LIÇÃO 12 - CONSERVANDO A PUREZA DA DOUTRINA PENTECOSTAL

LIÇÃO 12 - CONSERVANDO A PUREZA DA DOUTRINA PENTECOSTAL
Lições Bíblicas do 2º Trimestre de 2011 - CPAD - Jovens e Adultos
MOVIMENTO PENTECOSTAL - As doutrinas de nossa fé
Comentários da revista da CPAD: Pr. Elienai Cabral
Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD: Pr. Antonio Gilberto
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
QUESTIONÁRIO



TEXTO ÁUREO
"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem" 0 Tm 4.16).



VERDADE PRÁTICA
Mantendo-se firme e fiel à Palavra de DEUS, a Igreja de CRISTO conservará a sã doutrina no poder do ESPÍRITO SANTO.


LEITURA DIÁRIA
Segunda -Ef 6.11 - Armados contra as astutas ciladas do Diabo
Terça - At 19.19 - O Evangelho leva ao abandono do ocultismo
Quarta - Mt 10.16 - Prudência e simplicidade
Quinta - 1 Co 14,20 - Menino na malícia, adulto no entendimento
Sexta - Cl 2.8 - Cuidado com as filosofias e vãs sutilezas
Sábado - Cl 2,4 - Cuidado com palavras persuasivas

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 2 Timóteo 4-1-4; 2 Pedro 2.1-3
2 Timóteo 4
1 - Conjuro-te, pois, diante de DEUS e do Senhor JESUS CRISTO, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu Reino, 2 - que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. 3 - Porque virá tempo em que não sofrerão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; 4 - e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.
2 Pedro 2
1 - E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. 2 - E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade; 3 - e, por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.

PALAVRA-CHAVE - Doutrina - Ensino, instrução dos princípios bíblicos.

Introdução:
Como estamos comemorando 100 anos de nossa denominação (Assembléia de DEUS), deveríamos dirigir o nosso olhar crítico para dentro de nossos templos e para nosso comportamento cristão nesse tempo de pós-modernidade.
Às vezes nos preocupamos tanto com as outras denominações (coamos o mosquito), que deixamos de perceber grandes heresias em nosso meio (passa um camelo pela nossa rede).
Quando as heresias crescem devemos reconhecer que é porque o legítimo ensino diminui. Quando nossos professores de EBD e líderes em geral deixam o estudo sistemático da bíblia e se aprofundam em livros de autores duvidosos, então ocorre a liberdade de introdução de heresias na igreja. Isso sempre vem atreves de líderes, aqueles que têem oportunidade de difundirem suas idéias, visões, revelações (tudo vindo de livros estranhos a nosso meio).
O amor ao dinheiro, por parte da liderança, tem sido a causa principal da situação deplorável de que se aproxima a igreja, nesses últimos dias.
A política partidária e humanista tem invadido nossos templos e a venda de almas passou, a muito, a ser normal; políticos pregam em nossos púlpitos e compram nossos líderes por bagatelas. Pobreza passou a ser indicativo de pecado ou demonismo. Doença passou a ser possessão maligna. Já temos a venda de indulgências gospel (toalhinhas, lenços, óleo ungido, rosa ungida, etc...) em nossas igrejas, sendo que todos fazem vista grossa.
A doutrina da prosperidade financeira é largamente difundida em nossos púlpitos e aos ricos cada vez se dá maior prioridade, até mesmo assumindo cargos de confiança e ministérios da igreja sem nem mesmo serem batizados com o ESPÍRITO SANTO; ainda superlotam nossos púlpitos, lugar de homens cheios do ESPÍRITO SANTO, de santidade e de fé.
Nossas escolas nem são mais chamadas de bíblicas, mas somente de escola dominicais, tamanha a falta de conteúdo bíblico e de professores comprometidos com o conhecimento verdadeiro de DEUS. Professores que em sua maioria nunca leram a bíblia toda nem pelo menos 2 vezes, não lêem a lição da revista nem duas vezes antes de ministrar a aula e muitos deles nem batizados com o ESPÍRITO SANTO são. A evasão das EBD's cada dia aumenta mais e muitos de nossos líderes nem a freqüentam.
Já existem diversas igrejas com o nome de Assembléia de DEUS onde cadeiras são separadas nos púlpitos para que anjos se assentem nelas e em nossos cultos quando alguém diz que viu um anjo o povo grita e se desmancha em lágrimas, enquanto que se alguém disser que JESUS está ali ninguém se importa mais.
A doutrina do merecimento religioso assume papel mais importante do que a doutrina da graça de DEUS e jejum a muito que virou palavrão proibido em nossas congregações.
As músicas e hinos, de péssima qualidade por sinal, são cantados por pessoas de péssimo testemunho e que mais querem ser adorados do que adorar a DEUS. 70% de nossos cultos são gastos com música, avisos, apresentações e bajulações, enquanto a ministração da Palavra vai ficando cada dia mais desprezada e o ensino a muito não tem espaço em nossos cultos de Domingo a noite (único dia em que se congregam todos?).
Culto de doutrina virou culto de ensino, onde se conta mais história bíblica do que se ensina sobre doutrinas bíblicas (não é sobre costume que estamos falando, é sobre doutrina bíblica).
Nossas vigílias se tornaram bailes onde o povo dança na carne dizendo que é no Espírito. A oração e busca por dons foram esquecidos.
Em nossas igrejas já não se respeita a DEUS e as pessoas andam de um lado para outro, vão tomar água e vão ao banheiro o tempo todo, crianças levam brinquedos e doces para o culto e passeiam por toda parte. Os cantores e musicistas saem da igreja na hora da pregação, pois para eles a explanação da Palavra não tem maior valor do que aquilo que já fizeram: cantar ou tocar.
Pagamos fortunas para cantores e pregadores nos trazerem o que nós não temos, DEUS PRESENTE EM NOSSO MEIO. Nos emocionamos, choramos, falamos em línguas e vamos para nossas casas dizendo que o culto foi uma bênção. Acordamos com ressaca de bênçãos e deixamos de congregar, de orar e de ler a bíblia durante o restante da semana; ficamos pior do que éramos antes das "bênçãos".
Nossos líderes estão cada vez mais ricos (casas luxuosas, carros de luxo, etc...), nossos missionários estão cada vez mais pobres (doentes, sem condução, morando em casas alugadas, baixíssimos salários).
A hierarquia do poder chegou à igreja e seu "dono" (que não é mais JESUS), só passa o poder sobre ela para seu filho para que a dinastia ou monarquia tenha prosseguimento.
Nosso povo congrega mais em outras denominações do que em nossas congregações pois só temos um culto (quando temos) por dia, também os milagres lá são freqüentes, enquanto em nossas congregações há muito não se vê um. Enquanto lá se faz fila para dar testemunho de milagres recebidos, fazemos fila nas portas de hospitais e clínicas.
MEU DEUS! Nos revela a doutrina dos apóstolos! Nós não estamos enxergando mais a bíblia!

Veja abaixo exemplo de algumas doutrinas bíblicas que deveriam estar sendo ensinadas na igreja.



2 Timóteo 4-1-6
UM APELO FINAL NO SENTIDO DE PREGAR O EVANGELHO 1 Tm 4.:1-6
À medida em que sua carta chega ao fim, Paulo reitera com seriedade solene o apelo que tem sido o tema principal dela do começo ao fim (cf. 1 :6, 8, 13; 2: 1-3, 8, 14; 3: 14). Uma nota elevada lhe é transmitida pela sua consciência de que seu próprio martírio não pode demorar muito e que, depois da partida dele, Timóteo terá de firmar-se sobre seus próprios pés e arcar com as responsabilidades sozinho, como sucessor de Paulo. .
1. Como em 1 Tm 5: 21, faz do seu apelo uma petição: Conjuro-te, esta vez chamando como testemunhas Deus e Cristo Jesus que há de julgar vivos e mortos. A referência ao julgamento é especialmente apropriada, pois é Cristo quem, na Sua segunda vinda, julgará até que ponto Timóteo, e .todo outro ministro do evangelho, tem desempenha
do suas obrigações momentosas. A fórmula binitariana, como a de 1 Tm 6:13, tem um som litúrgico, e é provavelmente tirada de um credo batismal primitivo. Ecos de matéria dos credos são freqüentes nos escritos de Paulo, e juiz dos vivos e dos mortos" tomou-se estereotipado já em data recuada (At 10:42; 1 Pe 4: 5).

Paulo então varia a construção da sua frase, apelando a Timóteo pela, i.é, em nome da, manifestação de Cristo e pelo seu reino, artigos da fé e esperança cristãs que devem fortalecer sua resolução. Ao passo que
em 1: 10 "manifestação" (aparecimento, Gr epiphaneia) referia-se ao primeiro aparecimento de Cristo na terra na encarnação, aqui, como no v. 8 abaixo, 1 Tm 6: 14, (ver a nota ali), e Tt 2: 13, denota Sua volta futura em glória. Seu reino é naturalmente vinculado com ela, pois é após o julgamento que consumará Seu reino para os eleitos (ver nota sobre 18 abaixo).
2. O versículo seguinte, com sua insistência: prega a palavra (cf. GI 6:6; Cl 4:3), resume aquilo que o Apóstolo acredita ser o dever prático urgente de Timóteo na presente situação crítica. Deve instar, quer seja oportuno, que não.O verbo (Gr. ephistanai) pode ter o significado militar de "ser postado," "ficar o seu posto," mas n[o há sugestão disto
no contexto; seu sentido mais usual, "estar de prontidão," "estar dispo:...
nível," "estar na sua tarefa" (aqui com referência à liderança da igreja), ressalta exatamente o que Paulo quer dizer. Os dois advérbios formam uma aliteração proverbial (Gr. eukairõs, akairõs), e podem ser parafraseados: "Quer o momento pareça oportuno, quer não."
Embora, naturalmente, semelhante análise tenha estado longe da mente de Paulo, os três imperativos que se seguem têm sido tomados como ilustração do apelo tríplice do pregador à razão, à consciência, e da vontade. Timóteo deve corrigir o erro por argumentos arrazoados; e não deve hesitar em repreender quando a censura se toma necessária. Mais positivamente, deve exortar (que é uma tradução mais apropriada do que "encorajar," que alguns preferem), i.é, conclamar seu rebanho ao arrependimento e à perseverança. Em todos estes papéis, no entanto, deve aplicar "todo tipo de longanimidade e ensino" (lit. com toda a longanimidade e doutrina). Seja qual a abordagem que esteja empregando (as palavras qualificam todos os três imperativos anteriores), nunca perderá a paciência com as pessoas (cf. 2:25; 3: 10; 1 Tm 1: 16), e sempre deve mostrar-se um ensinador sadio da verdade cristã, cheio de recursos.
3,4. O ensino destemido como este é tanto mais urgentemente necessário porque haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina. Como noutros lugares nas Pastorais (1 Tm 1: 10 - ver a nota ali; 6: 3; 2 Tm 1: 13; Tt 1 :9, 13; 2:8), a mensagem do evangelho, em contraste com outras doutrinas, e especificamente as dos mestres do erro, é descrita como sendo "sadia" ou "sã." Não há necessidade de supor que um escritor posterior esteja retratando a crise dos seus próprios dias mediante o artifício transparente de colocar uma profecia na boca do Paulo histórico. Os homens e as mulheres já estão achando, conforme o Apóstolo não pode deixar de observar com dor, o evangelho desagradável ao paladar, e ele, com seu senso vívido das crescentes tribulações dos "últimos dias" pode facilmente prever que este é apenas um antegosto de coisas ainda piores que se seguirão.
Por exemplo, ao invés de ficarem satisfeitas com um único líder, como Paulo ou Timóteo, que prega o evangelho de modo honesto, quer as pessoas gostem, quer não, elas cercar-se-ão de mestres, segundo as suas próprias cobiças, i.é, que lhes contarão ou coisas que desejam ouvir, ou coisas que pretendem excitar sua imaginação ou aguçar sua curiosidade religiosa, independentemente, nos dois casos, da veracidade do que dizem. São as vítimas, acrescenta Paulo com um raiar de introspecção na psicologia religiosa mórbida, de sentir coceira nos ouvidos. Tal será seu apetite por aquilo que é sensacional que se recusarão a dar ouvidos (lit. "seu ouvir,". o mesmo substantivo que na cláusula participial anterior) à verdade ("desviarão seus ouvidos da verdade"), e, pelo contrário, acharão satisfação nas fábulas. Para estas, ver sobre 1 Tm 1 :4; Paulo está fazendo uma alusão sombria aos ensinos dos mestres do erro, e advertindo Timóteo que as enfermidades do futuro, com as quais terá de lidar, serão apenas uma intensificação dos sintomas presentes.
5. Os sectários, Paulo dá a entender (conforme já foi indicado, estão muito presentes na sua mente, embora esteja olhando para o futuro quando Timóteo será o único encarregado), estão, com efeito, totalmente estupefatos pelas suas especulações fantásticas, que tiveram sobre eles o efeito da bebida forte. Em contraste com eles (Tu, porém, é deliberadamente enfático), Timóteo deve ser sóbrio em todas as coisas. O imperativo usado (Gr. nephe- "sê sóbrio") .dá a idéia, não que o ministro cristão deve ser calmo e imperturbável, nem sequer sempre alerta, mas, sim, que deve conservar-se longe do vinho forte, que sobe à. cabeça, do ensino herético.
Sua fidelidade talvez signifique que ele, como o próprio Paulo, deve suportar as aflições; se for assim, deve estar pronto para elas. Seu dever, afinal das contas, é fazer o trabalho de evangelista, é, pregar o evangelho que lhe foi confiado, em contraste com fábulas estranhas. Na igreja do século I, "evangelista" já se tornara um título de ofício (cf. At 21:8; Ef 4:11), que conota, conforme uns, um missionário, e conforme outros, um oficial que exercia a função de um apóstolo sem receber o título. Neste contexto, porém, a idéia de um ofício especial é bem inapropriada, e a palavra tem seu significado básico da pessoa que ensina e expõe o evangelho.
6. Enfim, deve cumprir cabalmente o seu ministério. A admoestação tem urgência especial porque está para tornar-se o sucessor do Apóstolo. Este fato vem a lume no versículo seguinte, cujas primeiras palavras: Quanto a mim(Gr. Egõ gar), são extremamente enfáticas, e contrabalançam Tu, porém (Gr. Su de) no v. 5. O próprio Paulo nada mais pode fazer, pois está sendo já oferecido por libaçi1o. Como em Fp 2: 17, quando, então, a possibilidade da morte se apresentava a ele, embora de fato esperasse sua soltura, emprega o verbo grego spendein - (=derramar como libação"). Sua metáfora vívida provavelmente é tirada do costume litúrgico judaico de derramar, como o ritual preliminar da oferenda diária no Templo e de certos outros sacrifícios, uma libação (oferta de bebida) de vinho ao pé do altar (Sx 29:40; Nm 28:7 - na LXX são empregados o mesmo verbo e o mesmo substantivo correlatospondi). Paulo prevê que terá de morrer, e pensa na sua morte como um sacrifício; por detrás da sua linguagem há a crença judaica (cf. 4 Mac. 6:28-29; 17:21-22) no valor da morte do mártir.

2 Pedro 2.1-3



No fim do capítulo um, Pedro disse que os profetas do Velho Testamento foram movidos (guiados) pelo Espírito Santo. Contudo, ele observa no capítulo 2 que havia falsos profetas (homens declarando falsamente estarem falando por Deus) no meio do povo de Israel e haverá falsos mestres entre os cristãos. É claro que estes falsos mestres são cristãos que decaíram do Senhor. Eles negam que o Senhor os resgatou do pecado (2:1). Infelizmente, outros discípulos serão enganados por eles e os seguirão (2:2-3). Pedro escreve que estes faltos mestres certamente serão punidos pelo Senhor (2:1,3,9-10,12,17).
Para que ninguém pense que estes falsos mestres podem permanecer escondidos no meio da igreja, Pedro afirma a capacidade do Senhor para separar os justos dos injustos, punindo os injustos e preservando os retos (2:4-9). Para ilustrar este ponto, Pedro cita os exemplos de anjos que pecaram (2:4; veja também Judas 6), Noé e sua família (2:5) e Ló (2:6-8). Os anjos rebeldes estão reservados para o julgamento. Noé e sua família foram salvos do dilúvio enquanto o resto da humanidade foi afogada. Ló foi resgatado de Sodoma, mas a cidade inteira foi completamente destruída. Pedro é cuidadoso ao notar a retidão de Noé e Ló.
Pedro descreve o caráter destes falsos mestres. Eles são arrogantes e não têm respeito pela autoridade (2:10,18). Eles são indivíduos gananciosos, tirando lucro financeiro dos seus "discípulos" (2-3S "movidos por avareza, farão comércio de vós"; 2:14S "tendo coração exercitado na avareza"; 2:15S seguiram no erro de Balaão que queria lucrar amaldiçoando Israel). Além disso, eles são culpados de imoralidade (2:10S "imundas paixões"; 2:13S "sua luxúria carnal"; 2:14S "tendo os olhos cheios de adultério").
Pedro descreve vivamente a situação daqueles que deixam Cristo e retornam ao mundo. Eles se tornam escravos da corrupção (2:19). O último estado destas pessoas (mais uma vez enredados no pecado) é pior do que o primeiro. Tendo sido libertados da corrupção do mundo através do seu conhecimento de Cristo, se retornam a estas contaminações, eles são comparáveis ao cão que retorna para comer seu próprio vômito e o porco lavado que retorna ao lamaçal (2:20-22). Que mais tem o evangelho para oferecer àqueles que rejeitaram Jesus Cristo? Absolutamente nada. 1997 Allen Dvorak.

SANTIFICAÇÃO...MAIS DO QUE UMA NECESSIDADE: UMA ORDEM!
Eu realmente acreditava que todos aqueles que crêem em JESUS como seu Senhor e Salvador já sabiam deste plano, mas tenho testemunhado muita gente, até pastores, esquecendo das artimanhas do inimigo e caindo como patinhos, sendo seduzidos pela beleza e humanidade dos argumentos de satanás.
Façamos um raciocínio lógico e gradual para, no final, podermos visualizar com clareza os métodos e os propósitos do maligno.
Antes de mais nada, recomendo a leitura de Hebreus 12 e I Tessalonicenses 4 (de onde destacarei alguns detalhes de suma importância): vejam que santificação é diferente de salvação!
Não pretendo me deter (ao menos nesse estudo) explicando tais detalhes, mas basta que saibamos que todo aquele que crê será salvo, pois a salvação é dom gratuito de DEUS e não vem a partir de nenhuma de nossas próprias obras. Já a santificação é um processo contínuo onde o indivíduo se separa das coisas da carne e do mundo, buscando aproximar-se do padrão de DEUS para o homem. “SANTO” é igual a “separado”, e podemos encontrar diversas exortações à santidade por toda a Bíblia.
Vejamos algumas:
“Disse Josué também ao povo: Santificai-vos, porque amanhã fará o Senhor Maravilhas no meio de vós.” (Josué 3:5)
“E já vos esquecestes da exortação que argumenta convosco como filhos: Filho meu, não desprezes a correção do Senhor, e não desmaies quando por Ele fores repreendido; Porque o Senhor corrige o que ama, e açoita a qualquer que recebe por filho. Se suportais a correção, DEUS vos trata como filhos; porque, que filho há a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos são feitos participantes, sois então bastardos, e não filhos.” (Hebreus 12:5-8)
“E, na verdade, toda correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela. Portanto, tornai a levantar as mãos cansadas, e os joelhos desconjuntados, e fazei veredas direitas para vossos pés, para que o que manqueja não se desvie inteiramente, antes seja sarado. Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” (Hebreus 12:11-14)
“Ora, amados, pois que temos tais promessas [1], purifiquemo-nos de toda a imundícia da carne e do espírito, aperfeiçoando a santificação no temor de DEUS.” (II Coríntios 7:1)
“Porque vós bem sabeis que mandamentos vos temos dado pelo Senhor JESUS. Porque esta é a vontade de DEUS, a vossa santificação; que vos abstenhais da prostituição; Que cada um de vós saiba possuir o seu vaso em santificação e honra; Não na paixão da concupiscência, como os gentios, que não conhecem a DEUS. Ninguém oprima ou engane seu irmão em negócio algum, porque o Senhor é vingador de todas estas coisas, como também antes vo-lo dissemos e testificamos. Porque não nos chamou DEUS para a imundícia, mas para a santificação.” (I Tessalonicenses 4:2-7)
“E qual é aquele que vos fará mal, se fordes zelosos do bem? Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis; Antes, santificai ao Senhor DEUS em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós.” (I Pedro 3:13-15)
Então, se “ser santo” e “santificar” é seguir o padrão e a vontade de DEUS, vejamos algumas formas de como “exercitar” tais atributos (ou não...):
“Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de DEUS, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a DEUS, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de DEUS.” (Romanos 12:1-2)
“Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra DEUS? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de DEUS. Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O ESPÍRITO que em nós habita tem ciúmes?” (Tiago 4:4-5)
“Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de DEUS; pois está escrito: Ele apanha os sábios na sua própria astúcia. E outra vez: O Senhor conhece os pensamentos dos sábios, que são vãos. Portanto ninguém se glorie nos homens; porque tudo é vosso; seja Paulo, seja Apolo, seja Cefas, seja o mundo, seja a vida, seja a morte, seja o presente, seja o futuro; tudo é vosso, e vós de CRISTO, e CRISTO de DEUS.” (I Coríntios 3:19-23)
Então temos aqui algumas claras exortações àqueles que estão colocando o mundo para dentro da igreja, buscando formas de evangelismo que não estão amparadas na Bíblia, porém são baseadas única e exclusivamente na experiência, sabedoria e revelação humana.
Chega a ser engraçado ver algumas pessoas (inclusive pastores) citando o trecho “a tempo e fora de tempo” para justificar o pragmatismo insano que aplicam em suas igrejas, mas parece que ninguém mais lê sequer um parágrafo inteiro da Bíblia e todos passam a se basear apenas em “máximas” do jargão evangélico. Vejamos o texto na íntegra:
“Conjuro-te, pois, diante de DEUS, e do Senhor JESUS CRISTO, que há de julgar os vivos e os mortos, na sua vinda e no seu reino, que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; e desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.” (II Timóteo 4:1-4)

Vejam que a pregação a que o apóstolo Paulo está se referindo não é aquela que chamo de “easy salvation” e tem sido repetida “ad infinitum” nas igrejas do novo paradigma com intuito de atrair os chamados “sem igreja”. Notem que a pregação aqui também envolve repreensão, exortação... sem deixar de ser longânime, porém sem abandonar a doutrina!
Outra “máxima” sempre citada fora de contexto é “Examinai tudo. Retende o bem.”, texto de I Tessalonicenses 5:21. Porém, novamente são desprezados tanto o verso anterior quanto o posterior. Vejamos:
“Não desprezeis as profecias. Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda a aparência do mal.” (I Tessalonicenses 5:20-22)
Em algumas versões, ao invés de “abstende-vos”, usa-se “desviai-vos” e em outras até mesmo o termo “fugi”... então, ao contrário do que muitas pessoas afirmam , ao detectarmos a simples aparência do mal, devemos descartar o objeto examinado em questão e não tentar “filtrar” ou aprender alguma coisa daquele meio.
-Se estão colocando músicas “suspeitas” nos cultos de sua igreja para agradar o “público jovem”...
-Se doutrinas estranhas são aceitas em nome do aumento do número de conversões...
-Se quem decide quando, como e onde uma mensagem será pregada é o público alvo ao invés do ESPÍRITO SANTO...
-Se para “ganhar o mundo” a igreja está trazendo este mundo para dentro da igreja...
-Se métodos estranhos (regressão, mantras, hipnose, alteração do estado de consciência...) estão sendo usados...
-Se há amuletos, idolatria (em qualquer aspecto), misticismo, esoterismo...
-Se os mortos “seguramente” intercedem pelos vivos...
-Se JESUS CRISTO deixa de ser o único intercessor entre o homem e DEUS...
-Se as bênçãos só e somente vierem mediante o dízimo e as ofertas...
-Se as pregações não são 100% baseadas na Bíblia e 100% dentro do contexto bíblico...
-Se há exibições ecumênicas...
-Se há homossexualismo, divórcio, sexo fora do casamento (tanto entre os membros quanto entre os líderes)...
-Se a igreja deixou de ser igreja e passou a ser uma empresa...
-Se há improbidade administrativa, contendas, alcoolismo...
-Se as mensagens são feitas para agradar os pecadores ao invés de convencê-los de seus pecados...
-Se textos bíblicos estão sendo retirados de seus contextos para tornarem-se pretextos...

Se você é um cristão salvo genuíno e pode identificar que qualquer um (ou mais) dos itens acima citados está ocorrendo em sua igreja, saiba que esta organização definitivamente não está contribuindo para a sua santificação.
Mesmo que alguns estejam descansados baseando-se em Hebreus 13:17a (“Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas.”),
não podem deixar de prestar atenção:
Aos dois avisos que já foram apresentados nesse estudo (I Tessalonicenses 5:20 e II Timóteo 4:3-4);
Às profecias (que não devemos desprezar!) contidas em Mateus 24:5, 11-12, 23-24; II Tessalonicenses 2:3-4; I Timóteo 4:1-3; II Pedro 2; II Pedro 3:17 e Judas.
Aos avisos contidos em Colossenses 2:8, I Timóteo 6:3-5 e Tito 1:10-16.
E nunca se esqueçam que tal afirmação não anula o texto de Romanos 14:12 (“De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a DEUS.”)
Portanto, amados irmãos, a santificação é recomendada e deve ocorrer, mesmo que através de esforços pessoais.
Ah! Vejam também que os métodos para atingirmos tal meta (a santificação) estão todos relacionados na Bíblia!
A seguir veremos o motivo de tantos pastores e mestres agirem de forma tão estranha; a causa dessa exortação à santificação e onde e porque Satanás entra nessa história toda...

COMO SATANÁS ENTROU NA HISTÓRIA...
Creio que o que vou falar aqui não será novidade para nenhuma pessoa que estude a Bíblia seriamente, porém sei que também há muitos que ainda não foram apresentados a tais informações. Começo esta segunda parte apresentando algumas das características satânicas descritas na própria palavra de DEUS. Vejamos o que o apóstolo Pedro nos diz:
“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar; Ao qual resisti firmes na fé, sabendo que as mesmas aflições se cumprem entre os vossos irmãos no mundo.” (I Pedro 5:8-9)
Ratificando a recomendação de que devemos resistir através de nossa firmeza na fé, Tiago escreve em sua epístola:
“Sujeitai-vos, pois, a DEUS, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós.” (Tiago 4:7)
E, diante de tais “apresentações”, a maioria dos cristãos se prepara para enfrentar, literalmente, um leão através de uma resistência ativa... quase uma luta física! Não nego que algumas vezes tal tipo de ação chega realmente a ser necessária, porém também não é falso afirmar que a chamada cultura popular criou todo uma imagem (muitas vezes sem fundamento bíblico) em torno desse querubim caído.
A maioria dos livros e os filmes apresentam muitas vezes este personagem de maneira quase cômica, com sentimentos de homem e, ainda por cima, passível de ser ludibriado através da engenhosidade humana. Há ainda aqueles que surpreendentemente colocam seres infernais como heróis ou até mesmo apresentam uma “família” (mostrando principalmente uma suposta afetividade paternal diabólica).
A mídia já fez muito bem (e continua fazendo com cada vez mais competência) a sua parte na conscientização popular para a futura e breve aceitação de Satanás pelo homem. A bruxaria, com todos os seus possíveis nomes, já virou desenho animado e brincadeira para crianças. Rituais demoníacos são apresentados como fonte de poder e conhecimento até mesmo em desenhos animados, assim como possessão espiritual, mediunidade e outros fenômenos diretamente relacionados à ação satânica.
Porém as pessoas parecem não levar a sério importantíssimos alertas bíblicos:
“E para isso vos escrevi também, para por esta prova saber se sois obedientes em tudo. E a quem perdoardes alguma coisa, também eu; porque, o que eu também perdoei, se é que tenho perdoado, por amor de vós o fiz na presença de CRISTO; para que não sejamos vencidos por Satanás; Porque não ignoramos os seus ardis.” (II Coríntios 2:9-11)
“Revesti-vos de toda a armadura de DEUS, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo. Porque não temos que lutar contra a carne e o sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais.” (Efésios 6:11-12)
“Convém também que tenha bom testemunho dos que estão de fora, para que não caia em afronta, e no laço do diabo.” (I Timóteo 3:7)
“E o diabo, que os enganava, foi lançado no lago de fogo e enxofre, onde está a besta e o falso profeta; e de dia e de noite serão atormentados para todo o sempre.” (Apocalipse 20:10)
Prestem atenção às constantes referências sobre a inteligência satânica, principalmente nesta última citação do Apocalipse: se a enganação não tivesse sido bem sucedida, certamente o que estaria escrito seria “que os tentava enganar”, porém está bem claro no texto que o diabo “os enganava”!!!
O diabo sabe muito bem que a maioria das pessoas resistiria firmemente se ele fizesse uma abordagem direta... por isso ele é capaz de operar através de enganos, mentiras e ilusões. Muitos cristãos se esquecem de que o diabo tem um poder limitado, mas o suficiente para operar sinais e maravilhas de engano.
Vejamos:
“Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em CRISTO. Porque, se alguém for pregar-vos outro JESUS que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis (...) Porque tais falsos apóstolos são obreiros fraudulentos, transfigurando-se em apóstolos de CRISTO. E não é maravilha, porque o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz. Não é muito, pois, que os seus ministros se transfigurem em ministros da justiça; o fim dos quais será conforme as suas obras.” (II Coríntios 11: 3-4; 13-15)
“Ora, irmãos, rogamos-vos, pela vinda de nosso Senhor JESUS CRISTO, e pela nossa reunião com ele, que não vos movais facilmente do vosso entendimento, nem vos perturbeis, quer por espírito, quer por palavra, quer por epístola, como de nós, como se o dia de CRISTO estivesse já perto. Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição, o qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama DEUS, ou se adora; de sorte que se assentará, como DEUS, no templo de DEUS, querendo parecer DEUS. Não vos lembrais de que estas coisas vos dizia quando ainda estava convosco? E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado; E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso DEUS lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade.” (II Tessalonicenses 2:1-12)
“Disse-lhes, pois, JESUS: Se DEUS fosse o vosso Pai, certamente me amaríeis, pois que eu saí, e vim de DEUS; não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. Por que não entendeis a minha linguagem? Por não poderdes ouvir a minha palavra. Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.” (João 8:42-44)

O principal objetivo do diabo é afastar a humanidade do único e verdadeiro DEUS, levando junto consigo para o inferno o maior número de almas que conseguir. E para isso irá lançar mão de todos os meios diretos e indiretos que estiverem ao seu alcance: sinais, ciência, vícios, depravação, ganância, religião... os motivos já conhecidos da maioria.
Porém ele tem um método que pouco é mencionado como seu “troféu”, pois através desta técnica ele poderá tocar nos salvos! Com este método ele poderá colocar aqueles que crêem em JESUS CRISTO diante de uma escolha paradoxal entre aparente vida e aparente morte... e assim imagina que vai aumentar suas probabilidades de , conforme Mateus 24:24, “enganar os próprios eleitos”! Que método é esse?!? Simples, ele quer impedir que recebamos...

O PRÊMIO PELA SANTIFICAÇÃO
Como já vimos anteriormente, a santificação é uma ordem. É algo que devemos buscar para nossa vida através da aproximação e conhecimento de DEUS através de sua palavra. Porém há muitos salvos que desconhecem essa obrigação e, preguiçosos, preferem simplesmente colocar sua fé em tudo que sai de um púlpito devidamente embalado na linda “terminologia cristã”. Quem age como os crentes de Beréia, conforme citado em Atos 17:11?
Veja o texto e aprenda:
“Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.”
Quem não se santifica está pouco preocupado com a verdade... prefere estar fazendo dancinhas "proféticas" ou comodamente sentado em um banco de igreja sorvendo toda e qualquer mensagem que lhe for oferecida.
Mas... por que deveríamos comparar o que dizem nossos pastores (ou líderes, ou bispos, ou apóstolos...) com a Bíblia? São homens tão santos!?!
Meus irmãos... a Bíblia afirma desde o Antigo Testamento:
“Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!” (Jeremias 17:5)
“E veio a mim a palavra do Senhor, dizendo: Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor DEUS: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas? Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. As fracas não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. Assim se espalharam, por não haver pastor, e tornaram-se pasto para todas as feras do campo, porquanto se espalharam. As minhas ovelhas andaram desgarradas por todos os montes, e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andaram espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem perguntasse por elas, nem quem as buscasse. Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor: Vivo eu, diz o Senhor DEUS, que, porquanto as minhas ovelhas foram entregues à rapina, e as minhas ovelhas vieram a servir de pasto a todas as feras do campo, por falta de pastor, e os meus pastores não procuraram as minhas ovelhas; e os pastores apascentaram a si mesmos, e não apascentaram as minhas ovelhas; Portanto, ó pastores, ouvi a palavra do Senhor: Assim diz o Senhor DEUS: Eis que eu estou contra os pastores; das suas mãos demandarei as minhas ovelhas, e eles deixarão de apascentar as ovelhas; os pastores não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e não lhes servirão mais de pasto.” (Ezequiel 34:1-10)
“Mas o ESPÍRITO expressamente diz que nos últimos tempos apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores, e a doutrinas de demônios; Pela hipocrisia de homens que falam mentiras, tendo cauterizada a sua própria consciência.” (I Timóteo 4:1-2)
“Porque virá o tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas.” (II Timóteo 4:3-4)
“E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade.” (II Pedro 2:1-2)
“Porque já muitos enganadores entraram no mundo, os quais não confessam que JESUS CRISTO veio em carne. Este tal é o enganador e o anticristo.” (II João 7)
“Porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o CRISTO; e enganarão a muitos. (...) E surgirão muitos falsos profetas, e enganarão a muitos. E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará. Mas aquele que perseverar até ao fim será salvo. (...) Então, se alguém vos disser: Eis que o CRISTO está aqui, ou ali, não lhe deis crédito; Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos. Eis que eu vo-lo tenho predito. Portanto, se vos disserem: Eis que ele está no deserto, não saiais. Eis que ele está no interior da casa; não acrediteis.” (Mateus 24:5; 11-13; 23-26).

Creio que não preciso citar outros textos (mas saibam que eles existem) para exortar àqueles que lerão este estudo a levar uma vida reta diante da palavra de DEUS e não de acordo com uma filosofia humana ou uma doutrina... quer seja religiosa, quer seja doutrina de demônios.
Pasmem: Satanás aparentemente não quer mais impedir que o homem seja salvo! (...é claro que se ele puder impedir, certamente o fará!) Mas, sendo inevitável que o homem creia em DEUS através de JESUS CRISTO, por que não levá-lo a uma dessas igrejas que não valoriza a santificação? Minha imaginação me permitiu criar uma suposta reunião de idéias entre os demônios:
— É tão fácil enganar o ser humano com tantas atividades, visões, deveres, entretenimento... é tão fácil mascarar as verdades e ordens bíblicas sob a bandeira da “modernidade”!
— Porque não colocar danças sensuais, teatro e músicas do mundo nas igrejas também?
— Que tal explodir o corpo de CRISTO em pequenos fragmentos mais fracos e passíveis de enganação?
— Ah... já que está tão fácil, implantemos novamente a doutrina do confessionário e tiremos a função de único intercessor de JESUS CRISTO, entregando-a aos entes queridos que morreram!
— Vamos abrir as porteiras e colocar os maçons dentro da igreja... melhor ainda: que eles sejam os pastores!
— Vamos mandar o ESPÍRITO SANTO embora e deixar que o chamado “público alvo” determine quando, como e onde uma mensagem será pregada!
— Se é assim, por que não embutimos nossas técnicas de meditação?
— Fazer os servos de DEUS recitar mantras, alterar seus estados de consciência numa busca espiritual onde vai encontrar seres divinos... ou seja, nós, devidamente disfarçado de anjos de luz
— Vamos distorcer pequenas palavras importantes da Bíblia e, em nome da modernização e da simplificação, alterar os pontos onde se fundamentam esses cristãos... diremos que as pessoas não são capazes de entender claramente a Bíblia em sua linguagem rebuscada e que isso é necessário para alcançar mais pessoas!
— Que tal irmos mais fundo? Vamos fazer com que usem as nossas técnicas de controle mental: hipnose, regressão... yoga!! De repente, um deles se preocupa:
— Mas se colocarmos tudo isso junto, será que eles não vão perceber?
— Não coloquemos tudo junto então! Façamos pequenos pacotes e vamos dar um nome diferente a cada um deles: um pode usar o número 12, alegando se basear em princípios bíblicos; outro pode tentar realçar que está buscando um objetivo determinado... um propósito!! Ainda podemos criar uma “frente” que irá nos combater...
— Como assim, nos combater?
— É! Eles podem se denominar com títulos garbosos e executar rituais de magia! Eles vão se sentir agindo contra nós, mas vão se basear em revelações é técnicas muitas vezes dadas por nós mesmos! Os seres humanos têm uma vontade de lutar e vencer tão grande que eles são capazes de abandonar as regras da palavra no intuito de lutar melhor!
— Vamos confundir o entendimento dos gentios e fazê-los pensar que devem renegar a graça e viver novamente sob a lei judaica! Que tal fazermos alguns acharem que a guarda do sábado é sagrada?
— Tudo bem, porém o mais importante de tudo é que cada pacote desse seja entregue em uma igreja diferente!
— Não entendi... por que?
— Porque uma igreja verá os erros das outras, mas não verá os seus próprios! Estará confiante de que seus métodos são os corretos!
— Genial! Assim vamos criar críticas veladas e, quem sabe, até mesmo uma guerra entre elas!!
— E, de qualquer forma, nosso objetivo principal estará sendo cumprido: afastar o ser humano da santificação!
— E então suas cabeças vão rolar!!!
Nesse momento todos concordaram e partiram para aperfeiçoar seus planos, encontrar pessoas capazes de difundir seus enganos e, principalmente, cegar àqueles que deveriam ver tais ataques sutis.
Enquanto isso as pessoas nas igrejas continuavam defendendo as portas e não perceberam o mal entrar pelo ralo do banheiro, disfarçado de literatura cristã, psicologia, metodologias, doutrinas...
Amados, devo pedir perdão por tomar seu tempo com ficção, mas é dessa forma que imagino que deva ter acontecido. Repito: esse texto não foi tirado das escrituras, é uma invenção minha!
Mas, afinal... por que impedir os salvos de se santificar?
Simples, vejam dois textos bíblicos que, apesar de breves, são claros e definitivos:
“E o mesmo DEUS de paz voz santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor JESUS CRISTO.” (I Tessalonicenses 5:23)
“Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” (Hebreus 12:14)
O que, afinal estes textos querem dizer?
Simples: só os santificados verão o Senhor! Isso quer dizer que quando ocorrer o evento descrito em I Tessalonicenses 4:13-18, vai ter muitos salvos ficando por aqui... ou você acha que os arrebatados irão encontrar com o Senhor nos ares e, para não vê-lo, usarão vendas nos olhos?
Há algumas pessoas que ficam chocadas com essa conclusão. Há outros que até mesmo se revoltam! Mas Satanás esfrega as mãos com ansiedade, pois justamente a partir do arrebatamento, quando o ESPÍRITO SANTO for retirado, ele poderá se revelar da maneira como realmente é.
Vejamos o texto bíblico:
“E agora vós sabeis o que o detém, para que a seu próprio tempo seja manifestado. Porque já o mistério da injustiça opera; somente há um que agora resiste até que do meio seja tirado; E então será revelado o iníquo, a quem o Senhor desfará pelo assopro da sua boca, e aniquilará pelo esplendor da sua vinda; A esse cuja vinda é segundo a eficácia de Satanás, com todo o poder, e sinais e prodígios de mentira, E com todo o engano da injustiça para os que perecem, porque não receberam o amor da verdade para se salvarem. E por isso DEUS lhes enviará a operação do erro, para que creiam a mentira; Para que sejam julgados todos os que não creram a verdade, antes tiveram prazer na iniqüidade.” (II Tessalonicenses 2:6-12)
E não será só isso, pois santificar-se após o arrebatamento vai ser bastante mais doloroso.
Por exemplo:
“E eu pus-me sobre a areia do mar, e vi subir do mar uma besta que tinha sete cabeças e dez chifres, e sobre os seus chifres dez diademas, e sobre as suas cabeças um nome de blasfêmia. E a besta que vi era semelhante ao leopardo, e os seus pés como os de urso, e a sua boca como a de leão; e o dragão deu-lhe o seu poder, e o seu trono, e grande poderio. E vi uma das suas cabeças como ferida de morte, e a sua chaga mortal foi curada; e toda a terra se maravilhou após a besta. E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela? E foi-lhe dada uma boca, para proferir grandes coisas e blasfêmias; e deu-se-lhe poder para agir por quarenta e dois meses. E abriu a sua boca em blasfêmias contra DEUS, para blasfemar do seu nome, e do seu tabernáculo, e dos que habitam no céu. E foi-lhe permitido fazer guerra aos santos, e vencê-los; e deu-se-lhe poder sobre toda a tribo, e língua, e nação. E adoraram-na todos os que habitam sobre a terra, esses cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. (...) E vi subir da terra outra besta, e tinha dois chifres semelhantes aos de um cordeiro; e falava como o dragão. E exerce todo o poder da primeira besta na sua presença, e faz que a terra e os que nela habitam adorem a primeira besta, cuja chaga mortal fora curada. E faz grandes sinais, de maneira que até fogo faz descer do céu à terra, à vista dos homens. E engana os que habitam na terra com sinais que lhe foi permitido que fizesse em presença da besta, dizendo aos que habitam na terra que fizessem uma imagem à besta que recebera a ferida da espada e vivia. E foi-lhe concedido que desse espírito à imagem da besta, para que também a imagem da besta falasse, e fizesse que fossem mortos todos os que não adorassem a imagem da besta. E faz que a todos, pequenos e grandes, ricos e pobres, livres e servos, lhes seja posto um sinal na sua mão direita, ou nas suas testas, para que ninguém possa comprar ou vender, senão aquele que tiver o sinal, ou o nome da besta, ou o número do seu nome.” (Apocalipse 13:1-8; 11-17)

Que coisas terríveis, não? E então os salvos, sem a proteção do espírito SANTO, estarão à mercê de Satanás. E é melhor que eu os avise claramente que a colocação da “marca” não é uma opção compatível com a salvação, veja:
“E seguiu-os o terceiro anjo, dizendo com grande voz: Se alguém adorar a besta, e a sua imagem, e receber o sinal na sua testa, ou na sua mão, Também este beberá do vinho da ira de DEUS, que se deitou, não misturado, no cálice da sua ira; e será atormentado com fogo e enxofre diante dos santos anjos e diante do Cordeiro. E a fumaça do seu tormento sobe para todo o sempre; e não têm repouso nem de dia nem de noite os que adoram a besta e a sua imagem, e aquele que receber o sinal do seu nome. Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de DEUS e a fé em JESUS. E ouvi uma voz do céu, que me dizia: Escreve: Bem-aventurados os mortos que desde agora morrem no Senhor. Sim, diz o ESPÍRITO, para que descansem dos seus trabalhos, e as suas obras os seguem.” (Apocalipse 14:9-13)

Prestaram atenção que aqueles que aceitarem a marca irão beber o vinho da ira de DEUS... sem mistura!?!
Não tenho noção do que é isso, mas sei que deve ser algo tão ruim que a morte será a única opção viável. Tanto que no verso 13 o anjo dá clara mensagem sobre isso.
Considerando que o suicídio é uma opção completamente descartada, então todos os homens só terão duas opções: ou aceitarão o sinal e adorarão a besta... ou não aceitarão e serão sumariamente decapitados... Isso mesmo, sem cabeça!!!
Vai ser a escolha mais paradoxal da história da humanidade, pois viver significará morrer para sempre e morrer significará manter fidelidade a DEUS e viver para sempre. Quantos salvos hoje em dia estão prontos para perder a cabeça por amor a DEUS? Quantos não são capazes de negar sua fé pela ilusão de sobrevivência?
Certamente Satanás exultará a cada cristão que negar sua fé... e é por isso que ele quer as igrejas cheias de salvos hoje em dia: para ter mais possibilidades de entristecer o coração de DEUS pela traição daqueles que um dia o seguiram. Quantos mais houverem, quantos mais poderão renegar.
Mas vocês podem me perguntar de onde eu estou tirando essa idéia “absurda”... e eu cito Apocalipse 20:4, que diz:
“E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de JESUS, e pela palavra de DEUS, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com CRISTO durante mil anos.”
Veja! Alguns permanecerão fiéis e morrerão por sua fé!
O final da história creio que qualquer cristão salvo deva saber, mas espero que este texto sirva de alerta para, ao menos, um cristão. Se apenas um salvo iniciar sua santificação através da leitura deste texto: GLÓRIAS A DEUS!
Caso contrário... misericórdia.
Meu objetivo foi cumprido e revelo agora, aqui no final do texto, minha outra opção de título:
MELHOR SANTIFICAR AGORA QUE PERDER A CABEÇA DEPOIS! Teóphilo Noturno

[1] Promessas referentes ao texto de II Coríntios 6:14-18, onde lemos: "Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque, que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas? E que concórdia há entre CRISTO e Belial? Ou que parte tem o fiel com o infiel? E que consenso tem o templo de DEUS com os ídolos? Porque vós sois o templo do DEUS vivente, como DEUS disse: Neles habitarei, e entre eles andarei; e eu serei o seu DEUS e eles serão o meu povo. Por isso saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; E não toqueis nada imundo, E eu vos receberei; E eu serei para vós Pai, E vós sereis para mim filhos e filhas, Diz o Senhor Todo-Poderoso.”

FILOSOFIAS E VÃS SUTILEZAS... NÃO SEGUNDO CRISTO. Paulo nos adverte a vigiar contra todas as filosofias, religiões e tradições que destacam a importância do homem à parte de DEUS e de sua revelação escrita. Hoje, uma das maiores ameaças teológicas contra o cristianismo bíblico é o "humanismo secular", que se tornou a filosofia de base e a religião aceita em quase toda educação secular e é o ponto de vista aprovado na maior parte dos meios de comunicação e diversão no mundo inteiro.
(1) Que ensina a filosofia do humanismo?
(a) Ensina que o homem, o universo e tudo quanto existe é apenas matéria e energia moldadas ao acaso.
(b) Afirma que o homem não foi criado por um DEUS pessoal, mas que resultou de um processo evolutivo.
(c) Rejeita a crença num DEUS pessoal e infinito, e nega ser a Bíblia a revelação inspirada de DEUS à raça humana.
(d) Afirma que não existe conhecimento à parte das descobertas feitas pelo homem, e que a razão humana determina a ética apropriada para a sociedade, fazendo do ser humano a autoridade máxima neste particular.
(e) Procura modificar ou melhorar o comportamento humano mediante educação, redistribuição econômica, psicologia moderna ou sabedoria humana.
(f) Crê que padrões morais não são absolutos, e sim relativos e determinados por aquilo que faz as pessoas sentirem-se felizes, que lhes dá prazer, ou que parece bom para a sociedade, de acordo com os alvos estabelecidos por seus líderes; deste modo, os valores e moralidade bíblicos são rejeitados.
(g) Considera que a auto-realização do homem, sua auto-satisfação e seu prazer são o sumo bem da vida.
(h) Sustenta que as pessoas devem aprender a lidar com a morte e com as dificuldades da vida, sem crer em DEUS ou depender dEle.
(2) A filosofia do humanismo começou com Satanás e é uma expressão da sua mentira de que o homem pode ser igual a DEUS (Gn 3.5). As Escrituras identificam os humanistas como os que "mudaram a verdade de DEUS em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador" (Rm 1.25).
(3) Todos os dirigentes, pastores e pais cristãos devem envidar seus máximos esforços em proteger seus filhos da doutrinação humanista, desmascarando-lhes os erros e instilando nas mentes deles um desprezo santo pela sua influência destrutiva (Rm 1.20-32; 2 Co 10.4,5; 2 Tm 3.1-10; Jd 4-20; ver 1 Co 1.20; 2 Pe 2.19).

LIÇÃO 1 – A SUTILEZA DE SATANÁS NO FIM DOS TEMPOS
HERESIAS E MODISMOS
Comentarista: Esequias Soares – Lições do 2º Trimestre de 2006
Desde os tempos bíblicos, Satanás vem usando os seus agentes a fim de levar o povo de DEUS a desacreditar na Bíblia, na divindade e na obra redentora de CRISTO. Temos de estar devidamente preparados para detectar e desmascarar suas sutilezas. Sem dúvida, esse é um dos maiores desafios da igreja de CRISTO nestes últimos dias.

I. OS ARDIS DE SATANÁS
1. Seus disfarces.
Desde a fundação da Igreja, os falsos mestres vêm disfarçando-se entre os filhos de DEUS para disseminar suas heresias.
JESUS disse que os mestres do erro apresentam-se vestidos como ovelhas, mas na realidade são lobos devoradores" (Mt 7.15).

2. Suas estratégias.
Os mestres do erro são classificados pela Bíblia como:
a- "falsos apóstolos".
b- "obreiros fraudulentos".
c- Agentes de Satanás.
Os expositores sectários preocupam-se com a aparência, para apresentar o seu movimento como um paraíso perfeito (2Tm 3.5)
Os que caem nas armadilhas, uma vez fisgados por eles, dificilmente conseguem libertar-se:
a- Por causa da lavagem cerebral que recebem.
b- Em razão do terrorismo psicológico.
c- Em razão da pressão que sofrem de seus líderes.

II. A PERÍCIA DOS HERESIARCAS
1. Palavras Persuasivas (v.4).
Os falsos mestres se envolviam dentro do legalismo judaico com:
a- Circuncisão.
b- Preceitos dietéticos.
c- Guarda de dias.
d- Gnosticismo.
O verbo grego "Paralogizomai" descreve com precisão a perícia dos falsos mestres na exposição de suas heresias e significa "enganar, seduzir com raciocínios capciosos"

2. O JESUS que recebemos (vv. 6,7 ).
O apóstolo insiste que devemos andar de acordo com o evangelho, a fim de ficarmos arraigados, edificados e firmados na Palavra de DEUS.

Os falsos ensinos se introduzem entre nós por alguns pontos aparentemente comuns a nós e a eles.

3. A simplicidade do evangelho.
A mensagem do evangelho é simples e qualquer ser humano, independentemente de seu preparo intelectual e origem, é capaz de entender; basta dar lugar ao ESPÍRITO SANTO, que convence o homem "do pecado, da justiça e do juízo" (]o 16.8).
A conversão ao cristianismo não se dá por:
a- Estratégia de marketing.
b- Técnicas persuasivas.
c- "Curso de lógica" .
A conversão ao cristianismo se dá por:
Resultado da pregação da mensagem do evangelho.

III. AS SUTILEZAS DO ERRO
1. "Ninguém vos faça presa sua" (v. 8a).
O significado da “presa” revela o que acontece, ainda hoje, com os adeptos das seitas.

O verbo grego que descreve o estado espiritual dos que seguem os falsos mestres e significa "levar como despojo, prisioneiro de guerra, seqüestro, roubo" é sylagõgeõ.

2. "Por meio de filosofias" (v. 8b).
Não há indícios de que o apóstolo esteja fazendo alusão às escolas filosóficas da Grécia.

As filosofias predominantes do mundo romano na era apostólica e são mencionadas em o Novo Testamento (At. 17.18) e são denominadas
a- O estoicismo:
Estóico é o seguidor do filósofo grego Zenon, que morreu em 265 a.C. Zenon ensinava que o mais alto objetivo do ser humano é viver de acordo com a sua razão e praticar a virtude. Esta consiste em dominar as paixões, em não sentir-se atraído pelo prazer e em não se deixar vencer pelo sofrimento (At 17.18-20).

b- O epicurismo.
Epicureu é o seguidor do filósofo Epicuro, que morreu em 270 a.C. Ele ensinava que o maior bem na vida é a felicidade, entendida como a libertação do sofrimento e do medo (At 17.18-20).
"Filosofias" de que Paulo trata são conceitos mundanos, contrários à doutrina e à ética cristã.

3. "Vãs sutilezas" (v. 8e).
Engano e sutileza, nesse contexto, significam a mesma coisa.

A palavra grega "Apate" é traduzida por "engano" (Ef 4.22), "sedução" (Mt 13.22) ou sutileza?

4. "Segundo a tradição dos homens" (v. 8d).
Não é a tradição apostólica nem judaica, mas um sincretismo de elementos cristãos, judaicos e pagãos: angelolatria e ascetismo, por pela exemplo.

As práticas que se opunham ao evangelho, não sendo a tradição apostólica nem judaica, mas um sincretismo de elementos cristãos, judaicos e pagãos, são:
a- Angelolatria.
b- Ascetismo.
c- Tradição humana.

IV. OS RUDIMENTOS DO MUNDO
1. O significado de "rudimentos" (v. 8).
A expressão "rudimentos do mundo", literalmente é: "elementos do universo", ou "rudimentos do mundo", em nossas versões.

2. O apóstolo se refere a que "rudimentos"?
Essa palavra é usada, também, com o sentido de "princípio básico" (Hb 5.12) e de "elementos judaicos" ou "adoração cósmica" do sincretismo helênico (GI 4.3, 9).

Aparece na filosofia grega a palavra stoicheion para os quatro elementos da natureza: terra, água, ar e fogo.
O apóstolo se refere a "rudimentos" que significa:
a- "princípio básico"
b-"elementos judaicos"
c- "adoração cósmica" do sincretismo helênico (GI 4.3, 9).
d- Referência aos poderes demoníacos que se opunham a CRISTO.

Podemos entender também que a imposição de mãos do Cristianismo, o batismo cristão e todos os ritos cristãos são segundo a Bíblia e são básicos em nossa fé, enquanto que em outras religiões têem outro sentido e não condizem com a bíblia e nem têem nada a ver com a salvação, senão com a adoração a falsos deuses.

3. A deidade de CRISTO em jogo.
CRISTO é superior a todos os poderes (Ef 1.21).

As vãs filosofias são oriundas dos homens e do reino das trevas.

4. O significado de "toda a plenitude da divindade" (v.9).
Temos, neste contexto, o DEUS verdadeiro com toda a sua plenitude.

CONCLUSÃO
O povo de DEUS vive em constante batalha espiritual. O inimigo sempre trabalhou para desviar os crentes da vontade divina, induzindo-os a crenças falsas e práticas que desonram ao Criador. Por isso, devemos estar atentos quando um movimento religioso apresenta-se com persuasão e argumentos aparentemente convincentes. Trata-se, geralmente, de alguém que pretende mostrar-nos algo que não está de acordo com a Palavra de DEUS.

Subsídio Apologético - "O que Significa 'Seita'?
1. Etimologia. O historiador Flávio Josefo e muitos outros escritores antigos usaram a palavra 'hairesis" com o sentido de 'escola' de pensamento, 'doutrina' ou 'religião', sem conotação pejorativa. O verbo grego 'haireõ', de onde vem o substantivo em foco, significa 'escolher'. Na literatura clássica tem o sentido de escolha filosófica ou política. Todavia, o Novo Testamento traz essa palavra com o sentido de 'divisão, dissensão', pois lemos:
'E até importa que haja entre vós heresias, para os que são sinceros se manifestem entre vós' (1 Co 11: 19). A versão Almeida Atualizada traduziu por 'partido'; a NVI, por 'divergências'; a Tradução Brasileira, por 'facção'. A mesma palavra aparece em Gálatas 5.20 sendo traduzida por 'dissensão'. [.,,] Convém salientar que a palavra grega para 'heresias' em o Novo Testamento , é a mesma para 'seita', hairesis. O termo 'herege', que aparece em Tito 3.10, hairetikos, é adjetivo que vem do referido substantivo grego. O sentido de erro doutrinário, como 'heresia', no campo teológico que nós conhecemos hoje, aparece pela primeira vez em 2 s Pedro 2.1. É nessa acepção que refutamos tais heresias.

2. Conceituação. Atualmente a palavra 'seita' é usada para designar as religiões heterodoxas ou espúrias. É uma palavra já desgastada, trazendo em si, muitas vezes, um tom pejorativo. São grupos que surgiram de uma religião principal e seguem as normas de seus líderes ou fundadores e cujos ensinos divergem da Bíblia nos principais pontos da fé cristã. São uma ameaça ao cristianismo histórico e um problema para as igrejas.

3. Problemas. [...] As heresias afetam os pontos principais da doutrina cristã, no que diz respeito a DEUS: Trindade, o Senhor JESUS CRISTO e o ESPÍRITO SANTO; ao homem: natureza, pecado, salvação, origem e destino; aos anjos. à igreja e às Escrituras Sagradas. O mais grave erro é quando diz respeito à Divindade. Errar em outros pontos da fé cristã pode até não afetar a salvação, mas a doutrina de DEUS é inviolável. Negar 'o Senhor' é trazer sobre si repentina destruição.
Os novos movimento internos como a Confissão Positiva e o G-12 não devem ser classificados como seitas, pois além de não afetarem os pontos salientes da fé cristã, seus ensinos e práticas não são necessariamente heresias, mas aberrações doutrinárias. O efeito destrutivo pode ser pior do que os movimentos externos, pois Satanás se utiliza, muitas vezes, da arrogância ou da ignorância dos mentores dessas inovações para causar divisões nas igrejas." (SOARES, Esequias. Manual de apologética cristã. Rio de Janeiro: CPAD, 2002. p.25-7.)

LIÇÃO 1 - 16 de abril de 1997
ORTODOXIA E HERESIA
REVISTA DA CPAD, LIÇÕES DO 2º TRIMESTRE DE 1997
COMENTÁRIOS DE EZEQUIAS SOARES DA SILVA
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/seitaseheresias.htm#Lição 1

"Tem cuidado de ti mesmo e da doutrina; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te salvarás, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem" (Í Tm 4.16).
Não é necessário ser erudito para permanecer salvo, mas é dever do cristão saber discernir a doutrina ortodoxa da doutrina herética.

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
2 PEDRO 2.1-41 - E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.
2 • E muitos seguirão as suas dissoluções, pêlos quais será blasfemado o caminho da verdade; 3 - e, por avareza, farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.
4 - Porque, se DEUS não perdoou aos anjos que pecaram, mas, havendo-os lançado no inferno, os entregou às cadeias da escuridão, ficando reservados para o juízo.
HEBREUS 6.1,2
1 - Pelo que, deixando os rudimentos da doutrina de CRISTO, prossigamos até à perfeição, não lançando de novo o fundamento
do arrependimento de obras mortas e de fé em DEUS,
2 - E da doutrina dos batismos, e da imposição das mãos, e da ressurreição dos mortos, e do juízo eterno.

É nosso dever
Definir o sentido das palavras: SEITAS, HERESIAS, DOUTRINA.
Classificar as seitas modernas e antigas.
Identificar os critérios usados para definir um ajuntamento ou grupo como seita.
Compreender o conteúdo dos credos da cristandade e a relação dos mesmos com as seitas.
Estar motivado a pesquisar extraclasse o credo da Assembléia de DEUS para compreendê-lo e saber explicá-lo.

SUGESTÕES PRÁTICAS
1. Destaque os números relacionados às grandes religiões e à grande quantidade de seitas existentes. Mostre o grande desafio que esta realidade traz para a Igreja e para cada um de nós individualmente
2. Enfatize a proliferação das seitas como algo que, sobretudo, deve fazer parte das principais preocupações da Igreja, e despertar-nos para a pregação urgente do Evangelho que é, segundo Paulo, o poder de DEUS para salvação de todo aquele que crê.
3. Mostre a necessidade que todo Cristão tem de conhecer dados históricos e de conteúdo doutrinário dos credos inseridos nesta lição. É sumamente importante que ele os compreenda e saiba relacioná-los com o credo de sua denominação.

ORIENTAÇÃO AO PROFESSOR
1. Não se esqueça de frisar os quatro pontos fornecidos pelo comentador para identificação de uma seita.
2. Motive sempre a participação do aluno; ele precisa sentir que a opinião dele é importante para o professor e demais componentes da classe.
3. Avalie o aproveitamento de seus alunos, fazendo perguntas após o término de cada tópico. De acordo com as respostas, você verificará a aprendizagem da classe, e se o seu desempenho como professor foi satisfatório.
4. Estimule a criatividade de seus alunos. Agindo assim, você estará tornando a sua aula mais dinâmica e interessante.

COMENTÁRIO - INTRODUÇÃO
Há 10 grandes religiões no mundo, além do Cristianismo. São elas:
Budismo, Confucionismo, Hinduísmo, Taoísmo, Jainismo, Xintoísmo, Zoroastrismo, Sikhismo, Islamismo e Judaísmo, e muitos milhares de seitas. Eis o desafio da Igreja.
I. SEITAS E HERESIAS
1. Definição de seita. O termo como aparece na Bíblia significa facção, partido, grupo ou cisão. Inicialmente, não tinha caráter pejorativo (At 15.5; 24.5,14). Depois assumiu sentido negativo (Gl 5.19-21). Pode designar um subgrupo de dentro de alguma religião organizada, como os saduceus(At5.17),fariseus(At 15.5; 26.5) ou dissensões no seio da própria Igreja (Rm 16.17; l Co 11.19).
2. No campo teológico. Os herejes "convertem a graça de DEUS em dissolução e negam a DEUS, único dominador e Senhor nosso, JESUS CRISTO" (Jd v. 4). Uma tal seita consiste num grupo de pessoas unânimes em torno de uma interpretação
particular da Bíblia, caracterizando-se por distorções do Cristianismo ortodoxo, no que diz respeito às doutrinas centrais da fé cristã.No Cristianismo do Século I, o termo heresia indicava a negação do evangelho pregado pêlos apóstolos (2 Pé 2. l; 2 Co 11.3,4; Gl l.8).
II. DOUTRINA
1. Definição de doutrina e sua origem. Doutrina é o conteúdo de um ensino ou crença. Ela pode ser divina (Mt 7.28; Jo 7.16; Tt 2.10); humana (Cl 2.22; Tt 1.14) e demoníaca (l Tm 4.1). A doutrina divina é a bíblica, ortodoxa e sadia. A humana e a de demônios são heréticas, que levam o homem à condenação e perdição.
2. Contribuição da doutrina. A doutrina responde às perguntas sobre DEUS, a Trindade: Pai, Filho e ESPÍRITO SANTO, sobre a natureza humana, sobre a vontade de DEUS, sobre o nosso destino eterno. A perseverança na doutrina está relacionada à salvação (l Tm 4.16). O conhecimento e a prática da doutrina cristã nos protegem contra a heresia (l Tm 4.1-6; 2 Tm 2.18; Tt 1.11). Esse conhecimento não anula a espiritualidade do crente (l Co 2.14, 15; Rm 12.3). A doutrina contribui para a unidade da Igreja (Rm 16.17; l Co 1.10; Ef 4.12, 13).
3. O JESUS das seitas (2 Pé 2.1-4). As seitas distorcem as verdades fundamentais sobre CRISTO reveladas na Bíblia, e isso resulta num outro evangelho (Gl 1.6-8) e num outro JESUS (2 Co 11.4) que oferecem uma falsa salvação e um falso céu para os seus adeptos. As seitas modernas classificam-se em pseudocristãs, orientais, ocultistas e secretas.
3.1- Pseudocristãs. Testemunhas de Jeová, Adventismo do Sétimo Dia, Mormonismo, Meninos de DEUS (também conhecida por A Família), Tabernáculo da Fé, Só JESUS, Igreja de CRISTO Internacional (de Boston), Igreja da Unificação (Rev. Moon), Igreja Local de Witness Lee, Voz da Verdade, Testemunhas de lerrochua e Igreja Pentecostal Unida do Brasil.
3.2- Orientais. Arte Mahikari, HareKrishna, Seicho-no-iê e Igreja Messiânica Mundial.
3.3- Ocultistas. Kardecismo, Legião da Boa Vontade, SANTO Daime, Racionalismo Cristão, Umbanda, Quimbanda, Candomblé. Cultura Racional, Ciência Cristã e Nova Era.
3.4- Secretas. Maçonaria, Ordem Rosacruz e Teosofismo. A Maçonaria não é apenas uma associação ou confraria; ela é, também, uma religião.
III. COMO IDENTIFICAR AS SEITAS
1. Negam a doutrina da Trindade. Os adeptos das seitas procuram salvar-se a si mesmos e, por essa razão, a Trindade lhes é um insulto, e daí, a rejeitarem ou a perverterem.
A única seita que não rejeita a Trindade são os Adventistas do Sétimo Dia; mas à semelhança das Testemunhas de Jeová, alegam que JESUS é o arcanjo Miguel; seus adeptos sequer sabem o que significa isso.
2. São exclusivistas. Os promotores e adeptos das seitas ensinam que a salvação é exclusiva ao seu grupo religioso. Isso é uma afronta à graça de DEUS e ao mérito do sacrifício de JESUS no Calvário. JESUS é o único Salvador, e somente Ele pode salvar (Jo 14.6; At 4.12). A Bíblia diz que a salvação está disponível, pela fé em CRISTO, a todos os que se arrependerem de seus peca-
dos (At 4.12; 10.43; Jo 3.15; Tt 2.11). "Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo" (Jl 3.32; Rm 10.13).
3. Além da Bíblia. Certas seitas e religiões negam explicitamente a autoridade da Bíblia; outras acrescentam algo a ela; e, ainda há as que declaram crer nela, mas na prática sequer incentivam seus adeptos à leitura da Palavra de DEUS. Colocam outros livros e líderes humanos como tendo a mesma autoridade da Bíblia ou acima dela.
A Bíblia é a nossa única regra de fé e prática, inspirada por DEUS (2 Tm 3.16). A Bíblia é a Palavra de DEUS (Mc 7.13), o Livro do Senhor (Is 34.16). O profeta adverte: "À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva" (Is 8.20).
4. Características das seitas.
Elas se caracterizam por apresentarem novas "revelações", novas interpretações da Bíblia, um outro JESUS, rejeição do Cristianismo ortodoxo, liderança muito forte, mudanças constantes em sua teologia, falsas profecias e salvação pelas obras.
IV. OS CREDOS DA CRISTANDADE
1. As seitas e os credos. As seitas falsas além de mutilarem a Bíblia, rejeitam o Cristianismo histórico-ortodoxo. Suas crenças são oriundas das supostas revelações, subjetivismo, e da mentalidade de seus fundadores e líderes.
2. Formulação dos credos (Hb 6.1, 2). "Credo" vem do latim e significa "creio". Desde muito cedo na história do Cristianismo,
o credo tornou-se mais que um conjunto de crenças: é uma confissão de fé. Tem como objetivo sintetizar as doutrinas essenciais do Cristianismo para facilitar as confissões públicas, e conservar a doutrina contra as heresias.
3. Confissão de fé dos judeus. O primeiro credo da Bíblia está em Dt 6.4: "Ouve ó Israel, o Senhor nosso DEUS é o único Senhor", citado por JESUS como o primeiro de todos os mandamentos (Mc 12.29); ainda hoje é recitado pêlos judeus religiosos três vezes ao dia.
4. O Credo dos Apóstolos. É o mais antigo dos três principais credos da Igreja Cristã.
a) História. Diz a tradição que ele foi formulado pêlos apóstolos logo após a ressurreição de JESUS, e que cada um deles apresentou um artigo de fé. O texto mais antigo desse credo é datado de 700 d.C. Muitos crêem que esse documento constituía a confissão batismal daquela época.
b) Conteúdo. "Creio em DEUS Pai Todo-poderoso. E em JESUS CRISTO seu único Filho, nosso Senhor, que nasceu do ESPÍRITO SANTO e da virgem Maria; que foi crucificado sob o poder de Pôncio Pilatos, morto e sepultado; ressuscitou ao terceiro
dia; subiu ao céu, e está sentado à mão direita do Pai, de onde há de vir julgar os vivos e os mortos. Creio no ESPÍRITO SANTO; na santa Igreja; na remissão dos pecados; na ressurreição do corpo".
A Igreja Católica Romana, por sua própria conta, acrescentou a "Ave Maria" ao credo original.
5. Credo Niceno. O Credo Niceno foi formulado em 325 d.C. Ele contém princípios do credo anterior e novos elementos que lhe dão feição própria.
6. Credo Atanasiano. Ocupa-se da doutrina da Trindade. Todas as suas declarações podem ser confirmadas nas Escrituras.
a) História. O Credo de Atanásio foi formulado em 381 d.C. Ele é muito extenso para ser citado na íntegra. Citamos apenas alguns artigos.
b) Conteúdo.
(3) A fé universal é esta: Adoramos um DEUS em trindade, e a trindade em unidade;
(4) Não confundindo as Pessoas, nem dividindo a substância.
(5) Pois existe uma Pessoa do Pai, outra do Filho, e outra do ESPÍRITO SANTO.
(6) Mas a deidade do Pai, do Filho e do ESPÍRITO SANTO é toda uma só; a glória é igual e a majestade é co-eterna.
(7) Tal como é o Pai, tal é o Filho e tal é o ESPÍRITO SANTO.
(8) O Pai é incriado, o Filho é incriado, e o ESPÍRITO SANTO é incriado.
(9) O Pai é imensurável, o Filho é imensurável, o ESPÍRITO SANTO é imensurável.
(10) O Pai é eterno, o Filho é eterno, o ESPÍRITO SANTO é eterno.
(11) E, no entanto, não são três eternos, mas há apenas um eterno.
(12) Da mesma forma não há três incriados, nem três imensuráveis, mas um só incriado e um imensurável.
(13) Assim também o Pai é onipotente, o Filho é onipotente e o ESPÍRITO SANTO é onipotente.
(14) No entanto, não há três onipotentes, mas sim, um onipotente.
(15) Assim, o Pai é DEUS, o Filho é DEUS, e o ESPÍRITO SANTO é DEUS.
(16) No entanto, não há três deuses, mas um DEUS.
(17) Assim o Pai é Senhor, o Filho é Senhor, e o ESPÍRITO SANTO é Senhor.
(18) Todavia não há três senhores, mas um Senhor.
(19) Assim como a veracidade cristã nos obriga a confessar cada Pessoa individualmente como sendo DEUS e Senhor;
(20) Assim também ficamos privados de dizer que haja três deuses ou senhores...
(26) Mas as três Pessoas são coeternas, são iguais entre si mesmas;
(27) De sorte que por meio de todas, como acima foi dito, tanto a unidade na trindade como a trindade na unidade devem ser adoradas.
7. Confissão de fé das Assembleias de DEUS. A Bíblia é a nossa única autoridade em matéria de fé, de doutrina e de conduta. Ela está acima de todos os credos e da tradição. Mas há a necessidade de se formular a nossa confissão de maneira que qualquer pessoa possa em resumo saber e entender o que cremos. Nosso Credo constitui-se de 14 artigos que aparecem em cada edição do jornal Mensageiro da Paz, p. 2. Ele começa com uma declaração trinitariana: "Cremos em um só DEUS, eternamente subsistente em três pessoas: o Pai, o Filho e o ESPÍRITO SANTO" (Dt 6.4; Mt 28.19; Mc 12.2a; 2 Co 13.13).
CONCLUSÃO
A Bíblia é a única fonte para se discernir entre a ortodoxia bíblica e a heresia. Ela é a Palavra de DEUS inspirada; o único padrão que distingue o certo do errado. O movimento religioso que a rejeita, e tem aversão pêlos credos formulados pela Igreja Cristã nos primeiros séculos, é seita; e, como tal, é inimigo do Cristianismo bíblico e histórico.

Voltemos à nossa lição
BIBLIOGRAFIA
Cristianismo em Crise, Hank Hanegraaff- CPAD.
Desmascarando as Seitas, Natanael Rinaldí e Paulo Romeiro - CPAD
Dicionário da Língua Portuguesa - Aurélio B. de Holanda.
Dicionário Teológico, Claudionor Corrêa de Andrade - CPAD.
O Sábado a Lei e a Graça, Abraão de Almeida - CPAD.
Seitas e Heresias, Raimundo F. Oliveira - CPAD.

AUXÍLIOS SUPLEMENTARES - Subsídio teológico
Uma das principais obras do diabo é subtrair, ou acrescentar, coisas à Palavra de DEUS. Quando deixamos de priorizar o ensino das verdadeiras doutrinas bíblicas, contribuímos de forma significativa para a formação de crentes frágeis na fé, facilitando a disseminação das heresias. Mas o cristão bem estruturado, doutrinariamente, além de estar protegido contra as heresias, toma-se um apologista, um defensor da fé cristã.
Basicamente, dividimos as doutrinas bíblicas em três grupos:
/. Doutrina da salvação. Estuda a salvação que, pelo imensurável amor divino e somente através do sacrifício de CRISTO, foi oferecida ao homem.
2. Doutrinas da fé cristã. Estudam os temas mais variados: Bíblia Sagrada, Trindade, homem, pecado, fé, santificação etc. A compreensão dessas doutrinas requer estudo contínuo e sistemático das Sagradas Escrituras. ^
3. Doutrinas das últimas coisas.
Referem-se aos aspectos futuros da salvação bem como aos acontecimentos que hão de marcar o final dos tempos: arrebatamento da Igreja, grande tribulação, milênio, julgamento final etc.

Subsídio lingüístico
Não são poucos os que confundem apostasia com heresia. Mas para que compreendamos perfeitamente as várias seitas, é necessário que saibamos distinguir uma da outra.
Apostasia é o abandono premeditado da fé. Para os profetas do Antigo Testamento, constituía-se num adultério espiritual. Já a heresia, é a abjuração parcial da fé.
A heresia, portanto, pode ser conceituada como uma doutrina contrária aos ensinamentos das Sagradas Escrituras. Ela tanto pode contrariar os ensinos quanto os costumes embasados pela Palavra de DEUS.

INTERAÇÃO
Professor, você terá a oportunidade ím­par de ensinara respeito da importância de se conservar a pureza da doutrina Pentecostal. Nestes últimos dias temos visto que muitos crentes, por falta de conhecimento bíblico, estão sendo enga­nados pelas artimanhas teológicas dos falsos profetas e falsos mestres. Infelizmente, algumas igrejas pentecostais não priorizam mais o estudo sistemático da Palavra de DEUS fazendo com que seus membros tornem-se "presas" fáceis dos falsificadores da Palavra. Por isso, no decorrer da lição, enfatize o fato de que precisamos nos manter firmes e fiéis às Sagradas Escrituras a fim de que possamos desmascarar os enganos deSatanás. Precisamos estar atentos, procurando seguir a recomendação bíblica: "Examinai tudo" (1 Ts 5.21).

OBJETIVOS - Após esta aula, o aluno deverá estar apto a:
Saber que atualmente muitos falsos profetas e mestres têm tentado macular a Igreja.
Compreender que Satanás tem usado de sutilezas para enganar os crentes.
Conscientizar-se de que a Igreja é a guardiã da sã doutrina.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA
Professor, inicie a lição escrevendo no quadro as seguintes palavras: instrução e ensino. Depois pergunte aos alunos qual a relação dessas duas expressões com o vocábulo "doutrina". Ouça os alunos com atenção e explique que em o Novo Testamento, a palavra grega mais usada para doutrina é didachê, cujo significado pode ser traduzido como "instrução" ou "ensino". Em seguida explique que doutrina é a "exposição sistemática e lógica das verdades extraídas da Bíblia, visando o aperfeiçoamento do crente". Conclua enfatizando que não podemos descuidar da doutrina, ou seja, do ensino, a fim de que não venhamos ser alcançados pela avalanche de heresias que tem assolado algumas igrejas.

RESUMO DA LIÇÃO 12 - CONSERVANDO A PUREZA DA DOUTRINA PENTECOSTAL
I- FALSOS DOUTORES E PROFETAS
1. Uma avalanche de heresias.
2. Falsos mestres e falsos profetas.
3. A falta do estudo bíblico no meio pentecostal.
II- A SUTILEZA DE SATANÁS NO FIM DOS TEMPOS
1. Os ardis de Satanás.
2. Palavras persuasivas
3. "Ninguém vós faça presa sua"
III- A IGREJA É A GUARDIÃ DA SÃ DOUTRINA
1. A sã doutrina.
2. Examinemos tudo.
3. Sólido mantimento.

SINOPSE DO TÓPICO (1) Falsos mestres e profetas, com seus ensinos fraudulentos, vêm de modo sorrateiro corrompendo a sã doutrina.
SINOPSE DO TÓPICO (2) Como igreja do Senhor deve­mos estar preparados, alicerçados na Palavra, para detectar e combater as sutilezas de Satanás.
SINOPSE DO TÓPICO (3) A Igreja de CRISTO é responsável peia preservação da sã doutrina.

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO - Subsídio Apologético
"Apostatando da Fé - 'Mas o ESPÍRITO expressamente diz que, nos últimos tempos, apostarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios' (1 Tm 4.1). Paulo escreveu ao jovem Timóteo, há quase dois mii anos, alertando quanto aos perigos da apostasia.
Apostasia — gr. apostasia — quer dizer 'desvio', 'afastamento', 'abandono'; no texto bíblico, sempre significa abandono ou desvio da fé em JESUS. Segundo a Bíblia de Estudo Pentecostal, a apostasia na igreja será de dois tipos — 'apostasia teológica' e 'apostasia moral'. Na primeira, observamos os desvios doutrinários. Na segunda, são manifestos comportamentos contrários à santidade requerida por DEUS em sua Palavra (cf. Hb 12.14; 1 Pe 1.15,16). Muitas igrejas permitirão quase tudo, para terem muitos membros, dinheiro, sucesso e prestigio (cf. 1 Tm 4.1).
'O evangelho da cruz, com o desafio de sofrer por CRISTO (Fp 1.29), de renunciar todo pecado (Rm 8.1 3), de sacrificar-se pelo reino de DEUS e de renunciar a si mesmo será algo raro (Mt 24.12; 2 Tm 3.1-5; 4.3)'. É uma característica dos tempos pós-modernos em termos religiosos. Há muitas igrejas e seitas no mundo.
Entretanto, em relação à Igreja de JESUS, há muitos desvios nos últimos tempos. Certamente, em toda a história da Igreja, nunca houve tanta apostasia quanto no século passado e no início do presente século 21" (RENOVATO, Elinaldo. Perigos da Pós modernidade. 1 .ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, pp. 16-7).

BIBLIOGRAFIA SUGERIDA
HORTON, Stanley M. Teologia Sistemática: Uma Perspectiva Pentecostal. I. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 1996
ANDRADE, Claudionor de. As Verdades Centrais da Fé Cristã. 1 A. ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2006


QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 12 - CONSERVANDO A PUREZA DA DOUTRINA PENTECOSTAL
RESPONDA CONFORME A REVISTA DA CPAD DO 2º TRIMESTRE DE 2011
Complete os espaços vazios e marque com "V" as respostas corretas e com "F" as falsas.

TEXTO ÁUREO
1- Complete:
"Tem ______________________________ de ti mesmo e da _____________________________; persevera nestas coisas; porque, fazendo isto, te ________________________, tanto a ti mesmo como aos que te ouvem" (1Tm4.16).

VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
Mantendo-se firme e _______________________ à Palavra de DEUS, a Igreja de CRISTO conservará a sã _______________________ no _______________________ do ESPÍRITO SANTO.

INTRODUÇÃO
3- Como manter a pureza da doutrina pentecostal? O que fazer para evitar que a Igreja seja vitimada pelos falsos mestres e doutores?
( ) A Igreja, a guardiã da vã doutrina, deve manter-se sempre desperta, a fim de não ser enganada por ensinos que, apesar de sua aparente lealdade, procuram destruir a pureza dos santos, arrastando-os à heresia e, finalmente, à liberdade.
( ) A Igreja, a guardiã da sã doutrina, deve manter-se sempre alerta, a fim de não ser enganada por ensinos que, apesar de sua aparente piedade, procuram destruir a pureza dos santos, arrastando-os à heresia e, finalmente, à apostasia.
( ) Os pastores são os guardiãos da sã doutrina, devem manter-se sempre tranqüilos, a fim de não ser enganados por ensinos que, apesar de aparente legitimidade, procuram destruir a natureza dos santos, arrastando-os à heresia e, finalmente, à apostasia.

I- FALSOS DOUTORES E PROFETAS
4- Dentre a avalanche de heresias e apostasias (1 Tm 4.1) que, lamentavelmente, na atualidade, algumas igrejas pentecostais têm sido invadidas (2 Tm 4.3), quais podemos mencionar, mais claramente?
( ) O culto aos anjos, o uso de bíblias que "estimulam a fé", o ecumenismo, etc....
( ) O culto a DEUS, o uso de orações que "estimulam a fé", a santificação, etc.....
( ) O culto aos anjos, o uso de amuletos que "estimulam a fé", o triunfalismo, etc....

5- Orientado pelo ESPÍRITO SANTO, o apóstolo Pedro advertiu a igreja a respeito dos falsos mestres e líderes, que disseminam o engano entre o povo de DEUS; homens presunçosos, que com os seus ensinos fraudulentos, acabam por corromper a sã doutrina. O que fazem esses pseudo-pregadores e mestres?
( ) Levam muitas pessoas a seguir sua fé, admoestando, exortando e edificando assim o povo de DEUS.
( ) Levam muitas pessoas a seguir suas dissoluções, "introduzindo encobertamente heresias de perdição".
( ) Estes, a fim de agradar as pessoas e delas tirar vantagem, adulteram a Palavra, levando os crentes a pecar.

6- Como deve ser o estudo bíblico no meio pentecostal?
( ) Se quisermos preservar a sã doutrina, precisamos voltar a priorizar o estudo da Palavra de DEUS.
( ) O Senhor sempre desejou que o seu povo fosse instruído na Palavra, pois ela é a luz que dissipa o engano e as trevas.
( ) O estudo bíblico em nosso meio deve ser dado pelos neófitos na fé, só assim dará bons frutos.
( ) O ouvinte da pregação deve ser também um estudante da Bíblia, averiguando na Palavra a veracidade daquilo que ouve.
( ) Siga o exemplo do salmista: "Oh! Quanto amo a tua lei! É a minha meditação em todo o dia!".
( ) A Palavra de DEUS nos torna sábios para a salvação, santifica-nos, e leva-nos a conhecer mais profundamente ao Senhor.

II- A SUTILEZA DE SATANÁS NO FIM DOS TEMPOS
7- Como são os ardis de Satanás, nesses últimos tempos? Complete:
Satanás é astuto e usa de ___________________________ para enganar e macular a Igreja do Senhor. Os falsos mestres e profetas utilizam vários _______________________ para semear suas heresias. Dissimuladamente, escondem suas reais intenções e apresentam-se como _________________________; interiormente, porém, são lobos predadores. O Senhor JESUS adverte-nos quanto a estes: "Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como _______________________, mas interiormente são lobos devoradores". Oremos e vigiemos para não virmos a cair nas muitas ____________________________ do Diabo.

8- Paulo adverte os crentes de Colossos a que não sejam enganados pelos falsos mestres (Cl 2.4). De que maneira agiam esses falsos mestres?
( ) Eles empregavam palavras bonitas e raciocínio capcioso, a fim de enganar e seduzir os salvos.
( ) Eles empregavam palavras lisonjeiras e raciocínio enganoso, a fim de edificar e conduzir os salvos.
( ) Eles empregavam palavras inteligentes e raciocínio sábio, a fim de ajudar os salvos.

9- "Ninguém vós faça presa sua" - Satanás lança mão de todos os meios possíveis para induzir ao erro o povo de DEUS. Complete:
Como igreja do Senhor, estejamos devidamente preparados, alicerçados na Palavra de DEUS, para detectar e combater suas muitas ___________________________. A Bíblia adverte-nos: "Tende cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de ____________________________ e vãs ____________________________ [...]" (Cl 2.8). Um dos maiores desafios da igreja nestes últimos dias é lutar contra os ardis e _________________________________ do Inimigo.

III- A IGREJA É A GUARDIÃ DA SÃ DOUTRINA
10- Como deve ser a sã doutrina na legítima igreja pentecostal?
( ) Nossos costumes devem ser colocados acima de qualquer outra coisa, só assim preservaremos nossa santidade e lealdade a DEUS.
( ) A igreja deve preservar a sã doutrina, mas só conseguirá tal intento mediante o estudo sistemático e ortodoxo da Palavra de DEUS.
( ) A doutrina bíblica é uma necessidade face aos perigos espirituais que rondam a Igreja do Senhor nesta era pós-moderna.
( ) O Senhor adverte-nos, em sua Palavra, de que nos últimos tempos haveria grande rebeldia e apostasia: "Mas o ESPÍRITO expressamente diz que, nos últimos tempos, apostatarão alguns da fé, dando ouvidos a espíritos enganadores e a doutrinas de demônios".
( ) Se a igreja não estiver atenta à voz do ESPÍRITO SANTO e comprometida com o ensino bíblico ortodoxo, muitos crentes deixarão de amar a verdade, desviando-se da fé genuína em CRISTO.

11- Segundo a Palavra de DEUS, nestes dias que antecedem a manifestação do Anticristo devemos redobrar a vigilância, por que?
( ) Porque haverá um tempo de grande alegria.
( ) Porque haverá um tempo de grande apostasia.
( ) Porque haverá um tempo de grande bonança.

12- Paulo exortou a igreja de Tessalônica: "Examinai tudo. Retende o bem" (1 Ts 5.21). Toda e qualquer manifestação espiritual precisa ser examinada e avaliada segundo a Palavra de DEUS. Vivemos tempos difíceis, de muita heresia e engano. Como discernir o verdadeiro do falso?
( ) O crente deve crer e aceitar todas as manifestações espirituais crendo que a fonte é DEUS.
( ) Podemos identificar a fonte da mensagem, dos milagres, visões ou revelações, de duas maneiras: mediante o conteúdo doutrinário, ou mediante a revelação do ESPÍRITO SANTO - o dom de discernimento.
( ) O crente não pode deixar-se levar pelos sinais e manifestações sobrenaturais, sem antes ter a certeza de que a sua origem é divina.

13- Como deve ser o sólido mantimento?
( ) Muitos estão sofrendo física e espiritualmente por estarem se alimentando corretamente.
( ) O crente deve desejar o crescimento espiritual e o alimento sólido, a fim de discernir bem todas as coisas.
( ) O crente espiritual tem "fome" da Palavra de DEUS e deseja buscar o leite puro, sem falsificações: "Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que, por ele, vadescrescendo".
( ) Muitos estão sofrendo física e espiritualmente por não estar se alimentando corretamente.

Conclusão
14- Complete:
A igreja deve estar alicerçada nas ___________________________ Sagradas para combater, com vigor e eficácia, as _______________________ do mal, que se levantam contra o Evangelho de CRISTO. Toda e qualquer atividade espiritual deve ser examinada à ________________________ da Palavra de DEUS. A igreja deve primar pela __________________________ bíblica, não permitindo que os modismos, baseados em experiências pessoais, sejam colocados acima dos _________________________ das Sagradas Escrituras.


RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm


AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - BÍBLIA de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
Nosso novo endereço: http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/
Veja vídeos em http://ebdnatv.blogspot.com, http://www.ebdweb.com.br/ - Ou nos sites seguintes: 4Shared, BauCristao, Dadanet, Dailymotion, GodTube, Google, Magnify, MSN, Multiply, Netlog, Space, Videolog, Weshow, Yahoo, Youtube.
www.portalebd.org.br (Pr. Caramurú)
BANCROFT, E. H. Teologia Elementar. São Paulo, IBR, 1975.
SILVA, S. P. da. Quem É DEUS. Rio de Janeiro, CPAD, 1991.
CEGALLA, D. P. Novíssima Gramática da Língua Portuguesa. São Paulo, Companhia Editora Nacional, 1977.
RIGGS, R. M. O ESPÍRITO SANTO. São Paulo, Vida. 1981.
DUEWELL, W. L. Deixe DEUS Guiá-lo Diariamente. São Paulo, Candeia, 1993.
GEE, D. A Respeito do Dons Espirituais. São Paulo, Vida, 1977.
BÍBLIA. Português. Bíblia Sagrada. Edição contemporânea. São Paulo, Vida, 1994.
SILVA, S. P. da. Apocalipse Versículo por Versículo. Rio de Janeiro, CPAD, 1995.
McNAIR, S. E. A Bíblia Explicada. Rio de Janeiro, CPAD, 1994.
CHAMPLIN, R. N. O Novo Testamento Interpretado. Milenium, 1982.
SILVA, S. P. da. A Existência e a Pessoa do ESPÍRITO SANTO. Rio de Janeiro, CPAD