LIÇÃO 1, FAMÍLIA, CRIAÇÃO DE DEUS



LIÇÃO 1, FAMÍLIA, CRIAÇÃO DE DEUS

LIÇÕES BÍBLICAS - 2º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultos
Tema: A FAMÍLIA CRISTÃ NO SÉCULO 21 - Protegendo seu lar dos ataques do inimigo.
Comentário: Pr. Elinaldo Renovato de Lima
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
#QUESTIONÁRIO
NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm  
 
 
TEXTO ÁUREO
E disse o Senhor DEUS:  Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele" (Gn  2.18).
 
 
VERDADE PRÁTICA
A família é  uma instituição divina. Ela é a base da  vida social.
 
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Gn 2.18 - Não  é bom que o homem viva  só
Terça - Sl 68.6 - DEUS faz  que o solitário viva  em  família
Quarta - Sl 119.105 - A Palavra de  DEUS guia a família
Quinta - Sl 128.1 - O temor de  DEUS traz bênçãos para a família
Sexta - Gn 12.3 - A bênção de  DEUS sobre as famílias
Sábado - Sl 127.1-5 - O Senhor edificando a família
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Gênesis 2.18-24
18 E disse o SENHOR DEUS: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele. 19 Havendo, pois, o SENHOR DEUS formado da terra todo animal do campo e toda ave dos céus, os trouxe a Adão, para este ver como lhes chamaria; e tudo o que Adão chamou a toda a alma vivente, isso foi o seu nome. 20 E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele. 21 Então, o SENHOR DEUS fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar. 22 E da costela que o SENHOR DEUS tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão. 23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada. 24 Portanto, deixará o varão o seu pai e a sua mãe e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.
 
PALAVRA-CHAVE – FAMÍLIA – Grupo de pessoas ligadas por casamento, filiação ou adoção.
 
 
ORIGEM DIVINA PAI - MÃE - FILHOS
A família é uma instituição divina. Ela é tão importante, que foi criada antes da Igreja, antes do Estado, antes da nação. DEUS não fez o homem para viver na solidão. Quando acabou de criar o homem, Adão, o Senhor disse: "Não é bom que o homem esteja só. Far-lhe-ei uma adjutora, que esteja como diante dele" (Gn 2.18). DEUS tinha em mente a constituição da família, mas esta não está completa só com o casal. Por isso, o Senhor previu a procriação, dizendo: "Crescei e multiplicai-vos e enchei a terra (Gn 1.27-28). Fica mais clara a origem da família, quando lemos: "Portanto, deixará o homem seu pai e e sua mãe e se unirá à sua mulher e serão ambos uma só carne" (Gn 2.24). "O homem" aí é o filho, nascido de pai e mãe. DEUS fez a família para que o homem não vivesse na solidão (Sl 68.6; 113.9).

 
Sete princípios do casamento bíblico  
 
Sete razões para o casamento
1
  Sua origem divina. (Gn 2.24)
  Só, o homem é incompleto. (Gn 2.18)
 
  Sua santidade. (Hb 13.4)
2 
  Cumprir o plano divino. (Gn 2.24)
 
  Sua indissolubilidade. (Mt 19.6)
  Gerar filhos. (Gn 1.28)
 
  Sua monogamia. (I Co 7.2)
  Evitar a prostituição. (I Co 7.2)
 
  Sua heterossexualidade. (Gn 1.27; 2.24)
  Será base da Nação. (Sl 144.12-15)
 
  A submissão da esposa. (Ef 5.22)
  Para glorificar a DEUS. (I Co 10.31)
 
  O amor do marido. (Ef 5.23)
  Expressar o amor de DEUS. (Ct 8.7)
 
Gn 1.10 = E Viu DEUS Que Era Bom.
Gn 1.12 = E Viu DEUS Que Era Bom.
Gn 1.17 = E Viu DEUS Que Era Bom.
Gn 1.21 = E Viu DEUS Que Era Bom.
Gn 1.25 = E Viu DEUS Que Era Bom.
Gn 1.31 = E Viu DEUS Que Era Bom.
Gn 2.18 = Não è Bom Que o Homem Esteja Só.
 
"Disse o Senhor DEUS: Não é bom que o homem esteja só. Far-lhe-ei uma auxiliadora (ajudadora, complemento) que lhe seja idônea. Então o Senhor fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu (Não foi Adão Que Procurou Pela Mulher, DEUS É Que Lhe Deu, Ele Estava Dormindo Enquanto DEUS Trabalhava.); tomou uma de suas costelas, e fechou o lugar com carne (Não Pegou Da Cabeça, Para Que A Mulher Não Mandasse No Marido; Não Pegou Do Pé, Para Que O Homem Não Pisasse Nela). E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne (Indica União, Mesma Essência.); chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. Por isso deixará o homem pai e mãe, e se unirá à sua mulher (Deixar Aqui É Sob Três Aspectos: Geográfico, Financeiro E Emocional.) , tornando-se os dois uma só carne. Ora, um e outro, o homem e sua mulher, estavam nus, e não se envergonhavam”(Quem trouxe a idéia de errado ou vergonhoso no sexo foi o pecado.) (Gn. 2:18-25.). Lembre-se De Que DEUS Fez Uma Eva Para Um Adão, Se DEUS Quisesse Que A Mulher Ou O Homem Fossem Polígamos Faria Diferente.
1 - Assim como DEUS fez de uma pessoa (Adão) duas pessoas (Eva, Ele quer fazer de duas pessoas uma (Gn. 2:24)).
2 - JESUS CRISTO escolheu o casamento para representar o seu relacionamento com a Igreja (Ef. 5:22-32 I Pe. 3:7).
3 - DEUS escolhe a família para trabalhar com o homem.
4 - DEUS previa que o homem não conseguiria viver só, ou seja, não é auto-suficiente, por isso preparou-lhe uma auxiliadora, que lhe fosse idônea (Gn. 2:18 - ARA - esta palavra idônea traduzida do hebraico significa adequada, ou seja, uma mulher que iria se adequar a Adão, além de ser uma mulher respeitável e digna, uma auxiliadora).
5 - O homem e a mulher ao casarem-se devem deixar pai e mãe (Gn 2:24), ou seja, devem desvencilhar-se de tudo que possa impedir a comunhão perfeita entre o casal, tudo que seja obstáculo deve ser removido. Nada pode estar entre, ou separando o casal: seus familiares, preferências pessoais, trabalho, interesses, egoísmo, etc.
6 - O relacionamento entre o casal é um eterno crescimento, este processo de unidade entre marido e mulher é que vai dar estabilidade à família, vai estabelecer o respeito dos filhos pelos pais. Se o casal está dividido a autoridade é minada e enfraquecida (a casa dividida contra sí mesma cairá - Lc. 1:17).
7 - DEUS quer que o casal seja unido a tal ponto que não haja brecha entre eles para Satanás operar.
8 - O segredo para um casamento feliz é a presença de JESUS no casamento (... "O cordão de três dobras não se arrebenta com facilidade” Ec. 4:12 - JESUS é a terceira dobra ou nó que vai dar sustentação, solidez e garantia de permanência do casamento).
9 - Em Gn. 2:25 diz:... O homem e a mulher estavam nus, e não se envergonhavam:...
Que tipo de relacionamento era este:
a - Era uma relação onde não havia ódio, rancor, mágoa, ressentimento, amargura.
b - Era uma relação onde não havia medo, não havia ameaças, disputa pela liderança ou poder no relacionamento. Numa relação de medo não pode haver uma plena comunhão.
c - Era uma relação onde não havia culpa - A culpa e o medo andam juntos; o medo apareceu pela primeira vez depois que o homem e a mulher pecaram. (Gn. 2:6-10).
Qual é o tipo de amor que deve existir entre marido e mulher?
Existem quatro formas de amor (traduzido do grego):
1 - Eros: deus da sensualidade: amor físico e sexual (começa sempre com os olhos), donde surgem as palavras eróticas, erotismo. Ex: Filmes e revistas pornográficas (eróticas). Deve haver atração física entre o casal, mas não sensualidade.
2 - Phileo: é o amor ao próximo; é o amor filantrópico (filantrópico vem da palavra "phileo"); amor humanitário, altruísta, cívico e comunitário - Lc. 7:34. Deve haver amor de irmãos entre o casal, lembrando que a esposa é irmã em CRISTO e companheira de salvação..
3 - Storge: amor familiar, amor romântico, amor conjugal. Ex: Amor entre esposo e esposa, pai e filhos, etc. Deve haver amor romântico entre o casal, não se esquecendo que uma rosa ou um presente pode mudar todo um relacionamento. A mulher dá muito valor às lembranças de datas como casamento, aniversário, dia que se conheceram, etc...
4 - Ágape: Amor Divino. É o amor de DEUS derramado em nossos corações (Rm 5:5, I Jo. 4:8). É um amor que não conhece limites, é o amor desinteressado, que dá sem esperar recompensa - I Co. 13:4-7.
Este é o tipo de amor que deve existir entre marido e mulher. É o amor perfeito. Busquemos com fé e oração este amor!
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/familia.htm 
 
A vontade de DEUS sobre o casamento aplica-se a todos? 
A história se repete muitas vezes: “Éramos jovens descrentes. Não sabíamos nada sobre a Bíblia. O casamento não deu certo. Agora quero casar de novo, e tenho certeza que DEUS quer a minha felicidade e abençoará o novo casamento.”
Este raciocínio, muito difundido hoje em diversas igrejas, procura uma maneira de “anular” casamentos do passado e justificar novos. Sugere que a vontade de DEUS sobre o casamento aplica-se aos cristãos, mas que os descrentes, na sua ignorância, não são sujeitos aos mesmos princípios.
Alguns religiosos chegam a negar a validade de qualquer casamento não feito na igreja. É isso que a Bíblia diz? Observemos alguns fatos importantes:
  • O casamento existiu bem antes da igreja ser edificada. Logo quando DEUS criou o primeiro casal, ele introduziu o casamento. A linguagem usada mostra que anunciou um princípio que aplicaria geralmente aos seres humanos, pois Adão não tinha e não deixou pai e mãe, mas DEUS disse: “Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne” (Gênesis 2:24).
  • Mesmo depois de separar Abraão e seus descendentes para ser um povo escolhido, DEUS ainda reconheceu os casamentos de outros povos (Gênesis 20:17; Ester 5:10,14; 6:13; Isaías 13:16).
  • Antes de enviar os apóstolos para pregar ao mundo e antes de estabelecer a sua igreja, JESUS reforçou a validade da lei original do casamento: “Desde o princípio da criação, DEUS os fez homem e mulher.... Portanto, o que DEUS ajuntou não separe o homem” (Marcos 10:6-9).
  • Paulo disse que alguns dos coríntios eram adúlteros antes de se converterem (1 Coríntios 6:9-11). Se a lei de DEUS do casamento não se aplicasse aos descrentes, não seriam culpados de pecados contra o matrimônio (adultério).
  • A Bíblia não fala nenhuma vez de casamento “na igreja” e não atribui à igreja o papel de oficializar casamentos. A validade do casamento não depende da igreja. Duas pessoas descrentes que assumem o compromisso do casamento são, diante de DEUS, casadas. Se tiverem relações com outros, cometem adultério. Se chegarem a se divorciar, fazem isso contra a vontade de DEUS.
“Digno de honra entre todos seja o matrimônio, bem como o leito sem mácula; porque DEUS julgará os impuros e adúlteros” (Hebreus 13:4).
JESUS disse: “Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra, comete adultério” (Mateus 19:9). Qualquer raciocínio que despreza a santidade do casamento vem do homem, e não de DEUS.
 
 
Família na Atualidade e as tentações ao pecado:
Família tentada ao Pecado da parte da carne.
a) Tentação humana. A Bíblia nos diz que "não veio sobre vós tentação, senão humana" (1 Co 10.13). Neste texto, podemos entender que "tentação humana" quer dizer a que é própria da natureza carnal do homem (ver Rm 7.5-8; GI 5.13,19). Ela tem seu aspecto mal, pernicioso, incitador ao pecado. 
b) O significado da carne. A carne, é o "centro dos desejos pecaminosos" (Rm 13.14;GI5.16,24). Dela vem o pecado e suas paixões (Rm 7.5; GI5.17-21). Na carne não habita coisa boa (Rm 7.18). Devemos salientar que o termo carne, aqui, não se refere ao corpo, que não tem nada de mal em si mesmo, mas à natureza carnal, herdada de nossos pais. O corpo do crente é templo do ESPÍRITO SANTO ( 1 Co-6.19.20).
Família tentada ao Pecado da parte do mundo.
O mundo como fonte de tentação, não é o mundo físico, criado por DEUS. O Dicionário da Bíblia, de Davis, diz que "a palavra mundo emprega-se freqüentemente para designar os seus habitantes", como em Sl 9.8, Is 13.11 e Jo 3.16. 
O Dicionário Teológico (CPAD), referindo-se ao mundo, diz que "No campo da teologia, porém, é o sistema que se opõe de forma persistente e sistemática ao Reino de DEUS". João exorta a que não amemos "o mundo, nem o que no mundo há". "Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo" (1 Jo 2.15,16). Tudo isso é fonte de tentação. 
Família tentada ao Pecado da parte do Diabo.
 É a fonte mais cruel da tentação. Seu caráter é sempre destrutivo. 
a) JESUS foi tentado. 
É a fonte mais terrível e avassaladora da tentação. Dela, não escapou nem mesmo nosso Senhor JESUS CRISTO. Após o batismo em água, Ele foi conduzido "pelo ESPÍRITO para ser tentado pelo diabo" (Mt 4.1; Mc 1.13; Lc 4.2). Foi o único que não caiu em pecado (Hb 4.15). 
b) Homens de DEUS foram tentados. 
Homens de DEUS, do porte de Abraão, Sansão, Davi, e tantos outros, foram tentados pelo Adversário (Satanás) a fazerem o que não era da vontade de DEUS, com sérios prejuízos para suas vidas. 
c) Os homens comuns são tentados. 
Os homens são tentados a praticar toda espécie de males, crimes, violência, estupros, brigas,ciúmes, guerras, mentiras, calúnias, roubos, etc...
d) Os crentes são tentados. 
Até os crentes em JESUS são vítimas da ação do maligno, quando causam prejuízos a Igreja do Senhor, com escândalos, calúnias, invejas, divisões, rebeliões, busca pelo poder, politicagem religiosa e tantas outras coisas ruins.
 
SETE PASSOS PARA A VITÓRIA NA TENTAÇÃO 
1. Saber utilizar a Palavra de DEUS:
Nosso Senhor JESUS CRISTO, quando foi tentado, não deu chance ao Diabo para conversar muito com Ele. A cada insinuação do maligno, ele usava a "espada do ESPÍRITO, que é a Palavra de DEUS" (Ef 6.17b), dizendo: "Está escrito..." (Mt 4.4b, 7a, 10b). Por isso, é preciso ler a Bíblia, para usar a Palavra na hora certa. 
2. Através da oração. 
JESUS nos mandou orar sem cessar para não cairmos em tentação (Lc 22.40; 1Ts 5.17). A maioria dos crentes, hoje, não ora. Certo pregador disse:  "O Diabo ri da nossa sabedoria, zomba das nossas pregações, mas treme diante de nossas orações". 
3. Através da vigilância. 
JESUS enfatizou a importância da vigilância para não cairmos em tentação (cf. Mt 26.41a). 
4. Através da disciplina pessoal. 
Falando sobre o "atleta cristão", Paulo diz que "aquele que luta, de tudo se abstém" (I Co 9.25a). Em seguida, afirma: "Antes, subjugo meu corpo e o reduzo à servidão para que, pregando aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado" (I Co 9.27). Muitos caem. por exemplo, na tentação do sexo, porque não sabem controlar seus instintos. 
5. Resistindo ao Diabo. O inimigo sabe qual é o ponto fraco de cada crente (Tendão de Aquiles), Mas, com determinação e resistência, no ESPÍRITO, é possível ser vitorioso (cf. I Pe 5.8,9; Tg 5.17). José, jovem hebreu, mesmo pagando terrível preço, não se deixou vencer pelo pecado do adultério. Foi vencedor e exaltado por DEUS. 
6. Buscando a santificação. É preciso que o crente viva a separação (santificação) integral para DEUS (Hb 12.14; I Pe 1.15). 
7. Ocupando a mente com as coisas espirituais. 
Isso se consegue através da oração, jejum, estudo da Bíblia e leitura de bons livros; servindo, evangelizando, louvando, participando da obra do Senhor, santificando a mente, a vida e o corpo (ver 1 Ts 4.3-7). 
 
 
O Propósito de Deus para a Família
"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam; Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" (Salmo 127:1).
Deus nos criou e designou o casamento e a família como a mais fundamental das relações humanas. Em nosso mundo de hoje em dia, vemos famílias atormentadas pelo conflito e arrasadas pela negligência e o abuso. O divórcio tornou-se uma palavra comum, significando miséria e dureza para os múltiplos milhões de suas vítimas. Muitos homens jamais aprenderam a ser esposos e pais devotados. Muitas mulheres estão fugindo de seus papéis dados por Deus. Pais que não têm nenhuma idéia de como preparar seus filhos estão assim perturbados pelo conflito com seus rebentos rebeldes. Outros simplesmente abandonam seu dever, deixando filhos sem qualquer preparação ou provisão.
Para muitas pessoas, hoje em dia, a frase familiar e confortadora "Lar, Doce Lar" não é mais do que uma ilusão vazia. Não há nada doce ou seguro num lar onde há o abuso, a traição e o abandono.
Haver  uma solução? Poderemos evitar tais tragédias em nossas famílias? Poderão os casais jovens manter o brilho do amor e do otimismo décadas depois de fazerem os votos no casamento? Haverá esperança de recuperação dos terríveis erros do passado?
A resposta para todas estas perguntas é SIM! As soluções raramente são fáceis. A construção de lares sólidos não acontece por pura sorte. Somente pelo retorno ao padrão de Deus para nossas famílias poderemos começar a entender as grandes bênçãos que ele preparou para nós em lares construídos sobre a rocha sólida da sua palavra. Consideremos brevemente alguns princípios básicos ensinados na Bíblia sobre a família.
 
O Propósito Básico de Deus para a Família
Quando temos dificuldade com a geladeira, entendemos que o fabricante, que escreveu o manual do usário, sabe mais sobre o aparelho do que nós. Lemos o manual para resolver o problema. Quando vemos tantos problemas nas famílias de hoje, só faz sentido que nosso Criador, que escreveu o "manual do usuário", sabe mais a respeito da família do que nós. Precisamos ler o manual para achar como construir e manter bons lares. Encontramos estas instruções na Bíblia. Ela nos guia em cada aspecto do serviço a ele, incluindo a realização de nossos papéis na família.
 
Casamento
A família começa com o casamento. Quando Deus criou Adáo e Eva, ele revelou seu plano básico para o casamento: "Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne" (Gênesis 2:24). Este plano é claro. Um homem ligado a uma mulher. Milhares de anos mais tarde, Jesus afirmou que este ainda é o plano de Deus. Ele citou este versículo e acrescentou: "Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem" (Mateus 19:6). Este casamento é uma relação para toda a vida. Somente a morte deve cortar este laço (Romanos 7:1-3).
Deus aprovou as relações sexuais somente dentro do casamento. Não há nada de mal ou impuro sobre as relações sexuais dentro de um casamento aprovado por Deus (Hebreus 13:4). Esposos e esposas têm a responsabilidade de satisfazer os desejos sexuais (dados por Deus) aos seus companheiros (1 Coríntios 7:1-5).
Todas as outras relações sexuais são sempre e absolutamente erradas. Relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo são absolutamente proibidas por Deus (Romanos 1:24-27; 1 Coríntios 6:9-11). Deus não criou Adão e João. Ele fez uma mulher, Eva, como uma parceira apropriada para Adão. As relações sexuais antes do casamento, mesmo entre pessoas que pretendem se casar, são condenadas por Deus (1 Coríntios 7:1-2, 8-9; Gálatas 5:19). As relações sexuais extra-conjugais são também claramente proibidas (Hebreus 13:4).
 
Filhos
Casais assim unidos diante de Deus pelo casamento gozam o privilégio de terem filhos. Deus ordenou a Adão e Eva e aos filhos de Noé que tivessem filhos (Gênesis 1:28; 9:1). Ainda que nem todas as pessoas tenham que se casar, e que nem todas terão filhos, é ainda o plano básico de Deus que os filhos nasçam dentro de famílias, completas com pai e mãe (1 Timóteo 5:14). Em lugar nenhum da Bíblia encontramos autorização para uma mulher ter relações sexuais para conceber um filho, antes ou sem casamento. A paternidade solteira, que está se tornando moda em nossa sociedade moderna é um afastamento do plano de Deus que terá  sérias conseqüências para as gerações vindouras.
 
Papéis Dados por Deus Dentro da Família
Dentro desta estrutura do propósito Divino, consideremos os papéis que Deus atribuiu aos homens, mulheres e filhos.
 
Homens: Esposos e Pais
A responsabilidade dos esposos é bem resumida em Efésios 5:25: "Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela". O esposo tem que colocar as necessidades de sua esposa acima das suas próprias, mostrando devoção desprendida aos melhores interesses da "parte mais frágil" que necessita da sua proteção. Ele tem que trabalhar honestamente para prover as necessidades da família (2 Tessalonicenses 3:10-11; 1 Timóteo 5:8).
Os pais são especialmente instruídos por Deus para preparar seus filhos na instrução e na disciplina do Senhor (Efésios 6:4). Este é um trabalho sério e, às vezes, difícil, mas com resultados eternos! Os espíritos de seus filhos existirão eternamente, ou na presença de Deus ou separados dele. A maior meta de um pai para seus filhos deveria sempre ser a salvação eterna deles.
 
Mulheres: Esposas e Mães
Uma esposa tem um papel muito desafiador no plano de Deus. Ela tem que complementar seu esposo como uma auxiliar submissa, que partilha com ele as experiências da vida. As pressões da sociedade moderna para rejeitar a autoridade masculina não obstante, a mulher devota aceita seu papel como aquela que é cuidadosamente submissa ao seu esposo (Efésios 5:22-24; 1 Pedro 3:1-2). As mulheres de hoje em dia que rejeitam este papel dado por Deus estão na realidade difamando a palavra dele (Tito 2:5).
Deus instrui as mulheres para mostrarem terna afeição aos seus esposos e filhos, e a serem honestas e fiéis donas de casa (Tito 2:4-5). Apesar dos esforços de algumas pessoas para desvalorizar o papel das mulheres que são dedicadas a suas famílias, Deus tem em alta estima a mulher que é uma boa dona de casa e uma amorosa esposa e mãe. Tais mulheres devotas são também dignas de respeito e apreciação de seus esposos e filhos (Provérbios 31:11-12,28).
 
Filhos: Seguidores Obedientes
Deus também definiu o papel dos filhos. Paulo revelou em Efésios 6:1-2 que os filhos deverão:
1. Obedecer a seus pais. Deus colocou os pais nesta posição de autoridade e os filhos têm que respeitá-los. Muitas pessoas consideram a rebeldia de uma criança como uma parte comum e esperada do "crescimento", mas Deus coloca-a na lista com outros terríveis pecados contra ele (2 Timóteo 3:2-5).
2. Honrar seus pais. Os pais que sustentam, instruem e preparam seus filhos devem ser honrados. Jesus mostrou que esta honra inclui prover as necessidades dos pais idosos (Mateus 15:3-6).
 
Lares Piedosos Nestes Dias?
É, freqüentemente, muito difícil corrigir anos ou mesmo gerações de erros. Mas está claro que o único modo pelo qual podemos esperar ter boas famílias construídas nos princípios divinos é voltar ao plano que Deus tem revelado. Temos que estudar a Bíblia, aprender estes princípios, aplicá-los em nossas vidas, e ensiná-los aos nossos filhos e aos outros. Lembre-se, os benefícios serão eternos!
Você está construindo seu lar sobre a fundação da palavra de Deus?
(por Dennis Allan http://www.estudosdabiblia.net/d15.htm)
 
INTERAÇÃO
Prezado professor, inicie   a  primeira aula deste trimestre  apresentando o  tema geral das lições  Bíblicas e explique que as  treze lições analisam a mais importante instituição criada por  DEUS na  face da  Terra; a  célula mater da  sociedade - a família. Fale também a  respeito do  comentarista, pastor  Elinaldo Renovato de  Lima,líder da  Assembleia de  DEUS em  Parnamirim, RN, professor universitário, bacharel em   Ciências Econômicas e autor de diversas obras editadas pela CPAD. O enriquecimento espiritual que lhe advirá do estudo de cada lição será sentido em  seu  próprio lar e nas famílias de seus alunos. Que DEUS abençoe nossas famílias.
 
OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Compreender a  família no  plano divino.
Conscientizar-se das consequências da  Queda para as famílias.
Analisar a constituição familiar ao longo dos anos.
 
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, para introduzir a lição sugerimos que reproduza conforme as suas possibilidades a tabela da página ao  lado. Inicie  a aula com a seguinte indagação: "Quais são os principais desafios da  família atual?" Ouça os alunos com atenção.
À medida que forem falando, preencha a primeira coluna do  quadro. Em seguida afirme que muitos são os desafios da família e, por isso, precisamos da sabedoria divina para vencê-los. logo após faça a segunda pergunta: "Como podemos vencer estes desafios?" Ouça as respostas e preencha a segunda coluna do  quadro. Esta atividade incentivará a participação ativa dos alunos e a sua aprendizagem.
 
A FAMÍLIA NA ATUALIDADE
PRINCIPAIS DESAFIOS
COMO PODEMOS VENCÊ-LOS
DROGAS
AMOR DE DEUS EM NÓS
HOMOSSEXUALIDADE
AMOR DE DEUS EM NÓS
PROSTITUIÇÃO
AMOR DE DEUS EM NÓS
UNIÃO NO LAR E NA IGREJA
AMOR DE DEUS EM NÓS 
 
 
RESUMO DA LIÇÃO 1, FAMÍLIA, CRIAÇÃO DE DEUS
I. A FAMÍLIA NO PLANO  DIVINO
1. O propósito de DEUS.
2. Um  lugar de proteção e sustento.
3. A primeira família.
II. A QUEDA E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A FAMÍLIA
1. O ataque do Inimigo.
2. Os resultados da Queda no relacionamento familiar.
3. A vida familiar depois da Queda.
III. A CONSTITUIÇÃO FAMILIAR AO LONGO DOS  SÉCULOS
1. Família patriarcal.
2. A  família nuclear (monogâmica).
3. A família na atualidade.
a) A carne.
b) O mundo.
c) O Diabo.
 
SINÓPSE DO TÓPICO (1) - DEUS criou a família com desígnios sublimes. O Criador não fez o ser humano para viver na solidão
SINÓPSE DO TÓPICO (2) - A família, desde  a  sua instituição, foi  alvo  dos ataques do Inimigo. Satanás fez  de tudo para que o propósito de  DEUS para as famílias fosse destruído.
SINÓPSE DO TÓPICO (3) - Os  três maiores desafios espirituais da família são: o mundo, a carne e o Diabo.
 
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICOI - Subsídio Bibliológico
"Criado para relacionamentos
[...] A Bíblia começa nos dizendo  que DEUS em  afinidade - Pai, Filho   e  ESPÍRITO SANTO -  criou o homem e  a  mulher para uma vida de  relacionamentos mútuos e com Ele (Gn 1.16,17). Ambos refletem a glória de  DEUS. O homem foi  criado  primeiro (Gn 2.7), seguido pela mulher, que foi  tirada do  homem (Gn  2.21-23). A mulher foi  criada, porque DEUS declarou: 'Não é bom que o  homem esteja só;  far-lhe-ei uma adjutora que esteja como diante dele [ou  seja, uma auxiliadora para satisfazer-lhe as necessidades]' (Gn 2.18).
Mas  que necessidade tinha Adão e com a qual não podia lidar no  utópico Éden  com seu ecossistema perfeitamente equilibrado e a atmosfera livre  de substâncias tóxicas?  Solidão! Solidão foi  a primeira emoção que Adão teve com a qual não podia lidar [...].
Ainda que  no  frescor do   dia DEUS viesse conversar com Adão, este precisava de  alguém como ele mesmo - outro ser humano -, com quem pudesse se comunicar durante o dia. A mulher não foi criada para ser objeto sexual. Antes, foi criada para ser ouvinte incentivadora e comunicadora dinâmica. Era tão fundamental esse relacionamento, que o casal recentemente formado foi  instruído a  ensinar seus filhos a  deixar pai   e  mãe e  apegar-se aos seus respectivos cônjuges (Gn 2.24)" (CARlSON,  Raymond et al. Pastor  Pentecostal:  Teologia e Práticas Pastorais. 3.ed.  Rio  de Janeiro: CPAD, 2005, pp.35-6).
 
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICOII - Subsídio Bibliológico
"O propósito ou missão do casamento, como DEUS Designou
Em um mundo onde tudo está se tornando relativo e a felicidade se faz  um  fim em  si mesma, é importante reafirmar que o casamento foi ideia de  DEUS, desde o início, e Ele o criou para cumprir os seus propósitos, que podem ser resumidos da  seguinte maneira:
Oferecer glória a DEUS. Não  há nada cristão que não se destine a glorificar a DEUS. Na verdade, o casamento é uma instituição social da  qual evoluíram todas outras estruturas sociais. É importante apreciar a missão do  casamento como um  meio para honrar a DEUS e oferecer louvores ao  seu nome [...].
Propiciar companhia para o outro. Um dos propósitos fundamentais do  casamento é a companhia [...] (Gn 2.18; Sl 68.8).
Servir, um ao  outro. Não  somente não era  bom que o homem estivesse só, mas ele  precisava de  uma auxiliar. A intenção do  casamento é criar companheiros que satisfaçam as necessidades, um  do outro. Cada cônjuge tem necessidades que DEUS deseja que sejam satisfeitas no  casamento [...].
Procriar uma  descendência devota.  A função de  procriação estava no  centro do  propósito de  DEUS, quando criou o  primeiro homem e a primeira mulher. Ele lhes ordenou que fossem frutíferos que se multiplicassem e povoassem a terra - algo que nós fizemos muito bem. Mas a missão bíblica de  ter filhos vai além do  ato físico de  ter bebês. Ela pede que as crianças tenham uma criação devota, e o casamento cristão cria  a atmosfera ideal, amorosa e carinhosa, para se fazer isso.
Criar a unidade básica de trabalho e serviço. Os casais cristãos devem servir a DEUS juntos, criar filhos devotos, manter a casa e servir na  igreja e  na  comunidade [...]"  (ADEI, Dr. Stephen. Seja o Líder que sua Família Precisa. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, pp.108-09).
 
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
ADEI, Stephen. Seja o Líder que sua Família Precisa.  1.ed. Rio de  Janeiro: CPAD, 2009.
SOUZA, Estevam Ângelo. ... e fez DEUS a família: O padrão divino para um lar  feliz. 1.ed. Rio  de Janeiro: CPAD, 1999.
Revista Ensinador Cristão CPAD - nº 54, p.36.
 
QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 1, FAMÍLIA, CRIAÇÃO DE DEUS
Responda conforme a revista da CPAD do 2º Trimestre de 2013
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas
 
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
E disse o Senhor DEUS:  Não é __________________________ que o homem esteja _____________________________; far-lhe-ei uma _________________________________ que esteja como diante dele" (Gn  2.18).
 
VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
A _______________________________ é  uma instituição ______________________________. Ela é a ________________________________ da vida social.
 
COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO
3- Qual a mais importante instituição criada por DEUS para a sociedade?
(    ) A cidade.
(    ) A família.
(    ) A igreja.
 
I. A FAMÍLIA NO PLANO DIVINO
4- Quais os propósitos de DEUS ao criar a Família?
(    ) É evidente que a célula tronco da sociedade foi criada a partir da necessidade humana de ter uma amizade com outra pessoa.
(    ) DEUS criou a família com desígnios sublimes.
(    ) O Criador não fez o ser humano para viver na solidão.
(    ) Quando acabou de formar o homem, o Senhor disse: "Não é bom que o homem esteja só. Far-lhe-ei uma adjutora, que esteja como diante dele".
(    ) Este  texto bíblico nos mostra o primeiro objetivo de DEUS ao criar a família.
(    ) Fica evidente que a célula mater da sociedade foi criada a partir da necessidade humana de ter companhia.
(    ) O propósito divino era estabelecer uma instituição que pudesse propiciar ao ser humano abrigo e relacionamento.
(    ) Atualmente temos visto e vivido um tempo de escassez na área dos relacionamentos.
(    ) Estamos ficando cada vez mais superficiais, frios e distantes uns dos outros.
(    ) Por se multiplicar a iniquidade o amor está esfriando.
(    ) Por isso precisamos investir em nosso relacionamento familiar.
(    ) Podemos dizer que o segundo propósito divino para a criação da família foi fazer dela um núcleo pelo qual as bênçãos do Senhor seriam espalhadas sobre toda a Terra.
 
5- Que tipo de lugar DEUS preparou para instituir a primeira família e qual a responsabilidade do primeiro homem?
(    ) Da mesma forma que Adão não tinha a responsabilidade de cuidar do jardim, DEUS zela por nossa família para guardá-la e protegê-la, independentemente de nós.
(    ) Um DEUS perfeito preparou um lugar excelente para receber a primeira família.
(    ) O Jardim do Éden era um local especial de acolhimento, proteção e provisão.
(    ) Adão e Eva  tinham tudo de  que precisavam para usufruir de uma vida saudável e feliz.
(    ) Eles desfrutavam da companhia de DEUS e nada lhes faltava.
(    ) O propósito do Senhor era que cada família tivesse os recursos suficientes para sua subsistência, pois a escassez e as privações trazem conflitos para as famílias.
(    ) Porém, com a ajuda do Pai Celeste estes conflitos podem ser sanados, pois o Senhor é o nosso bom Pastor.
(    ) DEUS deseja que cada família tenha a sua provisão diária.
(    ) E da mesma forma que Adão tinha a responsabilidade de cuidar do jardim, DEUS deu a você a responsabilidade de zelar por sua família.
 
6- Como foi criada a primeira família?
(    ) Antes mesmo de criar a mulher o Senhor ordenou o casamento, estabelecendo então a mais importante instituição de uma sociedade: a família.
(    ) DEUS formou Adão do pó da terra.
(    ) Vendo que o homem não poderia viver sozinho, retirou uma costela de Adão e criou Eva, sua companheira.
(    ) Isto  mostra que diante do todo-Poderoso homem e mulher são iguais na sua essência.
(    ) Ambos vieram do pó da terra e um dia ao pó tornarão.
(    ) Após criar a mulher o Senhor ordenou o casamento, estabelecendo então a mais importante instituição de uma sociedade: a família.
 
II. A QUEDA E AS SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA A FAMÍLIA
7- Como foi o ataque do Inimigo à primeira família e qual solução de DEUS?
(    ) O Diabo enganou Eva, mentiu para ela e a obrigou a cometer o pecado da desobediência, e Adão seguiu pelo mesmo caminho.
(    ) Satanás levou a mulher a desobedecer à voz de DEUS. talvez, de modo suave e envolvente, ele tenha falado: "É assim que disse DEUS: Não comereis de toda a árvore do jardim?".
(    ) Eva confirmou a ordem do Senhor, mas cedeu à tentação do Maligno.
(    ) O maligno iludiu Eva, seduziu-a e a fez cair no pecado da desobediência, e Adão seguiu pelo mesmo caminho.
(    ) O casal poderia ter recusado a sugestão do Diabo, mas não o fizeram, e depois de pecarem, caíram na condenação divina.
(    ) Isso nos mostra que a família, desde a sua instituição, foi alvo dos ataques do Inimigo.
(    ) Satanás fez de tudo para que o propósito de DEUS para as famílias fosse destruído.
(    ) DEUS é soberano e Senhor, e seus propósitos jamais serão frustrados.
(    ) Da semente da mulher nasceria o Messias, aquEle que esmagaria Satanás.
(    ) O propósito do Inimigo é matar, roubar e destruir, mas JESUS veio ao mundo para destruir os intentos do Maligno.
 
8- Quais foram os resultados da Queda no relacionamento familiar na primeira família e qual tem sido a situação da família hoje devido ao pecado?
(    ) O pecado sempre une a familia em torno de DEUS para que todos sejam curados.
(    ) O pecado é a origem dos males que atacam a família.
(    ) A vida familiar de Adão e Eva era perfeita, porém o pecado trouxe a disfunção para o seio da família.
(    ) Depois da Queda podemos ver sentimentos como o medo, a culpa e a vergonha, perturbando a convivência do casal.
(    ) O pecado sempre faz o relacionamento familiar adoecer.
(    ) Há muitos lares doentes, onde a família deixou há muito tempo de ser um local de acolhimento, proteção e cuidado devido aos pecados não confessados e não abandonados.
(    ) Essas transgressões causam culpa e separam as famílias da comunhão com DEUS.
 
9- Qual tem sido a vida familiar depois da Queda do primeiro casal?
(    ) O pecado de um único homem trouxe consequências terríveis para toda a humanidade, mas todos nascemos sem nenhum tipo de hereditariedade de Adão..
(    ) O pecado de um único homem trouxe consequências terríveis para toda a humanidade.
(    ) Depois da Queda a vida familiar já não seria mais a mesma.
(    ) A mulher teria filhos com muita dor e o seu desejo, ou seja, sua vontade estaria submetida à vontade de seu marido.
(    ) Adão deveria comer agora seu pão diário com dores, pois o trabalho de arar a terra para ter sua subsistência garantida seria bem difícil.
(    ) A terra também foi afetada pelo pecado, produzindo espinhos e cardos.
(    ) A morte física também é uma consequência da transgressão do homem.
(    ) DEUS ama o pecador, mas não tolera o pecado. Como punição pela desobediência, Adão e Eva, foram expulsos do Jardim do Éden.
 
10- Complete:
A vida no Jardim, ______________________________ da Queda pode ser comparada à vida _____________________________________ que um dia desfrutaremos no céu; tudo era  bom, pois foi tudo pensado, planejado e criado por um DEUS que preza pela excelência. Se tivessem permanecido na ___________________________________, Adão e Eva teriam sido felizes para todo o sempre, todavia, JESUS CRISTO veio ao mundo para resgatar as famílias da __________________________________ do pecado. CRISTO se fez pecado por nós, e na cruz levou as nossas _______________________________ sobre si (Is 53.4). Isso nos mostra o quanto DEUS deseja abençoar nossas famílias.
 
III. A CONSTITUIÇÃO FAMILIAR AO LONGO DOS  SÉCULOS
11- O modelo familiar com o passar dos tempos está sujeito a mudanças. Já tivemos a família patriarcal, monogâmica, consanguínea, etc, todavia isso não altera o valor e a importância da família. O que é família patriarcal?
(    ) A família patriarcal é um exemplo familiar onde é permitido ao homem ter diversos parceiros.
(    ) A família patriarcal é um exemplo familiar onde é permitido ao homem ter diversas esposas.
(    ) Este modelo é visto em todo Antigo testamento, mas não era o molde determinado pelo Senhor.
(    ) DEUS o tolerou, porém esta nunca foi a sua vontade. No modelo de família patriarcal o pai (pater) era visto como o senhor da casa e da família.
(    ) As esposas e os filhos não tinham liberdade de escolha, pois a palavra final era sempre do patriarca.
 
12- O que é família nuclear (monogâmica)?
(    ) Este foi o modelo idealizado pelo Senhor:
(    ) Um homem e uma mulher, unidos pelo matrimônio.
(    ) A poligamia vai contra o princípio divino do marido e da esposa ser uma só pessoa.
(    ) A poligamia vai contra o princípio divino do marido e da esposa ser uma só carne.
 
13- Como é a família na atualidade?
(    ) A família está inserida dentro de um contexto mundial, e portanto, sujeita a maldições.
(    ) A família está inserida dentro de um contexto social, e portanto, sujeita a mudanças.
(    ) Porém, os princípios divinos para as famílias são eternos e imutáveis.
(    ) Os inimigos e desafios enfrentados pelas famílias na atualidade são muitos, todavia queremos destacar apenas os espirituais.
 
14- Quais os principais inimigos da família na atualidade? Complete:
a) A ______________________. Natureza __carnal__ que se opõe ao ESPÍRITO SANTO e volta-se para tudo o que é contrário à vontade de DEUS. A família cristã precisa, na direção do ESPÍRITO, combater a natureza ___________________________. Assim, evitará o adultério, os vícios e todas as ____________________________________ que visam destruí-la. b) O _______________________. Ou  amamos a DEUS ou amamos o _______________________________. Não há a mínima possibilidade de servimos a dois senhores (Mt 6.24). Saiba, pois, que existe vitória para quem escolher amar a DEUS. E Ele dará ____________________________ à nossa família a partir da  fé que depositarmos nEle (1 Jo 5.4). c) O _______________________________. "Sujeitai-vos, pois, a DEUS; resisti ao ___________________________, e ele fugirá de vós" (Tg 4.7). O segredo da nossa vitória contra _________________________________ começa com a  nossa submissão a DEUS, para que depois, sim, possamos resistir ao ______________________________. Usar a "__________________________ de  DEUS" (Ef 6.10-17), em especial, "o escudo da_____________________________________", com o qual poderemos "apagar todos os dardos inflamados do maligno" (Ef 6.16).
 
CONCLUSÃO
15- Complete:
Nunca a __________________________________ foi tão desafiada pelas forças do mal como hoje. Porém, é na  presença do Senhor que a  família garantirá a _________________________________ sobre os desafios da sociedade atual. Busquemos ao Senhor juntamente com toda a nossa _________________________________.
  
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm 
AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Comentário Bíblico NVI - EDITORA VIDA.
Revista Ensinador Cristão - nº 53 - CPAD.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.
GARNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA
ELISSEN, Stanley. Conheça melhor o Antigo Testamento. VIDA.
CHAMPLIN, R.N. O Novo e o Antigo Testamento Interpretado versículo por Versículo. 
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD
AS GRANDES DEFESAS DO CRISTIANISMO - CPAD - Jéfferson Magno Costa
O NOVO DICIONÁRIO DA BÍBLIA – Edições Vida Nova – J. D. Douglas
http://www.gospelbook.net  www.ebdweb.com.br   http://www.escoladominical.net
http://www.portalebd.org.br/