VÍDEOS DA LIÇÃO 12, O TRIPLICE PROPÓSITO DA PROFECIA











LIÇÃO 12, O TRIPLICE PROPÓSITO DA PROFECIA

LIÇÃO 12 - O TRÍPLICE PROPÓSITO DA PROFECIA - (Dia Nacional da Escola Dominical )




Lições Bíblicas Aluno - Jovens e Adultos - 3 º Trimestre de 2010

O Ministério Profético nd Bíblia , A Voz de DEUS NA Terra

COMENTÁRIOS da revista da CPAD : Pr . Ezequias Soares

Consultor Doutrinário e Teológico da CPAD : Pr . Antonio Gilberto

Complementos , ilustrações , vídeos e questionários : Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva

TEXTO ÁUREO
"Mas o Que profetiza fala EAo n Homens Edificação , exortação e Consolação "(1 Co 14.3).

VERDADE PRÁTICA

Através do dom de Profecia , O Espírito Santo Fortalece e Desenvolve Uma fé dos crentes, despertando espiritualmente os- e confortando - lhes Uma alma .

LEITURA DI[ARIA
Segunda - 1 Co 12,7 A Manifestação do Espírito Santo
Terça - 1 Co 13,8-10 O dom de Profecia cessará ª Vinda de Jesus
Quarta - 1 Co 14,6 A Importância do dom de Profecia
Quinta -1 Co 14,22-25 O dom de Profecia sinal para os infiéis
Sexta - 1 Co 14,26 Os Dons Espirituais São Para a Edificação da Igreja
Sábado - 1 Co 14,31 O dom de Profecia e Pará Consolação

LEITURA EM CLASSE Bíblica - 1 Corintios 12,4-10 ; 14,1-5
Ora 1 Corintios 12,4-10 = 4, ha Diversidade de dons , Mas o ESPÍRITO É o Mesmo . 5 E HÁ Ministérios de diversidade , Mas o Senhor É o Mesmo . 6 E HÁ Diversidade de Operações , Mas EO Mesmo Que DEUS opera Tudo em Todos. 7 Mas Uma Manifestação do Espírito dada É UM CADA UM º Que na de util. 8 Porquê a um, Pelo ESPÍRITO , É dada Uma Palavra da Sabedoria ; EA Outro , pelo mesmo Espírito , a Ciência da Palavra , 9 Outro EA, pelo mesmo ESPÍRITO , a fé ; Outro EA, pelo mesmo Espírito , dons de curar OS ; Outro 10 bis , Uma Operação de Maravilhas , EA Outro , Uma Profecia ; Outro EA, o dom de discernir OS Espíritos ; EA Outro , Uma Variedade de Línguas ; EA Outro , Uma Interpretação das Línguas .

1 Corintios 14,1-5 = 1 Caridade Uma Segui e procurai com zelo OS dons Espirituais , Mas principalmente o de profetizar . 2 Porquê o Que fala Língua estranha Homens Não fala AOS, senão UM DEUS ; Entende o Porquê ninguem , e em Espírito fala de Mistérios . 3 Mas o Que profetiza fala EAo n Homens Edificação , exortação e Consolação. 4 O Que fala Língua estranha Edifica -se Uma si mesmo, Mas o Que profetiza Edifica Uma Igreja . 5 E eu Quero Que Todos vos faleis Línguas estranhas ; Mas profetizeis Muito Mais Que, PORQUE O Que profetiza Maior do Que É O Que estranhas fala Línguas , hum Ser Que Também Não interprete , para quê Uma Igreja receba Edificação .

Profecia .
A Profecia dos dons colocados É UM verbais à Disposição dos santos com o Propósito de exortar , edificar e consolar Uma Igreja . Ela é concedida crente Pelo AO ESPÍRITO SANTO, de forma Direta e Imediata , a Fim de TRAZER à luz Uma Verdade divina. Este dom Ser DEVE exercido segundo Uma Medida da fé (v.6 ), isto é : o Poder Espiritual dado A cada crente Para o Desempenho de Responsabilidade SUA Específica . Deve Ser buscado Este dom com Desejo ardente .

Zelo com 1Co 14,1 Segui o amor , e procurai SO dons Espirituais , Mas principalmente o de profetizar .

O Que É Que profetiza Maior Que O Que fala em Línguas , hum interprete Que Ser não.

1Co 145 E Eu Quero Que Todos vos faleis em Línguas , Mas Muito Mais Que profetizeis ; PORQUE O QUE É profetiza Maior do Que o Que fala em Línguas , hum Ser Também Que Não interprete Para quê Uma Igreja receba Edificação .

Dois HA Pontos considerados Ser Que devem :

A) TEM O crente profetiza Que de saber Perfeitamente QUANDO ESTÁ Indo Além do Que Foi dado LHE , e DEVE Estar Consciente de Responsabilidade SUA de entregar Somente o Que DEUS LHE autorizou . É Necessário Que o servo de DEUS esteja TOTALMENTE soluço o controle do ESPÍRITO de DEUS .

Não devem servi desprezadas (1 Ts 5,20 ). n VEM Edificação , exortação e Consolação (1 Co 14:3). Línguas Interpretação + = Profecia (1 Co 14:27,13 ). Diferente de profeta , todo profeta profetiza , profetiza Nem todo Que É profeta (1Co 14:31 ) e ( Ef 4:11) Profeta É Ministério dado por CRISTO , É Profecia Manifestação do Espírito Santo . Profeta prediz Alguma Coisa Que Ainda vai Acontecer , Profecia prediz nada não. serem Profetas Todos podem profetizar (1 Co 14,31 ), mas poucos de São chamados para.

Ex: JESUS: " Assim também vos ágora , na verdade, tendes tristeza ; Mas eu vos tornarei hum ver , e alegrar -se- á o vosso Coração , EA Vossa Ninguém alegria vo -la tirará . "( Jo 16:22 ).

Paulo: " Disse Paulo centurião AO EAo e Soldados : Se ficarem Estes Não Navio Não, não podereis salvar -vos . então cortaram OS OS Cabos Soldados deixaram CAIR Fazer Batel Igualdade de Oportunidades. amanhecia Enquanto, Paulo rogava A TODOS Que Coisa Alguma comessem , dizendo : Já É Hoje o Décimo quarto dia Que esperais e permaneceis em jejum , nao Havendo Provado Alguma Coisa . Rogo -vos , portanto, Alguma Coisa Que comais , PORQUE UM Depende disso Vossa segurança; PORQUE UM Nem Cabelo Caira da cabeça de qualquer vos de. " (At 27:31-34 ).

B) O crente Que dez profetiza de saber Que Toda Uma Profecia DEVE Ser julgada , provada (1 Co 14,29 ; 1 Ts 5,19-21 ). Toda Verdade concedida Pelo ESPÍRITO SANTO É coerente E não se contradiz . Sendo assim, qualquer Profecia , aceita Ser , parágrafo Ser submetida DEVE AO Padrão estabelecido Pela Profecia Escrita , a Palavra de Deus (Gl 1,8; 1 Jo 2.20,27 ; 4,1-3 ) .

Pôde vir de tres fontes : DEUS, Homem e Satanas . Devem Ser julgadas (1 Ts 5:21,22 ) e controladas Ordem n º Haver qualquer culto ; DEPOIS UM do Outro softwares antigos e Máximo em Três CADA Reunião (1 Co 14,31 ).

Exortação . HA Uma Diferença Entre exortar fundamental e Ensinar . Por TEM O OBJETIVO ensino transmitir o Conhecimento, lidar com o intelecto , a Mente . A exortação toca no Coração e atinge Uma Consciência EA Vontade de Quem exortado sendo esta , a Modo De que Fé A SUA e estimulada . O UM Passa crente ter UM Maior Compromisso com o Reino de DEUS . Na exortação , Como Verdades ensinadas São Aplicadas Imediatamente uma Vida Cristã . Quem o dom de exortar Não TEM É UM mestre necessariamente, embora POSSA sê - lo (At 11,23 ).

Mexe com A EXORTAÇÃO A dormência DO crente, desperta -O PARA UMA NOVA REALIDADE E DA- LHE UMA Injeção DE ANIMO.

A EXORTAÇÃO OU NUNCA reanimação VISA Diminuir O crente, MAS SEMPRE TEM EM VISTA ESTIMULÁ -LO AO CRESCIMENTO E fortalecimento , tornando- O APTO PARA A OBRA DE DEUS .

DONS DO ESPÍRITO SANTO

1 - Operações de DEUS ( DONS )

E HÁ Diversidade de Operações , Mas EO Mesmo Que DEUS opera Tudo em Todos. (I Co 12:06)

E a uns pos DEUS NA Igreja , primeiramente apóstolos , em segundo Lugar Profetas , em terceiro mestres , DEPOIS Operadores de milagres , dons de curar DEPOIS , socorros , governos , Variedades de Línguas . (I Co 12:28)

De que modo , tendão Diferentes dons Segundo a Graça Que nsa Foi dada , SE e Profecia , Seja Segundo ELA Uma Medida da Fé ; SE e Ministério , em ministrar Seja ; se Ensinar é, Haja Dedicação ensino AO; OU Que exorta , use esse mês liberalidade com dom em exortar MÊS ; o Que reparte , faca - o ; preside O que, com zelo ; o Que EUA de Misericórdia, com alegria . (Rm 12: 6-8) Lo DEUS PoDE USAR animal Parágrafo Falar , Como fez com Uma jumenta de Balaão USAR UM OU glorificá n descrente - , com fez com Nabucodonosor ; EUA MANEIRA QUE UM DEUS Quer Quem Quer e da.

2 - Dons de CRISTO ( Ministérios ):

UNS E DEU Elemento Como apóstolos , e outros Como Profetas , e outros Como Evangelistas , Pastores e Outros Como e mestres. (Ef 4:11) ; São Pessoas Dadas à Igreja , n º orientá- la e Guia -la fazendo- hum Crescer. Para edificar e fortalecer Uma noiva de CRISTO , Que É Uma Igreja . Assim como Corpo Humano sentidos Não temos cinco ( olfato , visão, tato, paladar e Audição ) , assim Também Não o Corpo de CRISTO , NA Ministérios terra Cinco TEM.

3 - Dons do Espírito Santo ( Manifestações = mostrar UM Realmente PRESENÇA DE DEUS ):

A CADA UM , porém, dada É Uma Manifestação do Espírito Para o PROVEITO Comum. Porquê hum hum, Pelo ESPÍRITO , É dada Uma Sabedoria da Palavra , Um outro , pelo mesmo Espírito , a Ciência da Palavra , Um outro , pelo mesmo ESPÍRITO , a fé, Um outro , pelo mesmo Espírito , dons de curar OS , hum Outro Uma Operação de Milagres, Um outro Uma Profecia , eh o dom de discernir Outro Espíritos , A UM Outro Variedade de Línguas ; EA Outro Uma interpretação de Línguas . Mas Tão UM ESPÍRITO EO Mesmo ópera Todas Coisas Estas, distribuindo Particularmente A CADA UM Quer Como. Para estudá- los dividimos em .

4 - DONS DE Revelação - DONS DE PODER - DONS DE Inspiração .

4.1- DONS DE Revelação ( REVELAM ALGO OU oculto desconhecido SOBRENATURALMENTE ).

4.1.1. Palavra de Sabedoria :

Palavra = Pequena parte da Sabedoria de DEUS ; Acontecimento Futuro, Tão DEUS SABE, TEM Uma ver com onisciência .

Ex: JESUS: " DAQUELE dia e hora " , porém ninguem , sabe , Nem OS Anjos do Céu, Nem o Filho, senão o Pai Tão . Pois como foi dito Nos dias de Noé , assim Será Também a Vinda do Filho do homem.Porquanto , assim davam Como nos dias Anteriores AO dilúvio , comiam , bebiam , casavam e - se em Casamento, comia Em que dia o Noé Entrou nd arca , E não o perceberam , COMEU Que Veio o dilúvio , e A TODOS OS Levou ; Será assim Também a Vinda do Filho do homem. Então, Dois Homens Não estando campo, UM Será Levado e deixado Outro , estando Duas Mulheres sem Trabalhar UM Moinho , Uma Será levada e deixada A Outra . Vigiai , pois, PORQUE VEM Não sabeis em dia Que o vosso Senhor ; sabei , porém, ISTO : se o dono da casa soubesse a quê vigília da Noite Havia de vir o Ladrão , vigiaria E Não deixaria minar A SUA casa . Por isso ficai vos apercebidos Também, PORQUE NUMA Hora em Que Não penseis , vira o Filho do homem. "(Mt 24: 36-44 )

Paulo: "34 Rogo -vos , portanto, comais Alguma Coisa Que, PORQUE UM Depende disso Vossa segurança; PORQUE UM Nem Cabelo Caira da cabeça de qualquer de vos " . (At 27:34 ).

4.1.2. Palavra de Conhecimento UO da ciência :

Palavra = Pequena parte do Conhecimento de Deus, Revelação de Coisa conhecida , com dez Uma versão onipresença . ( PoDE Ser Coisa conhecida Por Pessoas Outra Localidade UO em parte , Que É revelada Aqui onde estamos ).

Ex: JESUS: "Mas JESUS Percebeu logo em Seu Espírito Que eles assim arrazoavam Dentro de si , e perguntou - lhes : Que arrazoais Por Desse modo em Vossos Corações ? " (Mc 02:08)

JESUS : Jo 1,48 perguntou - LHE Natanael : Donde me conheces ? Respondeu - LHE JESUS: Antes Que Felipe te chamasse , eu te vi , Quando estavas Figueira da Debaixo .

Paulo: " Eis aqui vos digo UM Mistério : Nem Todos dormiremos Mas seremos transformados Todos "(I Co 15:51 ).

4.1.3. Discernimento de Espíritos :

Saber de Onde operando VEM EO Que ESTÁ NUMA Pessoa.

Ex: JESUS: "E JESUS , vendo - lhes Uma fé, AO Disse paralítico : Filho, perdoados São Pecados OS TEUS . "(Mc 02:05 )

Paulo: "E ISTO Fazia dias Para muitos Por Pará . Mas Paulo, perturbado , voltou -se e Espírito Disse AO: Eu te ordeno em Nome de JESUS CRISTO Que saias dela . E na mesma hora " Saiu . " (At 16:18).

4.2- DONS DE PODER ( DÃO PODER PARA SE FAZER ALGO Sobrenatural ).

4.2.1. Fé:

Para CRER Não Impossível ( temos fé natural, sobrenatural e espiritual ), Precisamos de fé n. comer ( envenenado Estar PoDE ), n º andar da rua Não Meio ( PoDE Ser atropelado ), para Viajar de Avião ( CAIR PoDE ) Pará adorar , UM DEUS (Não Estamos vendo -o ), em ver parágrafo Crer Milagres OS SEM. Dom de Fé e Acreditar Que o Impossível de Acontecer Já Aconteceu . É Alguém Que Já Morreu Impossível viver Que torne UM .

fóruns Ex: JESUS: "E, tendão dito isso, clamou em alta Voz : Lázaro, Parágrafo VEM ! (Jo 11: 43)

Paulo: "de Paulo de Tendo descido , debruçou -se Sobre Ele e, abraçando - o, Disse : Não vos perturbeis , POIs A SUA Nele ESTÁ alma . " (At 20:10)

Nasceria UM FILHO DE UM HOMEM TEM O CASAL QUE EM 100 ANOS EA MULHER 90 ANOS ? ABRAÃO CREU ASSIM MESMO . Poderia Matar ALGUÉM UM FILHO E DEPOIS VOLTAR PARA CASA COM ESTE FILHO VIVO ? DEUS EM ABRAÃO creu, POR ISSO FOI JUSTIFICADO PELA SUA FÉ .

4.2.2. Dons de curar :

Dons plural Não, certos ALGUNS São Usados Parágrafo Tipos de doenças , NENHUMA PESSOA É USADA PARA CURAR TODOS OS TIPOS DE DOENÇA .

Ex em FICA : JESUS: "Mas Ele, conhecendo Pensamentos OS- lhes , Disse Que Homem AO Tinha Uma Mão atrofiada : Levanta -te , e do Meio pé Aqui não. Elemento E, Levantando -se, em Ficou pé . " (Lc 6 8 )

Paulo: "estar Aconteceu de cama, enfermo de febre e disenteria , o pai de Públio , Paulo Foi Visita - lo , e Havendo orado , impos - LHE Como curou Mãos , Igualdade de Oportunidades. " (At 28:8 ), " em Ficou Erasto Corinto, Uma deixei Trófimo em Mileto Doente . "( 2Tm 4,20 ). PAULO NÃO CUROU SEU COMPANHEIRO Trofímovitch .

4.2.3. Operação de Maravilhas :

Mudança Natureza NA, MUDA O QUE ERA NATURAL.

EX. Parar O SOL ( JOSUÉ ) - VOLTAR DEZ GRAUS O TEMPO ( Isaías )

COM Ex: JESUS: "isto Dito, cuspiu no chão e Uma saliva fez lodo , e untou com lodo OS Olhos do Cego , e Disse - LHE: Vai, lava -te sem tanque de Siloé ( Que significa Enviado ). E Ele Foi , lavou -se, e voltou vendo . "( Jo 9:6,7 )

Paulo: "Mas Ele, sacudindo o reptil fogo não, sofreu Não Antigos softwares mal . " (At 28:5 ).

4.3- DONS DE Inspiração FALA DA OU ( Dizem ALGO DE Sobrenatural ).

4.3.1. Profecia :

Pôde vir de tres fontes : DEUS, Homem e Satanas . Devem Ser julgadas (1 Ts 5:21,22 ) e controladas Ordem n º Haver qualquer culto ; DEPOIS UM do Outro softwares antigos e Máximo em Três CADA Reunião (1 Co 14,31 ). Não devem servi desprezadas (1 Ts 5,20 ). n VEM Edificação , exortação e Consolação (1 Co 14:3). Línguas Interpretação + = Profecia (1 Co 14:27,13 ). Diferente de profeta , todo profeta profetiza , profetiza Nem todo Que É profeta (1Co 14:31 ) e ( Ef 4:11) Profeta É Ministério dado por CRISTO , É Profecia Manifestação do Espírito Santo. Profeta prediz Alguma Coisa Que Ainda vai Acontecer , Profecia prediz nada não. serem Profetas Todos podem profetizar (1 Co 14,31 ), mas poucos de São chamados para.

Ex: JESUS: " Assim também vos ágora , na verdade, tendes tristeza ; Mas eu vos tornarei hum ver , e alegrar -se- á o vosso Coração , EA Vossa Ninguém alegria vo -la tirará . "( Jo 16:22 ).

Paulo: " Disse Paulo centurião AO EAo e Soldados : Se ficarem Estes Não Navio Não, não podereis salvar -vos . então OS OS cortaram cabos Soldados do Batel deixaram Igualdade de Oportunidades CAIR . amanhecia Enquanto, Paulo rogava A TODOS Que Coisa Alguma comessem , dizendo : Já É Hoje o Décimo quarto dia Que esperais e permaneceis em jejum , nao Havendo Provado Alguma Coisa . Rogo -vos , portanto, Alguma Coisa Que comais , PORQUE UM Depende disso Vossa segurança; PORQUE UM Nem Cabelo Caira da cabeça de qualquer de vos . " (At 27:31-34 ).

4.3.2. Variedade de Línguas :

4 Tipos de Línguas : Não proibais Falar em Línguas ; e Ordem de DEUS (1 Co 14,39 ).

4.3.2.1. Língua Oração n º :

"Porque se eu orar em Língua , o Meu Espírito ORA BEM, Mas o Meu Entendimento infrutífero FICA. "(I Co 14:14). Voce Quer Bem orar ? Veja também em Rm 8,26 Que Não Sabemos pedir Convém como, Mas o ESPÍRITO SANTO SABE O Que Precisamos pedir e ELE SABE.

Fala com DEUS : "Porque o Que fala fala em Língua Não EAo Homens , eh Mas DEUS ; Entende o POIs Ninguém , PORQUE Mistérios fala em Espírito . "(I Co 14:02 ). Por isso É Tão combatido o Falar em Línguas , satanas POIs Nem Entende .

Edificação Própria : "O Que fala em Língua Edifica -se Uma si mesmo, Mas o Que profetiza Edifica Uma Igreja . "(I Co 14:04 )

Voce Quer Ser edificado ? "Mas um ti , Amado, edificando -vos Sobre a Vossa Santíssima fé, orando Não ESPÍRITO SANTO ", Jd.20 ( orar ESPÍRITO Não , Não Quer Dizer orar em pensamento ).

4.3.2.2. Língua Parágrafo Interpretação :

" Tem Todos dons de curar ? Todos Falam em Línguas ? Todos interpretam ? "(I Co 00:30 ), nem recebem Todos: "Que Fazer , POIs ? Orarei com o Espírito , Mas Também orarei com o Entendimento ; cantarei com o Espírito , Mas Também cantarei com o Entendimento . "(I Co 14:15). Todos Falam em Línguas ? Quer dizer Interpretação em Línguas Parágrafo , ou seja, o dom Nem Todos dez de Línguas , Mesmo Sendo batizados . Essa linguagem Ser PoDE interpretada Pelo que fala OU Por outrem .

4.3.2.3. Língua Como incrédulo n Sinal :

"Que Modo de Línguas Como UM Sinal São Paulo , OS Não crentes Pará, Mas incrédulos OS Pará; Profecia um, porém, nao e sinal Para os incrédulos , Mas Para os crentes ". (I Co 14:22) ; Estrangeiros ouvem SUA Própria em Língua , ex : " Ouvindo -se, pois, Aquele Ruído , ajuntou -se Uma Multidão , e estava confusa , SO PORQUE CADA UM NA SUA ouvia Falar Língua Própria . "( Em 2:6). Alguém Pôde Ser Falar Parágrafo USADO , Por exemplo em alemão e em Lugar Algum Uma Pessoa ali PRESENTE , Que fala alemão entenderá Tudo o Que DEUS Quer Falar - LHE .

4.3.2.4. Gemidos inexprimíveis :

" Do mesmo modo Também o nn Ajuda ESPÍRITO NA fraqueza ; PORQUE Não Sabemos o Que havemos de pedir Convém como, Mas o ESPÍRITO Mesmo gemidos inexprimíveis Por interceder COM NÓS . " (Rm 8:26) , Oração intercessora . O ESPÍRITO SANTO é nosso intercessor nd Aqui terra. ELE UM lev Nossa Oração JESUS CRISTO ESTÁ Que assentado à Direita de DEUS PAI, intercedendo NÓS Por la nao Céu . O pai recebe Uma Oração e responde de Vontade De acordo com SUA.

4.3.3. Interpretação de Línguas :

" Que fazer , pois, Irmãos ? QUANDO vos congregais , CADA UM TEM vos de salmo , doutrina TEM , TEM Revelação , Interpretação Língua TEM TEM. Faca -se Tudo Parágrafo Edificação . Alguém Se em Língua Falar , faca - SE POR ISSO Dois , OU QUANDO Três Muito , e CADA UM Por sua vez, e interprete Haja Que hum. Mas, se Houver Não intérprete , esteja calado ( minério Tão Baixinho Que Ninguém nota o ) na Igreja , e Fale Consigo Mesmo , e com DEUS ". (I Co 14:26-28 ), " Por isso , o Que fala em Língua , n º UM quê minério de interpretar POSSA ". (I Co 14:13) JESUS Não falava PORQUE Tudo o Que Falar era falava Queria Que DEUS e Línguas Como São Sinais da Presença de DEUS em nosso meio, Jesus e DEUS .

Paulo: " Dou Graças a Deus , Que Línguas falo Mais em Todos Que Fazer vos . "(I Co 14:18). Não Quis Dizer Latim, Grego e hebraico , POIs São aprendidas e Línguas SEM faladas de Todos Ritmo Quase Por Paulo; O Que Quis Dizer Paulo É Que Orava em Línguas e Muito Também Tinha Que dom de Línguas .

Falamos NÓS SEM Aprender , vem de Cima , vem de DEUS, necessitamos Não ensine Alguém Que nsa , Igreja nd receber Podemos, na Rua , no campo, em casa (como aconteceu comigo ) ou Outro Lugar sem qualquer Interferência de Por OU Imposição de Outrem Mãos de Alguém .

5 - CONSIDERAÇÕES FINAIS :

• 5,1 Dons, DEPOIS Assim como Batismo com o Espírito Santo. ( vaso Vazio Não transborda )

5.2 • O senhorio de CRISTO É. (O cabeça do Corpo )

5,3 • Para glorificação de DEUS . (O ESPÍRITO SANTO glorifica DEUS UM)

5,4 • Estar limpo Vaso DEVE semper Para o USO constante. ( santificação )

5,5 • Nada É de Nós mesmos , vem Tudo de DEUS ( nada de Orgulho ).

5,6 • Todos OS dons São Parágrafo Os outros Tão linguagem NÓS UM par de Oração . ( Que foi batizado Língua )

INTERAÇÃO

Na Lição de Hoje o Assunto É Acerca do tríplice Propósito da Profecia , Baseado No texto de 2 Corintios 14.3. Softwares antigos Versículo 4, o apóstolo Paulo Explica Que o dom de Línguas Edifica Somente o emissor , ou seja , É estritamente individual. Enquanto o dom de Profecia TEM O Caráter coletivo e busca o Crescimento do Corpo de CRISTO integralmente . Apesar de serem legítimas Línguas estranhas como, jamais devem proibidas SER ( v.39 ), o apóstolo incentiva Uma Prioridade nd busca Pelo dom de Profecia , Visando à Edificação de todo o Corpo.

OBJETIVOS - Após ESTA aula , o aluno Deverra Estar apto a:

Identificar o contexto de desordem ª Igreja de Corinto.

UM Explicar Importância do Amor Não veste USO DOS.

Conscientizar -se de Que o USO dos dons em favor Ser coletivo Fazer DEVE.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor, introduza Uma aula de Hoje perguntando EAo alunos o Conceito de dons Espirituais . De acordo com De As respostas , o Tópico USO eu Que, Que tratará Sobre o Conceito do Assunto . Como Também seguintes sugestões poderão servi Úteis Ao longo de SUA aula :

Tópico n º II, faca UM resumo dos caps. 12 e 14 ( Esses capítulos tratam exclusivamente dos dons ). Em seguida , aborde o capítulo 13 enfatizando Uma Presença proposital Deste capítulo Entre os Dois Outros Acerca dos dons ;

Esclareça o Impacto Esse Assunto Que comunidade TeVe nd, Onde a desordem EA jactância Pelo usos dos dons demonstravam o desprezo geral do Amor ao Próximo ;

Na CONCLUSÃO da Lição , reafirme o Propósito da tríplice edificar Profecia (, exortar e consolar ), que servem UM Como Meio Seguro de atestar Uma dela Veracidade .

Espirituais PALAVRA -CHAVE - DONS - [ Do lat. Donum spirituale +] dádiva , presente Relativo AO Espírito .

RESUMO DA Lição 12 - O Tríplice PROPÓSITO DA Profecia

RECURSO extraordinario Que o Senhor JESUS Deixou Uma Igreja da Disposição .

I- OS DONS Espirituais

1 - A Situação em Corinto . Todos receberam OS dons Espirituais Que Fazer podem e devem Sr. Sabedoria com admi -los, Prudência e humildade .

2 - Conceito ( vv.4 -6). "A Manifestação do Espírito É dada Uma CADA UM º Que na de útil " (12,7 ).

3 - A Lista dos dons e Uma ilustração . Palavra da Sabedoria , Ciência da Palavra , fé, dons de curar , operação de Maravilhas , Profecia , Discernimento de Espíritos , Variedade de Línguas e interpretação de Línguas .

II- A IMPORTÂNCIA DO AMOR

1 - A Relação Entre hum e dons Caridade OS ( 14,1 ). Ordem Deve Ser Feita com amor , nao tendão Como UM Motivação Disputa ; Tudo TEM de Ser Feito e com decência .

2 - A nulidade dos dons Caridade sem. Como Manifestações do Espírito Santo sem Uma Prática resultados obtidos parágrafo Fazer nada em amor, afirma o apóstolo em 1 Corintios 13,1-3 .

3 - A perenidade do amor. O Amor É Mais Importante Que OS dons Espirituais , O Amor Nunca Morre .

III -O DOM DE Profecia (14.3)

1 - Edificação . Um dos Principais objetivos da Profecia e Uma Edificação dos Fiéis .

2 - Exortação . Parakletos - " defensor , advogado, intercessor, auxiliador , Consolador , Conselheiro ".

3 - Consolação. A Consolação Pelo ESPÍRITO Fortalece Uma fé , produz nova expectativa , renova Uma Esperança e temores Eli OS.

CONCLUSÂO

Que o Senhor abençoe e conceda - nsa nsa Graça n vivermos inefáveis Dominios nsa do Espírito .

Sinopse DO TÓPICO (1)

Os dons Espirituais devem servi administrados em prol da Edificação da Igreja , fato Que Não estava ocorrendo em Corinto.

Sinopse DO TÓPICO (2)

Os dons administrados devem chorar Ser o Alicerce do Amor , POIs transitórios enquanto aqueles Paulo, Este e eterno .

Sinopse DO TÓPICO (3)

O Propósito do Dom de Profecia edificar é, exortar e consolar Uma Igreja de CRISTO .

Reflexão - "A Maior Preocupação de Paulo e Uma inteligibilidade sem Exercício Público Destes dons . "Anthony Palma.

Reflexão - "Não Paulo Que Diz Como sobrenaturais Línguas Menos Que São Uma UO Profecia inferiores a ela. Mas não Princípio do amor , a Profecia ter PRIMAZIA DEVE, PORQUE Edifica Uma Igreja local, enquanto edificam Que Tão Línguas O Indivíduo ". Stanley Horton.

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICO - Subsídio Teológico

Problema Que era lidar Paulo Precisou o abuso das Línguas sem Interpretação . Ele Sabia Que o ESPÍRITO Quer Manifestação dos dons USAR UM par edificar Uma Assembleia em local espiritualmente e NÚMERO . Assim, como Elemento Línguas Contrasta com interpretadas Não Uma Profecia . QUANDO Como Línguas Não interpretadas São Paulo, De modo Entende DEUS . Nesse sentido Aquele Que fala em Línguas "não fala Homens AOS, UM DEUS Não se " . (Por CONSEGUINTE , Ninguém ª Congregação Entende o Que É dito Algo OU Aprende .) Ainda Que o Espírito Humano Seja AO suscetível ESPÍRITO DE DEUS , EO Que fala em Línguas Sendo esteja edificado , Tudo O Que É dito Permanece em " Mistérios "( Verdades secretas , Verdades do Evangelho ; cf 1 Co 2,7-10 ; Rm 16,25 ).

Por outro lado , a Profecia ESTÁ NA Que Língua Pessoas Como entendem e espontânea Mensagem Apresenta uma, dada Pelo Espírito , Que Como Edifica (como espiritualmente Fortalece , Desenvolve e Confirmação de Fe) , tal Como exorta ( despertando -as e ajudando - Como avançar Fidelidade em e amor ) e Como consola ( Alegra, aviva e Esperança Produz e expectativa ) "( HORTON , Stanley. I & II Corintios : Os Problemas da Igreja e Soluções SUAS . Rio de Janeiro. 1.ed. CPAD , 2003, pp 0,130-1 ).

AUXÍLIO BIBLIOGRÁFICOII - Subsídio Teológico
amor nd Vida Cristã

" V.22 . Mas o fruto do amor ESPÍRITO é, alegria, paz, Paciência , amabilidade , iChat, fidelidade. É notável Uma frase em Formulação Desta Relação AO Versículo 19. Uma Mudança de " obras " fruto 'n 'é de suma Importância PORQUE removedor Uma ênfase do Esforço Humano . Significativo Que É O USO Paulo singular ' fruto ' E não o plural ' frutos '.

Uma Lista dos Encabeçando ESTÁ ágape Que aparece semper AO final Catálogos das virtudes e Manifestações Deste MoDo Como Princípio e Fundamento de Todas Como demais virtudes . Este amor Foi Derramado em Nossos Corações com o ESPÍRITO SANTO e se manifesta nd fé amor enquanto ' Meu ' . Ele dirigi - SE UM DEUS (Rm 8,28 ; 1 Co 2.9) , a AO CRISTO e Próximo (Rm 13.8,10 ; Gl 5.13,14 ). O amor de JESUS CRISTO ESTÁ Dentro dos Nossos Corações, tendão Sido Derramado Pelo ESPÍRITO SANTO Que Atua Como Força vital divina Que FUNDE de Todos os Carismas , permanente ee invariável . "( SOARES, Germano. Comentário de Gálatas . Rio de Janeiro. 1. ed. CPAD , 2009, p.134 ).



Vocabulario

Carisma : gr . D. Graça, benefício. O termo É USADO Parágrafo designar OS dons Distribuídos Pelo Espírito Santo.


BIBLIOGRAFIA SUGERIDA

HORTON , Stanley. I e II Corintios : Os Problemas da Igreja SUAS e Soluções . Rio de Janeiro. 1.ed. CPAD , 2003.

SOARES, Germano. Comentário de Gálatas . Rio de Janeiro. 1.ed. CPAD , 2009.

Saiba Mais Pela Revista Ensinador Cristão CPAD , n º 4


QUESTIONÁRIO DA LIÇÃO 12 - O TRÍPLICE PROPÓSITO DA PROFECIA
Responda conforme a REVISTA DA CPAD DO 2 º Trimestre de 2010
Complete com marca Espaços vazios OS e " V ", com Como Respostas corretas e " F falsas "como .

TEXTO ÁUREO
1- Complete:
"Mas o que ______________________ fala aos ___________________ para edificação, _____________________ e consolação" (1 Co 14.3).

VERDADE PRÁTICA
2- Complete:
Através do dom de profecia, o ESPÍRITO SANTO ____________________ e ______________________ a fé dos crentes, despertando-os espiritualmente e confortando-lhes a ________________________.

INTRODUÇÃO
3- Como é o dom de profecia?
( ) A profecia, em si mesma, é uma revelação divina, pois trata-se de um oráculo vindo da parte de DEUS.
( ) Quem profetiza está falando em nome do Senhor e, portanto, transmitindo ao povo a vontade divina.
( ) É para a edificação, exortação, consolação e santificação da Igreja.
( ) É uma transmissão de poder de crente para crente.

I- OS DONS ESPIRITUAIS
4- Qual era a situação da igreja em Corinto, quanto aos dons? Complete:
A manifestação dos dons já era bem __________________________ no meio do povo de DEUS (1 Coríntios 12 a 14). Mas, posto que ocorresse _______________________ na prática dos dons espirituais, devido à inexperiência daquela igreja, que ainda enfrentava problemas de ________________________ espiritual (4.7,18) e ________________________ (11.18), entre outros, o apóstolo foi constrangido e inspirado pelo ESPÍRITO a escrever aos irmãos coríntios, para que tais distorções fossem corrigidas. Paulo conscientiza a igreja que todos os que receberam dons espirituais do Senhor podem e devem _______________________________-los com sabedoria, prudência e humildade.

5- Qual é o Conceito (vv.4-6) para dons, em 1 Coríntios?
( ) A expressão grega que aparece em 1 Coríntios 14.1 é traduzida como "as coisas espirituais".
( ) No versículo 4, o apóstolo Paulo chama de charisma - dom - ou de ministério, no versículo 5, e de operação, no versículo 6.
( ) Uma diversidade dessas manifestações, todavia, sempre mostrando que a fonte é uma só: DEUS, o Pai, o Filho e o ESPÍRITO SANTO, que formam a Santíssima Trindade.
( ) As manifestações dos dons não devem ser usadas para ostentação, como vinha acontecendo em Corinto, pois "a manifestação do ESPÍRITO é dada a cada um para o que for útil".

6- Quais são os nove dons do ESPÍRITO SANTO, como registrados em 1Co 12?
( ) Palavra da sabedoria, palavra da ciência, fé, dons de curar, operação de maravilhas, profecia, discernimento de espíritos, variedade de línguas e interpretação de línguas.
( ) Palavra da sabedoria, palavra da ciência, fé, dons de curar, operação de maravilhas, profecia, revelação, variedade de línguas e interpretação de línguas.

7- Dê uma ilustração sobre os dons: Complete:
A Bíblia ressalta que o ESPÍRITO opera segundo a sua ____________________ na distribuição desses dons (12.11). Ainda nesse mesmo capítulo (vv.12-27), o apóstolo ilustra o uso desses dons na Igreja, comparando a sua boa e ____________________________ utilização ao corpo humano, no qual cada membro tem uma função diferente e, mesmo assim, um depende do outro, sendo todos igualmente importantes. Na Igreja, que é o corpo de CRISTO - "vós sois o corpo de CRISTO e seus membros em particular" (v.27), não deveria ser diferente. O capítulo 12 encerra-se, ensinando aos crentes a buscarem os "__________________________ dons". Nesse momento, Paulo introduz o tema do capítulo seguinte, o _____________________________, que ele chama de "caminho mais excelente" (12.31).

II- A IMPORTÂNCIA DO AMOR
8- Qual era o maior problema entre os coríntios, com relação ao uso dos dons?
( ) Como eles possuíam todos os dons, ficaram desestimulados a continuarem na igreja.
( ) A maneira como Paulo escreve parece indicar que havia em Corinto uma competitividade na busca e utilização dos dons espirituais entre os crentes desta igreja.
( ) O capítulo 14 inteiro Paulo trata de dois deles: línguas e profecia (Em torno de ambos, havia muita indisciplina no culto).
( ) Os coríntios tinham de entender que é DEUS quem concede os dons, e cada um desses tem a sua importância no Corpo de CRISTO. (Portanto, eles não tinham de que se gloriar).

9- Qual a relação entre a caridade e os dons (14.1)?
( ) A caridade é um sentimento humano passageiro, enquanto que os dons são uma manifestação superior, pois são de DEUS.
( ) Paulo incentiva os crentes a buscar os dons espirituais: "Segui a caridade e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar".
( ) A busca pelos dons, porém, deve ser feita com amor, não tendo como motivação a disputa; tudo tem de ser feito com decência e ordem.

10- O que acontece com os dons sem a caridade (amor)?
( ) Profetizar, ou exibir qualquer das manifestações do ESPÍRITO SANTO sem a prática do amor pode resultar em crescimento espiritual.
( ) Profetizar, ou exibir qualquer das manifestações do ESPÍRITO SANTO sem a prática do amor em nada resulta, afirma o apóstolo em 1 Coríntios.
( ) Profetizar, ou exibir qualquer das manifestações do ESPÍRITO SANTO sem a prática do amor em nada resulta, afirma o apóstolo em 2 Coríntios.

11- Qual a diferença entre os dons e o amor, quanto à perenidade?
( ) Os dons são eternos, pois são do ESPÍRITO SANTO, já o amor é passageiro, é um sentimento humano.
( ) O amor é mais importante que os dons espirituais, pois ele nos acompanhará até mesmo no céu.
( ) Os dons espirituais são transitórios (13.8-10,13). Eles cessarão com o fim das atividades da Igreja de CRISTO na terra, o amor é eterno.

III- O DOM DE PROFECIA (14.3)
12- Quanto à Edificação, como devem ser as profecias?
( ) Todas as profecias devem ser devidamente julgadas à luz da Bíblia, a fim de que não venham causar confusão à igreja nem abalar a fé dos mais fracos.
( ) Há certos grupos que, sem o conhecimento do pastor, reúnem-se em casas e põem-se a profetizar segundo o seu bel prazer, com o intuito de manipular a fé dos imprudentes.
( ) As profecias devem ser autônomas, pois só têem uma fonte que é DEUS.
( ) Não podemos esquecer-nos de que um dos principais objetivos da profecia é a edificação dos fiéis.

13- Quanto à Exortação, como devem ser as profecias? Complete:
A palavra original aqui para "exortação" é paraklēsis, de onde procede o substantivo parákletos - "defensor, advogado, intercessor, auxiliador, consolador, ______________________________" - que JESUS empregou para referir-se ao ESPÍRITO SANTO (Jo 14.16,26; 15.26; 16.7). O referido termo também é empregado para o próprio CRISTO e traduzido por "_____________________________" (1 Jo 2.1). Todos esses significados revelam a missão da profecia, pois o ESPÍRITO inspira o profeta a animar, despertar, alertar e falar palavras de __________________________________ tanto à Igreja como a alguém em particular.

14- Quanto à Consolação, como devem ser as profecias?
( ) A consolação pelo ESPÍRITO fortalece a fé, produz nova expectativa, renova a esperança e elimina os temores.
( ) Ajuda no fortalecimento e edificação da Igreja.
( ) A consolação pelo ESPÍRITO ajuda o crente a se conformar com as doenças e os problemas.
15- por que o apóstolo Paulo insiste e incentiva os crentes a buscarem essa dádiva celestial, o dom de profecia?
( ) Por causa desse duplo propósito do dom de profecia: Edificação e Exortação.
( ) Por causa desse tríplice propósito do dom de profecia: Edificação, Exortação, Consolação.
( ) Por causa desse quádruplo propósito do dom de profecia: Edificação, Exortação, Consolação e Revelação.

CONCLUSÃO
16- Complete:
Problemas no ______________________________ do dom de profecia na igreja são recorrentes; existem desde os dias apostólicos. Isso, no entanto, não é motivo para se _____________________________ a manifestação do ESPÍRITO SANTO. O apóstolo Paulo, que lidou com tais problemas, nunca deixou de _________________________ a busca do referido dom. Não devemos desprezar as ________________________ (1 Ts 5.20). Que o Senhor nos abençoe e conceda-nos ______________________ para vivermos nos domínios inefáveis do ESPÍRITO. Contudo, que todas as coisas sejam feitas "com decência e ordem", segundo a ____________________________ bíblica (1 Co 14.39,40).

RESPOSTAS DO QUESTIONÁRIO EM http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm

AJUDA
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias , CD's, DVD 's, Livros e Revistas . BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD NA TV, INCLUSIVE DE Lição - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.

Nosso novo endereço: http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/

Veja vídeos em http://ebdnatv.blogspot.com , nsa http://www.ebdweb.com.br/ - Ou seguintes sites : 4Shared , BauCristao , Dadanet , Dailymotion, GodTube , Google, Magnify, MSN, Multiply, Netlog , Space, Videolog , WeShow , Yahoo, Youtube.
Veja Também - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao10-ldc-osdonsespirituais.htm