LIÇÃO 11, O DIA DE ADORAÇÃO E SERVIÇO A DEUS



LIÇÃO 11, O DIA DE ADORAÇÃO E SERVIÇO A DEUS
Lições Bíblicas do 4º Trimestre de 2011 - CPAD - Jovens e Adultos
NEEMIAS - Integridade e Coragem em Tempos de Crise
Comentários da revista da CPAD: Pr. Elinaldo Renovato de Lima
Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
COM QUESTIONÁRIO




TEXTO ÁUREO
"No primeiro dia da semana, estando nós reunidos com o fim de partir o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à meia-noite" (At 20.7 . ARA).



VERDADE PRÁTICA
O domingo, como dia de adoração e serviço, é o referencial mínimo que o crente deve consagrar ao Senhor.



LEITURA DIÁRIA
Segunda - Êx 31.14 O sábado é dia santo para Israel
Terça - Êx 31. 16, 17 O sábado é concerto perpétuo para Israel
Quarta - Mt 12.1 Os discípulos colheram espigas no sábado
Quinta - Mt 12.8 JESUS é Senhor do sábado
Sexta - Le 1 3.16 JESUS curava no sábado
Sábado - Me 16.9 JESUS ressuscitou num domingo

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Neemias 13.15,17; Atos 20.7-12
Neemias 13
15 - Naqueles dias, vi em Judá os que pisavam lagares ao sábado e traziam feixes que carregavam sobre os jumentos; como também vinho, uvas e figos e toda casta de cargas, que traziam a Jerusalém no dia de sábado; e protestei contra eles no dia em que vendiam mantimentos.
17 - contendi com os nobres de Judá e Ihes disse: Que mal é este que fazeis, profanando o dia de sábado?
Atos 20
7 _ No primeiro dia da semana, ajuntando-se os discípulos para partir o pão, Paulo, que havia de partir no dia seguinte, falava com eles; e alargou a prática até à meia-noite. 8 - Havia muitas luzes no cenáculo onde estavam juntos. 9 - f, estando um certo jovem, por nome Êutico, assentado numa janela, caiu do terceiro andar, tomado de um sono profundo que lhe sobreveio durante o extenso discurso de Paulo; e foi levantado morto. 10 - Paulo, porém, descendo, inclinou-se sobre ele e, abraçando-o, disse: Não vos perturbeis, que a sua alma nele está. 11 - subindo, e partindo o pão, e comendo, ainda Ihes falou largamente até à alvorada; e, assim, partiu. 12 - levaram vivo o jovem, e ficaram não pouco consolados.


RESUMO RÁPIDO
Nos dias de Neemas o Sábado de descanso e consagração a DEUS estava sendo ridicularizado e considerado apenas um dia de descanso do trabalho e um ótimo dia para ir às compras (hoje está diferente com o domingo?).
Neemias teve que agir severamente para que que o juízo de DEUS não fosse aplicado sobre toda a nação. Mandou cerrar os portões da cidade do pôr do sol de sexta até o pôr do sol do Sábado; depois, como isso não surtil o efeito desejado, pois os comerciantes continuavam do lado de fora da cidade, foi pessoalmente a eles e lhes ordenou, com ameaças, que saíssem dali, nesse dia. Assim a ira de DEUS se aplacou e a graça de DEUS permaneceu sobre eles.

Sábado em outras línguas




No Talmude (livro de regras e interpretações judaicas sobre os escritos sagrados) existem absurdos sobre o Sábado que DEUS nunca disse:





Para o império romano o Domingo era um dia especial - Dia consagrado a Saturno.
Justino Martir (100 - 165 d.C.): Reunimo-nos todos no dia do Sol [o primeiro dia da semana era denominado de dia de Sol no Império Romano até o século IV].
Crucificaram-no na véspera do dia de Saturno; e no dia seguinte a este, ou seja, no dia do Sol, aparecendo aos seus apóstolos e discípulos, ensinou-lhes tudo o que também nós vos propusemos como digno de consideração. (Justino I – Apologia Cap. 66-67 : PG 6,427 - 431)


Para o Judeu o Sábado é o dia do Senhor.


Não guardo nem o Sábado e nem o Domingo - Guardo todos os dias, pois sou templo e isto está acima de ir ao templo.
Nós não temos nenhum ensino por parte de JESUS ou de qualquer dos apóstolos de que devemos guardar algum dia para que sejamos abençoados por DEUS ou salvos, mas existe na Palavra de DEUS um princípio de consagração e dedicação a DEUS, de pelo menos um dia por semana, para que nesse dia adoremos ao Senhor e nos dediquemos a confraternização com nossos irmãos no templo dedicado a isso e também nos dediquemos à evangelização daqueles que ainda não conhecem ao Senhor.
Como em nosso país, o dia de descanso, dado pelo governo, é o domingo (para alguns pode acontecer em outro dia, dependendo da empresa e seus propósitos e das leis vigentes no país), deveríamos aproveitar, e nesse dia, nos dedicarmos à adoração e serviço à obra de DEUS (já que nosso jumento caído no buraco será salvo, com certeza, no domingo).
Se separarmos o Domingo como dia do Senhor por obrigação ou por imposição de alguma liderança, incorreremos no mesmo erro dos adventistas que passaram a guaradar um dia imposto por uma lei que foi dada aos israelitas, lei essa, que não salva, pelo contrário, revela o pecado e a justa condenação do homem. A mesma lei que deverisa levar o homem a JESUS, o cumpridor da lei, perfeito sacerdote e salvador; antes aesa lei condena aqueles que tentam se justificar por ela. “Da graça tendes caído” ...vós os que vos justificais pela lei, da graça tendes caído. Gálatas 5:4 - “Não aniquilo a graça de DEUS; porque, se a justiça provém da lei, segue-se que CRISTO morreu debalde (sem motivo - sem necessidade).” (Gálatas 2 : 21)
“Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro”; “Todos aqueles, pois, que são das obras da lei estão debaixo da maldição;
porque está escrito: Maldito todo aquele que não permanecer em todas as coisas que estão escritas no livro da lei, para fazê-las” (Gl 3.10, 13). “Por isso nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque
pela lei vem o conhecimento do pecado” (Rm 3.20).

Por que não guardar o Sábado? Veja a abaixo uma razão importante:


Compare os dois períodos da lei e da graça:




Alguns confundem dia do Senhor (2 vinda) e dia do Senhor Domingo:

Marcos diz que o Domingo é o principal dia da Semana (Mc 16.9):


Em minha experiência em avivamentos, posso testemunhar que quanto mais espiritual e cheio do ESPÍRITO SANTO o crente esteja, mais desejoso de congregar e amar seus irmãos, o crente desejará e praticará.
Talvez tenhamos falhado nesse ponto. Deixamos os avivamentos pelas festas puramente humanas e recheadas de sabedoria humana e muita música. Abrimos espaço para manifestações humanas e fechamos para as manifestções do ESPÍRITO SANTO.
A presença de DEUS deixou de ser importante, nos reunimos para Shows e não para adorarmos a DEUS. Ensinamos a Palavra, mas não conhecemos o dono da Palavra. Não existe tempo para DEUS em nossos cultos - JESUS não tem mais tempo disponível para curar, batizar e libertar. Em alguns cultos, ainda bem que ainda tem tempo, pelo menos, para salvar. Nos contentamos com pouco Daquele que tem muito.

Nosso descanso é em CRISTO e não em um dia. Podemos descansar o corpo, mas a alma só descansa em CRISTO. O verdadeiro cansaço do homem está na alma oprimida pelo pecado.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Mateus 11:29

Nas decisões da Igreja nunca houve ordem para se guardar algum dia. Veja figura ilustrativa abaixo:
Veja estudo sobre o primeiro concílio da igreja http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao11-ada-1tr11-oprimeiroconciliodaigreja.htm


Descanso do Justo
O que é Descansar...?
No sentido Físico:
Na bíblia o termo descanso tem um significado físico e espiritual, também tem um sentido de alívio é o “descansar no Senhor”
O que DEUS quer que façamos no nosso descanso ?...
Ninguém consegue produzir 7x24...O descanso tem um objetivo, e qual é ele :
O homem tem que ter um tempo para si, para a família, para DEUS.

Seis dias farás os teus trabalhos, mas ao sétimo dia descansarás; para que descanse o teu boi e o teu jumento, e para que tome alento o filho da tua escrava e o estrangeiro. Êxodo 23:12
Só o Descanso Físico ?
O cansaço espiritual é mais difícil de curar e destrói o homem, na palavra de DEUS vemos claramente o ato de “aprender” a descansar
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas. Mateus 11:29
Quando precisamos de descanso para a Alma?
Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas.
Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve. Mateus 11:28-30

O Entendimento e a Aceitação da nossa missão nos levam ao descanso e à plenitude
O descanso é um fruto da nossa batalha .. do nosso dia a dia
Como uma aposentadoria, nós a cada dia, “semeamos” o nosso descanso e vida eterna, veja bem que o fruto deste semear é uma promessa divina.

Porque quem semeia na sua carne, da carne ceifará a corrupção; mas quem semeia no ESPÍRITO, do ESPÍRITO ceifará a vida eterna.
E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não houvermos desfalecido.
Então, enquanto temos oportunidade, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé. Gálatas 6:8-10

Quais são os requisitos básicos para o descanso no Senhor?

solução... Primeiramente é ter OBEDIÊNCIA!!!!!

1 - A Obediência ao que o Senhor tem no coração

O cansaço espiritual tem origem na nossa desobediência e rebeldia, quantas vezes nós ficamos cansados e atribulados quando não estamos dentro da vontade de DEUS.

E a quem jurou que não entrariam no seu descanso, senão aos que foram desobedientes? Hebreus 3:18

Ora, à vista disso, procuremos diligentemente entrar naquele descanso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.
Porque a palavra de DEUS é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele a quem havemos de prestar contas.
Tendo, portanto, um grande sumo sacerdote, JESUS, Filho de DEUS, que penetrou os céus, retenhamos firmemente a nossa confissão. Hebreus 4:11-14

2 - Buscar não Falhar e Crer, nós temos que ter MUITA Fé...

Portanto, tendo-nos sido deixada a promessa de entrarmos no seu descanso, temamos não haja algum de vós que pareça ter falhado.
Porque também a nós foram pregadas as boas novas, assim como a eles; mas a palavra da pregação nada lhes aproveitou, porquanto não chegou a ser unida com a fé, naqueles que a ouviram.
Porque nós, os que temos crido, é que entramos no descanso, tal como disse: Assim jurei na minha ira: Não entrarão no meu descanso; embora as suas obras estivessem acabadas desde a fundação do mundo; Hebreus 4:1-3

3 – Seguir o exemplo de Moisés – A oração de Entrega

Oração de Entrega

A oração de Entrega é uma arma do Cristão é transferirmos um cuidado ou inquietação para DEUS. É lançar o seu fardo no altar de DEUS, com um conseqüente alívio e descanso.
Lançando sobre Ele toda a Ansiedade (preocupação)... Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós. 1 Pedro 5:7


Se eu, pois, tenho achado graça aos teus olhos, rogo-te que agora me mostres os teus caminhos, para que eu te conheça, a fim de que ache graça aos teus olhos; e considera que esta nação é teu povo.
Respondeu-lhe o Senhor: Eu mesmo irei contigo, e eu te darei descanso. Êxodo 33:13-14

Moisés era querido por DEUS e orou entregando os seus caminhos a sua vida e seu povo .. e DEUS honrou-o. Moisés não entrou de corpo na Terra da promessa e no descanso de seu corpo, mas foi descansar nos bra~ços do PAI.

O Descanso no Senhor é uma Promessa...

Porque até agora não entrastes no descanso e na herança que o Senhor vosso DEUS vos dá; Deuteronômio 12:9

Até que o Senhor tenha dado descanso: a vossos irmãos, assim como vo-lo deu a vós, e eles também tenham possuído a terra que o Senhor vosso DEUS lhes dá; então tornareis para a terra da vossa herança, e a possuireis, terra que Moisés, servo do Senhor, vos deu além do Jordão, para o nascente do sol. Josué 1:15 (Eles queriam descanso de guerras e de trabalho pesado - vão ter o milênio - Nós o decanso no céu, ao lado de CRISTO, descanso eterno).


Queremos descansar ou descansar em DEUS....

Qual é a nossa motivação... a nossa vida é um cansaço geral ou estamos na lida nos preparando para podermos descansar em DEUS ...

Ele está a nossa espera esperando a nossa fé e obediência ... somos TODOS criaturas de DEUS .. e Ele nos espera para fluir Nele e no seu descanso..

Amém. Pr. André - (http://www.esquadraodecristo.com.br/portal/)

Sobre a guarda do Sábado veja estudo em:
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao9-heresias-ocristianismojudaizante.htm
O movimento judaizante no cristianismo, possui muitos tentáculos e sutis manifestações. No entanto, dois grupos se destacam como facções cristãs que defendem práticas judaicas e conceitos mosaicos no cristianismo moderno: os Adventistas do Sétimo Dia e As Testemunhas de Ierrochua. O primeiro deles, foi fundado por William Miller, ex-pregador batista que calculou equivocadamente a vinda de CRISTO para março de 1843. Após Miller, a profetisa Helen G. White alegou ter recebido uma revelação na qual JESUS descortinou a Arca do Concerto diante dela. Nesta, o mandamento sabático estava com uma auréola ao redor. A partir de então, guardar o sábado tornou-se obrigatório para os adventistas.
As Testemunhas de Ierrochua, foi fundado em Curitiba, pelo sr. Ivo Santos de Camargo. A seita nega a doutrina da Trindade, a inspiração do evangelho de Mateus, defende a guarda do sábado e afirma que o nome verdadeiro de JESUS é Yehoshua e, que não há salvação para aqueles que invocam o nome de JESUS, segundo eles um deus celta, mas somente para quem invoca Yehoshua.


OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Compreender que a guarda do sábado foi ordenada pelo Senhor.
Conhecer os prejuízos do descumprimento do mandamento de DEUS.
Conscientizar-se de que a morte vicária de JESUS anulou as exigências cerimoniais da lei.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, tire cópias do quadro da página seguinte para seus alunos. Utilize este recurso para introduzir o tópico 111 da lição. Leia e discuta com os alunos cada tópico do quadro.


RESUMO DA LIÇÃO 11, O DIA DE ADORAÇÃO E SERVIÇO A DEUS
I - DEUS ORDENA A GUARDA DO SÁBADO
1. Uma ordenança divina para os israelitas.
2. Um sinal entre DEUS e o seu povo.
3. O propósito divino da guarda do sábado.
II - O DESCUMPRIMENTO DA LEI MOSAICA NO TEMPO DE NEEMIAS
1. O desrespeito pela guarda do sábado.
2. A ganância dos mercadores.
3. Neemias proíbe o comércio no sábado.
III- A GUARDA DO SÁBADO EM O NOVO TESTAMENTO
1. A essência do dia de descanso.
2. JESUS e o dia de descanso.
3. O cristão deve guardar o sábado?

SINOPSE DO TÓPICO (1 ) A guarda do sábado era uma ordenança divina para os israelitas.
SINOPSE DO TÓPICO (2) Neemias exorta o povo a guardar o Dia do Senhor.
SINOPSE DO TÓPICO (3) A morte vicária de JESUS CRISTO aboliu as exigências cerimoniais da legislação mosaica.

SAIBA MAIS através da Revista Ensinador Cristão, CPAD, nº 48, p.41 .

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO - Subsídio Teológico
"A palavra hebraica para Sabbath significa 'cessão'. O Sabbath era o dia santo e o dia de descanso tanto para os homens quanto para os animais (Êx 20.8-11). Esse dia celebra o descanso de DEUS depois de sua obra de criação do mundial (Gn 2.2). DEUS estabeleceu o padrão para a vida - trabalhar seis dias e descansar no sétimo. Assim a origem do Sabbath encontra-se no relato da criação. No monte Sinai o Sabbath - já em existência tornou-se formalmente parte da lei (sua observância é um dos Dez Mandamentos) e um sinal da aliança com Israel e de seu relacionamento com esse povo (Êx 20.8-11). Guardar o sábado era um sinal que demonstrava submissão a DEUS e honrá-Io trazia grandes bênçãos (ls 58.13,14). Na época de JESUS, os legalistas judeus adicionaram todo o tipo de regras e regulamentos novos para que se guardasse apropriadamente o Sabbath. Assim, o Sabbath tornou-se um fardo, em vez de uma bênção. Esses legalistas judeus substituíram a lei divina por suas próprias leis (Mt 1 5.29). JESUS levantou-se contra o legalismo. Guardar o sábado é o único dos Dez Mandamentos que não se repete depois do dia de Pentecostes (At 2). A Igreja Primitiva adotou o domingo como o dia de adoração [...] e continuou a fazer isso regularmente (At 20.7; 1 Co 16.2)" (RHODES, Ron. O Cristianismo Segundo a Bíblia. 1.ed. RJ: CPAD, 2007, pp.194-95).


QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 11, O DIA DE ADORAÇÃO E SERVIÇO A DEUS
RESPONDA CONFORME A REVISTA DA CPAD DO 4º TRIMESTRE DE 2011
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas corretas e com "F" as falsas.

TEXTO ÁUREO
1- Complete:
"No _________________________ dia da semana, estando nós reunidos com o fim de ____________________________ o pão, Paulo, que devia seguir viagem no dia imediato, exortava-os e prolongou o discurso até à ___________________________-noite" (At 20.7 . ARA).

VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
O __________________________, como dia de _______________________________ e serviço, é o referencial mínimo que o crente deve _________________________ ao Senhor.

I - DEUS ORDENA A GUARDA DO SÁBADO
3- Qual a ordenança divina para os israelitas, com respeito à guarda de um dia de repouso?
( ) Na verdade DEUS não estava se importando com isso, queria apenas testar a fidelidade dos judeus.
( ) "... Certamente guardareis meus sábados, porquanto isso é um sinal entre mim e vós nas vossas gerações; para que saibais que eu sou o Senhor que vos santifica".
( ) A observância do sábado era parte do concerto que DEUS fizera com Israel e constituía-se num sinal de que este era um povo santo, separado das demais nações e que pertencia exclusivamente a DEUS.
( ) Nesse dia, os israelitas consagravam-se a servir e adorar ao Senhor.

4- Por que a guarda do Sábado é um sinal entre DEUS e o seu povo?
( ) Segundo o Dicionário Bíblico Wycliffe, "DEUS ordenou a guarda do sábado como um sinal de sua aliança e do seu relacionamento com Israel".
( ) O sábado representava o selo da aliança mosaica.
( ) Porque DEUS descansou nesse dia para parar sua obra com os judeus, a partir dai.
( ) Quem o profanasse, pagaria com a própria vida: "Qualquer que no dia de sábado fizer obra, certamente morrerá".

5- Qual o propósito divino da guarda do sábado?
( ) A guarda do sábado tinha como propósito proporcionar ao homem um dia de descanso, adoração e serviço ao Senhor.
( ) O povo, reunido em assembléia solene, trazia-Lhe suas ofertas.
( ) O motivo principal era que os judeus descansassem o corpo físico nesse dia.
( ) O sábado, pois, era um dia de regozijo e alegria na presença de DEUS.
( ) Os que amavam e obedeciam ao Senhor não tinham dificuldades em guardá-Io, pois a sua observância lembrava-os que DEUS os havia libertado da escravidão do Egito.

II - O DESCUMPRIMENTO DA LEI MOSAICA NO TEMPO DE NEEMIAS
6- O que aconteceria pelo desrespeito pela guarda do sábado, no tempo de Neemias?
( ) Nada aconteceria porque DEUS é um clemente e misericordioso. Apenas o futuro de Israel estaria comprometido.
( ) Neemias tinha consciência de que o povo quebrara os mandamentos do Senhor em diversas ocasiões.
( ) Todos deveriam saber que, cumprir a Lei, não era uma opção: era algo que o Senhor demandava dos israelitas.
( ) Se estes, porém, violassem o mandamento, seriam punidos com toda a sorte de maldições descritas em Levítico 26.13-33.

7- Como era a ganância dos mercadores, no tempo de Neemias?
( ) Neemias protestou contra os negociantes que desrespeitavam o sábado.
( ) Visando apenas os lucros, os tais pouco se importavam com o bem estar social e espiritual da nação.
( ) Por isso, Neemias decidiu agir energicamente.
( ) Ele não se calou diante do pecado; não podia com pactuar com o erro.
( ) Aceitou apenas que eles usassem a parte da manhã para fazerem sua feira para o almoço.

8- Como Neemias fez para proíbir o comércio no sábado?
( ) Neemias ordenou que, no sábado, ao pôr do sol, os portões da cidade fossem fechados e assim permanecessem até ao final do sábado.
( ) Neemias ordenou que, na sexta-feira, ao pôr do sol, os portões da cidade fossem fechados e assim permanecessem até ao final do sábado.
( ) Neemias ordenou que, no sábado ao pôr do sol, os portões da cidade fossem fechados e assim permanecessem até ao final do domingo.

9- Como os mercadores continuassem fora da cidade, o que fez Neemias? Complete:
Deu-Ihes um ultimato: "Por que passais a noite ________________________ do muro? Se outra vez o fizerdes, hei de lançar _________________________ sobre vós" (Ne 13.21). Os comerciantes, atemorizados, foram embora. Neemias, então, exortou os judeus e gentios de Jerusalém a que guardassem o sábado, a fim de evitar o ________________________ divino sobre a cidade.

III- A GUARDA DO SÁBADO EM O NOVO TESTAMENTO
10- Como é a essência do dia de descanso?
( ) É imprescindível que o ser humano tenha, ao menos, um dia de descanso semanal, a fim de conservar a sua saúde física, mental e espiritual.
( ) O ideal é que cada crente trabalhe só meio dia de domingo para poder descansar o corpo e congregar a anoite.
( ) Há pessoas que, ansiosas quanto ao futuro, não separam um dia sequer para descansar e acabam, por isso, desenvolvendo doenças como hipertensão, enxaqueca e insônia. Algumas chegam ao óbito prematuramente.

11- Qual o ensino de JESUS a respeito do dia de descanso? Complete:
Certa vez, JESUS foi ___________________________ pelos fariseus quanto ao fato de os seus discípulos colherem espigas num dia de sábado. Respondeu-Ihes o Senhor que nenhuma lei estava sendo transgredida, pois semelhantemente agira __________________________ e seus homens quando premidos pela fome. Além do mais, era Ele o ______________________ do sábado (Mc 2.26-28).
CRISTO aproveitou a oportunidade para explicar aos fariseus, que o sábado fora criado por __________________________ do homem e não o homem por causa do sábado (Mc 2.27). JESUS sempre posicionou-se contra o __________________________ dos fariseus a respeito da guarda do sábado.

12- O cristão deve guardar o sábado?
( ) Sim! O sábado judaico é mais obrigatório para os crentes, pois estamos debaixo da lei de DEUS perpetuamente..
( ) Não! O sábado judaico não é mais obrigatório para os crentes, pois já não estamos sob o jugo da Lei.
( ) Com a morte expiatória de JESUS, as exigências cerimoniais da legislação mosaica foram completamente canceladas, pois todas foram plenamente cumpridas em CRISTO e por CRISTO..

CONCLUSÃO
13- Qual o dia escolhido pela Igreja primitiva para descansar e adorar a DEUS?
( ) O sábado, como o mais importante dia da semana e o dia que DEUS instituiu como santo, no monte Sinai.
( ) O domingo, como o primeiro dia da semana e o dia que JESUS ressuscitou, foi o dia instituído pela Igreja Primitiva para sua principal reunião.
( ) O sábado e o domingo, pois, assim, agradaríamos aos judeus e aos cristãos.


RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm

AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - BÍBLIA de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
BANCROFT, E. H. Teologia Elementar. São Paulo, IBR, 1975.
CEGALLA, D. P. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1977.
BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Edição contemporânea. São Paulo, Vida, 1994.
McNAIR, S. E. A Bíblia Explicada. Rio de Janeiro, CPAD, 1994.
Espada Cortante 2 - Orlando S. Boyer - CPAD - Rio de Janeiro - RJ
CHAMPLIN, R. N. Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia. 5. ed. São Paulo: Hagnos, 2001. v. 1
JOSEFO, Flávio. História dos hebreus: de Abraão à queda de Jerusalém obra completa. 9. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005.
VOS, Howard F.; REA, John. Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006.
VINE, W. E.; UNGER, Merril F.; WHITE JR, William. Dicionário Vine. 2. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2003.
Neemias – COMENTÁRIO BÍBLICO DO ANTIGO TESTAMENTO, VOL 1, Gênesis a Neemias - Matthew Henry
NEEMIAS - INTEGRIDADE E CORAGEM EM TEMPOS DE CRISE - Pr. Elinaldo Renovato de Lima - CPAD - Rio de Janeiro - RJ
BÍBLIA, A CONSTITUIÇÃO DIVINA - REVISTA CPAD 4º TRIMESTRE DE 1986 - COMENTÁRIOS DE Pr. RAIMUNDO F.DE OLIVEIRA
GILBERTO, Antonio. A BÍBLIA Através dos Séculos. Rio de Janeiro: CPAD, 1987. HORTON, Stanley. Teologia Sistemática. Rio de Janeiro: CPAD, 1996.
Teologias, hermenêuticas e comentários
BIBLE QUESTIONS ANSWERED, Pettigill William L. Zondervan publishing House,
Ninth Printing, 1974.
COMENTÁRIO BÍBLICO BROADMAN, JUERP, 1988.
PRINCIPLES of BIBLICAL HERMENEUTICS BY HARTILL, J. Edwin, D. D. Zondervan
Publishing House, Michigan, EEUU, 1947.
REVELAÇÃO E TEOLOGIA, SCHILLEBEECKX, Edward. Edições Paulinas, 1968.
TEOLOGIA BÍBLICA DO NOVO TESTAMENTO, A. B. LANGSTON, A. B., Th. M.,
Th. D. PhD., Casa Publicadora Baptista, Rio de Janairo, 1933.
TEOLOGIA PRÁTICA, WILLIAMS Morris, Escola de Educação Teológica das Assembléias
de Deus, 2. ed.
TEOLOGIA SISTEMÁTICA, Casa Publicadora das Assembléias de Deus, 2. ed., Rio de
Janeiro, 1981.
UN EXEGETICAL GRAMMAR OF THE GREEK NEW TESTAMENT, CHAMBERLAIN,
William Douglas, The Macmillan Company, New York, 1954.
Históricos, polêmicos, devocionais, científicos e outros
BALL, Charles Ferguson, A vida e os tempos do Apóstolo Paulo, Casa Publicadora das Assembléias
de Deus, 1998.
BROADUS, A. João D. D. L. L, Comentário ao Evangelho de Mateus, Casa Publicadora
Batista, 1942.
Harmonia dos Evangelhos, São Paulo, Imprensa Metodista, 1922.
BRUMBAK, Carl, What Meaneth this?, Gospel Publishing House, Sprigfield, Missouri,
EUA, 1960.
CANTÚ César, Historia Universal Acrescentada até o ano de 1931, Rio de Janeiro, Livraria
João do Rio, 1932.
CARSON, D. A. Exegese e suas Falácias.
COURSIN, S. Peter James, Ciência e Fé, São Paulo, ABU Editora, 1997.
D’AUBIGNÉ, J. H. Merle, História da Reforma do Décimo Sexto Século. New York, Sociedade
de Tractados Americana, 1835.
DÄNIKEN, Erich Von, Provas de Däniken. Edições Melhoramentos, 1977.
É ESTA VIDA TUDO O QUE HÁ? Watchtower Bible and Tract Society of New York
Inc. Brooklin, USA, 1975.
FAIARD J. Marcelo A.
FREI BETTO, A obra do artista: uma visão holística do Universo. São Paulo, Ática, 1995.
FRISCHAUER, Paul, Está escrito: documentos que assinalaram épocas. Edições Melhoramentos,
1952.
GONÇALVES JÚNIOR, Almir dos Santos, Quando Deus criou o mundo, JUERP, 1996.
GRANDE HISTÓRIA UNIVERSAL, Rio de Janeiro, Bloch Editores, 1976.
HAWKING, Stephen, Uma breve historia do tempo. 10. ed., Editora Rocco, Rio de Janeiro,
1988.
HENRIQUETA, C. Mears, Estudo panorâmico da Bíblia, Ed. Vida, 1982.
LEITURAS CRISTÃS, Miscelânea de escriptos evangélicos destinados à edificação do
povo de Deus, volume XVI, p. 45-54, HOWES George, Lisboa, 1915.
LIMA, Paulo César, Os temas mais difíceis da Bíblia, Rio de Janeiro, CPAD, 1985.
MOODY Raymond A. Jr. Vida depois da vida, 6. ed., Editorial Nórdica, 1979.
O ENIGMA DAS ORIGENS, pp, i.e 206, § 2°, por Criation-Life Publishers, P. O. Box
15666, San Diego, California, 92115.
ODOM, Leo Robert, Além do conhecido existe vida, 3. ed., Casa Publicadora Brasileira,
1995.
ORR, Guilherme W., Os primeiros 5 minutos depois da morte. Imprensa Batista Regular,
1971.
ORRÚ, F, Gervásio, Os manuscritos de Qumram e o Novo Testamento, São Paulo, Edições
Vida Nova, 1993.
PAXTON, J. Geoffray, O abalo do Adventismo, JUERP, 1983.
PRIOR, David, A mensagem de 1 Coríntios, ABU Editora, 1993.
REID, James, Dios el Átomo y el Universo, Miami, Florida, Editorial Caribe, 1976.
ROHDEN, Huberto, Paulo de Tarso, Editora Panamericana, Rio de Janeiro, 1939.
SAGAN, Carl, O mundo assombrado pelos demônios, São Paulo, Editora Schwarcz, 1997.
SCHLESIGER, Hugo, PORTO, Humberto, Jesus era Judeu, Edições Paulinas, 1979.
STEIN, Guilherme Filho, O Sábbado, Sociedade Internacional de Tratados no Brazil, 1819.
SWINDOLL, Charles R., O despertar da Graça, São Paulo, Bom Pastor Editora, 1994.
UMA HISTÓRIA ILUSTRADA DO CRISTIANISMO, Sociedade Religiosa Vida Nova,
1980. Em 10 volumes.
WHITE, G. Ellen, A ciência do bom viver, Casa Publicadora Brasileira, s.d.
O grande conflito (O conflito dos séculos), 28. ed., 1983.
Vereda de Cristo, Casa Publicadora Brasileira, s.d.
Vida de Jesus, Santo André, São Paulo, Casa Publicadora Brasileira, 1982.