRIO DA BÍBLIA – Edições Vida Nova – J. D. Douglas
Pequena Enciclopédia Bíblica - Orlando Boyer - CPAD
SILVA, Severino Pedro. A Existência e a pessoa do ESPÍRITO SANTO. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.
SOUZA, Estevam Ângelo de. Nos domínios do ESPÍRITO. 4ª ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1998.
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
Uwe Holmer. Comentário Esperança Cartas aos I Pedro. Editora Evangélica Esperança.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
www.ebdweb.com.br
www.escoladominical.net
www.gospelbook.net
www.portalebd.org.br/
http://estudaalicaoebd.blogspot.com.br/ - Pb Alessandro Silva