LIÇÃO 5, CONFLITOS NA FAMÍLIA




LIÇÃO 5 - CONFLITOS NA FAMÍLIA 
LIÇÕES BÍBLICAS - 2º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultos
Tema: A FAMÍLIA CRISTÃ NO SÉCULO 21 - Protegendo seu lar dos ataques do inimigo.
Comentário: Pr. Elinaldo Renovato de Lima
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva

QUESTIONÁRIO

NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO

http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm  

 
 
TEXTO ÁUREO
"Eu, porém, esperarei no SENHOR; esperei no DEUS da minha salvação; o meu DEUS me ouvirá" (Mq 7.7). 
7.7 EU, PORÉM, ESPERAREI NO SENHOR. Em meio a uma sociedade moralmente enferma, Miquéias coloca a sua fé em DEUS e em suas promessas. Ele sabia que DEUS o sustentaria, e que haveria de executar o castigo contra toda a iniqüidade, fazendo a justiça triunfar (v. 9). (1) DEUS conclama os crentes em CRISTO a viverem "no meio duma geração corrompida e perversa", onde devem "resplandecer como astros no mundo" (Fp 2.15). (2) Ainda que o mal aumente e a sociedade se desintegre, ofereçamos a salvação gratuita de DEUS a todos quantos nos ouvirem. Oremos e antegozemos o dia em que Ele endireitará todas as coisas (cf. vv. 15-20).
 
 
VERDADE PRÁTICA
Se buscarmos a graça de DEUS e exercermos o amor que Ele nos concedeu, poderemos resolver todos os conflitos que surgirem em nossa família.
 
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Pv 31.10 O valor da esposa virtuosa
Terça - Pv 31.11 A confiança do esposo
Quarta - Ef 6.4 Criando os filhos sabiamente
Quinta - Ef 6.1 Respeito aos pais
Sexta - Ef 6.2 Filhos honrando os pais
Sábado - Sl 119.11 A família observando a Palavra 
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Efésios 5.22-30
22 Vós, mulheres, sujeitai-vos a vosso marido, como ao Senhor; 23 porque o marido é a cabeça da mulher, como também CRISTO é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. 24 De sorte que, assim como a igreja está sujeita a CRISTO, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seu marido. 25 Vós, maridos, amai vossa mulher, como também CRISTO amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, 26 para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, 27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. 28 Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo. 29 Porque nunca ninguém aborreceu a sua própria carne; antes, a alimenta e sustenta, como também o Senhor à igreja; 30 porque somos membros do seu corpo.
 
5.22 MULHERES, SUJEITAI-VOS. A esposa tem a tarefa, dada por DEUS, de ajudar o marido e de submeter-se a ele (vv. 22-24). Seu dever para com o marido inclui o amor (Tt 2.4), o respeito (v. 33; 1 Pe 3.1,2), a ajuda (Gn 2.18), a pureza (Tt 2.5; 1 Pe 3.2), a submissão (v. 22; 1 Pe 3.5), um espírito manso e quieto (1 Pe 3.4) e o ser uma boa mãe (Tt 2.4) e dona de casa (1 Tm 2.15; 5.14; Tt 2.5). A submissão da mulher ao marido é vista por DEUS como parte integrante da sua obediência a JESUS, "como ao Senhor" (v. 22; ver também Gl 3.28; 1 Tm 2.13,15; Tt 2.4).
5.23 MARIDO... CABEÇA. DEUS estabeleceu a família como a unidade básica da sociedade. Toda família necessita de um dirigente. Por isso, DEUS atribuiu ao marido a responsabilidade de ser cabeça da esposa e família (vv. 23-33; 6.4). Sua chefia deve ser exercida com amor, mansidão e consideração pela esposa e família (vv. 25-30; 6.4). A responsabilidade do marido, que DEUS lhe deu, de ser "cabeça da mulher" (v. 23) inclui: (1) provisão para as necessidades espirituais e domésticas da família (vv. 23,24; Gn 3.16-19; 1 Tm 5.8); (2) o amor, a proteção, a segurança e o interesse pelo bem-estar dela, da mesma maneira que CRISTO ama a Igreja (vv. 25-33); (3) honra, compreensão, apreço e consideração pela esposa (Cl 3.19; 1 Pe 3.7); (4) lealdade e fidelidade totais na vivência conjugal (v. 31; Mt 5.27,28).
 
Adão e Eva - a mulher que me deste.
Caim e Abel - assassinato.
Noé embriagado e filho.
Moisés, Zípora, Jetro, Miriam, Arão
Abraão e Sara e a empregada - expulsa empregada.
Isaque e Rebeca - preferência por filhos - e dois filhos Esaú e Jacó que se odiavam.
José e seus irmãos.
Davi (adúltero, polígamo e assassino) e sua família - Filha estrupada pelo irmão, Filho rebelde que rouba trono do pai e namora com suas concubinas, Filho que mata seu irmão (Absalão mata Amnom).
JESUS e sua família que foram prendê-lo
Paulo e Barnabé - Por causa do sobrinho de Barnabé.
 
 
A Autoridade do Marido e o AMOR por sua esposa.
Quando Deus criou o homem, o revestiu de autoridade sobre a criação. Pela ordem natural da criação primeiro Deus formou o homem, depois o completou com a mulher (I Tm 2:13). A intenção da formação da mulher foi para auxiliá-lo na sua tarefa de dominar a terra, isso significa que ela não é frágil, tem uma força tremenda, mas logo que pôde, mostrou a sua fraqueza. A mulher revelou bem cedo, a sua dificuldade em obedecer. Ela conhecia a ordem de Deus, mas preferiu dar ouvidos a serpente, porque se negou a obedecer. Não foi Adão o enganado da história, mas a mulher que se deixou enganar pela serpente e desobedeceu a lei de Deus (I Tm 2:14 e 15) – A única forma da mulher restabelecer a sua força está em permanecer na fé, amor e santificação, com bom senso, cumprindo a sua missão de mãe, ou seja, cuidando da família, sabendo se colocar no seu lugar, porém, para a mulher comum, essa tarefa é muito difícil, só consegue se submeter aquela que tem a Deus como primeiro em sua vida!
Assim como para a mulher é difícil se submeter a autoridade do homem, para ele, é difícil AMAR uma só mulher! O Homem foi criado para procriar, para exercer a função de provedor, para proteger a criação. Está na sua natureza o instinto de se multiplicar. Daí a razão de ser difícil ao homem natural, a monogamia. Igualmente, só consegue se dominar e ser feliz com uma só esposa, o homem que tem sua vida nas mãos de Deus.
Inconscientemente, agindo por seu instinto natural, autoritário e dominador, e, conhecendo a fraqueza da mulher, o homem tende a agir sempre na defensiva (é o seu instinto protetor se revelando), principalmente no relacionamento. É cada vez mais comum os homens optarem por viverem sozinhos, e os que casam, gritam primeiro para perguntar depois, não é verdade?! No íntimo, o homem sabe que a mulher vai tentar desobedecer, vai questionar sua posição, então, usa a velha estratégia: “A melhor defesa é o ataque”. Ataca antes de ser atacado, para assim, mostrar sua força e autoridade, e dizer, subliminarmente a mulher, qual é o seu lugar.
Mas, quando o casal é de Deus, esta arma pode ser deixada de lado, porque ambos temem a Deus, a mulher saberá ocupar o seu lugar de auxiliadora e respeitará ao seu marido e por conseqüência disso, Deus pede ao marido que lhe retribua com o que ela precisa: Amor. Toda mulher quer ser amada, cuidada, protegida.
“Marido, ame a sua esposa e não seja grosseiro com ela.” (Colossenses 3:19)
É sempre bom relembrar… Amar é fazer pelo outro aquilo que eu desejo para mim! Quando o marido ama sua esposa, ele cuida dela, deseja ver o bem dela, alimenta, protege, ampara, porque é assim que ele faz a si mesmo. (Ef 5:28-30). Ele luta por ela, como Cristo luta pela sua igreja. A grosseria e os maus tratos não fazem parte do caráter de Deus e também não devem fazer na vida daqueles que dizem ser de Deus.
“Maridos, vós, igualmente, vivei a vida comum do lar, com discernimento; e, tendo consideração para com a vossa mulher como parte mais frágil, tratai-a com dignidade, porque sois, juntamente, herdeiros da mesma graça de vida, para que não se interrompam as vossas orações.”(I Pedro 3:7)
Quando o homem também se nega a seguir as orientações divinas e não trata a sua esposa com a consideração que ela precisa, tem suas orações interrompidas. Quer dizer, até tenta falar com Deus, mas há um bloqueio, esse bloqueio se chama desobediência. Ele sabe que está agindo errado perante Deus e não consegue orar como convém, dá “gritos vazios”, logo, não tem resposta. Talvez por isso que temos visto tantos maridos insatisfeitos no seio da igreja, porque não conseguem viver a vida comum do lar, querem continuar a viver como solteiros, querem ser independentes, esqueceram que se casaram e agora tem uma alma constantemente sob sua responsabilidade.
O homem não se casa apenas para procriar, para ter relações sexuais lícitas, o projeto de Deus para o casamento é que os dois se tornarem uma só carne. Por isso, é preciso saber viver a vida comum do lar que envolve diálogo, companheirismo, respeito, compreensão, compromisso, intimidade, união, harmonia e paz. Encontrando este equilíbrio, eles passam a se conhecerem apenas pelo olhar, um sabe exatamente do que o outro precisa, estão juntos no mesmo “barco”, não seguem a objetivos diferentes. São lindos juntos, há um brilho diferente no olhar, principalmente quando se cruzam, há um sorriso de ternura entre os dois, angariam a admiração dos filhos e todos a sua volta, testemunham com seu casamento, o Deus que pregam!
“E, acima de tudo, tenham amor, pois o amor une perfeitamente todas as coisas.” (Colossenses 3:14)
http://joiasdavida.com/2010/11/casamento-feliz9/
 
Temperamentos? - Colérico, Melancólico, Fleumático, Sangüíneo.
Quatro elementos? Fogo, Terra, Água, Ar.
 
O QUE SÃO TEMPERAMENTOS?**
DE ONDE VÊM A TEORIA DOS QUATRO TEMPERAMENTOS?
"..; e depois do fogo uma voz mansa e delicada." I Reis 19:12
Enquanto alguns se apegam aos quatro temperamentos, que derivam dos elementos da natureza, para justificar as suas ações e atitudes, a Bíblia mostra o contrário, nos mostra, que o crente deve esperar unicamente no Senhor, pois de tempos em tempos surgem alguns "modismos", que visam a confundir e iludir os crentes, desviando a sua atenção para coisas e fatos que aparentemente não têm nada a ver com a sua condição de salvos, lavados e remidos no Sangue precioso de Jesus Cristo.
Um destes "modismos" trata dos temperamentos, nominando-os em quatro tipos, sem nenhum respaldo ou base bíblica para tal, e por isso cria teorias, filosofias, conceitos, teses e outras elucubrações que não levam absolutamente a lugar algum.
Essas teorias vêem da astrologia, do esoterismo e da psicologia que dão uma importância secundária para a questão. O melhor é confiar no poder do Senhor, trazendo-lhe "os nossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional" - Romanos 12:1 e 2.
OS "EVANGÉLICOS" E OS QUATRO TEMPERAMENTOS
"Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente." Efésios 4:14
O Senhor Jesus em Mateus 11:30 diz: "...o meu jugo é suave e o meu fardo é leve". Por que então muitos buscam inventar fórmulas "mágicas e milagrosas" para confundir e iludir aos crentes?
Devemos deixar que doutrinas inconsistentes afetem a nossa vida espiritual?
Devemos aceitar que algo que tem importância secundária para a ciência seja prioridade nas nossas vidas?
Como aceitar a teoria de Empédocles, se ela é usada para a leitura de horóscopos e do zodíaco? Podemos comparar esta doutrina com II Pedro 3:12?
Como podemos aceitar a teoria de Hipócrates diante de Gênesis 3:19, Jó 10:9, 34:15, Eclesiastes 3:20, 12:7 e Daniel 12:2?
Como aceitar que a teoria dos temperamentos está certa para a vida do crente se ela diz que o temperamento é hereditário? E se concordamos com esta afirmação, como fica II Coríntios 5:17?
A Bíblia nos dá liberdade para analisarmos situações e julgar aquilo que nos serve ou não, I Coríntios 6:12 e 10:23, porém não devemos estar apegados a filosofias, conceitos e teorias que são visivelmente contrários à Palavra de Deus.
Comparando II Coríntios 5:17 - vê-se que o temperamento não é desculpa para o pecado. Imagine o seu pastor anunciando a você que o seu problema está baseado no fato de ser sangüíneo, ou colérico, ou...
A melhor solução para superar todas as dificuldades de se compreender e se relacionar bem com todos os circundantes é o amor. "No amor não há medo, antes o perfeito amor lança fora o medo, porque o medo produz tormento. Aquele que teme não é aperfeiçoado em amor." - I João 4:18 (Jehozadak A. Pereira É jornalista e escritor).
 
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo. (2 Coríntios 5:17).
 
PAIS E FILHOS
Cl 3.21 “Vós, pais, não irriteis a vossos filhos, para que não percam o ânimo.”

É obrigação solene dos pais (gr. pateres) dar aos filhos a instrução e a disciplina condizente com a formação cristã. Os pais devem ser exemplos de vida e conduta cristãs, e se importar mais com a salvação dos filhos do que com seu emprego, profissão, trabalho na igreja ou posição social (cf. Sl 127.3).
(1) Segundo a palavra de Paulo em Ef 6.4 e Cl 3.21, bem como as instruções de DEUS em muitos trechos do AT (ver Gn 18.19 .; Dt 6.7 .; Sl 78.5 .; Pv 4.1-4 .; 6.20 .), é responsabilidade dos pais dar aos filhos criação que os prepare para uma vida do agrado do Senhor. É a família, e não a igreja ou a Escola Dominical, que tem a principal responsabilidade do ensino bíblico e espiritual dos filhos. A igreja e a Escola Dominical apenas ajudam os pais no ensino dos filhos.
(2) A essência da educação cristã dos filhos consiste nisto: o pai voltar-se para o coração dos filhos, a fim de levar o coração dos filhos ao coração do Salvador (ver Lc 1.17 .).
(3) Na criação dos filhos, os pais não devem ter favoritismo; devem ajudar, como também corrigir e castigar somente faltas intencionais, e dedicar sua vida aos filhos, com amor compassivo, bondade, humildade, mansidão e paciência (3.12-14, 21).
(4) Seguem-se quinze passos que os pais devem dar para levar os filhos a uma vida devotada a CRISTO:
(a) Dediquem seus filhos a DEUS no começo da vida deles (1Sm 1.28; Lc 2.22).
(b) Ensinem seus filhos a temer o Senhor e desviar-se do mal, a amar a justiça e a odiar a iniqüidade. Incutam neles a consciência da atitude de DEUS para com o pecado e do seu julgamento contra ele (ver Hb 1.9 .).
(c) Ensinem seus filhos a obedecer aos pais, mediante a disciplina bíblica com amor (Dt 8.5; Pv 3.11,12; 13.24; 23.13,14; 29.15, 17; Hb 12.7).
(d) Protejam seus filhos da influência pecaminosa, sabendo que Satanás procurará destruí-los espiritualmente mediante a atração ao mundo ou através de companheiros imorais (Pv 13.20; 28.7; 2.15-17).
(e) Façam saber a seus filhos que DEUS está sempre observando e avaliando aquilo que fazem, pensam e dizem (Sl 139.1-12).
(f) Levem seus filhos bem cedo na vida à fé pessoal em CRISTO, ao arrependimento e ao batismo em água (Mt 19.14).
(g) Habituem seus filhos numa igreja espiritual, onde se fala a Palavra de DEUS, se mantém os padrões de retidão e o ESPÍRITO SANTO se manifesta. Ensinem seus filhos a observar o princípio: “Companheiro sou de todos os que te temem” (Sl 119.63; ver At 12.5 .).
(h) Motivem seus filhos a permanecerem separados do mundo, a testemunhar e trabalhar para DEUS (2Co 6.14—7.1; Tg 4.4). Ensinem-lhes que são forasteiros e peregrinos neste mundo (Hb 11.13-16), que seu verdadeiro lar e cidadania estão no céu com CRISTO (Fp 3.20; Cl 3.1-3).
(i) Instruam-nos sobre a importância do batismo no ESPÍRITO SANTO (At 1.4,5, 8; 2.4, 39).
(j) Ensinem a seus filhos que DEUS os ama e tem um propósito específico para suas vidas (Lc 1.13-17; Rm 8.29,30; 1Pe 1.3-9).
(l) Instruam seus filhos diariamente nas Sagradas Escrituras, na conversação e no culto doméstico (Dt 4.9; 6.5, 7; 1Tm 4.6; 2Tm 3.15).
(m) Mediante o exemplo e conselhos, encorajem seus filhos a uma vida de oração (At 6.4; Rm 12.12; Ef 6.18; Tg 5.16).
(n) Previnam seus filhos sobre suportar perseguições por amor à justiça (Mt 5.10-12). Eles devem saber que “todos os que piamente querem viver em CRISTO JESUS padecerão perseguições” (2Tm 3.12).
(o) Levem seus filhos diante de DEUS em intercessão constante e fervorosa (Ef 6.18; Tg 5.16-18; ver Jo 17.1, . sobre a oração de JESUS por seus discípulos, como modelo da oração dos pais por seus filhos).
(p) Tenham tanto amor e desvelo pelos filhos, que estejam dispostos a consumir suas vidas como sacrifício ao Senhor, para que se aprofundem na fé e se cumpra nas suas vidas a vontade do Senhor (ver Fp 2.17 .).

 
O valor da esposa virtuosa
MULHER VIRTUOSA. Estes versículos descrevem a esposa e mãe ideal. Toda sua vida converge para um reverente temor de DEUS (v. 30), compaixão pelos necessitados (vv. 19,20) e dedicação e amor à sua família (v. 27). Certamente nem toda esposa e mãe tem todas as qualidades declaradas aqui. Mas toda esposa deve procurar servir a DEUS, à sua família e ao próximo conforme os talentos e os recursos materiais que DEUS lhe deu (ver Ef 5.22 .; 1 Tm 2.15).
 
Respeito aos pais
FILHOS, SEDE OBEDIENTES. Os filhos de crentes devem permanecer sob a orientação dos pais, até se tornarem membros doutra unidade familiar através do casamento. (1) As crianças pequenas devem ser ensinadas a obedecer e a honrar os pais, mediante a criação na disciplina e doutrina do Senhor (ver 6.4 .; Pv 13.24; 22.6 .; ver a . seguinte). (2) Os filhos mais velhos, mesmo depois de casados, devem receber com respeito, o conselho dos pais (v. 2) e honrá-los na velhice, mediante cuidados e ajuda financeira, conforme a necessidade (Mt 15.1-6). (3) Os filhos que honram seus pais serão abençoados por DEUS, aqui na terra e na eternidade (v. 3).
 
O olhar do crente.
De acordo com 1Jo 2.16, três aspectos do mundo pecaminoso são abertamente hostis a DEUS:
(a) “A concupiscência da carne”, que inclui os desejos impuros e a busca de prazeres pecaminosos e a gratificação sensual (1Co 6.18; Fp 3.19; Tg 1.14).
(b) “A concupiscência dos olhos”, que se refere à cobiça ou desejo descontrolado por coisas atraentes aos olhos, mas proibidas por DEUS, inclusive o desejo de olhar para o que dá prazer pecaminoso (Êx 20.17; Rm 7.7). Nesta era moderna, isso inclui o desejo de divertir-se contemplando pornografia, violência, impiedade e imoralidade no teatro, na televisão, no cinema, ou em periódicos (Gn 3.6; Js 7.21; 2 Sm 11.2; Mt 5.28). Pv 23.5 Porventura fixarás os teus olhos naquilo que não é nada? porque certamente criará asas e voará ao céu como a águia.
(c) “A soberba da vida”, que significa o espírito de arrogância, orgulho e independência auto-suficiente, que não reconhece DEUS como Senhor, nem a sua Palavra como autoridade suprema. Tal pessoa procura exaltar, glorificar e promover a si mesma, julgando não depender de ninguém (Tg 4.16).
 
O FRUTO DO ESPÍRITO.
Em contraste com as obras da carne, temos o modo de viver íntegro e honesto que a Bíblia chama “o fruto do ESPÍRITO”. Esta maneira de viver se realiza no crente à medida que ele permite que o ESPÍRITO dirija e influencie sua vida de tal maneira que ele (o crente) subjugue o poder do pecado, especialmente as obras da carne, e ande em comunhão com DEUS (ver Rm 8.5-14; 8.14; cf. 2Co 6.6; Ef 4.2,3; 5.9; Cl 3.12-15; 2Pe 1.4-9).
O fruto do ESPÍRITO inclui:
(1) “Caridade” (amor) (gr. agape), i.e., o interesse e a busca do bem maior de outra pessoa sem nada querer em troca (Rm 5.5; 1Co 13; Ef 5.2; Cl 3.14).
(2) “Gozo” (gr. chara), i.e., a sensação de alegria baseada no amor, na graça, nas bênçãos, nas promessas e na presença de DEUS, bênçãos estas que pertencem àqueles que crêem em CRISTO (Sl 119.16; 2Co 6.10; 12.9; 1Pe 1.8; ver Fp 1.14).
(3) “Paz” (gr. eirene), i.e., a quietude de coração e mente, baseada na convicção de que tudo vai bem entre o crente e seu Pai celestial (Rm 15.33; Fp 4.7; 1Ts 5.23; Hb 13.20).
(4) “Longanimidade” (gr. makrothumia), i.e., perseverança, paciência, ser tardio para irar-se ou para o desespero (Ef 4.2; 2Tm 3.10; Hb 12.1).
(5) “Benignidade” (gr. chrestotes), i.e., não querer magoar ninguém, nem lhe provocar dor (Ef 4.32; Cl 3.12; 1Pe 2.3).
(6) “Bondade” (gr. agathosune), i.e., zelo pela verdade e pela retidão, e repulsa ao mal; pode ser expressa em atos de bondade (Lc 7.37-50) ou na repreensão e na correção do mal (Mt 21.12,13).
(7) “Fé” (gr. pistis), i.e., lealdade constante e inabalável a alguém com quem estamos unidos por promessa, compromisso, fidedignidade e honestidade (Mt 23.23; Rm 3.3; 1Tm 6.12; 2Tm 2.2; 4.7; Tt 2.10).
(8) “Mansidão” (gr. prautes), i.e., moderação, associada à força e à coragem; descreve alguém que pode irar-se com eqüidade quando for necessário, e também humildemente submeter-se quando for preciso (2Tm 2.25; 1Pe 3.15; para a mansidão de JESUS, cf. Mt 11.29 com 23; Mc 3.5; a de Paulo, cf. 2Co 10.1 com 10.4-6; Gl 1.9; a de Moisés, cf. Nm 12.3 com Êx 32.19,20).
(9) “Temperança” (gr. egkrateia), i.e., o controle ou domínio próprio sobre nossos próprios desejos e paixões, inclusive a fidelidade aos votos conjugais; também a pureza (1Co 7.9; Tt 1.8; 2.5), também no controle da vida financeira.
O ensino final de Paulo sobre o fruto do ESPÍRITO é que não há qualquer restrição quanto ao modo de viver aqui indicado. O crente pode — e realmente deve — praticar essas virtudes continuamente. Nunca haverá uma lei que lhes impeça de viver segundo os princípios aqui descritos.

 

O DINHEIRO PODE SER BÊNÇÃO
Talvez a palavra dinheiro e o verbo comprar sejam os mais usados nos lares. Entretanto, a má atitude de algum membro da família com relação ao dinheiro pode prejudicar a todos. Mas, se houver bom ensinamento e boa administração financeira, certamente o dinheiro será bênção.

***É necessário união e compreensão entre os membros da família. Se todos tiverem afeição e confiança entre si, se houver altruísmo, tolerância e respeito como base para seu relacionamento, a família conseguirá superar seus problemas financeiros. É preciso que todos saibam fazer a diferença entre aquilo que é necessário e o que é supérfluo, I Tm. 6: 8, cooperando-se mutuamente.
***Deve-se ter uma atitude equilibrada com relação ao dinheiro. Ele não deve ser encarado como um fim em si mesmo. É apenas um meio pelo qual se alcançam alguns valores da vida. Por outro lado, não podemos minimizar sua importância. É justo que se trabalhe, se esforce e que se poupe certa quantidade para momentos imprevisíveis e para outras necessidades da vida. Economizar visando a um futuro melhor para os filhos é um dever dos pais, e os filhos aprenderão a gastar construtivamente e a dar a devida importância ao dinheiro.
***Determinação de viver dentro dos rendimentos. Precauções devem ser tomadas para que as despesas do lar não ultrapassem ao que se ganha. Se há descontrole nas finanças, se os pais excedem nos gastos, é claro que no final do mês haverá dificuldades financeiras.

 

1 CRÔNICAS 29.12,14= E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e dar força a tudo. Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, que tivéssemos poder para tão voluntariamente dar semelhantes coisas? Porque tudo vem de ti, e da tua mão to damos.

 
A tecnologia ocupou o lugar da sabedoria 
A tecnologia é uma ferramenta muito boa. Quem não gosta do que a tecnologia tem dado para o homem? Porém, quando a tecnologia toma o lugar da sabedoria, ela se torna perigosa. Isso é o que está acontecendo principalmente no meio evangélico. Igrejas e pastores estão trocando a sabedoria pela tecnologia.  Faz o homem depender não de DEUS, mas dos efeitos tecnológicos. A oração e a leitura da Palavra de DEUS tem ficado em segundo plano.
 
Grande parte dos evangélicos confia muito mais nos efeitos que a tecnologia faz do que na oração e comunhão com DEUS. Um dos Faraós do Egito reclamou da invenção da escrita, dizendo que a mesma iria atrofiar a memória. Não podemos ser tecnofóbicos, por um lado, ou seja, ter medo da tecnologia, nem podemos ser tecnodólatra,  ou seja, colocar a tecnologia em primeiro lugar.   
1 TIMÓTEO 6.9,10= Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.
ESTEJAMOS... CONTENTES. Os crentes devem estar satisfeitos, tendo as coisas essenciais desta vida, como alimento, vestuário e teto. Caso surjam necessidades financeiras específicas, devemos confiar na providência de DEUS (Sl 50.15), enquanto continuamos a trabalhar (2 Ts 3.7,8), a ajudar os necessitados (2 Co 8.2,3), e servir a DEUS com contribuições generosas (2 Co 8.3; 9.6,7). Não devemos querer ficar ricos (vv. 9-11).
 

A mídia trabalha em cima de mensagens subliminares:

A mídia trabalha em cima de mensagens subliminares que levam o consumidor desavisado a desejar e comprar até o que não desejaria ou não precisaria, apenas pelo prazer de comprar ou de possuir o que outro tem, ou ainda não conseguiu adquirir.
A vitrines estão abertas e chamativas ao consumo exagerado; Ao consumismo exagerado; Ao gasto excessivo; Ao endividamento.
 
O CRISTÃO E AS FINANÇAS
CUIDADO COM O CARTÃO DE CRÉDITO - PARA PAGAR DÍVIDAS É SÓ REDUZIR DESPESAS,
"... a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui" (Lucas 12:15).
"Quem ama o dinheiro jamais dele se farta; e quem ama a abundância nunca se farta da renda" (Ec 5:10).
"Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as cousas que tendes" (Hebreus 13:5).
"Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bem para muitos anos; descansa, come, bebe, e regala-te" (Lucas 12:19). Mas Deus replicou: "Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?"
"Vendei os vossos bens e dai esmola; fazei para vós outros bolsas que não desgastem, tesouro inestinguível nos céus, onde não chega o ladrão, nem a traça consome" (Lucas 12:33).
"Porque onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração" (Lucas 12:34).
"Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé e  se traspassaram a si mesmos com muitas dores” (1 Tm 6.10).
No lar, no trabalho e o fisco. 
Em todos os setores de nossa vida devemos estar sob o total controle do ESPÍRITO SANTO, isto significa estar em comunhão com o ESPÍRITO SANTO (2 Co 13.13).
2.1=Motivos errados: avareza, cobiça e inveja (Provérbios 23:1-5; Tiago 4:2-4). Em vez de trabalhar e exercer domínio próprio para poupar dinheiro e comprar à vista, pessoas se enganam e pagam prestações para obter as coisas imediatamente.
2.2=Procedimento errado: desonestidade. A pessoa que promete pagar é obrigada cumprir a promessa. Aquele que promete e não paga está pecando. Quem promete quando sabe que não tem condições para pagar é um mentiroso indigno da vocação a que fomos chamados (Efésios 4:1,25; Mateus 5:37).
2.3=Vida desordenada: falta de administração. Ao invés de cuidar das suas obrigações como Deus mandou, o devedor acaba sendo dominado por outros (Provérbios 22:7). Falta domínio próprio, uma das qualidades essenciais da vida cristã (Gálatas 5:23; 2 Pedro 1:6).
 
a) Evitar dívidas fora do seu alcance. 
As vitrines das lojas são de vidro transparentes para que ao passar as pessoas tenham vontade de comprar, as prateleiras dos melhores produtos nos supermercados são no fundo para que ao voltar as pessoas venham a pegar os outros produtos que nem precisam, mas compram por que vêem.
É a concupiscência dos olhos.
Tg 1.14 Cada um, porém, é tentado, quando atraído e engodado pela sua própria concupiscência;
1 Jo 2.16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não vem do Pai, mas sim do mundo.

b) Evitar extremos.  
1 Tm 6.9 Mas os que querem tornar-se ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, as quais submergem os homens na ruína e na perdição.

c) Comprar à vista, se possível. 
Fazendo um bom planejamento de seu salário, sendo fiel a DEUS em seus dízimos e ofertas, provavelmente você não precisará comprar a prazo, evitando assim os altíssimos juros que estão embutidos nos preços.

d) Não ficar por fiador. 
Ficar por fiador de alguém é dever a conta deste alguém até que o mesmo a pague e isto vai trazer preocupação à sua família, a você e ao credor, pois hoje ninguém mais tem garantia de que estará empregado amanhã.

e) Pagar os impostos. 
Os impostos são taxas de serviço cobradas pelos governos municipal, estadual e federal; devendo o crente não ser achado como ladrão do governo.

f) Pagar o salário do trabalhador. 
Tg 5.4 Eis que o salário que fraudulentamente retivestes aos trabalhadores que ceifaram os vossos campos clama, e os clamores dos ceifeiros têm chegado aos ouvidos do Senhor dos exércitos.
 
 
INTERAÇÃO 
Foi no Éden que a família vivenciou seu primeiro e maior conflito. A conseqüência desta desordem é sentida até hoje em todos os lares. Porém, DEUS não foi pego de surpresa com o pecado do homem e já no Éden providenciou a solução para as famílias e para a iniqüidade: JESUS CRISTO. O Filho de DEUS veio ao mundo como um bebê e experimentou a vida familiar. Atualmente, em JESUS, as famílias podem resolver seus conflitos. Com o amor verdadeiro no coração, que é resultado da graça divina, poderemos não somente vencer, mas evitar as confusões. Para isto precisamos convidar JESUS a fazer do nosso lar sua morada permanente. Que o Filho de DEUS tenha a primazia em nossos lares.
 
OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Elencar alguns fatores que podem gerar conflitos entre os cônjuges. 
Analisar os resultados das atividades profissionais dos pais.
Compreender a importância da fidelidade conjugal no casamento. 
 
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, reproduza, conforme as suas possibilidades, o quadro abaixo. Inicie a aula com a seguinte indagação: "Quais são os principais conflitos vivenciados pelas famílias na atualidade?" Ouça os alunos com atenção. À medida que forem falando, vá preenchendo a primeira coluna do quadro. Depois faça a segunda pergunta: "Como podemos vencer esses conflitos?" Ouça as respostas e preencha a segunda coluna do quadro. Conclua a atividade orando com os alunos e pedindo que DEUS dê sabedoria para que os conflitos que tentam assolar as famílias sejam sanados com discernimento e prudência. 
 
 
A FAMÍLIA E SEUS CONFLITOS
PRINCIPAIS CONFLITOS
DA FAMÍLIA ATUAL
COMO PODEMOS VENCÊ-LOS
 
 
 
 
 
 
 
 
 
PALAVRA-CHAVE - CONFLITO - Embate, Discussão acompanhada de injúrias e ameaças; desavença.
 
RESUMO DA LIÇÃO 5 - CONFLITOS NA FAMÍLIA 
I. DESENTENDIMENTO ENTRE OS CÔNJUGES 
1. Temperamentos diferentes. 
2. Fatores que trazem conflitos. 
a) Falta de confiança.
b) Tratamento grosseiro.
c) Dívidas.
d) Infidelidade.
II. ATIVIDADES PROFISSIONAIS DOS PAIS 
1. A mulher no mercado de trabalho.
2. A ausência dos pais prejudica a criação dos filhos.  
III. MÁ EDUCAÇÃO DOS FILHOS 
1. Educação prejudicada.
2. Quem são os professores?
3. Falta de estrutura espiritual e moral.
 
SINOPSE DO TÓPICO (1) Falta de confiança, tratamento grosseiro, dívidas e infidelidade podem causar conflitos familiares. 
SINOPSE DO TÓPICO (2) Os pais podem trabalhar fora, todavia, não podem descuidar da educação de seus filhos. A educação dos filhos deve ser prioridade. 
SINOPSE DO TÓPICO (3) A ausência de DEUS é o inimigo número um do lar. JESUS, o maior educador de todos os tempos, precisa estar presente em nossos lares 
 
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I - Subsídio Devocional
"Zelo Bíblico como Relacionamento
Nós acreditamos que o companheirismo permanece sendo o propósito primário do casamento. Apesar de todas as coisas maravilhosas que DEUS criou no jardim do Éden, elas eram inadequadas para suprir as necessidades de Adão. Nenhum dos animais, esplêndidos como devem ter sido antes da queda, podiam oferecer uma companhia adequada para ele. Naquele momento o Senhor criou a primeira família. Em Gênesis 2.18, DEUS disse: 'Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja diante dele.' Aqui está de novo - paternidade segue a parceria. Paternidade depende de fidelidade. O papel estratégico do relacionamento marido/esposa no casamento estabelece um ponto central no alvo familiar. tudo mais é secundário. tudo o mais é inferior, porque quando o companheirismo não funciona, a família não pode funcionar.
Nós, pais, permanecemos no pináculo estabelecido por DEUS, em nossa unidade familiar, por isso somos ao mesmo tempo gratos, temerosos e esperançosos no que se refere a nossa tarefa de liderança e ao nosso zelo divino (cuidado estabelecido pela aliança) por nossos relacionamentos no casamento" (GANGEl, Kenneth O. & GANGEl, Jefrey S. Aprenda a ser Pai com o Pai: Tornando-se o pai que DEUS quer que você seja. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, pp.72-3). 
 
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO II - Subsídio Bibliológico
"Esta passagem [Ef 5.19-21] tem sido deturpada e fica quase irreconhecível em algumas interpretações. Muitas vezes ouço pessoas fazendo malabarismos com essa passagem em favor daquele versículo que diz que as esposas têm que se submeter aos seus maridos - que os homens são o cabeça da casa. Mas pegar esse versículo isolado da passagem anterior destrói o significado da Escritura. Nós podemos ser tentados a controlar os outros, para transformá-los em alguma espécie de imagem que nós formamos. Mas este tipo de intolerância não é o que Paulo está falando. A idéia de Paulo era que maridos e esposas devem submeter-se mutuamente. Eles devem ser sensíveis às necessidades um do outro e fazer o possível para alcançá-las. Eles precisam ver seus cônjuges como distintos, como independentes deles, com necessidades peculiares, e não devem controlar ou dominar o esposo, ou a esposa, ou dizer a eles como devem viver. também não devem viver inteiramente separados do seu parceiro. Paulo idealizou uma interação íntima e santa entre marido e mulher: 'Assim também vós, cada um em particular, ame a sua própria mulher como a si mesmo, e a mulher reverencie o marido' (Ef 5.33)" (HAWKINS, David. 9 Erros Críticos que Todo Casal Comete: Identifique as Armadilhas e Descubra a Ajuda de DEUS. 3.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.93).
 
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA 
ADEI, Stephen. Seja o Líder que sua Família Precisa. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009. GANGEl, Kenneth O. & GANGEl, Jefrey S. Aprenda a ser Pai com o Pai. Tornando-se o pai que DEUS quer que você seja.1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004. 
 
SAIBA MAIS - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 54, p.38.