Lição 9, O Milagre Está em Sua Casa

Lição 9, O Milagre Está em Sua Casa
4º Trimestre de 2016 - Título: O DEUS de Toda Provisão - Esperança e Sabedoria Divina para a Igreja em meio às Crises
Comentarista: Pr. Elienai Cabral
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm
AQUI VOCÊ VÊ PONTOS DIFÍCEIS DA LIÇÃO - POLÊMICOS
Ajuda para a lição - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/licao10-eemp-1tr13-haummilagreemsuacasa.htm
 
 
TEXTO ÁUREO“Pois o SENHOR, vosso Deus, é o Deus dos deuses [...], que não faz acepção de pessoas, nem aceita recompensas; que faz justiça ao órfão e à viúva e ama o estrangeiro, dando-lhe pão e veste.” (Dt 10.17,18)
 
 
VERDADE PRÁTICAEm tempos de crises Deus realiza o impossível e o extraordinário.
 
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda - 2 Rs 2.8 Eliseu divide as águas do Jordão
Terça - 2 Rs 4.1-7 Eliseu multiplica o azeite da viúva de um dos filhos dos profetas
Quarta - 2 Rs 4.19-35 Eliseu ressuscita o filho de uma sunamita
Quinta - 2 Rs 4.42-44 Eliseu multiplicou os pães para cem homens
Sexta - 2 Rs 5.9-14 Eliseu indicou a cura da lepra de Naamã
Sábado - 2 Rs 6.6,7 Eliseu fez o machado flutuar
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 2 Reis 4.1-71 - E uma mulher das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor a levar-me os meus dois filhos para serem servos.  2 - E Eliseu lhe disse: Que te hei de eu fazer? Declara-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. 3 - Então, disse ele: Vai, pede para ti vasos emprestados a todos os teus vizinhos, vasos vazios, não poucos. 4 - Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o azeite em todos aqueles vasos, e põe à parte o que estiver cheio. 5 - Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam os vasos, e ela os enchia. 6 - E sucedeu que, cheios que foram os vasos, disse a seu filho: Traze-me ainda um vaso. Porém ele lhe disse: Não há mais vaso nenhum. Então, o azeite parou. 7 - Então, veio ela e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.
 
OBJETIVO GERALRessaltar que em tempos de crise Deus opera o impossível.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apontar a crise financeira pela qual a viúva que procurou Eliseu passava;
Mostrar que Deus realiza milagres;
Enfatizar que Deus dá a provisão na medida certa.
 
PONTO CENTRAL - Em tempos de crises, Deus realiza milagres.

Resumo da 
Lição 9, O Milagre Está em Sua Casa
I - UMA FAMÍLIA EM DIFICULDADES
1. A crise das dívidas.
2. O risco de perder os filhos.
3. A viuvez.
II - DEUS REALIZA MILAGRES
1. A fé do profeta.
2. A viúva procura Eliseu.
3. Deus utiliza aquilo que temos.
III - PROVISÃO NA MEDIDA CERTA
1. Preparação para receber o milagre.
2. Provisão abundante.
3. Fé em ação.

SÍNTESE DO TÓPICO I - A família da viúva que foi procurar a ajuda de Eliseu estava correndo sérios riscos.
SÍNTESE DO TÓPICO II - Deus não mudou. Ele continua a realizar milagres.
SÍNTESE DO TÓPICO III - Deus nos concede a sua provisão na medida certa.
 
*Escravos
"Nos tempos do Antigo Testamento, uma família de uma pessoa podia ser tomada e vendida para escravidão temporária para pagar uma dívida devida pelo pai. O ato de Eliseu demonstrou a preocupação de Deus pela viúva e pelo órfão que simbolizam o afligido pela pobreza e pela fraqueza no AT.
Óleo de oliva refinado era usado em cozimento, cosméticos e queimado como combustível na iluminação e era sempre mantido em combustão, mesmo na casa mais pobre dos hebreus. Podia ter sido facilmente vendido pela viúva, a dívida paga e, assim, as necessidades da própria família seriam atendidas."
Para conhecer mais leia, Guia do Leitor da Bíblia, CPAD, p.245
 
PARA REFLETIR - A respeito do milagre está em sua casa, responda:
Quem deveria sustentar as viúvas?
As viúvas eram sustentadas pelos filhos e parentes mais próximos.
O que aconteceria se a viúva não pagasse as dívidas?A mulher corria o risco de perder seus dois filhos para os credores. Eles poderiam ser vendidos como escravos para saldar a dívida.
Qual foi a primeira pergunta do profeta para a viúva? A primeira pergunta foi: O que você tem?
O que a viúva tinha em sua casa?Uma botija de azeite.
O que você tem em suas mãos para ver o milagre de Deus?Resposta pessoal.
 
CONSULTE
 
Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 68, p40.
SUGESTÃO DE LEITURA

O Livro Completo das Promessas Bíblicas, Um Ato de Deus?,  Mulheres que Ouviram a Voz de Deus
 
COMENTÁRIOS DE DIVERSOS AUTORES E LIVROS COM ALGUMAS MODIFICAÇÕES DO Ev. LUIZ HENRIQUE
PONTOS DIFÍCEIS E POLÊMICOS
AZEITE QUE FOI AUMENTADO ERA DE UNÇÃO? Não nos esqueçamos de que a outra viúva usava o azeite para fazer bolos (profeta Elias). Esse azeite do milagre de Eliseu era para ser vendido depois e isso indica que não é o azeite de unção, pois o mesmo jamais poderia ser vendido. Também o azeite usado para unção não era só feito de azeite. Por que uma viúva usava azeite para cozinhar e a outra o azeite era o azeite de unção? Não creio que o profeta multiplicaria o azeite da viúva para ser vendido se fosse azeite de unção, pois este só podia ser usado por profetas de DEUS especialmente escolhidos por DEUS.
 
משחה mishchah ou משׂחה moshchah Óleo da unção

 שמן shemen - Óleo da azeitona apenas - azeite (este que a mulher tinha)
 
A mulher dos filhos dos profetas pode ser a mulher de um dos filhos do profeta Obadias. Não tem na bíblia tal afirmação. Alguns até acham que era do próprio Obadias e que suas dívidas aconteceram por ter ele gastado muito para sustentar os cem profetas de DEUS para não serem assassinados por Acabe e Jezabel.
1 Rs 18.4 Porque sucedeu que, destruindo Jezabel os profetas do Senhor, Obadias tomou cem profetas, e de cinqüenta em cinqüenta os escondeu numa cova, e os sustentou com pão e água.
 
Nós somos a casa de DEUS na Terra, os vasos que precisam ser cheios de DEUS. O azeite foi colocado no dia em que aceitamos a JESUS como Salvador e Senhor (ESPÍRITO SANTO). A vasilha ainda estava vazia, então veio mais azeite e recebemos o batismo no ESPÍRITO SANTO e ficamos cheios, mas ainda veio mais azeite e recebemos os dons do ESPÍRITO SANTO E ficamos transbordando para as pessoas este azeite.
 
Resumo Rápido da Lição 9, O Milagre Está em Sua Casa (Ev. Henrique)
INTRODUÇÃO
Veremos a história bíblica de uma viúva de um dos filhos dos profetas que estava em dificuldades financeiras e não podia pagar uma dívida. Esta mulher tinha dois filhos, provavelmente adolescentes. Os credores chegaram, e para que ela saldasse sua dívida, decidiram levar seus filhos como escravos. A mulher então busca por socorro em DEUS, cujo representante era o profeta Eliseu.
I - UMA FAMÍLIA EM DIFICULDADES
1. A crise das dívidas.
A bíblia não nos revela nem o nome da mulher viúva, nem de seus dois filhos e nem do marido falecido. Sabemos que o profeta Eliseu conhecia o marido desta mulher e que muito provavelmente este teria sido seu aluno na escola de profetas que agora era dirigida por Eliseu em substituição ao profeta Elias que havia sido levado vivo para o céu em uma carruagem de fogo.
O marido falecido, ao que tudo indica, havia deixado uma grande dívida que a esposa não podia pagar. A única esperança daquela mulher era de que seus filhos a pudessem ajudar para que não passasse fome.
2. O risco de perder os filhos.
Nestes casos os credores se não recebessem em dinheiro ou em alimentos ou animais, poderiam receber a dívida daquela mulher levando seus dois filhos como escravos até que a dívida fosse paga. Eles trabalhariam para pagar ou seriam vendidos como escravos para que a dívida fosse paga.
3. A viuvez.
Quando casada a mulher era sustentada por seu marido e em raríssimos casos também trabalhava em alguma atividade extra lar. Caso perdesse o marido poderia ser sustentada por parentes ou por filhos. Uma mulher viúva, nesses dias, caso não tivesse quem a sustentasse, ou seria escrava de alguém, ou seria uma prostituta, ou seria remida, se não tivesse filhos.
II - DEUS REALIZA MILAGRES
1. A fé do profeta.
Neste mesmo capítulo encontramos 4 milagres de DEUS através do profeta Eliseu, dentre os 14 milagres que DEUS operou através dele (profeta Elias foi usado em 7). Os 4 milagres são:
- Da multiplicação do Azeite; Ressurreição do Filho da Sunamita; Comida da Panela Purificada e Multiplicação de pães.
Eliseu era agora o substituto do profeta Elias e com a responsabilidade sobre a escola de profetas fundada pelo profeta Samuel, dirigida depois pelo profeta Elias e agora por ele, Eliseu.
Nesses dias um profeta era representante de DEUS na Terra, era ele que também ungia os reis. Quem quisesse consultar a DEUS ou lhe fazer um pedido se dirigia ao profeta. Hoje o véu está rasgado e temos livre acesso a DEUS. Também hoje temos milhares de profetas de DEUS, mas podemos escolher entre consultar a eles ou não. Suas mensagens são importantes, mas devem ser julgadas antes de cridas. Um grande exemplo de profeta no Novo testamento foi Ágabo que previu tanto uma grande fome quanto a prisão de Paulo.
2. A viúva procura Eliseu.
Quando a mulher viúva vai ao profeta Eliseu e clama por ajuda, a fé de Eliseu é estimulada pelo ESPÍRITO SANTO e ele se interessa por ajudá-la.
O profeta lhe faz duas perguntas? "Que te hei de eu fazer? Declara-me que é o que tens em casa".
É evidente que a mulher não sabia o que o profeta poderia fazer para ajudá-la a não ser interceder por ela junto a DEUS. Ela usa como argumento que seu esposo, quando vivo, era temente a DEUS. Quem sabe, até um homem com muitas boas obras diante de DEUS. Alguns acham que este filho dos filhos dos profetas que era o esposo falecido desta mulher era o profeta Obadias, ou então um filho seu. Também acham que esta dívida poderia ser nas padarias onde comprou pão para sustentar 100 profetas de DEUS que foram escondidos por ele para não serem mortos por Jezabel, esposa do rei Acabe (1 Rs 18.4).
3. Deus utiliza aquilo que temos.
O profeta, inspirado pelo ESPÍRITO SANTO e sabendo do poder de DEUS para suprir necessidades, lhe pede para dizer o que ela tinha em casa para ser usado em um milagre de DEUS.
A única coisa que restara naquele lar era uma botija de azeite, assim como na casa da outra viúva, de Sarepta, que o profeta Elias fora sustentado por ela que também só tinha uma botija de azeite de resto em sua casa.
III - PROVISÃO NA MEDIDA CERTA
1. Preparação para receber o milagre.
Seria importante seguir as orientações do profeta Eliseu para que o milagre surtisse o efeito necessário para pagamento da dívida e subsistência da viúva e de seus filhos (2 Reis 4:3,4). 2. Provisão abundante.
A viúva que tinha somente uma botija de azeite agora estava rica. Sua casa estava cheia de vasilhas com azeite e ainda sobrou a botija original cheia de azeite, mas não havia mais vasilhas vazias para serem cheias.
3. Fé em ação.
Estas eram as instruções::
1- Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias (Emprestado e não comprado. Vasilhas vazias - seriam devolvidas depois, pois o azeite deveria ser guardado em um grande tonel.)
2- não poucas (Tinha que ser muitas para que sobrasse para sustentá-los depois de paga a dívida))
3- Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos (O milagre era só para ela e seus filhos somente e também correriam o risco dos credores verem e pegarem mais do que sua dívida era)
4- e deita o azeite em todas aquelas vasilhas (era para pegar a botija pequena e derramar o azeite nas vasilhas que estavam vazias)
5- e põe à parte a que estiver cheia (Era para ficar na mão a botija original com o azeite do milagre e todas as vasilhas que eram cheias deveriam ser colocadas a parte, em algum espaço vazio da casa).
Agora a mulher vai ao profeta para dizer que havia seguido suas instruções e sua casa estava cheia de azeite. O próximo passo o profeta lhe orientaria a dar segundo a inspiração de DEUS.
Esta é a direção de DEUS: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto (2 Reis 4:7) - Pelo que entendemos, ela deveria vender o que fosse necessário para pagar a dívida e com a sobra poderia sobreviver até seus filhos serem grandes e darem conta de sustentar seu lar e suas famílias.
CONCLUSÃO
DEUS é um DEUS de provisão. Jamais um servo seu passa fome ou necessidade de vestuário. DEUS cuida de nós. Confiemos, pois eu mesmo tenho testificado desse cuidado de DEUS em minha vida. São 8 meses desempregado e sendo mantido por DEUS através de servos de DEUS sensíveis à voz do ESPÍRITO SANTO que têm enviado contribuições em minha conta para que eu me sustente e também à minha família, inclusive uma filha que está na África (Moçambique).l Glória a DEUS.
 
AJUDA:
LIÇÃO 10, HÁ UM MILAGRE EM SUA CASA - LIÇÕES BÍBLICAS - 1º Trimestre de 2013 - CPAD - Para jovens e adultos
Tema: Elias e Eliseu um Ministério de Poder para toda a Igreja. - Comentário: Pr. José Gonçalves Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm  
 
 
TEXTO ÁUREO 
"Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o azeite em todos aqueles vasos, e põe à parte o que estiver cheio" (2 Rs 4.4). 
 
 
VERDADE PRÁTICA 
A história da multiplicação do azeite da viúva mostra claramente que o Senhor é soberano e gracioso para suprir todas as necessidades de seus filhos 
 
 
LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - 2 Reis 4.1-7
1 E uma mulher das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor a levar-me os meus dois filhos para serem servos. 2 E Eliseu lhe disse: Que te hei de eu fazer? Declara-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. 3 Então, disse ele: Vai pede para ti vasos emprestados a todos os teus vizinhos, vasos vazios, não poucos. 4 Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o azeite em todos aqueles vasos, e põe à parte o que estiver cheio. 5 Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam os vasos, e ela os enchia. 6 E sucedeu que, cheios que foram os vasos, disse a seu filho: Traze-me ainda um vaso. Porém ele lhe disse: Não há mais vaso nenhum. Então, o azeite parou. 7 Então, veio ela e o fez saber ao homem de DEUS; e disse ele: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.
 
Aprenderemos aqui que não falta azeite, faltam vasilhas para serem cheias.
Não faltam viúvas (necessitados), faltam quem as ame e as ajude.
Não faltam crentes, faltam Homens de DEUS.
 
É muito bom quando alguém é chamado pelo nome por DEUS – Ex. Elizeu e Paulo.
7 anos de preparo de Elizeu.
Só Moisés no AT foi mais usado que Eliseu.
Depois de abrir o Jordão Eliseu já conhecido agora como profeta de DEUS, inicia seu ministério de milagres em Israel.
 
Esta lição com o tema “Há um milagre em sua casa” revela-nos o amor, a compaixão e o cuidado de DEUS por uma pobre viúva de um profeta de DEUS e seus dois filhos.
Cada um de nós como casa de DEUS (Jo 17), tabernáculo, morada de DEUS na terra, templo do ESPÍRITO SANTO (1 Co 6.19), temos a responsabilidade de ministrarmos aos outros o que recebemos, pois o poder de DEUS reside em nós. Em Atos diz JESUS: Recebereis poder ao descer sobre vós o ESPÍRITO SANTO.
 
Milagres devem ser corriqueiros no meio da Igreja que se diz pentecostal, se diz igreja cristã, pois DEUS confirma com sinais, prodígios e maravilhas os que são seus.
Em Corinto, apesar dos pecados, a igreja possuía crentes dotados com os dons do ESPÍRITO SANTO, imagine nossa igreja de hoje com crentes tão santos! Deveríamos ser todos cheios do ESPÍRITO SANTO e cada um deveria ter pelo menos um dom do ESPÍRITO SANTO em operação na sua vida.
 
Exemplo:
Atos 2.22 – JESUS, varão aprovado com maravilhas, prodígios e sinais, que DEUS por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;
Mc 16.20 E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.
1 Coríntios 4:20 Porque o reino de DEUS não consiste em palavras, mas em poder.
Mateus 22:29 JESUS, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de DEUS.
1 Coríntios 2:5Para que a vossa fé não se apoiasse em sabedoria dos homens, mas no poder de DEUS.
Romanos 15:19 Pelo poder dos sinais e prodígios, na virtude do ESPÍRITO de DEUS; de maneira que desde Jerusalém, e arredores, até ao Ilírico, tenho pregado o evangelho de JESUS CRISTO.
2 Coríntios 4:7 Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de DEUS, e não de nós.
1 Pedro 4:11 Se alguém falar, fale segundo as palavras de DEUS; se alguém administrar, administre segundo o poder que DEUS dá; para que em tudo DEUS seja glorificado por JESUS CRISTO, a quem pertence a glória e poder para todo o sempre. Amém.
Atos 6:8 E Estêvão, cheio de fé e de poder, fazia prodígios e grandes sinais entre o povo. 
1 Coríntios 4:19 Mas em breve irei ter convosco, se o Senhor quiser, e então conhecerei não as palavras dos que andam ensoberbecidos, mas o poder.
João 2:23 E, estando ele em Jerusalém pela páscoa, durante a festa, muitos, vendo os sinais que fazia, creram no seu nome.
Atos 8:6 E as multidões unanimemente prestavam atenção ao que Filipe dizia, porque ouviam e viam os sinais que ele fazia;
João 6:2 E grande multidão o seguia, porque via os sinais que operava sobre os enfermos.
Atos 2:43 E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.
Atos 4:3 Enquanto estendes a tua mão para curar, e para que se façam sinais e prodígios pelo nome de teu santo Filho JESUS.
Atos 15:12 Então toda a multidão se calou e escutava a Barnabé e a Paulo, que contavam quão grandes sinais e prodígios DEUS havia feito por meio deles entre os gentios.
Não é o sinal que confirma a Palavra que pregamos, mas é DEUS que faz o milagre para comprovar que ELE é quem está presente e que a Palavra pregada será sua palavra.
 
Veja que o milagre vem primeiro e depois a Palavra em vários textos de Atos.
Dom de línguas em - Atos 2.11.
Cura do paralítico em - Atos 3.6.
Pedro e Tabita ou Dorcas Atos 9.40.
Paulo e o paralítico de Listra - Atos 14.8.
Paulo e  jovem, que tinha espírito de adivinhação - Atos 16:16
 
Muitas vezes o milagre pode ocorrer para identificar o homem que fala em nome de DEUS, confirmando sua autoridade.
Exemplo - Moisés perante faraó.
Elias por vezes disse - Se eu sou homem de DEUS...
2 Reis 1:10 Mas Elias respondeu, e disse ao capitão de cinqüenta: Se eu, pois, sou homem de DEUS, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então fogo desceu do céu, e consumiu a ele e aos seus cinqüenta.
2 Reis 1:12 E respondeu Elias: Se eu sou homem de DEUS, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então o fogo de DEUS desceu do céu, e o consumiu a ele e aos seus cinqüenta.
Atos 2.22 – JESUS, varão aprovado com maravilhas, prodígios e sinais, que DEUS por ele fez no meio de vós, como vós mesmos bem sabeis;
 
Muitas vezes os milagres vêem para confirmar a Palavra pregada também.
E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.
Marcos 16:20
E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.
Marcos 16:20
Marcos 16:20 E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém.
 
Mulher de um dos profetas, talvez do Obadias que fez dívidas para sustentar os 100 profetas escondidos por ele segundo Flávio Josefo. Não creio que seja Obadias, pois a bíblia o teria citado por nome. pode até ser um filho de Obadias o profeta que havia morrido e deixado a mulher viúva com seus dois filhos.
Morreu um profeta, homem de DEUS, pobre, mas DEUS se incumbiu de pagar suas dívidas depois de morto devido à lei assim ensinar que os filhos poderiam ser levados como escravos por sete anos para saldarem a dívida de seus pais.
AZEITE QUE FOI AUMENTADO ERA DE UNÇÃO? Não nos esqueçamos de que a outra viúva usava o azeite para fazer bolos (profeta Elias). Esse azeite do milagre de Eliseu era para ser vendido depois e isso indica que não é o azeite de unção, poios o mesmo jamais poderia ser vendido. Também o azeite usado para unção não era só feito de azeite. Por que uma viúva usava azeite para cozinhar e a outra o azeite era o azeite de unção? Não creio que o profeta multiplicaria o azeite da viúva para ser vendido se fosse azeite de unção, pois este só podia ser usado por profetas de DEUS especialmente escolhidos por DEUS.
 
 
 
O ÓLEO DA UNÇÃO - SUA COMPOSIÇÃO. Era composto de "principais especiarias": mirra, canela aromática, cálamo aromático, cássia e azeite de oliveiras. (Ver Ex 30.22-25). Era o "azeite da santa unção".
Morreu um profeta, homem de DEUS, pobre, mas DEUS se incumbiu de pagar suas dívidas depois de morto devido à lei assim ensinar que os filhos poderiam ser levados como escravos por sete anos para saldarem a dívida de seus pais.
 
Há Um Milagre em Sua Casa
Ev. Renato Bromochenkel
 
Neste capítulo estudaremos o texto bíblico sobre a multiplicação do azeite na casa da viúva (2 Rs 4.1-7). Não há dúvidas de que esta é uma das mais surpreendentes passagens bíblicas. Nela vemos o pouco ficar muito, a escassez se converter em abundância e o vazio ficar cheio! Vemos ainda como a graça de DEUS alcança os corações desesperados. Esse texto, portanto, é bem claro em revelar que os milagres acontecem primeiramente em decorrência da bondade de DEUS e cm resposta a uma fé obediente.
 
“E o azeite parou” (2 Rs 4.6).
Sabemos que à luz da Escritura, o azeite é um dos muitos símbolos do ESPÍRITO SANTO e podemos usá-lo de forma apropriada como uma metáfora para ilustrá-lo. A pergunta a ser feita no atual contexto evangélico brasileiro é: Por que o azeite está parando? Dizendo isso de uma outra forma, por que a influência do ESPÍRITO SANTO em nosso meio parece estar diminuindo? Por que os pentecostais, que já somam mais de meio bilhão de seguidores, parecem influenciar cada vez menos o mundo a sua volta? Alguma coisa parece estar errada ou no mínimo fora de lugar.
Acredito que esse capítulo traz uma resposta satisfatória para nós. Vamos analisá-lo de uma forma mais detalhada e detectar porque o atual avivamento aviva cada vez menos!
 
Por que o azeite está parando?
Em primeiro lugar, o azeite pára quando ele não está sendo usado na esfera familiar — ‘Dize-me que é o que tens em casa” (2 Rs 4.2). Essa foi a pergunta feita pelo profeta Eliseu. Todo avivamento genuíno tem início a partir da família. Sem famílias renovadas não há avivamento. Recentemente o escritor norte-americano Wayne Gruden escreveu um livro intitulado: Famílias Fortes, Igrejas Fortes. É a pura verdade. O contrário também é verdade — famílias fracas, igrejas fracas! Por que estamos vivendo um avivamento que parece cada vez mais influenciar cada vez menos? Queremos uma igreja revitalizada, mas as famílias estão doentes e por essa razão os avivamentos são tão superficiais.
Aqui cabe a pergunta: o que temos em casa? Quem somos na igreja é um reflexo do que temos em casa. Quando Paulo escreveu sobre as qualificações exigidas para os ministros do evangelho, ele pôs a família na ordem de prioridade (1 Tm 3.2,4).
Aqui está o modelo ideal de família e de um ministério autêntico. Ainda lembro da norte-americana que foi professora de Novo Testamento no Seminário. Aquela amada professora fora missionária por longos anos na China e viera concluir seu ministério como professora de Novo Testamento e Teologia Bíblica naquele Seminário. Ela costumava dizer que o obreiro que tivesse filhos indisciplinados ou desviados do evangelho estava desqualificado para liderar. Segundo ela, o pastor que se encontrava nessa situação deveria pedir uma licença para cuidar da família. Nós sabíamos que não se tratava de uma análise superficial, mas a reflexão de alguém que devotou toda a sua vida ao ministério, inclusive escolhendo ser celibatária para melhor servir ao Senhor.
Muitos anos já se passaram depois que ouvi aquelas palavras, mas elas continuam ecoando em minha mente. Será que estamos levando a sério essas recomendações do apóstolo, pondo a família em lugar de destaque no ministério? Infelizmente muitos obreiros não educaram seus filhos e muito menos os criaram sob disciplina. A consequência disso são frequentes escândalos envolvendo filhos de pastores. E o que é pior, parece que nos encontramos totalmente despreparados para enfrentar uma cultura mundanizada.
Não tenho dúvidas de que o advento da cultura pós-moderna abriu uma fissura enorme na tradição cristã ocidental. Com o advento da pós-modernidade a partir dos anos 60 e 70, uma era de incerteza e de verdades fragmentadas passaram a imperar em todos os segmentos da sociedade, inclusive mudando a sua cosmovisão. Antes, os valores judaico-cristãos dominavam em nossa cultura ocidental, mas com o advento do pós-modernismo, novos valores passaram a nortear a nossa forma de pensar. Parece que a igreja foi pega de surpresa e seus líderes ficaram como barco à deriva sem saber bem o que fazer. Quando um paradigma cai, ensinou Thomas Kuhn em sua teoria das revoluções científicas, um outro paradigma ocupa o lugar do antigo. O problema é que muitas vezes não há um modelo devidamente estruturado para preencher o espaço deixado pelo antigo paradigma que deixou de existir.
Traduzindo isso em palavras mais simples, quando o modelo pós-moderno de enxergar as coisas chegou oficialmente, ficamos a observar os valores tradicionais que protegiam nossa sociedade, e consequentemente nossas famílias, serem pulverizados e ficamos apenas assistindo a tudo isso sem dar uma resposta, à altura, a esse ataque. Muitos anos depois, os pastores, teólogos e filósofos cristãos acordaram para a seriedade da coisa e passaram a atacar de forma sistemática esse sistema maligno que fragmentou a estrutura dos valores da cultura judaico-cristã. Infelizmente parece que a reação aconteceu muito tarde e hoje vemos uma nova cosmovisão imperando em nossa sociedade e ditando como deve ser a vida do nosso povo e consequentemente de nossas famílias.
 
O que fazer, pois diante desse desafio cultural emergente? O que tens em tua casa? Que valores estão norteando a nossa família? Será que são valores cristãos que estão orientando a nossa fé ou é um paganismo cristianizado? Como confrontar esse novo paradigma?
 
O azeite para quando a porta não está fechada — Porta fechada fala de fechar a porta para o mundo, para os costumes e paradigmas do mundo (observação nossa). Muitas vezes DEUS faz o milagre de portas fechadas para não nos expor diante das multidões - Você suporta seu problema em segredo? DEUS o está vendo e vai realizar seu milagre de portas fechadas (observação nossa).
 
Em terceiro lugar, o azeite para quando a estrutura fica inadequada — “Não há mais vasilha nenhuma” (2 Rs 4.6). O azeite parou porque não cabia mais nas vasilhas ou porque a estrutura ficou inadequada para o tamanho do milagre. O pentecostalismo surgiu como um “Movimento” e não como uma denominação! Isso é importante porque nenhuma denominação pode reivindicar sua patente. O pentecostes não pode ser patenteado! O que parece estar acontecendo no atual avivamento brasileiro é a inadequação das estruturas existentes para conter o azeite pentecostal. A nossa estrutura parece se assemelhar com as cisternas do tempo do profeta Jeremias que não podiam conter água: “Porque dois males cometeu o meu povo: a mim me deixaram, o manancial de águas vivas, e cavaram cisternas, cisternas rotas, que não retém as águas.” (Jr 2.13).
 
Em quarto lugar, o azeite pára quando não há prestação de contas — “Vende o azeite e paga a tua dívida” (2 Rs 4.7). Há um avivamento brasileiro que é totalmente inconsequente. Ninguém presta contas de nada! É escândalo por cima de escândalo! A imprensa mostra, quase que diariamente, os truques usados por pregadores midiáticos para arrancar dinheiro de seus fiéis. Temos um clero com a mesma estrutura do período medieval onde os privilégios se tornaram escandalosos e isso pode ser facilmente observado. Basta verificarmos os super salários pagos a muitos líderes religiosos para constatar esse fato. Há líderes enriquecendo à custa do espólio das igrejas.
 
Recentemente procuramos cantores e cantoras para cantarem em uma festa que aconteceu aqui em Imperatriz brevemente. Pasmem! O "cachê' médio gira em torno de R$ 15.000,00 (Quinze mil reais). Observação nossa. Quem é culpado por esses absurdos? Responda: EU. 
 
Em quinto lugar, o azeite pára quando ele fica rançoso — ‘Ordenarás aos filhos de Israel que te tragam azeite puro de oliveira” (Ex 27.20). O azeite tinha que ser puro, não podia ser estragado. Quando o azeite está estragado ele fica rançoso. Temos muito óleo no atual contexto evangélico brasileiro. As estatísticas atualizadas informam que o pentecostalismo foi o segmento que mais cresceu, correspondendo a 60% da membresia evangélica brasileira. Ê um crescimento espetacular, mas há muito óleo misturado e rançoso nesse meio. E essa mistura que tem estragado o azeite.
 
A motivação do milagre
“De acordo com a lei hebraica, um credor poderia tomar um devedor e seus filhos como servos, mas não deveriam tratá-los como escravos (Ex 21.1-11; Lv 25.29-31; Dt 15.1-11). Seria uma grande tristeza para essa mulher perder o marido para a morte e os dois filhos para a servidão, mas DEUS é aquele que “faz justiça ao órfão e à viúva” (Dt 10.18; SI 68.5; 146.9) e enviou Eliseu para ajudá-la.”

DEUS opera pelo amor - é preciso que aquele que quer ser usado por DEUS em milagres ame as pessoas e deseje que elas fiquem livres de suas angústia, doenças, tristezas, problemas, etc...
 
A misericórdia divina
Não foi apenas por ser pobre que a viúva foi socorrida, nem tampouco por haver sido esposa de um dos discípulos dos profetas (2 Rs 4.1). O texto diz que ela “clamou” ao profeta Eliseu (2 Rs 4.1). O termo hebraico que traduz essa palavra é tsa'aq, que possui o sentido de clamar por ajuda, chorar em voz alta. O profeta ficou sensibilizado; DEUS se compadeceu daquela mulher sofredora.
Tudo funciona pela graça de DEUS - nada é por merecimento. DEUS nos ama e envia seus servos na hora certa para fazer o que DEUS mais sabe fazer - amar.
 
A dinâmica do milagre
Um pouco de azeite
Diante do clamor da viúva, o profeta Eliseu perguntou-lhe: “Que te ei de fazer? Dize-me o que é que tens em casa. Ela respondeu: tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite”(2 Rs 4.2).
Talvez a botija de azeite usada fazer a última refeição. A mulher não a manuseava, portanto era para a hora da emergência, mas procurando na memória viu que pelo menos isso havia em sua casa. As coisas despresadas, as coisa vis deste mundo são as que DEUS usa. Na família de Davi se esqueceram do menor e mais humilde, mas ali estava a vasilha que DEUS queria usar.
E DEUS escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; 1 Coríntios 1:28
O que você tem em casa? Talvez um pregador, uma cantora, um evangelista, um musisista. Talvez você mesmo não saiba seu valor para DEUS.
 
Uma fé obediente
“Vai, pede emprestadas vasilhas”. A fé é demonstrada pela ação (Tg 2.17).
Obediência observada na mulher para obedecer ao homem de DEUS. Obediência observada em seus filhos para obedecerem à sua mãe.
Obedecer e agir, são dois ingredientes necessários ao milagre.
 
Os instrumentos do milagre
O instrumento humano
Por várias vezes no livro de 2 Reis, o profeta Eliseu é chamado de “Homem de DEUS” (2 Rs 4.7; 4.9; 4.16; 6.9).
Você conhece algum homem de DEUS? Conhece mesmo? DEUS o usa em algum milagre? Os milagres confirmam um ministério. DEUS sempre tem um servo seu bem pertinho de você para realizar um milagre em sua casa.
 
O instrumento divino
“segundo a palavra do Senhor” (2 Rs 7.16). O que o Senhor faz, Ele o faz através de sua Palavra e muitas vezes realiza milagres para cumprir a palavra de seus escolhidos como profetas.
E, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou no nome do SENHOR; então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos. 2 Reis 2:24
E respondeu Elias: Se eu sou homem de DEUS, desça fogo do céu, e te consuma a ti e aos teus cinqüenta. Então o fogo de DEUS desceu do céu, e o consumiu a ele e aos seus cinqüenta. 2 Reis 1:12
Eis aí, pois, agora contra ti a mão do Senhor, e ficarás cego, sem ver o sol por algum tempo. E no mesmo instante a escuridão e as trevas caíram sobre ele e, andando à roda, buscava a quem o guiasse pela mão. Atos 13:11
Um servo de DEUS tem que tomar muito cuidado com o que diz e deseja. DEUS atende aos desejos de seus servos e honra suas palavras.
 
O objetivo do milagre
Alguns milagres realizados através do profeta Eliseu deixam bem claro que os mesmos ocorreram em resposta a uma necessidade humana e também em resposta ao sofrimento (2 Rs 4.1-7; 4.8-38; 5.1-19; 6.1-7).
É evidente que não estão os milagres de DEUS apenas restritos ao sofrimento humano e às necessidades humanas, mas podem acontecer também para cumprir seus propósitos salvíficos e para os mais diversos fins.
 
Glorificar a DEUS
Os milagres se centralizam em DEUS. Os milagres narrados nas Escrituras, tanto no Antigo com em o Novo Testamento, objetivam a glória de DEUS. Em nenhum momento encontramos os profetas buscando chamar a atenção para si. Quem tentou fazer isso e se beneficiar de forma indevida dos milagres de DEUS foi Geazi, o moço de Eliseu. Quando assim procedeu foi punido de uma forma dura (2 Rs 5.20-27). Em o Novo Testamento observamos Pedro e Paulo pondo em destaque esse fato e mostrando que DEUS e não os homens devem ser glorificados (At 3.8,12; At 14.14,15).
Toda honra, poder e glória pertencem a DEUS. Os milagres são operados pelo poder do ESPÍRITO SANTO, de acordo com a vontade de DEUS PAI, tendo como agente realizador JESUS CRISTO.
Todos devem desejar serem instrumenttos de DEUS para realização de milagres sem visarem lucros financeiros, mas motivados pelo amor de DEUS derramado em nossos corações.

 
 
Professor, você crê em milagres? Então, não terá dificuldades no preparo desta lição, pois estudaremos a respeito de um dos milagres de Eliseu: a multiplicação do azeite na casa da viúva. Esta é uma das mais surpreendentes passagens bíblicas para aqueles que creem que para o Senhor não há causa impossível. Este milagre nos ensina que o pouco com DEUS torna-se muito e a escassez pode converter-se em abundância. O DEUS de Eliseu é o nosso DEUS. Ele é imutável, e mediante sua graça continua a alcançar os corações daqueles que estão desesperados por um milagre. No decorrer da lição, enfatize que o Pai Celeste realiza milagres não porque merecemos. Não somos merecedores de nada, sua graça nos basta, mas os milagres em nossa vida são decorrentes da bondade divina. DEUS é bom!
 
Referências Bibliográficas (outras estão acima)
Dicionário Bíblico Wycliffe. DEUS.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2009, Bíblia de estudo - Aplicação Pessoal, Bíblia de Estudo Almeida. Revista e Atualizada. Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006, Bíblia de Estudo Palavras-Chave Hebraico e Grego. Texto bíblico Almeida Revista e Corrigida.
Bíblia de Estudo Pentecostal. Traduzida em português por João Ferreira de Almeida, com referências e algumas variantes. Revista e Corrigida, Edição de 1995, Flórida- EUA: CPAD, 1999.
BÍBLIA ILUMINA EM CD - BÍBLIA de Estudo NVI EM CD - BÍBLIA Thompson EM CD.
CPAD - http://www.cpad.com.br/ - Bíblias, CD'S, DVD'S, Livros e Revistas. BEP - Bíblia de Estudos Pentecostal.
VÍDEOS da EBD na TV, DE LIÇÃO INCLUSIVE - http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htm  -- www.ebdweb.com.br - www.escoladominical.net - www.gospelbook.net - www.portalebd.org.br/  -- http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/alianca.htm
Dicionário Vine antigo e novo testamentos - CPAD, Manual Bíblico Entendendo a Bíblia, CPAD, Dicionário de Referências Bíblicas, CPAD, Hermenêutica Fácil e descomplicada, CPAD, Revistas antigas - CPAD
Silva, Antonio Gilberto da, 1929- A Prática do evangelismo pessoal / Antonio Gilberto da Silva. - Rio de Janeiro : Casa Publicadora das Assembléias de DEUS, 1983.
Lições Bíblicas - 2000 - 3º Trimestre - Evangelismo e Missões - CPAD - Comentarista - Esequias Soares
ESFORÇA-TE PARA GANHAR ALMAS - Orlando Boyer - Editora Vida - ISBN: 857367153X - Ano: 1975
Espada Cortante - Atos: o Evangelho do ESPÍRITO SANTO - Orlando S. Boyer - CPAD, Espada Cortante - João: o Evangelho do Filho de DEUS - Orlando S. Boyer - CPAD
Atos - Série Cultura Bíblica - I. Howard Marshall - SOCIEDADE RELIGIOSA EDIÇÕES VIDA NOVA e ASSOCIAÇÃO RELIGIOSA EDITORA MUNDO CRISTÃO,
Rua Antonio Carlos Taconni, 75 e 79, Cidade Dutra, São Paulo-SP, CEP 04810
Os dons Ministeriais - Por A. L. Gill - www.gillministries.com
DE CIDADE EM CIDADE - Elementos para uma teologia bíblica de missão Urbana em Lucas-Atos - Descoberta Editora Ltda - Londrina - PR - Jorge Henrique Barro - 2006
Tesouro de Conhecimentos Biblicos / Emilio Conde. - 2* ed. Rio de Janeiro: Casa Publicadora das Assembleias de DEUS, 1983
Wiesber, Comentário Bíblico. Editora Geográfica, 2008, Champlin, Comentário Bíblico. Hagnos, 2001, Concordância Exaustiva do Conhecimento Bíblico "The Treasury of Scripture Knowledge"
Pequena Enciclopédia Bíblica - Orlando Boyer - CPAD