LIÇÃO 10 - A ALEGRIA DO SALVO EM CRISTO
LIÇÕES BÍBLICAS - 3º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultos
Tema: Filipenses - A Humildade de CRISTO como exemplos para a Igreja.
Comentário: Pr. Elienai Cabral
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
QUESTIONÁRIO
NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm  
 

TEXTO ÁUREO
"Regozijai-vos, sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos" (Fp 4.4).
 

VERDADE PRÁTICA
Em tempos trabalhosos e difíceis, somente a alegria do Senhor pode apaziguar a nossa alma.
 

LEITURA DIÁRIA
Segunda - Sl 92.1-5A alegria do Senhor traz gratidão
Terça - Ne 8.8-12 A Palavra de DEUS traz alegria
Quarta - Fp 4.4Alegrai-vos no Senhor
Quinta - Fp 4.4-7Alegria apesar das circunstâncias
Sexta - Sl 43.4,5O DEUS que nos alegra
Sábado - At 4.24-31Alegria em meio à tribulação

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Filipenses 4.1-7
Portanto, meus amados e mui queridos irmãos, minha alegria e coroa, estai assim firmes no Senhor, amados. Rogo a Evódia, e rogo a Síntique, que sintam o mesmo no Senhor. E peço-te também a ti, meu verdadeiro companheiro, que ajudes essas mulheres que trabalharam comigo no evangelho, e com Clemente, e com os meus outros cooperadores, cujos nomes estão no livro da vida. Regozijai-vos sempre no Senhor; outra vez digo, regozijai-vos. Seja a vossa eqüidade notória a todos os homens. Perto está o Senhor. Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.
 
Eu não digo que amar a Deus é bom porque traz alegria. Eu digo que Deus ordena que encontremos alegria amando a Deus ("Deleita-te no Senhor", Sl 37.4).
Eu não digo que amar pessoas é bom porque traz alegria. Eu digo que Deus nos ordena que encontremos alegria em amar as pessoas ("Quem exerce misericórdia, faça-o com alegria", Rm 12.8)
 
Precisamos seguir os mandamentos divinos:
De "amar a misericórdia" (não apenas exercê-la, Mq 6.8);
De "exercer misericórdia com alegria" (Rm 12.8);
De sofrer "com alegria o espólio dos bens", em benefício dos prisioneiros (Hb 10.34);
De "dar com alegria" (2Co 9.7);
De tornar nossa alegria a alegria dos outros (2Co 2.3);
De pastorear o rebanho de Deus de boa vontade, "desejoso de servir" (1Pe 5.2, nvi); e
De atender às necessidades espirituais das pessoas "com alegria" (Hb 13.17).

Modelos de um Servo espiritual - (Filipenses 3:12-16) - MacArthur, J. (2001). Philippians (309). Chicago: Moody Press.
Estabilidade Espiritual - harmonia, alegria, contentamento na Fé, (Filipenses 4:1-6a)

Portanto, meus irmãos, a quem amo e de quem tenho saudade, vocês que são a minha alegria e a minha coroa, permaneçam assim firmes no Senhor, ó amados! O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor. Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida.Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma (4:1–6a).
A igreja de JESUS CRISTO está sob ataque, assim como JESUS predisse que seria. Em João 16:33 Ele advertiu:
"No mundo tereis aflições, mas tende bom ânimo;. Eu venci o mundo" Paulo ecoou a advertência do Senhor quando disse: "Através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de DEUS" (Atos 14:22), e escreveu a Timóteo: "Na verdade, todos quantos querem viver piedosamente em CRISTO JESUS serão perseguidos" (2 Tm. 3:12). Não surpreendentemente, a igreja tem enfrentado perseguição desde a sua criação (cf. Atos 4:1-31; 5:17-41).
O assalto à igreja vem de três fontes. O mundo com todos os seus esforços de seduções para atrair fiéis. Também persegue a Igreja, tanto abertamente e de forma sutil. As igrejas não se atreve a se comprometer com o mundo, porque "quem quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de DEUS" (Tiago 4:4), e "se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está ele "(1 João 2:15). A carne (humanidade dos crentes, caído unredeemed) é outra fonte de ataque. JESUS exortou:
"Continue assistindo e rezando para que não entreis em tentação; o espírito está pronto, mas a carne é fraca" (Mt 26:41).
Mesmo depois de sua salvação Paulo ainda pode gritar, homem "Infeliz que eu sou! Quem me livrará do corpo desta morte? "(Rom. 7:24). Energizando o mundo e a carne é o diabo, que "anda em derredor, como leão que ruge, procurando alguém para devorar" (1 Pedro 5:8). O mundo é tentador, a carne é vulnerável, e o diabo é de leão na sua agressão. Como resultado, a vida da igreja envolve uma grande quantidade de instabilidade. Assim, a questão da estabilidade espiritual é muito mais no coração de Paulo em 4:1-9. É verdade que a igreja de Filipos tinha um vínculo de amor especial com Paulo. Eles só o apoiaram quando ele deixou Macedônia (4:15).
Nem Paulo tem que repreendê-los para oscilando doutrinariamente (como ele fez Gálatas), ou tolerar o pecado (como fez o Coríntios). Mas isso não significa que a igreja em Filipos era tudo o que deveria ter sido, ou que não houve instabilidade lá. Há indícios de toda a epístola das ameaças de desestabilização que enfrentam a congregação de Filipos. Eles estavam experimentando perseguição (1:28-30). Houve uma falta de unidade, assim, Paulo pediu a eles ", completem a minha alegria por ser da mesma opinião, mantendo o mesmo amor, unidos em espírito, com a intenção de um propósito" (2:2), e "Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas "(2:14). Os falsos mestres também representa uma ameaça (3,18-19). Mas talvez a mais grave ameaça de frente para o Filipenses foi a disputa entre duas mulheres de destaque na congregação (4:2-3). Essa disputa ameaçava dividir a Igreja em facções rivais. A situação foi agravada pelo fracasso dos presbíteros e diáconos para lidar com ele (cf. a discussão de 4:3 abaixo). Como resultado desses fatores desestabilizadores, alguns dos filipenses tinham falhado a confiar em DEUS e deu lugar à ansiedade (4:6).
A preocupação com a estabilidade dos crentes espiritual permeia o Novo Testamento. Depois de uma igreja gentílica foi fundada em Antioquia, a igreja de Jerusalém enviou Barnabé para eles, que, "quando ele chegou e viu a graça de DEUS, regozijou-se ... e começou a incentivá-los todos com o coração firme para permanecer fiel ao Senhor" (Atos 11:23). Assim, a primeira mensagem apostólica à igreja gentia nascente era para ser espiritualmente estável. Como parte do seu ministério, Paulo e Barnabé foram "fortalecer as almas dos discípulos, incentivando-os a perseverarem na fé, e dizendo:" Através de muitas tribulações, nos importa entrar no reino de DEUS "(Atos 14:22). Aos Coríntios, Paulo escreveu: "Portanto, meus amados irmãos, sede firmes e constantes, sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que o vosso trabalho não é vão no Senhor" (1 Cor. 15:58), e " Esteja no alerta, permanecei firmes na fé, agir como homens, seja forte "(1 Cor. 16:13). Ele exortou aos Gálatas: "Foi para liberdade que CRISTO nos libertou, portanto, manter de pé firme e não estar sujeito outra vez ao jugo da escravidão" (Gálatas 5:1). Em uma passagem que trata de guerra espiritual, de Paulo três vezes ordenou os crentes a permanecerem firmes (Ef 6:11, 13, 14). No início de sua epístola, Paulo expressou seu desejo aos Filipenses que se mantêm estáveis: "Somente portai-vos de modo digno do evangelho de CRISTO, de modo que se eu vir vê-lo ou permanecer ausente, eu vou ouvir de você que você continuam firmes num só espírito, com uma mente lutando juntos pela fé do evangelho "(1:27). Aos Colossenses, ele escreveu: "Porque mesmo que eu estou ausente no corpo, no entanto, eu estou com vocês em espírito, alegrando-se para ver a sua boa disciplina e a estabilidade da vossa fé em CRISTO" (Cl 2:5).
Paulo estava tão preocupado com a estabilidade espiritual das igrejas sob seu cuidado para que ele escreveu aos tessalonicenses: "Agora nós realmente vivemos, se estais firmes no Senhor" (1 Ts. 3:8), e "Portanto, irmãos , permanecei firmes e conservai as tradições que vos foram ensinadas, seja por palavra ou por carta nossa "(2 Ts. 2:15). James descreveu a pessoa carente de estabilidade espiritual como "um homem de coração dobre, inconstante em todos os seus caminhos" (Tiago 1:8). Como ele fechou sua primeira epístola, Pedro confessou: "Eu vos escrevi abreviadamente, exortando e testificando que esta é a verdadeira graça de DEUS. Fique firme nele! "(1 Pedro 5:12). Em sua segunda epístola, ele alertou sobre falsos mestres que estavam "seduzir as almas inconstantes" (2 Pedro 2:14). Ele também advertiu os crentes a terem cuidado com "os ignorantes e instáveis" falsos mestres, que "distorcem [epístolas inspiradas de Paulo], como fazem também o resto das Escrituras, para sua própria destruição. Você, portanto, amados, sabendo isto de antemão, estar na sua guarda, para que não são levados pelo erro dos homens sem escrúpulos e cair de sua própria firmeza "(2 Pedro 3:16-17). Judas lembrou os crentes de que DEUS quer para torná-los "estar na presença de Sua glória irrepreensível com grande alegria" (Judas 24).
Instabilidade espiritual leva ao desapontamento, dúvida, desânimo, e testemunha ineficaz. Pessoas instáveis são susceptíveis de ser esmagado por suas provações. Eles também são suscetíveis à tentação. Um exemplo do Antigo Testamento de uma pessoa instável que caiu no pecado é Rúben, filho primogênito de Jacob. Em sua bênção patriarcal de seus filhos, Jacob disse de Rúben, "Inconstante como a água, você não deve sobressair, porque você foi até a cama do seu pai, então você contaminou-se subiu à minha cama" (Gn 49:4 NVI). Instabilidade Rúben levou-o a cometer fornicação com uma das concubinas de Jacó (Gn 35:22). Como resultado, ele perdeu o direito de primogenitura que deveria ter sido o seu filho como primogênito de Jacó (1 Cr. 5:1).
Nesta passagem, Paulo aborda a questão vital de como os crentes podem ser espiritualmente estável. STEKO (firmes) é o verbo principal de versículos 1-9. É um imperativo, um comando com quase um anel militar a ela. Como soldados na linha de frente, os crentes são ordenados a manter sua posição enquanto está sob ataque (cf. Ef. 6:11, 13, 14). Eles não estão a entrar em colapso sob perseguição e compromisso, a falha em teste e reclamar, ou ceder à tentação e do pecado.
A passagem começa com a palavra de transição, portanto, o que indica que o que Paulo está prestes a escrever versões sobre o que ele acaba de escrever. A passagem anterior (3:12-21) descrevem busca do crente semelhante a CRISTO, que é tanto o objetivo nesta vida e do prêmio na próxima vida.
O Senhor JESUS CRISTO oferece o exemplo perfeito de firmeza para nós, que aguardam a nossa perfeição. Ele enfrentou a perseguição, mas nunca comprometida; Ele "... suportou a hostilidade dos pecadores contra si mesmo" sem vacilar (Hebreus 12:3). Ele foi "tentado em todas as coisas como nós somos, mas sem pecado"
(4:15). Diante de um julgamento mais severo do que qualquer crente nunca vai passar, "JESUS ... para o gozo que lhe está proposto, suportou a cruz, desprezando a ignomínia, e está assentado à destra do trono de DEUS" (Hb 12:2) . JESUS CRISTO é o modelo perfeito de permanecer firmes que os crentes devem seguir.
A frase meus amados irmãos a quem eu muito tempo para ver, minha alegria e coroa ... gracioso meu amado Paulo expressou, coração, amor pastoral. Ele estava prestes a dar aos filipenses uma exortação forte, então ele é antecedido por afirmar o seu amor e cuidado por eles. A declaração de Paulo não foi planejada, a lisonja, manipulador desonesto, era a expressão de seu coração. Amado é a forma adjetiva de mais rico, mais profundo e mais forte palavra grega para amor.
Paulo tinha um amor especial e único para os filipenses. Em 1:3-9, declarou ele,Agradeço ao meu DEUS em tudo o que me lembro de você, oferecendo sempre com alegria oração em minha oração cada um por todos, tendo em vista a sua participação no evangelho desde o primeiro dia até agora. Porque eu sou certo isto mesmo, que aquele que começou boa obra em vós há de completá-la até o dia de CRISTO JESUS. Pois é só o direito de me sentir assim em relação a todos vocês, porque eu tenho você no meu coração, já que tanto na minha prisão como na defesa e confirmação do evangelho, todos vocês são participantes da graça comigo. Porque DEUS me é testemunha, como eu desejo para todos vocês com a ternura de CRISTO JESUS. E peço isto: que o vosso amor aumente ainda mais e mais no conhecimento real e em todo o discernimento. Preocupação amorosa de Paulo para os filipenses "firmeza o levou a enviar o seu amado colegas Timóteo e
Epafrodito a Filipos (2:19-30). O vínculo de amor entre Paulo e os filipenses foi intensificada pelo seu fiel apoio financeiro dele (4:15).
Além disso expressando seu amor por eles, Paulo acrescentou a frase que eu vejo ao longe, o que traduz um outro adjetivo. Assim, toda a frase poderia ser traduzida como "meus amados irmãos e ansiado" (NVI).
Não só adoro o Paulo Filipenses, mas eles também eram sua alegria (cf. 1:4; 2:2, 17; 4:10). A alegria de Paulo não resultam de circunstâncias, quando ele escreveu Filipenses ele estava sob prisão domiciliar em Roma, acorrentado a um soldado romano (1:12-13, Atos 28:16, 20, 30). Além disso, alguns pregadores, motivada por ciúme de Paulo, foram "proclamar [ing] CRISTO por ambição egoísta, e não de motivos puros, pensando em fazer com que [ele] angústia em [sua] prisão" (Fp 1:17). Em vez disso, Paulo encontrou a sua alegria nas pessoas a quem ele amava. Para tessalonicenses, Paulo escreveu: "Por que é nossa esperança, ou alegria, ou coroa de exultação? Não é você mesmo, na presença de nosso Senhor JESUS em Sua vinda? Pois tu és a nossa glória e alegria "(1 Ts. 2:19-20). Mais tarde, em que mesma epístola, ele acrescentou: "Para que ação de graças podemos render a DEUS por você em troca de toda a alegria com que nos regozijamos diante do nosso DEUS em sua conta" (1 Ts. 3:9). A alegria de ver seus amados Filipenses crescer mais como JESUS CRISTO motivada exortação de Paulo a se manter firme. Os filipenses eram também coroa de Paulo. Stephanos (coroa) não se refere a uma coroa real, mas a coroa de louros dada aos vencedores em eventos atléticos (1 Cor. 9:25), ou dado para os homenageados pelos seus pares, assim como troféus e placas são hoje. Tal homenageado um seria dada uma festa, onde ele iria receber a sua coroa. Os filipenses eram troféu Paulo ou coroa de honra, pois eles eram a prova de seu serviço eficaz (cf. 1 Cor 9:2; 1 Tessalonicenses 2:19).
A pergunta que naturalmente surge a respeito de como o mandamento de Paulo para se manter firme é para ser implementado. A resposta de Paulo, introduzido pela frase, desta forma, se desdobra em versos 2-9. Ele enumera sete princípios básicos, práticas que conduzam à estabilidade espiritual: cultivar a harmonia na comunhão da igreja, mantendo um espírito de alegria, aprendendo a estar contente, repousando sobre uma fé confiante no Senhor, reagindo a problemas com a oração agradecida, pensando em piedosa virtudes, e obedecendo o padrão de DEUS.

CULTIVANDO HARMONIA NA COMUNHÃO DA IGREJA
O que eu rogo a Evódia e também a Síntique é que vivam em harmonia no Senhor. Sim, e peço a você, leal companheiro de jugo, que as ajude; pois lutaram ao meu lado na causa do evangelho, com Clemente e meus demais cooperadores. Os seus nomes estão no livro da vida. (4:2–3)
O companheirismo e o apoio do corpo de CRISTO é um fator importante no desenvolvimento e na manutenção da estabilidade espiritual. A força geral da união se torna a força de cada indivíduo. Quanto mais isolado um crente é, afastado dos outros cristãos, mais instável espiritualmente ele  poderá vir a ser. A igreja deve ser um lugar onde as pessoas se apóiam mutuamente, se consideram responsáveis, e cuidam uns dos outros. Deve ser uma comunhão de vida em que os mais fortes ajudam os mais fracos a se recuperarem (Gálatas 6:1) e suportarem as cargas uns dos outros (v. 2). A igreja deve "admoestar os insubmissos, encorajar os desanimados, ajudar os fracos, serem pacientes com todos" (1 Ts. 5:14). Mas Paulo sabia que tal edificante ministério só poderia acontecer em uma atmosfera de harmonia. Portanto, quaisquer ameaças à unidade da Igreja devem ser confrontadas. Paulo lidou com uma séria ameaça para a unidade da igreja em Filipos nos versículos 2 e 3. Ele identificou o problema em termos específicos, nomeando as duas mulheres que estavam envolvidas, e exortando uma terceira pessoa para ajudar a resolver a crise. Desde que o conflito entre as pessoas influentes em uma igreja podem gerar instabilidade em toda a congregação, as briga dessas duas mulheres  em Filipos representavam um perigo para a estabilidade da Igreja inteira. Havia uma possibilidade real de que os filipenses se tornassem críticos, amargos, vingativos, hostis, implacáveis, e orgulhosos. Paulo sabia que a menos que uma ação decisiva fosse tomada rapidamente, a igreja de Filipos poderia ser dividida em discórdias e facções hostis. Era imperativo que os filipenses fossem "diligentes para preservar a unidade do ESPÍRITO no vínculo da paz" (Ef 4:3; Cf. Col 3:14).
A frase repetida duas vezes peço ...
"peço" o modo como Paulo abordou a questão da divisão das mulheres mostra que Paulo estava em um requerimento. O apóstolo faz menção de um assunto tão aparentemente banal, pode até parecer surpreendente depois do material doutrinário rebuscado do capítulo 2 e as advertências contra os perigosos falsos mestres no capítulo 3. Mas Paulo entendia que discórdias e divisões representavam uma ameaça igualmente incapacitante para a igreja. A desunião rouba uma igreja de seu poder e destrói o seu testemunho e sua sã doutrina é prejudicada.
E a igreja enfrenta inimigos externos hostis, não pode se dar ao luxo de ter os seus membros lutando entre entre si. Essa luta interna freqüentemente dá aos inimigos da cruz uma avenida para dispararem seu ataque contra a igreja. A discórdia resultante da desunião e os conflitos poderiam devastar a integridade do testemunho da igreja em Filipos. Há indícios, anteriormente relatados nesta epístola, da preocupação de Paulo com a unidade da igreja de Filipos. Em 1:27, ele os exortou: "Somente deveis portar-vos dignamente conforme o evangelho de Cristo, para que, quer vá e vos veja, quer esteja ausente, ouça acerca de vós que estais num mesmo espírito, combatendo juntamente com o mesmo ânimo pela fé do evangelho." Ele confessou a eles em 2:2 "completai o meu gozo, para que sintais o mesmo, tendo o mesmo amor, o mesmo ânimo, sentindo uma mesma coisa." Se essa alegria de Paulo não estava completa isso implica em que havia alguma discórdia na congregação de Filipos. Uma dica adicional de discórdia entre os filipenses foi a exortação do apóstolo para "Fazei todas as coisas sem murmurações nem contendas" (2:14). O que ele já havia insinuado, Paulo agora abordada diretamente.
Pouco se sabe sobre Evódia e Síntique, mas vários fatos sobre a situação são evidentes.
Primeiro, elas eram membros da igreja, e não arruaceiras de fora da congregação.
Em segundo lugar, a disputa não era, possivelmente, sobre um assunto doutrinário. Se fosse, Paulo teria resolvido isso se aliando com o que era correto e repreendendo a pessoa que estava em erro (mas poderia ser que ele não queria correr o risco de perder a outra pessoa, uma das fundadoras da igreja, apenas por causa de um erro doutrinário - observação minha).
Terceiro, elas eram mulheres de destaque, bem respeitadas pela congregação de Filipos. Elas podem até ser algumas daquelas mulheres que ouviram Paulo pregar às margens do rio Gangites quando chegou a Filipos (Atos 16:13).
A disputa entre essas mulheres estava causando dissensão significativa na comunhão de Filipos.
A solução de Paulo para a disputa foi simples e direta: ele ordenou às duas mulheres envolvidas a viverem em harmonia no Senhor. Há um tempo quando o conflito é aceitável, ou seja, quando a verdade está em jogo. Paulo chegou a confrontar Pedro quando este estava em erro: "E, chegando Pedro à Antioquia, lhe resisti na cara, porque era repreensível." (Gl 2:11). O apóstolo João também não recua diante de conflitos para o bem da verdade: "Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe. Pelo que, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja (3 João 9-10).
Mas meros conflitos pessoais devem ser resolvidos e a harmonia restaurada, de modo que Paulo ordenou a Evódia e Síntique para que vivessem em harmonia. O texto grego diz literalmente: "para ser da mesma opinião", um pré-requisito essencial para que os cristãos possam viver em harmonia. Para a a igreja em Corinto, que vivia em facção, Paulo escreveu: "Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que digais todos uma mesma coisa e que não haja entre vós dissensões; antes, sejais unidos, em um mesmo sentido e em um mesmo parecer." (1 Cor. 1:10). Pedro também pediu a seus leitores: "E, finalmente, sede todos de um mesmo sentimento, compassivos, amando os irmãos, entranhavelmente misericordiosos e afáveis," (1 Pedro 3:8). O acordo entre Evódia e Síntique era essencial, e a esfera na qual elas tinham que encontrar a harmonia estava no Senhor. Paulo sabia que, se ambas se submetessem ao Senhor, ambas seriam justas uma com a outra. Devido à gravidade de sua discordância, Paulo percebeu que Evódia e Síntique precisavam de ajuda da igreja para resolver a sua animosidade. A partícula grega traduzida na verdade expressa afirmação forte e poderia ser traduzido como "sim" ou "certamente". Em seguida, Paulo se dirigiu a alguém identificado como verdadeiro companheiro. Suzugos (verdadeiro companheiro) significa "companheiro de trabalho", e refere-se a alguém que compartilha um fardo comum. A imagem é um dos dois bois puxando a mesma carga. Várias explicações possíveis para a identidade deste indivíduo podem ser oferecidas. Alguns acreditam que ele era um indivíduo que Paulo sabia quem era, mas preferiu não citar seu nome uma vez que no contexto imediato Paulo chama pelo nome a Evódia, Síntique, e Clemente, então, por que ele não teria nomeado este indivíduo? O Filipenses certamente sabiam quem ele era, por isso Paulo não o nomeou. Outros argumentam que Paulo usou suzugos (verdadeiro companheiro) termo singular, em um sentido coletivo para se referir à igreja de Filipos como um todo. A melhor explicação é tomar suzugos em sua tradução literal e aceitá-lo como um nome próprio. O que Paulo chama de Suzugos, sendo no singular ou no plural, é um jogo de palavras, indicando que era um companheiro de trabalho. Paulo fez um jogo similar de palavras em Filemon 10-11, "Peço-te por meu filho Onésimo, que gerei nas minhas prisões, o qual, noutro tempo, te foi inútil, mas, agora, a ti e a mim, muito útil; eu to tornei a enviar." Da mesma forma Barnabé fez jus ao seu nome, que significa "Filho da Consolação"(Atos 4:36). Suzugos era um companheiro de trabalho genuíno, assim como Onésimo era verdadeiramente útil e Barnabé era um verdadeiro filho de encorajamento. Suzugos  (verdadeiro companheiro) foi provavelmente um dos supervisores (anciãos) mencionados em 1:1. Os mais velhos, obviamente, não tinham resolvido a diferença entre Evódia e Síntique, uma vez que ainda estava acontecendo. Então, Paulo lembrou Suzugos (verdadeiro companheiro) de seu dever, por escrito, peço-vos também para ajudar essas mulheres. Paulo também teve um motivo pessoal para querer Evódia e Síntique reconciliadas: elas tinham compartilhado sua luta pela causa do evangelho.
Sunathleo (compartilhado minha luta) significa "lutar ao lado de" ou "trabalho em conjunto com". Como mencionado acima, Evódia e Síntique podem ter sido duas das mulheres que ouviram Paulo pregar quando chegou a Filipos (Atos 16:13). Se assim for, elas testemunharam os acontecimentos turbulentos que marcaram a fundação da igreja em Filipos. Após a conversão de Lídia (16:14), o apóstolo e sua equipe de ministério ficaram com ela em sua casa (16:15). Depois de ser assediado por vários dias por uma adivinhação feita por uma menina endemoninhada (16:16-17), Paulo finalmente expulsa o demônio dela (16:18). Seus mestres, furiosos com a perda de seu potencial de fazer dinheiro, conduzem Paulo e Silas perante as autoridades (16.19-21). Como resultado, os dois pregadores foram espancados e jogados na prisão (16:2224). Mas DEUS enviou um terremoto e os libertou da prisão, o que levou à conversão do carcereiro (16:25-34). Depois de descobrirem com horror que tinham espancado e preso injustamente cidadãos romanos, as autoridades assustadas imploraram a Paulo e Silas para que deixassem Filipos (16:35-39). Eles o fizeram depois de uma última visita aos fiéis reunidos na casa de Lídia (16:40). O trágico conflito entre Evódia e Síntique revela que mesmo as pessoas mais maduras, fiéis e comprometidas com o evangelho podem se tornar tão egoístas a ponto de serem envolvidas em controvérsias se elas não forem diligentes em manter a unidade. Havia outros na congregação de Filipos a quem o apóstolo cita. Nada se sabe de Clemente, então não há nenhuma maneira de identificá-lo com o Clemente que foi bispo de Roma no final do primeiro século, como alguns acreditam. O nome era comum. Para ter certeza de que ele não deixara ninguém de fora, Paulo mencionou o resto de seus colegas de trabalho. Não importa que seus nomes não estejam no livro de Filipenses, o que importa é que seus nomes estão no livro da vida. O livro da vida é o registrador onde DEUS guarda os nomes dos remidos (Ex. 32:32; Sl 69:28; Dan 12:1; Mal 3:16-17; Lucas 10:20; Ap 3: 5; 13:8; 20:12, 15; 21:27). Seus nomes estavam escritos lá para a eternidade (Mateus 25:34; Ef 1:4;. 2 Tm 1:9). Amar a unidade da comunhão dos crentes cria um ambiente de estabilidade. Discórdias deixam a igreja vulnerável e instável com seus membros individualistas. Estabilidade espiritual exige a paz e a harmonia na igreja. Bem-aventurados os pacificadores de fato (Mt 5:9).

MANTENDO UM ESPÍRITO DE ALEGRIA
Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! (4:4)
Este versículo expressa o tema do livro de Filipenses, esforçar-se por alegrar-se sempre no Senhor (cf. 3:1).
Alegrar-se é um fator tão vitalmente importante para a estabilidade espiritual dos crentes que Paulo repete seu comando para dar ênfase: novamente eu vou dizer, regozijai-vos! Esta repetição pressupõe que na realidade não era fácil ser alegre. A alegria era necessária para que os Filipenses crescessem acima das circunstâncias.
Alguns, erradamente identificando alegria como uma emoção puramente humana, ficam intrigados pelo comando de Paulo para que os filipenses se alegrassem, repetindo isso por duas vezes. As pessoas podem ser comandadas a produzir uma emoção? A alegria não é um sentimento, é a confiança lá no fundo que DEUS está no controle de tudo para o crente alcance sua própria glória, e, portanto, tudo está bem, não importa quais sejam as circunstâncias.
Chairete (alegrar) é um imperativo presente, chamando os fiéis para a prática contínua e habitual de regozijo. Nem a prisão de Paulo, nem dos filipenses devem eclipsar a sua alegria. É verdade que os crentes, muitas vezes não conseguem encontrar motivos para se alegrarem em algumas circunstâncias específicas. Certamente a maldade geral, a tristeza, a miséria e a morte no mundo não evocam nenhuma alegria. Pessoas não são de uma fonte confiável de alegria, pois eles podem mudar, magoar, e decepcionar. A única certeza confiável e inabalável fonte de alegria imutável é DEUS. É por isso que Paulo ordena aos crentes a se alegrarem no Senhor. A frase "no Senhor" introduz um princípio importante: a estabilidade espiritual está diretamente relacionada à forma como uma pessoa pensa sobre DEUS. O que vem em nossas mentes quando pensamos sobre DEUS é a coisa mais importante sobre nós. A história da humanidade provavelmente mostrará que nenhum povo jamais subiu acima de sua religião, e a história espiritual do homem será positivamente demonstrar que nenhuma religião tem sido sempre maior do que a sua idéia de DEUS. A adoração é pura base para o adorador elevar seus pensamentos a DEUS.
Por este motivo a mais grave questão antes da Igreja é sempre o próprio DEUS, e o fato mais portentoso sobre qualquer homem não é o que em um determinado momento pode dizer ou fazer, mas o que ele no profundo de seu coração concebe sobre DEUS. Temos a tendência por uma lei secreta da alma para nos mover em direção à uma imagem mental de DEUS já formada. Isto é verdade não só do cristão individual, mas da maioria dos cristãos que compõem a Igreja. A coisa mais reveladora sobre a Igreja é a sua idéia de DEUS, assim como a sua mensagem mais importante é o que ela diz sobre Ele ou deixa de dizer; seu silêncio muitas vezes é mais eloqüente do que o seu discurso. Ela nunca pode escapar à auto-revelação de seu testemunho a respeito de DEUS. Somos capazes de extrair de qualquer homem uma resposta completa à pergunta: "O que vem à sua mente quando você pensa sobre DEUS?", Podemos prever com certeza o futuro espiritual desse homem. (Reimpressão; New York: Harper & Row, 1975,9).
O conhecimento de DEUS é a chave para a alegria. Aqueles que conhecem as grandes verdades sobre DEUS acham que é fácil de se alegrar; aqueles com pouco conhecimento Dele vão achar difícil se alegrar. DEUS deu os Salmos de Israel em forma poética, para que pudessem ser facilmente memorizados e cantados. Os três primeiros versículos do livro de Salmos prometem bênçãos para aqueles que meditam sobre a Escritura: Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores! Mas o seu prazer está na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Ele será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, que dão o seu fruto no seu tempo e sua folhagem não murcha; e em tudo que faz, ele prospera. (Sl 1:1-3).
É a partir desse conhecimento de DEUS, a repetição, a recitação e canto da Sua natureza e atributos que os crentes fluirão nessa alegria. Tão profundo era o conhecimento dos apóstolos do caráter de DEUS e seus planos, que mesmo sofrendo lhes era motivo de alegria, desde que fosse por causa de JESUS CRISTO: "Retiraram-se, pois, da presença do conselho, regozijando-se de terem sido julgados dignos de padecer afronta pelo nome de Jesus."(Atos 5:41). Após a dedicação do templo, Salomão "no dia vigésimo-terceiro do sétimo mês, o rei deixou ir o povo para as suas tendas, alegres e de bom ânimo, pelo bem que o SENHOR tinha feito a Davi, e a Salomão, e a seu povo de Israel." (2 Cron 7:10).
Os crentes se alegram na contemplação da redenção de DEUS. Em 1 Samuel 2:1, "Ana orou e disse: Então, orou Ana e disse: O meu coração exulta no SENHOR, o meu poder está exaltado no SENHOR; a minha boca se dilatou sobre os meus inimigos, porquanto me alegro na tua salvação." No Salmo 13: 5 Davi com confiança afirmou: "eu confio na tua benignidade; meu coração se regozija na tua salvação" (cf. Pss 21:1;. 35:9; 40:16;. Isa 61:10;. Hab 3:18). No Salmo 71:23 o salmista exultou: "Os meus lábios exultarão quando eu te cantar, assim como a minha alma que tu remiste". Outra razão para que os crentes se alegrem é que DEUS prometeu suprir todas as suas necessidades. Paulo lembrou ao Filipenses, "O meu Deus, segundo as suas riquezas, suprirá todas as vossas necessidades em glória, por Cristo Jesus." (Fp 4:19). Nas entrelinhas das promessas do Antigo Testamento o salmista escreveu: "Porque o SENHOR Deus é um sol e escudo; o SENHOR dará graça e glória; não negará bem algum aos que andam na retidão." (Sl 84:11). No Sermão da Montanha, o Senhor JESUS CRISTO fez a promessa de DEUS para suprir as necessidades dos crentes inequivocamente claras: " 28 E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam. 29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. 30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé? 31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos? 32 (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas; 33 Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas." (Mat 6:28-33).
Paulo regozijou-se por causa do privilégio de servir a DEUS. Para Timóteo, ele escreveu: "Agradeço a JESUS CRISTO, nosso Senhor, que me fortaleceu, porque me julgou fiel, pondo-me em seu serviço" (1 Tm 1:12). Ele também se alegrou quando a verdade de DEUS foi proclamada (Fp 1:18). A declaração anterior de Paulo aos Filipenses nesta epístola: "Porque para mim o viver é CRISTO e o morrer é lucro" (1:21), revela que mesmo a perspectiva da morte não poderia saciar a sua alegria. A confiança "38 Porque estou certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as potestades, nem o presente, nem o porvir, 39 nem a altura, nem a profundidade, nem alguma outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor!" (Rm 8:38-39) produz a alegria profunda e estabilidade espiritual.

APRENDA A SER AMÁVEL
Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos.. (4:5a)
Epieikes (espírito manso) tem um significado mais rico do que qualquer palavra pode transmitir em Português. Assim, comentaristas e versões da Bíblia variam muito em como traduzi-la. Razoabilidade Doce, generosidade, boa vontade, simpatia, magnanimidade, caridade para com as faltas dos outros, a misericórdia para com as falhas dos outros, indulgência das falhas dos outros, clemência,
calorosamente generoso, moderação, tolerância, gentileza; são algumas das tentativas de capturar o rico significado de epieikes. Talvez a melhor palavra correspondente em português seja graça -a graça da humildade, a bondade humilde que produz a paciência para suportar a injustiça, desgraça, e maus-tratos, sem retaliação, vingança, amargura ou contentamento.
Humildade Clemente vai contra o culto do amor-próprio que era galopante na sociedade antiga, e é crescente na sociedade moderna também. Focar o amor-próprio, auto-estima e auto-realização só conduz à instabilidade cada vez maior e ansiedade. Por outro lado, aquele cujo foco não é em si mesmo não estará sujeito a injustiça, a desigualdade de tratamento injusto, mentiras, ou humilhação. Eles podem dizer como Paulo: "" (4:11). Estabilidade espiritual relaciona-se com graciosamente humilde.

DESCANSANDO NA FÉ CONFIANTE NO SENHOR
Perto está o Senhor. Não andem ansiosos por coisa alguma (4:5b–6a)
Não há maior fonte de estabilidade espiritual do que a confiança em que o Senhor está próximo. Engus (perto) pode significar próximo no espaço ou próximo no tempo. Alguns tomam engus num sentido cronológico, quer como uma referência ao retorno de CRISTO (3:20-21, Tiago 5:8), ou para a morte dos crentes, o que os levaria à presença do Senhor (1:23; 2 Cor 5:8). Enquanto aquelas são verdades consoladoras, parece que a ênfase de Paulo aqui é sobre a proximidade do Senhor, no sentido de Sua presença. Ele está perto, tanto para ouvir o clamor do coração do crente, como para ajudá-los e fortalecê-los. No Salmo 73:28 o salmista declarou: "A proximidade de DEUS é o meu bem" (cf. Pss 34:18; 75:1; 119:151; 145:18). Por causa da proximidade de DEUS, os crentes não devem ter medo, ansiedade ou serem vacilantes. Eles não devem entrar em desespero, mas serem fortes e estáveis(Josué 1:6-9; Pss 27:14; 125:1).
Infelizmente, quando enfrentam provações, os crentes, muitas vezes parecem esquecer o que eles sabem sobre DEUS. Eles perdem a confiança Nele, perdem a estabilidade do auto-controle espiritual, e são derrotados. Até os crentes fortes não são imunes a um lapso ocasional, como revela o incidente ocorrido na vida de Davi. Fugindo da perseguição implacável de Saul, Davi buscou asilo na cidade filistéia de Gate. "Porém os criados de Aquis lhe disseram: Não é este Davi, o rei da terra? Não se cantava deste nas danças, dizendo: Saul feriu os seus milhares, porém Davi, os
seus dez milhares?" (1 Sam. 21:11). Percebendo que sua verdadeira identidade se tornou conhecida, "E Davi considerou essas palavras no seu ânimo e temeu muito diante de Aquis, rei de Gate" (v. 12). Em vez de confiar em DEUS para livrá-lo, Davi entrou em pânico e "Pelo que se contrafez diante dos olhos deles, e fez-se como doido entre as suas mãos, e esgravatava nas portas do portal, e deixava correr saliva pela barba.
"14 Então, disse Aquis aos seus criados: Eis que bem vedes que este homem está louco; por que mo trouxestes a mim?" (v. 13). Seu ato produziu os resultados desejados: "Faltam-me a mim doidos, para que trouxésseis este que fizesse doidices diante de mim? Há de este entrar na minha casa?(Vv. 14-15). Como resultado, "Davi saiu de lá e escapou para a caverna de Adulão" (1 Sam. 22:1). Lá, com a crise passada, Davi teve tempo para refletir sobre como ele deveria ter lidado com a situação em Gate. No Salmo 57, escrito na época, ele reafirmou as verdades sobre DEUS que ele havia esquecido temporariamente: "Tem misericórdia de mim, ó DEUS, tem piedade de mim, porque minha alma se refugia em Ti, e à sombra das tuas asas vou refugiar até que a destruição passe. Eu vou clamar a DEUS Altíssimo, ao DEUS que faz todas as coisas para mim. Ele enviará salvação desde os céus,, Ele repreende quem pisa em cima de mim. Selah. DEUS enviará a sua misericórdia e a sua verdade." (Sl 57:1-3).
Lembrando o caráter de estabilidade espiritual DEUS restaurou Davi e sua alegria, capacitando-o a declarar: "Meu coração está firme, ó DEUS, meu coração está firme; cantarei, sim, cantarei louvores" (Sl 57:7 ). Assim como Davi, o profeta Habacuque enfrentou uma crise. Mas ao contrário de Davi, ele manteve sua estabilidade espiritual. Em Habacuque 1:2-11 o profeta clamou a DEUS sobre a Sua aparente indiferença à apostasia de Judá: "Até quando, SENHOR, clamarei eu, e tu não me escutarás? Gritarei: Violência! E não salvarás?3 Por que razão me fazes ver a iniqüidade e ver a vexação? Porque a destruição e a violência estão diante de mim; há também quem suscite a contenda e o litígio.4 Por esta causa, a lei se afrouxa, e a sentença nunca sai; porque o ímpio cerca o justo, e sai o juízo pervertido.5 Vede entre as nações, e olhai, e maravilhai-vos, e admirai-vos; porque realizo, em vossos dias, uma obra, que vós não crereis, quando vos for contada.6 Porque eis que suscito os caldeus, nação amarga e apressada, que marcha sobre a largura da terra, para possuir moradas não suas.7 Horrível e terrível é; dela mesma sairá o seu juízo e a sua grandeza.8 Os seus cavalos são mais ligeiros do que os leopardos e mais perspicazes do que os lobos à tarde; os seus cavaleiros espalham-se por toda parte; sim, os seus cavaleiros virão de longe, voarão como águias que se apressam à comida.9 Eles todos virão com violência; o seu rosto buscará o oriente, e eles congregarão os cativos como areia.10 E escarnecerão dos reis e dos príncipes farão zombarias; eles se rirão de todas as fortalezas, porque, amontoando terra, as tomarão.11 Então, passarão como um vento, e pisarão, e se farão culpados, atribuindo este poder ao seu deus. Em vez de responder à pergunta inicial de Habacuque, a resposta de DEUS levantou uma segunda questão ainda mais vexatório: Como Ele poderia usar uma nação pagã, sem DEUS para castigar o Seu povo? Confrontado com a apostasia de Judá, a invasão caldéia iminente , e suas próprias perguntas sem resposta, Habacuque lembrou-se do que ele sabia ser verdade sobre DEUS: "Não és tu desde sempre, ó SENHOR, meu Deus, meu Santo? Nós não morreremos. Ó SENHOR, para juízo o puseste, e tu, ó Rocha, o fundaste para castigar.13 Tu és tão puro de olhos, que não podes ver o mal e a vexação não podes contemplar; por que, pois, olhas para os que procedem aleivosamente e te calas quando o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?(Hc 1:12-13). Habacuque lembrou-se da eternidade de DEUS, fidelidade, justiça, soberania e santidade. Apesar das provações, dúvidas e perguntas que ele enfrentou, a fé de Habacuque e confiança em DEUS permaneceu firme. Ele afirmou a importância de viver uma vida de fé em Habacuque 2:4: "O justo viverá pela sua fé." Tanto inicialmente na justificação, e continuamente na santificação, a vida cristã é uma vida de fé em DEUS. Como ele lembrou-se da grandeza do seu DEUS, a fé de Habacuque ficou mais forte. Até o final de sua profecia, ele era capaz de cantar triunfante da natureza gloriosa de DEUS e poder, "17 Porquanto, ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos não produzam mantimento; as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja vacas, 18 todavia, eu me alegrarei no SENHOR, exultarei no Deus da minha salvação.19 JEOVÁ, o Senhor, é minha força, e fará os meus pés como os das cervas, me me fará andar sobre as minhas alturas. (Hc 3:17-19).
A fé de Habacuque em DEUS fez dele um homem Espiritualmente estável, tanto que mesmo se as coisas normais e confiáveis da vida de repente faltassem, mesmo assim ele ainda se gloriaria em DEUS. O Senhor que está próximo é o todo-poderoso, verdadeiro e vivo DEUS revelado nas Escrituras. Aqueles que se comprazem em Seu santo poder, amor e sabedoria cultivam um profundo conhecimento Dele, estudando e meditando na Sua Palavra viverão fundados na verdade e sendo espiritualmente estáveis. Na presença de DEUS, os crentes nunca devem estar ansiosos por nada. Nada está fora do seu controle soberano ou muito difícil para ele guardar e proteger. A falta da visão de DEUS conduz a uma miríade de problemas na igreja. A falta da visão de DEUS é a causa de centena de males menores que atingem universalmente os cristãos. A nova filosofia de vida cristã resulta nesse erro básico em nosso pensamento religioso. Os cristãos instáveis para se fortalecerem precisam construir a sua força sobre o fundamento do que a Bíblia diz sobre DEUS. O resultado do fracasso da Igreja para equipar os crentes com o conhecimento do caráter de DEUS e suas obras é uma falta de compreensão de sua natureza e fins, e uma conseqüente falta de confiança nele. As areias movediças da teologia mal entendida ou com defeito não oferecem suporte estável para o crente.
A ansiedade é uma violação da Escritura e totalmente desnecessária. Em uma passagem magnífica no Sermão da Montanha, JESUS apontou para a insensatez da ansiedade: "25 Por isso, vos digo: não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo, mais do que a vestimenta?26 Olhai para as aves do céu, que não semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas?27 E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura?28 E, quanto ao vestuário, porque andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham, nem fiam.29 E eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles.30 Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pequena fé?31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos?32 (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas;33 Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.34 Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal." (Mateus 6:25-34). Harmonia na comunhão, alegria no Senhor, o contentamento em circunstâncias e confiança confiante em DEUS são os primeiros passos no caminho da estabilidade espiritual.
 
Estabilidade Espiritual - Gratidão, Pensamento Divino e Obediência (Filipenses 4:6 b-9)
mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a DEUS. E a paz de DEUS, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em CRISTO JESUS. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas. Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o DEUS da paz estará com vocês. (4:6b–9).
Nossa sociedade admira as pessoas que permanecem firmes, sem deixar suas convicções, são corajosos e ousados, e não podem ser comprados, intimidados ou derrotados.
Rudyard Kipling descreveu essas pessoas em seu famoso poema "Se", um tributo ao mais nobre humanismo: "Se consegues manter a calma quando à tua volta todos a perdem e te culpam por isso. Se consegues ter confiança em ti quando todos duvidam de ti e aceitas as suas dúvidas. Se consegues esperar sem te cansares por esperar ou caluniado não responderes com calúnias ou odiado não dares espaço ao ódio sem porém te fazeres demasiado bom ou falares cheio de conhecimentos. Se consegues sonhar sem fazeres dos sonhos teus mestres. Se consegues pensar sem fazeres dos pensamentos teus objetivos. Se consegues encontrar-te com o Triunfo e a Derrota e tratares esses dois impostores do mesmo modo. Se consegues suportar a escuta das verdades que dizes distorcidas pelos que te querem ver cair em armadilhas ou encarar tudo aquilo pelo qual lutaste na vida ficar destruído e reconstruíres tudo de novo com instrumentos gastos pelo tempo. Se consegues num único passo arriscar tudo o que conquistaste num lançamento de cara ou coroa, perderes e recomeçares de novo sem nunca suspirares palavras da tua perda. Se consegues constringir o teu coração, nervos e força para te servirem na tua vez já depois de não existirem, e agüentares quando já nada tens em ti a não ser a vontade que te diz: "Agüenta-te!" Se consegues falar para multidões e permaneceres com as tuas virtudes ou andares entre reis e pobres e agires naturalmente Se nem inimigos ou amigos queridos te conseguirem ofender. Se todas as pessoas contam contigo mas nenhuma demasiado. Se consegues preencher cada minuto dando valor a todos os segundos que passam. Tua é a Terra e tudo o que nela existe e mais ainda, tu serás um Homem, meu filho!
Se essas virtudes, coragem, convicção, integridade, credibilidade e devoção inflexível são qualidades admiráveis para as pessoas do mundo, quanto mais essencial eles são para os cristãos? O próprio nome "cristão" identifica os crentes com JESUS CRISTO, o modelo mais perfeito de integridade, coragem, convicção, integridade, credibilidade e devoção inflexível que já viveu. O Novo Testamento repetidamente ordena os crentes a segui-Lo, firmes na submissão a DEUS (cf. 1:27; 1 Coríntios 16:13; 2 Coríntios 1:24, Gal 5:1; Ef 6:11, 13, 14, 1 Tessalonicenses 3:8; 2 Tessalonicenses 2:15;. Hb 3:6, 14; 1 Pedro 5:9, 12).
A preocupado de Paulo era para com sua amada congregação de Filipos, ele desejava que ela ficasse firme na fé. De 4:2-9 sete princípios básicos para o desenvolvimento e manutenção da estabilidade espiritual emergem. O capítulo anterior neste volume considera os quatro primeiros: cultivar a harmonia na comunhão da igreja, mantendo um espírito de alegria, aprendendo a estar contente, e repousando sobre uma fé confiante no Senhor. Este capítulo irá considerar os três últimos: reagindo a problemas com a oração agradecida, pensar em virtudes divinas, e obedecendo o padrão de DEUS.

REAGINDO A PROBLEMAS COM ORAÇÃO DE GRATIDÃO
mas em tudo, pela oração e súplica, com ações de graças sejam as vossas petições conhecidas diante de DEUS. E a paz de DEUS, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos sentimentos em CRISTO JESUS. (4:6b–7)
Pessoas espiritualmente estáveis oram em agradecimento antes mesmo de receberem bênçãos do SENHOR. Tal oração é o antídoto da preocupação e a cura para a ansiedade. A teologia da oração não está em vista aqui, mas a sua prioridade e a atitude do crente que a pratica. Os três sinônimos usados aqui, a oração, súplicas e pedidos, referem-se a três tipos específicos de oração, ofertas diretas e petição a DEUS. O pressuposto do texto é que os crentes clamam a DEUS quando eles têm uma necessidade ou um problema, não duvidando, nem questionando, ou até mesmo culpando a DEUS, mas com ações de graças (cf. Cl 4:2). Em vez de ter um espírito de rebelião contra o que DEUS permite, os crentes confiam em DEUS lançando sobre Ele "toda a ansiedade, porque Ele cuida deles (nós)" (1 Pedro 5:7).
As promessas de DEUS se cumprem com a sabedoria da gratidão. Ele prometeu que nenhum juízo seria difícil para eles lidarem com eles (1 Cor 10:13). Ele também prometeu usar tudo o que acontece na vida dos crentes para o seu bem final (Rom. 8:28). Mesmo o sofrimento os leva a serem aperfeiçoados, confirmados, fortalecidos e estabelecidos (1 Pedro 5:10). Os crentes devem também estar gratos pelo poder de DEUS (Sl 62:11, 1 Pedro 1:5; Apocalipse 4:11), por suas promessas (Dt 1:11; 2 Coríntios 1:20), pela esperança de alívio do sofrimento (2 Cor 4:17; 1 Pedro 5:10), pela esperança da glória (Rm 5:2; Colossenses 1:27), por Sua misericórdia (Romanos 15:9), e pelo Seu trabalho aperfeiçoado neles (Fp 1:6).
As pessoas tornam-se preocupadas, ansiosas e com medo porque não confiam na sabedoria de DEUS, em seu poder ou bondade. Eles temem que DEUS não seja sábio o suficiente, não seja suficientemente forte, ou bom o suficiente para evitar um desastre em suas vidas. Pode ser que esta dúvida seja pecaminosa porque o seu conhecimento de DEUS está com defeito, ou que o pecado em suas vidas tenha paralisado sua fé. A oração de gratidão traz libertação do medo e da preocupação, porque afirma controle soberano de DEUS sobre todas as circunstâncias, e que seu propósito é para o bem do crente (Rom. 8:28).
Uma vez que o pecador esteja em "paz com DEUS" (Rm 5:1), isto é, pela sua salvação deixou de ser inimigo de DEUS e tornou-se Seu filho, ele pode desfrutar da paz de DEUS, dessa tranqüilidade dentro da alma, dada por DEUS . É uma relação de confiança em Sua sabedoria perfeita e infinita, em seu poder que proporciona tranqüilidade no meio das tempestades da vida.
Isaías escreveu sobre esta paz sobrenatural: "Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em ti; porque ele confia em ti" (Isaías 26:3). Paulo orou pelos romanos que "Ora, o Deus de esperança vos encha de todo o gozo e paz em crença, para que abundeis em esperança pela virtude do Espírito Santo" (Rm 15:13). Em sua bênção sacerdotal em Israel Arão disse: "O Senhor levante o seu rosto sobre ti, e te dê a paz" (Nm 6:26). No Salmo 29:11 Davi escreveu: "O Senhor abençoará o seu povo com a paz." Pouco antes de Sua morte, JESUS prometeu: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá. Não se turbe o vosso coração, nem se atemorize."(João 14:27). A paz de DEUS não é para todos, no entanto, "Não há paz para os ímpios, diz o Senhor" (Is 48:22), nem com DEUS, nem de DEUS.
Paulo define ainda esta paz sobrenatural como a paz que excede todo o entendimento. Ela transcende poderes humanos, mentes intelectuais privilegiadas, teologia humana, tecnologia humana, e compreensão humana. Esta paz é superior a conspiradores humanos, dispositivos humanos e soluções humanas, pois sua fonte é o DEUS cujas decisões são insondáveis e cujos caminhos são insondáveis (Rom 11:33). Esta paz é vivenciada em uma calma transcendente que levanta o crente acima do julgamento mais debilitante. Uma vez que é uma obra sobrenatural, ela resiste a qualquer compreensão humana.
O verdadeiro desafio da vida cristã não é eliminar todas as circunstâncias desagradáveis, é confiar no bom propósito de nosso infinito, santo DEUS, soberano e poderoso em cada dificuldade. Aqueles que vão honrá-lo por confiar nele vão experimentar as bênçãos de Sua paz perfeita.
Percebe-se na vida dos crentes, que a paz de DEUS os guardará de sua ansiedade, dúvida e preocupação. Phroureo (vontade de guardar) é um termo militar utilizado por soldados de plantão. A imagem teria sido familiar aos Filipenses, desde que os romanos estacionaram suas tropas em Filipos para proteger seus interesses em seu império mundial. Assim como os soldados da guarda imperial romana protegiam uma cidade, do mesmo modo os guardas de DEUS promovem a paz e protegem os crentes que confiam Nele.  Mais uma vez, Paulo lembra a seus leitores que a verdadeira paz não está disponível através de qualquer fonte humana, mas só em CRISTO JESUS.

OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Exortar a respeito da alegria e firmeza da fé.
Compreender que a alegria divina sustenta a vida cristã.
Conscientizar-se a respeito da singularidade da paz de DEUS.

RESUMO DA LIÇÃO 10 - A ALEGRIA DO SALVO EM CRISTO
I. EXORTAÇÃO À ALEGRIA E FIRMEZA DA FÉ (4.1-3)
1. A alegria de Paulo.
2. A alegria nas relações fraternas.
3. A alegria de ter os nomes escritos no Livro da Vida.
II. A ALEGRIA DIVINA SUSTENTA A VIDA CRISTÃ (4.4,5)
1. Alegria permanente no Senhor.
2. Uma alegria cuja fonte é CRISTO.
3. Uma alegria que produz moderação.
III. A SINGULARIDADE DA PAZ DE DEUS (4.6,7)
1. A alegria desfaz a ansiedade e produz a paz.
2. Uma paz que excede todo o entendimento.
3. Uma paz que guarda o coração e os sentimentos do crente.

SINOPSE DO TÓPICO (1) O apóstolo não deixou se abater com as tribulações do seu ministério, antes procurou servir ao Senhor com alegria.
SINOPSE DO TÓPICO (2) Nada neste mundo é capaz de superar as vicissitudes da vida como a alegria produzida em nosso coração pelo Senhor.
SINOPSE DO TÓPICO (3) A paz divina que o Senhor nos concede excede a todo o entendimento, pois não depende das circunstâncias.

VOCABULÁRIO
Arrolado: Relacionado em listagem.
ARC: Almeida Revista e Corrigida.
Vicissitude: Instabilidade dos acontecimentos. Eventualidade, revés.
Inamistosas: Hostis, adversárias.
Cidadela: Local seguro.

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
ZUCK, Roy B. Teologia do Novo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2008.
RICHARDS, Lawrence O. Comentário Histórico-Cultural do Novo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007.

SAIBA MAIS
Revista Ensinador Cristão
CPAD, nº 55, p.41.
 
QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 10 - A ALEGRIA DO SALVO EM CRISTO
Responda conforme a revista da CPAD do 3º Trimestre de 2013 - FILIPENSES
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas
 
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
"Regozijai-vos, ___________________________, no Senhor; __________________________ vez digo: ____________________________-vos" (Fp 4.4).

VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
Em tempos ______________________________________ e difíceis, somente a _____________________________ do Senhor pode apaziguar a nossa ____________________________.
 
I. EXORTAÇÃO À ALEGRIA E FIRMEZA DA FÉ (4.1-3)
3- O que são os crentes de Filipos para Paulo, conforme o capítulo 4 de Filipenses?
(    ) Paulo diz que os crentes de Filipos são a sua "alegria e glória" e aconselha-os a continuarem evangelizando.
(    ) Paulo diz que os crentes de Filipos são a sua "alegria e coroa" e aconselha-os a continuarem firmes no Senhor.
(    ) A permanência dos filipenses em CRISTO bastava para encher o coração do apóstolo de alegria.
(    ) Paulo manifestou o seu orgulho e os mais íntimos sentimentos de amor e carinho para com os irmãos de Filipos.

4- O que acontecia na Igreja de Filipos com relação às relações pessoais?
(    ) Nem tudo era maravilhoso e perfeito na igreja de Filipos.
(    ) Ali, estava ocorrendo um grande problema de relacionamento entre importantes pessoas que cooperaram na implantação da igreja filipense: Evódia e Síntique e entre Lídia e Clemente.
(    ) Ali, estava ocorrendo um grande problema de relacionamento entre duas importantes mulheres que cooperaram na implantação da igreja filipense: Evódia e Síntique.
(    ) Esse problema estava perturbando a comunhão da igreja e expondo a saúde espiritual do rebanho.

5- O que fez Paulo para resolver a questão entre Evódia e Síntique?
(    ) Paulo se dirige a um obreiro local (Timóteo ou Tito, não sabemos) que, com Clemente e os demais cooperadores, procuraria despertar e restabelecer o relacionamento harmônico e fraterno entre Evódia e Síntique.
(    ) Como verdadeiro pastor, o apóstolo tratou de corrigir as duas mulheres com a devida autoridade de apostolo.
(    ) Como verdadeiro pastor, o apóstolo tratou as duas mulheres com o devido cuidado e respeito, pois as tinha em grande estima pelo fato de ambas terem contribuído muito para o seu apostolado. 

6- O que o versículo 3 demonstra ser algo muito precioso para o cristão?
(    ) A alegria de pertencer à igreja de Filipos.
(    ) A alegria de ter o nome escrito no livro da vida.
(    ) Paulo menciona tal certeza, objetivando reafirmar a felicidade e a glória de se pertencer exclusivamente ao Reino de DEUS.
 
7- Quando o apóstolo escreve aos filipenses sobre cidadania, a qual se referia?
(    ) Os filipenses tinham cidadania romana porque eram originários de uma colônia do império.
(    ) Quando o apóstolo escreve sobre cidadania refere-se a uma muito mais importante que a de Roma.
(    ) Quando o apóstolo escreve sobre cidadania refere-se à cidadania de Jerusalém.
(    ) Nossa verdadeira cidadania vem do céu, e o "mesmo ESPÍRITO testifica com o nosso espírito que somos filhos de DEUS".

II. A ALEGRIA DIVINA SUSTENTA A VIDA CRISTÃ (4.4,5)
8- A versão bíblica ARC emprega a palavra "regozijar" no lugar de "alegria" (v.4). O que é regozijar-se?
(    ) É alegrar-se paulatinamente.
(    ) É alegrar-se plenamente.
(    ) A declaração paulina afirma que a fonte da alegria cristã é o Senhor JESUS, que promoveu a nossa reconciliação com DEUS.
(    ) Através de JESUS somos estimulados a permanecer firmes na fé. Que alegria!
(    ) É a presença viva do ESPÍRITO SANTO em nós que produz essa certeza
.
(    ) Nada neste mundo é capaz de superar as vicissitudes da vida como a alegria produzida em nosso coração pelo Senhor.
(    ) O apóstolo sabia da batalha que os filipenses enfrentavam contra os falsos mestres. Paulo imperativamente reitera aos filipenses: "Regozijai-vos sempre, no Senhor; outra vez digo: regozijai-vos".

9- Como é a alegria cuja fonte é CRISTO?
(    ) A alegria cristã tem como fonte a pessoa bendita do Senhor JESUS.
(    ) Mesmo em meio às adversidades sofridas em Filipos, o apóstolo teve grandes experiências de alegrias espirituais.
(    ) Isso só foi possível pelo fato de ele conhecer espiritualmente, através da bíblia, a JESUS de Nazaré.
(    ) Isso só foi possível pelo fato de ele conhecer pessoalmente JESUS de Nazaré.
(    ) Quando o apóstolo foi confrontado interiormente e pediu a DEUS para que fosse tirado o "espinho de sua carne", o Senhor lhe respondeu: "A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza".
(    ) Após esse episódio, Paulo então pôde afirmar: "De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de CRISTO".

10- Como é a alegria que produz moderação?
(    ) O texto bíblico recomenda que a nossa "equidade [deve ser] notória a todos os homens", pois "perto está o Senhor".
(    ) Na versão ARA, o termo "equidade" é traduzido como "capacidade de de perdoar".
(    ) Na versão ARA, o termo "equidade" é traduzido como "moderação".
(    ) Ambas as palavras são sinônimas porque dizem respeito à amabilidade, benignidade e brandura.
(    ) Levando em conta o contexto de Filipenses, os termos referem-se à pessoa que nunca usa de retaliação quando é provada ou ameaçada por causa de sua fé.
(    ) O apóstolo Paulo espera dos filipenses autocontrole e não um comportamento explosivo, próprio de pessoas destemperadas ou sem domínio próprio.
(    ) Ele assim o faz, por saber que, aquele que tem a alegria do Senhor no coração, possui uma disposição amável e honesta para com outras pessoas, particularmente em relação àquelas inamistosas e más.
(    ) William Barcklay escreve que "o homem que tem moderação é aquele que sabe quando não deve aplicar a letra estrita da lei, quando deve deixar a justiça e introduzir a misericórdia".

III. A SINGULARIDADE DA PAZ DE DEUS (4.6,7)
11- Além de a alegria desfazer a ansiedade e gerar equidade, o que mais produz?
(    ) Produz a paz.
(    ) Produz a vida e a felicidade eterna.
(    ) A alegria do Senhor desfaz a ansiedade, pois esta contraria a confiança que afirmamos ter em DEUS.
(    ) Nada pode tirar a nossa paz, perturbando-nos a mente e o coração.
(    ) As nossas petições devem ser feitas humildemente, com ação de graças em reconhecimento à misericórdia do Senhor (v.6), ao mesmo tempo em que confiamos na providência do Pai Celeste.

12- O que fica claro no versículo 7, quando o apóstolo fala acerca da "paz de DEUS, que excede todo o entendimento"?
(    ) Em síntese, a paz de DEUS transcende qualquer compreensão humana, pois só filosófica ou psicologicamente é explicada.
(    ) Fica claro que a alegria e a paz são recíprocas entre si.
(    ) Não há alegria sem paz interior.
(    ) Esta é decorrência daquela.
(    ) Essa paz vem do próprio JESUS: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; não vo-la dou como o mundo a dá".
(    ) Em síntese, a paz de DEUS transcende qualquer compreensão humana, pois não há como discuti-la filosófica ou psicologicamente.
(    ) Há casos em que somente a paz de DEUS acalma os corações perturbados.
(    ) É a paz divina que excede - ultrapassa ou transcende - a todo o entendimento, pois não depende das circunstâncias.

13- A paz de CRISTO guarda o coração e os sentimentos do crente. Complete:
Ainda no versículo 7, lemos que essa paz, dada por CRISTO, "guardará os vossos corações e os vossos ___________________________ em CRISTO JESUS". O texto fala de "coração e sentimento", cidadelas dos ___________________________________ e das ____________________________ que experimentamos no cotidiano. A paz de DEUS é uma espécie de ______________________ em torno de uma casa, objetivando protegê-la dos __________________________ externos. Ela torna-se um guarda fiel para o crente. Que saibamos, em CRISTO, ouvir o belo conselho do sábio: "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu ______________________________, porque dele procedem as saídas da vida" (Pv 4.23).

CONCLUSÃO
14- Complete:
A Carta aos Filipenses, em sua completude, destaca a ______________________________ do Senhor como uma virtude de sustentação da vida cristã. Não se trata de _____________________ passageira ou meramente emocional. A ______________________________ do Senhor alimenta a nossa alma e produz paz e segurança, porque essa "paz é como uma sentinela celestial" que nos guarda do mal. Ora, a _______________________________ também é "fruto do ESPÍRITO" (Gl 5.22), pois a presença dela em nós produz uma vida interior que supera todas as nossas vicissitudes.
 
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm 
 
AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Revista Ensinador Cristão - nº 55 - CPAD.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.
GARNER, Paulo. Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA
CHAMPLIN, R.N. O Novo e o Antigo Testamento Interpretado versículo por Versículo. 
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
AS GRANDES DEFESAS DO CRISTIANISMO - CPAD - Jéfferson Magno Costa
O NOVO DICIONÁRIO DA BÍBLIA – Edições Vida Nova – J. D. Douglas
Comentário Bíblico Expositivo - Novo Testamento - Volume I - Warren W . Wiersbe
Dicionário Bíblico Wycliffe - Charles F. Pfeiffer, Howard F. Vos, João Rea - CPAD.
Dicionário Vine antigo e novo testamentos - CPAD.
25 Maneiras de Valorizar as Pessoas - Autores: João C. Maxwell & Les Parrott, PH. D. - Editora: SEXTANTE
Perdoando Para Viver - Autor: Wilson de Souza- Editora: MK Editora
Filipenses - A Humildade de CRISTO Como Exemplo Para a Igreja - Elienai Cabral - Livro tema do trimestre
Filipenses - Introdução e comentário - Ralph P. Martin - Série Cultura Bíblica - Editora Vida
Filipenses_Hendriksen
João Macarthur - Comentáio Filipenses - http://www.editoraculturacrista.com.br
Novo Comentário Bíblico Contemporâneo - Filipenses - F. F. Bruce - Série Cultura Bíblica - SOCIEDADE RELIGIOSA EDIÇÕES VIDA NOVA - São Paulo - SP - 12ª edição 2002
http://www.gospelbook.net
www.ebdweb.com.br
http://www.escoladominical.net
http://www.portalebd.org.br/
Epistolas paulinas - http://pt.scribd.com/doc/146430796/E-P-Myer-Pearlman