Lição 9, Bênção e Maldição na Família de Noé 1 parte

Lição 9, Bênção e Maldição na Família de Noé
4º trimestre de 2015 - O Começo de Todas as Coisas - Estudos Sobre O Livro de Gênesis
Comentarista da CPAD: Pr. Claudionor Correa de Andrade
Complementos, ilustrações, questionários e vídeos: Ev. Luiz Henrique de Almeida Silva
NÃO DEIXE DE ASSISTIR AOS VÍDEOS DA LIÇÃO ONDE TEMOS MAPAS, FIGURAS, IMAGENS E EXPLICAÇÕES DETALHADAS DA LIÇÃO
http://www.apazdosenhor.org.br/profhenrique/videosebdnatv.htmPONTOS DIFÍCEIS DA LIÇÃO - POLÊMICOS

 
 
TEXTO ÁUREO"Bendito seja o Senhor, DEUS de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. Alargue DEUS a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo."  (Gn 9.26,27)
 

VERDADE PRÁTICAPor causa de sua irreverência e falta de respeito, Cam veio a perder boa parte de sua herança.
 
 
LEITURA DIÁRIA
Segunda - Gn 9.22 - A atitude desrespeitosa de Cam para com seu pai
Terça - Gn 9.23 - A atitude reverente de Sem e Jafé para com seu pai
Quarta - Lc 3.36 - 
Sem, ascendente do Messias que viria para salvar a humanidade
Quinta - Gn 11.10,29 - 
Abraão,amigo de DEUS, é descendente de Sem
Sexta - Gn.9.25 - 
A maldade levou o filho de Cam a ser amaldiçoado
Sábado - Gn 17.8 - 
Canaã perde suas terras, que são entregues a Abrão

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE - Gênesis 9.20-29
20 - E começou Noé a ser lavrador da terra e plantou uma vinha. 21 - E bebeu do vinho e embebedou-se; e descobriu-se no meio de sua tenda. 22 - E viu Cam, o pai de Canaã, a nudez de seu pai e fê-lo saber a ambos seus irmãos, fora. 23 - Então, tomaram Sem e Jafé uma capa, puseram-na sobre ambos os seus ombros e, indo virados para trás, cobriram a nudez do seu pai; e os seus rostos eram virados, de maneira que não viram a nudez do seu pai. 24 - E despertou Noé do seu vinho e soube o que seu filho menor lhe fizera. 25 - E disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos seja aos seus irmãos. 26 - E disse: Bendito seja o SENHOR, DEUS de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. 27 - Alargue DEUS a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. 28 - E viveu Noé, depois do dilúvio, trezentos e cinquenta anos. 29 - E foram todos os dias de Noé novecentos e cinquenta anos, e morreu.

OBJETIVO GERAL
Mostrar que, por não respeitar seu pai, Cam perdeu parte de sua herança.
 
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Saber a respeito da vinha que Noé plantou;
Analisar o juízo de Noé sobre a irreverência de Cam;
Mostrar que a maldição de Canaã se cumpriu
 
INTERAGINDO COM O PROFESSORNa lição de hoje estudaremos o triste episódio da embriaguez de Noé e a trágica consequências de seu ato para a sua família. Este é o primeiro relato bíblico com relação ao uso exagerado do vinho. Com ele aprendemos que o crente precisa estar sóbrio. DEUS advertiu inúmeras vezes o seu povo quanto ao uso do vinho após instituir a lei. Os sacerdotes não podiam beber vinho antes de se apresentarem ao Senhor: "Vinho ou bebida forte tu e teus filhos contigo não bebereis, quando entrardes na tenda da congregação, para que não morrais; estatuto perpétuo será isso entre as vossas gerações" (Lv 10.9). Eles deveriam ser santos, diante de DEUS e das pessoas. Hoje, somos a geração santa, sacerdotes do Senhor em JESUS CRISTO (1 Pe 2.9), e como tal devemos nos manter sóbrios, evitado o uso de bebidas alcoólicas.
 
PONTO CENTRAL
A atitude desrespeitosa de Cam para com o seu pai, Noé, resultou em maldição e a atitude reverente de Sem e Jafé para com o pai resultou em bênçãos.
 
I - A VINHA DE NOÉ
1. A destemperança do patriarca. 

2. A irreverência de Cam.
3. O respeitoso gesto de Sem e Jafé.
II - O JUÍZO DE NOÉ SOBRE A IRREVERÊNCIA DE CAM
1. A maldição de Canaã.
2. A benção de Sem e Jafé. 

III - CUMPRE-SE A MALDIÇÃO DE CANAÃ
1. Canaã perde a sua herança.
2. A bênção de Sem na pessoa de Israel.
3. Jafé participa da bênção de Sem.
 
SÍNTESE DO TÓPICO I - Noé plantou uma vinha, fez vinho e acabou por se embriagar.
SÍNTESE DO TÓPICO II - Passada a embriaguez, Noé toma conhecimento do feito perverso de seu filho Cam e pronuncia uma palavra de juízo sobre ele.
SÍNTESE DO TÓPICO III - Canaã perde a sua herança dando cumprimento a maldição de Canaã.
 
SUBSÍDIO BIBLIOLÓGICO top1"Noé passou a ser um lavrador da terra, como fora Caim. Cuidar de plantas se tornou sua grande paixão e plantou uma videira. Esta é a primeira vez que a produção de vinho é aludida na Bíblia, e é significativo que esteja ligada a uma situação de desgraça (Obs. Minha - Ev. Henrique - é muito provável que antes do dilúvio já se plantasse e colhesse e se fermentasse uvas para tornar seu suco alcoólico - JESUS disse que no tempo de Noé comiam e bebiam...) .
Noé pode ter sido inocente, não conhecendo o efeito que a fermentação causava no suco de uva nem o efeito que o vinho fermentado exerce no cérebro humano (Obs. Minha - Ev. Henrique - O açúcar misturado ao suco de uvas, vinho, o faz fermentar, possivelmente Noé comeu mel e bebeu suco de uva em excesso). Isto não impediu que a vergonha entrasse no círculo familiar. Perdendo a compostura devido à embriaguês, Noé tirou a roupa e se deitou nu. A nudez era detestada pelos primitivos povos semíticos, sobretudo pelos hebreus que a associavam com a libertinagem sexual (cf. Lv 18.5-19; 20.17-21; 1 Sm 20.30)" (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. 1ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 42).
 
CONHEÇA MAIS
O pecado de Cam
O pecado é muito debatido, pois a frase "viu a nudez de" é usada em relações sexuais ilícitas (cf. Lv 18). Aqui o texto sugere que o pecado de Cam foi o de ridicularizar o pai a quem deveria honrar (cf. Êx 20.12). A falha de Noé de Cam nos adverte que, embora vivamos num lar aparentemente perfeito, a raiz do pecado está plantada profundamente em cada pessoa individualmente. A causa de nossos fracassos está em nós mesmos."
Para conhecer mais leia Guia do Leitor da Bíblia, CPAD, p. 30 - (Obs. Minha - Ev. Henrique - Creio que Cam fez um comentário sobre os órgãos genitais de seu pai, seria o sentido mais claro aqui)
 
PARA REFLETIR - A respeito do livro de Gênesis:Em que consistiu o pecado de Cam?
Ao invés de calar-se e, discretamente, resguardar a honra do pai, saiu a depreciar-lhe a imagem (Gn 9.22).
Em quem recaiu a maldição de Cam?
O patriarca castiga indiretamente a Cam, lançando sobre o filho mais novo deste uma pesada maldição.
Como Sem e Jafé foram abençoados?
Ao galardoar a atitude respeitosa e reverente de Sem e Jafé, o patriarca concede-lhes uma benção eterna: "Bendito seja o Senhor, DEUS de Sem; e seja-lhe Canaã por servo. Alargue DEUS a Jafé, e habite nas tendas de Sem; e seja-lhe Canaã por servo" (Gn 9.26,27).
Como Canaã foi castigado?
Eles seriam punidos com a perda de suas terras aos filhos de Abraão, o mais notável descendente de Sem, depois de JESUS CRISTO.
De que forma devemos agir ante os pecados alheios?
Não entreguemos o faltoso ao vitupério. Se agirmos com amor, poderemos recuperá-lo plenamente (Tg 5.20). Doutra forma, perderemos almas mui preciosas aos olhos de DEUS. Lembremo-nos da recomendação de nosso Senhor (Mt 18.15-18).
 
CONSULTE
Revista Ensinador Cristão - CPAD, nº 64, p. 40.
Você encontrará mais subsídios para enriquecer a lição. São artigos que buscam expandir certos assuntos.
 
SUGESTÃO DE LEITURA
Pequena Enciclopédia Bíblica, Tempos do Antigo Testamento e Arqueologia Bíblica