LIÇÃO 7, A VINHA DE NABOTE




LIÇÃO 7, A VINHA DE NABOTE
LIÇÕES BÍBLICAS - 1º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultos
Tema: Elias e Eliseu um Ministério de Poder para toda a Igreja.
Comentário: Pr. José Gonçalves
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva

QUESTIONÁRIO
NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm  

PARA ENTENDER MELHOR ASSISTA AO VÍDEO http://www.youtube.com/watch?v=sag1Q8YnFLI
 
 
TEXTO ÁUREO
"Não erreis: DEUS não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará" (Gl 6.7).
 
 
VERDADE PRÁTICA
A trama orquestrada pela rainha Jezabel e o rei Acabe contra Nabote demonstra quão danoso é render-se aos desejos da cobiça e de uma satisfação pessoal.
 
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Mc 7.22-23 A raiz da cobiça
Terça - Ef 5.5 Fruto da cobiça
Quarta - Êx 10.17 Advertência contra a cobiça
Quinta - Gn 31.41 A cobiça exemplificada
Sexta - Pv 28.20 Consequência da cobiça
Sábado - Is 57.17 Julgamento da cobiça
 
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE- 1 Reis 21.1-5;15,16
1 Reis 21.1-5 -- 1 E sucedeu, depois destas coisas, tendo Nabote, o jezreelita, uma vinha que em Jezreel estava junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria, 2 que Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está  vizinha, ao pé da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor do que ela; ou, se parece bem aos teus olhos, dar-te-ei a sua valia em dinheiro. 3 Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o SENHOR de que eu te dê a herança de meus pais. 4 Então, Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra que Nabote, o jezreelita, lhe falara, dizendo: Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão. 5 Porém, vindo a ele Jezabel, sua mulher, lhe disse: Que há, que está tão desgostoso o teu espírito, e não comes pão?
1 Reis 21.15,16
15 E sucedeu que, ouvindo Jezabel que já fora apedrejado Nabote e morrera, disse Jezabel a Acabe: Levanta-te e possui a vinha de Nabote, o jezreelita, a qual ele te recusou dar por dinheiro; porque Nabote não vive, mas é morto. 16 E sucedeu que, ouvindo Acabe que já Nabote era morto, Acabe se levantou, para descer para a vinha de Nabote, o jezreelita, para a possuir.
 
 
E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém morrer e não tiver filho, então fareis passar a sua herança à sua filha.

E, se não tiver filha, então a sua herança dareis a seus irmãos.

Porém, se não tiver irmãos, então dareis a sua herança aos irmãos de seu pai.

Se também seu pai não tiver irmãos, então dareis a sua herança a seu parente, àquele que lhe for o mais chegado da sua família, para que a possua; isto aos filhos de Israel será por estatuto de direito, como o SENHOR ordenou a Moisés.
Números 27:8-11
E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém morrer e não tiver filho, então fareis passar a sua herança à sua filha.

E, se não tiver filha, então a sua herança dareis a seus irmãos.

Porém, se não tiver irmãos, então dareis a sua herança aos irmãos de seu pai.

Se também seu pai não tiver irmãos, então dareis a sua herança a seu parente, àquele que lhe for o mais chegado da sua família, para que a possua; isto aos filhos de Israel será por estatuto de direito, como o SENHOR ordenou a Moisés.
Números 27:8-11
Êxodo 20.17
Não cobiçarás a casa do teu próximo; não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.
Romanos 13.9-10
Pois isto: Não adulterarás, não matarás, não furtarás, não cobiçarás, e, se há qualquer outro mandamento, tudo nesta palavra se resume: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. O amor não pratica o mal contra o próximo; de sorte que o cumprimento da lei é o amor.

Números 27:8-11
E falarás aos filhos de Israel, dizendo: Quando alguém morrer e não tiver filho, então fareis passar a sua herança à sua filha. E, se não tiver filha, então a sua herança dareis a seus irmãos. Porém, se não tiver irmãos, então dareis a sua herança aos irmãos de seu pai. Se também seu pai não tiver irmãos, então dareis a sua herança a seu parente, àquele que lhe for o mais chegado da sua família, para que a possua; isto aos filhos de Israel será por estatuto de direito, como o SENHOR ordenou a Moisés.
Números 33:53 E tomareis a terra em possessão, e nela habitareis; porquanto vos tenho dado esta terra, para possuí-la.
Ezequiel 46:18 E o príncipe não tomará nada da herança do povo por opressão, defraudando-os da sua possessão; da sua própria possessão deixará herança a seus filhos, para que o meu povo não seja separado, cada um da sua possessão.
Levítico 25:10 E santificareis o ano qüinquagésimo, e apregoareis liberdade na terra a todos os seus moradores; ano de jubileu vos será, e tornareis, cada um à sua possessão, e cada um à sua família.
 
Pergunta pertinente:
1 Reis 21:24 - Qual o mal que viria sobre os filhos de Acabe e DEUS disse quie enviaria só depois de sua morte, porque Acabe se arrependeu?
Aquele que morrer dos de Acabe, na cidade, os cães o comerão; e o que morrer no campo as aves do céu o comerão.
 
NABOTE POSSUÍA FAMÍLIA?
SUA FAMÍLIA FOI APEDREJADA JUNTO DELE.
2 Reis 9:26
Por certo vi ontem, à tarde, o sangue de Nabote e o sangue de seus filhos, diz o SENHOR; e neste mesmo campo te retribuirei, diz o SENHOR. Agora, pois, toma-o e lança-o neste campo, conforme a palavra do SENHOR.
 
 
Cuide bem de Sua Herança: 
A Vinha De Nabote e a Horta de Satanás (I Reis 21:1-7) - Gilvan Silva Santos (73 8824-1275; 9995-4551) - Igreja Batista Teosópolis - Itabuna - Bahia - gilvansilva00@hotmail.com
 
A revelação bíblica nos mostra que existe uma guerra que é travada em nosso interior: a luta da carne x espírito. Nessa guerra, é necessário nos posicionarmos do lado correto para não sofrermos mais tarde. Também existe outra luta que é travada em nosso redor, pelas forças do mal que querem “roubar” nossa herança.
 
Nessa análise do trecho acima mencionado, o Senhor trouxe ao meu coração uma evidencia de que estamos no território do inimigo, mas mesmo assim, podemos vencê-lo se conhecermos alguns princípios que o episodio de Nabote (I Re 21:1-7) nos ensina. Durante muito tempo o Senhor tem ministrado algumas verdades em meu coração sobre a vinha de Nabote e acredito que essas verdades são úteis para a Edificação do Edifício de Deus aqui na terra.
Esse episódio não nos traz muita revelação sobre a vida de Nabote, quem era sua família, qual era sua ocupação; apenas sabemos seu nome e a única coisa que ele tinha: sua vinha, e que lição essa vinha tem a nos ensinar.
Vamos analisar esses sete versículos, fazendo algumas reflexões que são de vital importância em nossos dias:
Versículo 1: Depois destas coisas....
Acabe tinha obtido vitória sobre alguns de seus inimigos (por ser rei em Israel tinha vários), todavia além de vencer os sírios fez aliança com o seu rei (isso é assunto para outro estudo). Nessa situação quero mostrar que Acabe tinha conquistado aquilo que lhe interessava, não tinha necessidade de querer mais nada. Quantos de nós queremos possuir o que não precisamos e outros precisam daquilo que não possuem. Em qualquer um dos casos, cria-se uma situação de desequilíbrio. Há muito para aprendermos hoje em dia e a seguinte passagem em questão nos mostra que Deus deve receber a gloria que só a Ele é devida, Ele não é Deus apenas das pequenas coisas, mas de todo o Universo que Ele mesmo criou. Os sírios não respeitaram o poder de Deus e muitos também hoje em dia não respeitam. O que será dessas pessoas que não reconhecem Deus e não Lhe dão a gloria (I Cor 1:24-25). As coisas destinadas à destruição devem ser destruídas: há muitas coisas que nós, enquanto cristão, devemos destruir em relação ao nosso pecado, como os “altos” que edificamos em nossa vida.
 
A cobiça é um pecado muito perigoso, pois nos leva a ter ciúmes de alguém que tem alguma coisa que nós também queremos ter, mas não temos. Esse ciúme doentio magoa outras pessoas e nos faz invejosos.
Acabe, rei de Israel, tinha um palácio em Jezreel. Perto desse palácio havia uma plantação de uvas que era propriedade de um homem chamado Nabote. Que contraste: um palácio x uma vinha. Todavia, isso não causava inveja em Nabote. Certamente ele sabia que tudo no mundo é passageiro: riquezas, propriedades, etc (I Jo. 2:15-17), mas fazer a vontade do Senhor garantia sua eternidade. A vinha estava perto do palácio (que proximidade!...), assim também nós estamos no mundo, mas não fazemos parte dele. Precisamos estabelecer limites. Vejamos: Nabote nunca quis possuir o palácio de Acabe (talvez nunca tenha entrado nele). Não devemos querer conquistar o “mundo” e perder nossa alma (Mt. 16.26).
 
 Versículo 2: ...Acabe falou a Nabote...
Acabe tinha todo o luxo em sua residência fixa, seu palácio em Samaria, mas possuía também uma casa de campo em Jezreel e de todas as formas ambicionava a vinha de Nabote para fazer dela uma horta. A obsessão que Acabe tinha era tão grande que ele estava disposto a pagar qualquer valor ou dar outra melhor (do ponto de vista dele). Essa vinha representa aquilo que nos proporciona prazer, alegria; é nossa herança, pode ser nossa casa, nosso carro, nossas amizades, talentos. Mas quero trazer outra realidade para nossas vidas: essa vinha representa nosso ministério, nossa salvação, nossa comunhão com o Senhor Jesus, nossa família, nossos valores espirituais (isso não deve ser vendido nem trocado por nada). Basicamente, essa vinha representa duas coisas:
 
- Nossa herança espiritual, conquistada por Cristo; (Cant. 1:6)
- Nosso lugar e provisão, nossas posses e profissão (Prov. 18:19).
- Biblicamente falando, a vinha representa nosso coração (Prov. 4:23), que deve ser guardado a todo custo (Prov. 24:30-34)
Satanás está de olho em quem tem herança no Senhor. Quem tem vinha é invejado, é cobiçado. CUIDADO, ESTÃO DE OLHO NA SUA VINHA.
 
É interessante o quanto é significativo para Acabe a aquisição da vinha de Nabote, deixando-o deprimido quando não a obteve. O inimigo usa pessoas que estão perto de nós como seu mensageiro. Nesse sentido, Acabe então pode ser visto como um mensageiro de Satanás. Quem é o seu Acabe? Quem tem tentado obter sua vinha? Sua salvação? Sua família?
 
Como filhos de Deus, possuímos uma vinha, uma herança em Cristo, feita com Seu precioso Sangue (I Pe 1:3-5) e o inferno entrou em aliança para nos destruir, enviando os Acabes da vida, e se não consegue com Acabe, mandará as Jezabeis ao nosso encontro, como veremos mais adiante. Se você se encontra debaixo de ameaças, falsos testemunhos e cercados por laços das mais diversas formas, inclusive laços de morte, fique tranqüilo, pois significa que você ainda possui uma vinha. Mas sempre haverá alguém de olho em nossa herança, naquilo que temos construído em nossa caminhada com o Senhor. Possuímos uma vida com o Senhor, isto é um fato; temos conquistado fronteiras, levantado bandeiras e muitas vezes temos também fracassado, mas sempre experimentando o agir do Todo-Poderoso e, é hora de não voltar atrás, seguir a Cristo e nada mais. A nossa historia de fé é a vinha que recebemos do Senhor por herança.
Vemos em Acabe os enganos passageiros do mundo, com possibilidades sedutoras:
a) Trocar a vinha por outra melhor; (existe algo melhor do que servir ao Senhor – Nada se compara a grandeza de conhecer Jesus!...)
b) Trocar a vinha por dinheiro (Qual o preço da salvação, quanto custa o sacrifício de Cristo?);
 
Versículo 3: ...Nabote disse a Acabe ...
Nabote nos ensina a guardarmos aquilo que o Senhor nos deu como uma “pérola de grande valor”, a guardar a herança que Cristo nos deu. O nosso relacionamento com Deus deve ser irrevogável, não devemos vender ou trocar; estamos construindo uma historia que começou com o Sangue de Cristo, temos uma tão grande nuvem de testemunhas nos observando (Heb. 12:1), temos que ter cuidado com os corvos, raposas e raposinhas (Cant. 2:14-15). Muitos “observadores” ficam indignados com nossas conquistas espirituais em Cristo.
O preço pago na oração. A renuncia ofusca a intenção de “Acabe” que mostra, nesse contexto, o tipo de crente que quer construir uma historia com o Senhor sem pagar o preço, preferindo buscar “atalhos” e facilidades, mesmo que para isso tenha que destruir a vinha dos outros.
 
Nabote não queria dinheiro, ele não o amava. O dinheiro não era o seu senhor (que contraste com os crentes da atualidade que amam as riquezas).
Nabote também não queria outra vinha. Seu coração estava naquilo que o Senhor havia confiado a ele, nada o separava da comunhão com Cristo, ele tinha um objetivo claro. Suas palavras são como um alerta do Espírito Santo ao nosso coração: não venderei minha vinha por nada. O mundo pode pedir para você deixar Jesus, diga não. Há um elo muito forte unindo você a Jesus, não o quebre por nada. Proteja sua vinha. Se mantenha na posição que o Senhor o colocou, mantendo-se firmado nEle. Não tema a fúria do rei contra você. Quem protege sua vinha enfrentará a fúria de Jazabel.
 
Nabote conhecia a lei de Deus, era um servo fiel e prudente, (e nós hoje, somos fieis e prudentes?), sabia que de acordo com a lei (mosaica), os terrenos não podiam ser vendidos porque eram patrimônio familiar (Dt. 19.14), eram presentes de DEUS que é o legítimo dono de tudo, somos apenas mordomos.
Versículo 4: Então Acabe veio desgostoso ...
A resposta de Nabote deixou Acabe desgostoso e a Palavra de Deus mostra que o rei Acabe, além de sua tolerância com a idolatria acrescentou um grave erro à sua vida de pecado: a injustiça cometida contra Nabote por sua ambição pessoal.
Vale ressaltar que Acabe não tinha um histórico positivo aos olhos do Senhor Deus, mesmo estando no comando do povo de Israel, desprezava constantemente as ordenanças de Deus e prestava culto a Baal; como está nosso histórico com o Senhor?
Acabe ficou tão irritado com a resposta de Nabote que até ignorou sua esposa, deitando-se e permanecendo virado para a parede (não cumprindo suas funções maritais), também não quis comer nada; imaginemos a cena: sua esposa com aquele jantar preparado, toda arrumada esperando por Acabe e ele chega furioso e vai para o quarto, frustrando todos os planos de Jazabel.

Acabe já tinha um objetivo pré-determinado para vinha de Nabote: ele queria transformar a vinha em horta. Horta? Isso mesmo. Novamente aqui encontramos outro contraste: vinha x horta. Não dá para ser as duas coisas ao mesmo tempo. Ou somos vinhas ou somos hortas. Qual a diferença? As hortas eram comuns no Egito - elas representam os “crentes” que só têem aparência, com “raízes” rasas demais, sem profundidade (parábola do semeador). Como disse o Senhor Jesus: não suportam dificuldades. Será que somos vinhas? Ou será que somos hortas? O desejo de Satanás é que sejamos hortas para ele cultivar tudo aquilo que é contrário à vontade de Deus. Mas o desejo de Deus é que sejamos vinhas, que têem raízes e crescem a vida inteira (em toda a Bíblia vemos a importância que o Senhor Deus deu a vinha). Apenas para ilustrar:
a) Depois da destruição do dilúvio Noé plantou um vinha; representando um novo começo, uma nova oportunidade, um novo marco (Gn. 9.20);

b) O Senhor comparou a Sua Igreja às “vinhas que estão em flor”, no livro de Cantares, que retrata a experiência pessoal de cada crente com o Senhor Jesus (Ct. 2:15);
c) A vinha é um símbolo de alegria e de promessas de restauração. A Igreja Primitiva começou com um avivamento e terminará da mesma maneira! Temos a promessa tanto da chuva temporã como da serôdia antes da volta de Jesus (Jl. 2.23)
d) Na ordenança da Igreja de Cristo, na Ceia, ficou estabelecido que o suco da vinha é o símbolo do sangue de Jesus que foi derramado por nós (Mt. 26.27-28)
Se você se sente amargo, infrutífero, sem sabor, se tem sido uma horta onde o diabo tem semeado “lixo” saiba que o Senhor tem poder, aliás, todo poder, para transformar você novamente em vinha, pois o sangue de seu Filho garante vitória.
Versículo 5: Porém,..., vindo Jezabel...
A esposa de Acabe, Jezabel, identificando a causa da tristeza do marido garante que ele obterá aquela vinha.
Jezabel é filha de Etbaal, rei dos sidônios e sacerdote de Baal, foi responsável por levantar altos de cultos e adoração a Baal nos lugares de adoração ao único Deus Verdadeiro. Acredito que Jezabel era conduzida por um “principado” para promover tanta apostasia e idolatria
Por toda a Bíblia, o nome de Jezabel está associado à perseguição do povo de Deus, a idolatria e ao assassinato. Ainda hoje, seu espírito continua se levantando contra o ministério dos servos de Deus, tentando apagar nossa história, questionando nossa vida, nossas mensagens; querendo conduzir o povo de Deus ao “adultério espiritual”.
Muitas pessoas hoje em dia acham que tem todo o poder absoluto. São tomados pelo espírito de Jazabel. Líderes que manipulam seus liderados. Pastores que manipulam suas ovelhas.
Versículo 6: E Acabe disse a Jezabel...
Acabe estava fazendo o que era mal aos olhos do Senhor. Muitos de nós, também hoje, fazemos o que é errado aos olhos do Senhor. Acabe ficou indignado por que lhe foi negado um desejo de seu coração. Ele tinha tudo, mas queria a vinha de Nabote que estava próxima ao seu palácio. O pedaço de terra que Nabote possuía não tinha nenhuma importância para Acabe, era apenas satisfação de sua avareza. Em um sentido mais profundo, Deus havia colocado limites para Acabe, ele não podia possuir o que já pertencia a Deus. Somos propriedade exclusiva de Jesus e nada nem ninguém pode nos arrebatar de suas mãos. Acabe podia ter o reino, mas não a vinha de Nabote. De quem é sua vida?
Para Acabe o assunto estava encerrado: ele entendeu que não podia, de nenhuma forma, adquirir a vinha de Nabote. Em nenhum momento Acabe havia imaginado matar Nabote.

Versículo 7: Então, Jezabel, sua mulher...
 
Jezabel questiona o rei, seu esposo: que tipo de rei é você que não pode ter uma simples vinha, se alegre, e levante-se eu te darei a vinha. Esperava-se de Acabe determinação: ele poderia ter dito que não tinha jeito e então ter impedido a morte de Nabote. Todavia, ele foi um fraco no sentido moral e foi fácil para Jezabel manipulá-lo. Ela estava acostumada á ditadura governamental de seu pai.
A história de Nabote podia ter tido outro final se Acabe fosse um esposo que desse a “palavra final” no seu casamento. Mas, pelo que percebo, ele era “guiado” por sua esposa e me parece que não queria contrariá-la.

Jezabel planejou matar Nabote, acusando-o com falsas testemunhas, “homens malignos” que ela subornou. Ela escreveu cartas em nome de Acabe e carimbou-as com o anel real e as mandou para as autoridades de Jezreel. As cartas diziam o seguinte: “digam ao povo de Jezreel que haverá um dia nacional de jejum, todos devem estar reunidos e Nabote deve estar na frente do povo, coloquem também dois homens sem caráter para acusarem Nabote de ter amaldiçoado a Deus e ao rei; depois dessas acusações levem-no para fora da cidade e o apedrejem com pedras até que morra”
 
Uma vez que Nabote tinha determinado em seu coração não vender sua herança por nada, a serva do diabo, Jezabel, utilizou estratégias diabólicas para conseguir a vinha. Criou uma situação para que Nabote fosse apedrejado: a calúnia foi recebida como verdade. O inocente foi apedrejado até a morte. Sua herança, sua vinha, foi tomada e transformada em horta do rei.
Não havia outra saída para Nabote, a não ser pegar com a própria vida. Quem se mantém fiel àquilo que o Senhor confiou sempre será alvo de apedrejamentos. Se você, mesmo sendo fiel ao Senhor, tem sido vitima de apedrejamentos (calunias e difamação) esse é o momento que o Senhor quer aperfeiçoar Seu poder na sua fraqueza. Permaneça fiel, mesmo com toda fúria de Jezabel. Ela sempre age de longe, não mostra a cara, suborna pessoas para te acusarem.
Queridos é bom saber que nem a morte apagará a história que temos construído com o Senhor. Não há vitória sem luta, ressurreição sem morte. O inimigo sempre pensa que saiu vencedor, mas há o Deus dos Céus que transforma a maldição em benção, a horta em vinha. Aleluia!...

Depois da morte de Nabote, Acabe nem se preocupou com mais nada e imediatamente foi tomar posse da vinha. Mas Deus comissionou o profeta Elias para ir ao encontro de Acabe. Aqueles que fazem o que é mal aos olhos do Senhor terão que enfrentar Sua correção e juízo. Deus é justo e Seu olhar está atento a todas as ações feitas aqui na Terra. Nada passa esquecido aos olhos de Deus, ainda mais quando um servo d'Ele é injustiçado, Ele cuida dos Seus. Permaneçamos com o jardim fechado (Ct. 4.12). Deixemos o Senhor cuidar de nós como lavoura (I Cor. 3.9).
O espírito de Jezabel tem transformado líderes em dominadores e opressores do povo em curto espaço de tempo. Deus colocou Acabe como líder do povo de Israel. Mas ele foi dominado pelo espírito de sua esposa, Jezabel, virou um conquistador e opressor dos humildes e fracos.
Em nossas igrejas esse espírito age semeando idolatria, sensualidade, mentiras. Deus quer que nós estejamos longe dessa influência, com a nossa vida de submissão unicamente a Ele e jamais venhamos achar que somos alguma coisa além daquilo que Deus nos permitiu ser.
 
Acabe arrependeu-se frente à pregação de Elias (I Re 21.29). Todavia, o problema é que ele havia feito aliança com o mundo. Ele estava em aliança com o que Deus tinha amaldiçoado. A profecia de Elias se cumpriria nas seguintes fases:
 
1. O sangue de Acabe seria derramado no mesmo lugar;
2. A casa de Acabe seria destruída;
3. Os cães comeriam Jezabel;
 
Devido ao arrependimento de Acabe, Deus adiou a destruição de sua casa até após a sua morte (I Re 21.27-29). Jezabel morreu pisoteada e comida pelos cães (II Re. 9:30-37). Que o Senhor nos proteja das investidas de Jazabel contra nós e contra nossa vinha.
Que haja edificação, vida e crescimento, em Cristo.
 
Autor e Fonte
webservos.com.br 
 
Publicado em: 23/5/2008 Por: Gilvan Silva Santos (73 8824-1275; 9995-4551)
Igreja Batista Teosópolis - Itabuna - Bahia
gilvansilva00@hotmail.com

Read more: http://www.mefibosete.com/2011/07/esbocos-e-sermoes-vinha-de-nabote-e.html#ixzz2KV17Vo6H
 
INTERAÇÃO
Acabe não se contentou com o que tinha - e não era pouco, ele tinha "apenas" o governo da nação de Israel, o reino do Norte, à sua disposição. Ele poderia comprar ou possuir qualquer terra ou vinha em Israel. Mas por que justamente desejou a de Nabote? Uma vinha de valor não apenas financeiro, mas, principalmente, familiar. Não satisfeito, e alimentado pela loucura de sua mulher, Jezabel, Acabe cometeu uma das maiores injustiças narradas nas Sagradas Escrituras. Ele permitiu a morte de Nabote e tomou para si a sua vinha. Eliminemos a cobiça do nosso coração, pois, podemos ser injustos e cruéis com pessoas inocentes.
 
OBJETIVOS- Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Identificar o objeto da cobiça de Acabe.
Citar as causas da cobiça.
Conscientizar-se dos frutos e consequências da cobiça.
 
ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Prezado professor, na aula desta semana trataremos a respeito da cobiça. A fim de contextualizar a lição, reproduza, de acordo com as suas possibilidades, o esquema abaixo. Introduza a lição dizendo que a cobiça é uma consequência da visão de mundo que o ser humano possui. Explique que o mundo onde vivemos é orientado por um estilo de vida materialista, hedonista e pragmatista. Todavia, o Evangelho demanda de cada um de nós um estilo rigorosamente contrário ao mundano.
 
 
 
RESUMO DA LIÇÃO 7, A VINHA DE NABOTE
I. O OBJETO DA COBIÇA
1. O direito à propriedade no Antigo Israel.
2. A herança de Nabote.
II. AS CAUSAS DA COBIÇA
1. A casa de campo de Acabe.
2. A horta de Acabe.
III. O FRUTO DA COBIÇA
1. Falso testemunho.
2. Assassinato e apropriação indevida.
IV. AS CONSEQUÊNCIAS DA COBIÇA
1. Julgamento divino.
2. Arrependimento e morte.
 
SINÓPSE DO TÓPICO (1) - A cobiça transforma indivíduos comuns em criminosos
SINÓPSE DO TÓPICO (2) - Acabe desejou a propriedade de Nabote, pois queria, ali, construir uma horta.
SINÓPSE DO TÓPICO (3) - A cobiça origina o falso testemunho, assassinato e apropriação indevida dos bens do outro.
SINÓPSE DO TÓPICO (4) - Na cobiça que dominou Acabe, vemos o julgamento divino, e também arrependimento e morte.
 
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO I - Subsidio Teológico
"Base legal
O 'dia de jejum' que Jezabel proclamou sugere que ela havia convocado os anciãos em assembleia para identificar a causa de algum recente desastre ou dificuldade (cf. Jl 1.14-18). Alguns sugerem que a acusação feita pelos dois 'vilões' era que Nabote abandonara a promessa feita em nome de DEUS para vender sua terra ao rei. O fracasso em manter um juramento feito em nome de DEUS seria blasfêmia. Nesse caso, após a execução de Nabote, o rei podia legalmente tomar posse da propriedade em disputa. 2 Reis 9.26 acrescenta que os filhos de Nabote foram assassinados ao mesmo tempo. Com nenhum herdeiro vivo, aparentemente não havia ficado ninguém para disputar a reclamação de Acabe pela terra" (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: Uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p. 238).
 
AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICOII - Subsidio Bíblico
"Tendo Nabote sido tirado do caminho, Acabe toma posse da vinha.
Os anciãos de Jezreel enviaram despreocupadamente a notícia a Jezabel, como se fosse uma notícia agradável: Nabote foi apedrejado e morreu (v.14). Aqui observamos que: tão obsequiosos estavam os anciãos de Jezreel para obedecer as ordens de Jezabel, que ela enviara de Samaria para assassinar Nabote, quanto estavam obsequiosos os anciãos de Samaria para obedecer as ordens de Jéu para assassinar os setenta filhos de Acabe, embora nada fosse feito segundo a lei (2 Rs 10.6,7). Aqueles tiranos, que com suas ordens perversas corrompem as consciências dos seus magistrados inferiores, no fim podem talvez receber o troco caindo sobre eles, e aqueles que se dispõem a fazer uma coisa cruel por eles estarão prontos a fazer outra coisa cruel contra eles" (HENRY, Mattew. Comentário Bíblico do Antigo Testamento: Josué a Ester. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p.534).
 
VOCABULÁRIO
Obsequioso: Que presta obséquios; serviçal, benévolo; afável no trato.
Tirano: Governante injusto e cruel.
Famigerada: Tristemente afamada.
Sórdido: Que fere a decência, os bons princípios; indecente, indigno, vergonhoso.
Engendrou: Dar existência a; formar, gerar.
Estratagema: Plano, esquema, previamente estudado e posto em prática para atingir determinado objetivo.
 
BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
Dicionário Bíblico Wycliffe. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009.
HENRY, Mattew. Comentário Bíblico do Antigo Testamento: Josué a Ester. 1. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
 
SAIBA MAIS - Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 53, p.39.
 
 
QUESTIONÁRIO LIÇÃO 7, A VINHA DE NABOTE
Responda conforme a revista da CPAD do 1º Trimestre de 2013
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas verdadeiras e com "F" as falsas
 
 
TEXTO ÁUREO
1- Complete:
"Não erreis: DEUS não se deixa ____________________________; porque tudo o que o homem ___________________, isso também ___________________________" (Gl 6.7).
 
VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
A trama orquestrada pela rainha Jezabel e o rei Acabe contra ____________________________ demonstra quão danoso é render-se aos desejos da _______________________________ e de uma _________________________________ pessoal.
 
I. O OBJETO DA COBIÇA
3- O que diz a Palavra de DEUS sobre o direito à propriedade no Antigo Israel?
(    ) De acordo com o livro de Levítico, a terra pertencia à tribo que a recebeu de Josué no tempo da partilha da terra de Canaã..
(    ) De acordo com o livro de Levítico, a terra pertencia ao Senhor..
(    ) O israelita da Antiga Aliança estava consciente de que o Senhor lhe havia dado o direito de explorar a terra como uma concessão.
(    ) Ele não poderia vender aquilo que lhe fora dado como herança divina.
(    ) O ivro de Números destaca esse fato: "Assim, a herança dos filhos de Israel não passará de tribo em tribo; pois os filhos de Israel se chegarão cada um à herança da tribo de seus pais".
(    ) O Senhor queria proteger seu povo da cobiça, além de garantir-lhe o direito de cultivar a terra para sua subsistência.
(    ) Não devemos cobiçar aquilo que é do próximo, nem tampouco jogar fora aquilo que o Senhor nos confiou como despenseiros.
 
4- Acabe queria a vinha de Nabote de qualquer jeito. Como a herança de Nabote poderia acabar na mão de Acabe?
(    ) Diante da insistência do rei, Nabote contra argumentou: não poderia desfazer-se de sua herança.
(    ) Diante da exigência do rei Acabe, Nabote argumentou: não poderia desfazer-se de sua vinha.
(    ) Nabote era obediente ao Senhor e invocou o poder da lei para proteger-se.
(    ) Diante desse fato, o rei cobiçoso ficou triste, pois sabia que até mesmo um monarca hebreu precisava submeter-se à lei divina.
(    ) Mas Jezabel, sua esposa, que viera de um reino pagão, ficou escandalizada com esse fato, pois entre os reinos gentios os governantes não eram apenas soberanos, eram também tiranos.
(    ) Dessa forma, ela arquitetou um plano para apossar-se da vinha de Nabote.
(    ) Quantas pessoas têm consciência da ilegalidade de determinada coisa, mas como Acabe ficam à procura de justificativas que a tornem legal. Cuidado! DEUS há de julgar os tiranos e malfeitores.
 
II. AS CAUSAS DA COBIÇA
5- O que cobiçava Acabe?
(    ) A herança de nabote para ali manter uma horta?
(    ) A herança de nabote para ali manter uma vinha?
(    ) A herança de nabote para ali construir um palácio?
 
6- Acabe possuía uma casa de verão?
(    ) O livro de 1 Reis destaca que Acabe possuía uma segunda residência em Jezreel. Era uma casa de verão.
(    ) O livro de 2 Reis destaca que Acabe possuía uma segunda residência em Samaria. Era uma casa de verão.
(    ) A vinha de Nabote estava, pois, localizada próxima à residência de Acabe.
(    ) O rei Acabe possuía uma casa real, uma casa de campo, mas não estava satisfeito enquanto não possuísse a pequena vinha do seu súdito, Nabote.
(    ) É uma verdade que muitas pessoas, mesmos sendo ricas, não se satisfazem com o que têm.
(    ) Querem mais e mais, e assim mesmo não conseguem encontrar satisfação.
(    ) Nenhum ser humano conseguirá satisfazer-se plenamente se o centro da sua satisfação não estiver em DEUS. 
 
7- Se Acabe possuía uma casa de verão, por que queria a vinha de Nabote?
(    ) Acabe estava desejo de aumentar suas posses, de ter uma vinha grande e produtiva.
(    ) Acabe estava dominado pelo desejo de "ter", de "possuir".
(    ) Somente a casa de verão, que sem dúvida era majestosa, não lhe satisfazia, queria agora construir ao seu lado uma horta para que seus desejos pudessem ser realizados.
(    ) Não se importava em quebrar o mandamento divino: "Não cobiçarás".
(    ) Mais do que qualquer motivação externa, Acabe estava totalmente dominado pelos desejos cobiçosos de seu coração.
(    ) Jamais devemos incorrer no erro de achar que os fins justificam os meios, e assim quebrar a Palavra do Senhor na busca de um desejo meramente egoísta.
 
III. O FRUTO DA COBIÇA
8- Quais os três frutos da cobiça encontrados em Acabe e sua esposa Jezabel?
(    ) Falso testemunho.
(    ) Assassinato.
(    ) Apropriação indevida.
(    ) Suborno de Nabote.
 
9- Como foi o falso testemunho contra Nabote para que Acabe pudesse tomar a vinha do mesmo? Complete:
As atitudes de Acabe foram acontecendo como reação em ___________________________. É evidente que um desejo pecaminoso não pode dar frutos ______________________________. O problema agora não era somente Acabe, mas também sua famigerada mulher, Jezabel (1 Rs 21.7). Foi ela que __arquitetou__ um plano sórdido para apossar-se da propriedade de Nabote. Diz o texto sagrado que ela envolveu várias pessoas nesse intento, incluindo os ______________________________ do reino (1 Rs 21.8). Nobres sem nenhuma nobreza! Escreveu uma carta e selou com o ___________________________ de Acabe. Por conseguinte, com o pleno consentimento do marido, engendrou o plano, a fim de que Nabote, o Jezreelita, fosse acusado de ter _____________________________ contra DEUS e contra o rei (1 Rs 21.10). Um simples desejo que evoluiu para ___________________________________ e falso testemunho.
 
10- Como aconteceu o assassinato de Nabote e apropriação indevida de sua vinha?
(    ) A trama precisava ser bem feita para não gerar desconfiança.
(    ) E por isso um culto deveria ser realizado, como sinal de arrependimento geral por haver Nabote blasfemado contra o DEUS de Israel.
(    ) E por isso um jejum deveria ser proclamado, como sinal de lamento por haver Nabote blasfemado contra o DEUS de Israel.
(    ) Uma prática religiosa foi usada para dar uma roupagem espiritual ao caso.
(    ) Como foi planejado, Nabote e sua família foram apedrejados e mortos injustamente!.
(    ) Quantas vezes a Bíblia é usada para justificar práticas pecaminosas!
(    ) Resolvido o problema, agora o rei apoderar-se-ia da vinha de Nabote.
(    ) Um abismo chama outro abismo. O pecado havia evoluído da cobiça para o assassinato!
 
IV. AS CONSEQUÊNCIAS DA COBIÇA
11- Tanto Acabe como a sua esposa, Jezabel, estavam convencidos de que ninguém mais sabia dos seus intentos. Como foi o Julgamento divino sobre Acabe e Jezabe? Complete:
De fato, ninguém dentre o povo soube dos _____________________________ desse estratagema diabólico, exceto Elias, o Tisbita. Tão logo Acabe apossou-se da vinha de Nabote, ordena DEUS ao profeta Elias que se apresente ao rei e lhe proclame o ________________________ divino: "Falar-lhe-ás, dizendo: Assim diz o Senhor: Porventura, não ______________________________ e tomaste a herança? Falar-lhe-ás mais, dizendo: Assim diz o Senhor: No lugar em que os cães lamberam o sangue de _______________________________, os cães lamberão o teu sangue, o teu mesmo" (1 Rs 21.19,20). Alguém pode enganar aos homens, mas nunca ao Senhor. Diante dEle todas as coisas estão ___________________________________ (Hb 4.13).
 
12- Duas atitudes podem ser tomadas diante de uma sentença divina de julgamento. Quais são? Qual delas Acabe tomou? Qual o fim de Acabe?
(    ) Chorar ou desprezar.
(    ) Arrepender-se ou rejeitar a correção.
(    ) O texto sagrado destaca que logo após receber a profecia sentenciando a sua morte, Acabe "rasgou as suas vestes, e cobriu a sua carne de pano de saco, e jejuou; e dormia em cima de sacos e andava mansamente.
(    ) Então, veio a palavra do Senhor a Elias, o tisbita, dizendo: "Não viste que Acabe se humilha perante mim? Porquanto, pois, se humilha perante mim, não trarei este mal nos seus dias, mas nos dias de seu filho trarei este mal sobre a sua casa".
(    ) Acabe arrependeu-se, mas mesmo assim não teve como se livrar das consequências de suas ações. O pecado sempre tem seu alto custo!
 
CONCLUSÃO
13- Complete:
Lendo a história de Acabe, constatamos logo que o pecado não ___________________________________. Todas as nossas ações terão consequências, e algumas delas extremamente amargosas. Deveríamos medir nossas intenções primeiramente pela Palavra de DEUS e somente assim evitaríamos dar vazão aos nossos ________________________________. Nossas ações glorificariam a DEUS em vez de satisfazer nossos _______________________. Acabe fracassou porque esqueceu-se da Palavra de DEUS, preferindo ouvir e seguir a orientação de uma ______________________________ que nada sabia sobre a Lei do Senhor. Quando alguém quebra a Palavra de DEUS, na verdade é ele quem está se ___________________________________!
 
RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm 
 
 
AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
Peq.Enc.Bíb. - Orlando Boyer - CPAD
SOARES, Esequias. O Ministério Profético na Bíblia: A voz de DEUS na Terra. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2010.
SOARES, Esequias. Visão Panorâmica do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
ZUCK, Roy B (Ed.). Teologia do Antigo Testamento. 1.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009. 
William Macdonald - Comentário Bíblico popular (Antigo Testamento).
Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal.
O Novo Dicionário da Bíblia - J.D.DOUGLAS.
Comentário Bíblico NVI - EDITORA VIDA.
Revista Ensinador Cristão - nº 52 - CPAD.
Comentário Bíblico Beacon, v.5 - CPAD.
GARNER, Paul. Quem é quem na Bíblia Sagrada. VIDA
ELISSEN, Stanley. Conheça melhor o Antigo Testamento. VIDA.
CHAMPLIN, R.N. O Novo Testamento Interpretado versículo por Versículo. HAGNOS.
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. CPAD